Câmara Eclesiástica de Lamego

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Câmara Eclesiástica de Lamego

#8018 | xichado | 17 ago 2001 20:58

Olá,
Alguém sabe aonde se situa a Câmara Eclesiástica de Lamego?
Preciso de "investigar" alguns dos registros paroquiais do Concelho de Penedono (Beira Alta) antes de 1800 mas como não se encontram no Arquivo Distrital de Viseu, foi-me dito que estão na Câmara Eclesiástica de Lamego.
Não consigo encontrar a morada, telefone, etc na internet, alguém me pode ajudar? Sou emigrante nos EUA e vou a Portugal em breve, gostaria de ir até Lamego e tentar descobrir mais dados para a minha genealogia.

Desde já um muito obrigado pelas informações que me poderem fornecer.

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#8025 | alentejo | 17 ago 2001 22:23 | Em resposta a: #8018

A Câmara Eclesiática fica no Paço Epíscopal, em Lamego. Não vá antes do fim de Agosto visto estarem de férias.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#8090 | mbp | 20 ago 2001 10:32 | Em resposta a: #8025

Caro amigo

O Paço Episcopal fica junto da Igreja de Almacave na parte antiga da cidade.Prepare-se para sofrer porque por vezes é preciso consultar os registos de pé e está tudo um pouco desorganizado.

Cumprimentos

MBP

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#8129 | bigmoor | 21 ago 2001 21:45 | Em resposta a: #8090

O número de telefone da Câmara Eclesiástica de Lamego é o 254612147.

Na realidade, precisei de dados aí presentes para um trabalho que apresento em

www.geocities.com/bigmoor

mas tenho tido dificuldades pela dispersão de elementos quer pelo Arquivo Distrital da Guarda, quer pela Câmara Eclesiástica de Lamego, quer pela Torre do Tombo.

Espero que Vossa Excelência não depare com estes precalços.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Reis Mourão.

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#97109 | RCR | 01 ago 2005 14:19 | Em resposta a: #8025

Boa tarde

Gostaria de saber se, actualmente, a Câmara Eclesiástica de Lâmego responde a pedidos de buscas (por carta ou telefone).
Por curiosidade: não se prevê a incorporação dos arquivos paroquiais no Arquivo Distrital de Viseu?
Agradeço antecipadamente a atenção de qualquer confrade.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#97449 | pgirao | 05 ago 2005 11:50 | Em resposta a: #97109

Cara Rita,

Responde, mas com dificuldade, uma vez que está apenas uma pessoa a tomar conta do arquivo e não tem formação na área (é um reformado que assim ocupa o seu tempo e faz o favor ao sr. Bispo).

Segunda questão: não, não se prevê qualquer incorporação. A diocese de Lamego sobreviveu e faz questão de manter a sua independência em relação ao centralismo distrital de Viseu. Os arquivos paroquiais da Câmara Eclesiástica são portanto considerados como propriedade privada da Diocese. Pelo contrário, o encarregado do arquivo costuma comentar que os arquivos paroquiais da Diocese que se encontram "indevidamente" no Arquivo Distrital de Viseu hão-de voltar um dia para Lamego...

Numa palavra: o melhor é mesmo ir a Lamego, a cidade é lindíssima (é de onde lhe escrevo, estou aqui a passar férias!).

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#97457 | RCR | 05 ago 2005 12:58 | Em resposta a: #97449

Caro Pedro Girão

Muito obrigada pela resposta altamente esclarecedora.
Eu conheço Lamego (a minha sogra nasceu em Almacave e o meu sogro em Santiago, Armamar) e concordo consigo, é uma cidade bem bonita. Só que, quando aí vou, os programas "familiares" são tão exigentes que pouco tempo deixam para as pesquisas - talvez um dia que vá sozinha.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Câmara Eclesiástica de Lamego

#327376 | pileco | 15 abr 2013 20:01 | Em resposta a: #8018

Pelo que sei, os arquivos paroquiais de Beira Alta estão divididos entre Viseu, Lamego, Trancoso e Guarda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen