Descoberta estranha!?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Descoberta estranha!?

#80503 | Santiago | 31 dez 2004 12:15

Caros co-listeiros

A muito que procuro a origem do meu apelido "Santiago". Apesar de ter uma forte suspeita da sua proveniência, apareceu-me, quando menos esperava, algo interessante.
Procurava eu acabar o último ramo da familia do meu Pai, os Rafael, e reparo no rolo 126 dos registos paroquiais do Louriçal do Campo, item 3, logo na contra-capa, de uns rabiscos, que eram os seguintes:
"Mel do Santiago" 2 vezes escrito.
O primeiro "Santiago" apareceu na minha familia com o nascimento de Manuel de Santiago em 1/5/1765 e com o seu casamento a 2/10/1784.
O item 3 têm os Baptismos de 1772 a 1802.

Gostaria que indicassem hipóteses para esta situação.

Desde já grato pela atenção
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#80558 | feraguiar98 | 02 jan 2005 00:42 | Em resposta a: #80503

Caro senhor Marco Santiago,

Se bem percebi, os "rabiscos" aparecem num item que não comporta nem o nascimento nem o casamento. Se assim é, alguém, coevo ou não, terá usado a contracapa para uma anotação. Se, como suponho, já percorreu os registos e não encontrou nenhum baptismo de um Manuel filho de um Santiago ou tendo São Tiago por padrinho, é realmente estranho e talvez o apontamento se refira literalmente a alguma compra/oferta/pedido de mel a um Santiago. ou possivelmente no dia de São Tiago.

Quanto à origem do seu apelido, se surge sem motivo anterior, pode ter sido uma devoção/promessa a São Tiago. Conheço um caso de um Francisco José Sacramento Monteiro, * 1780, filho, bisneto e trineto de Monteiros Rebelo e sem Sacramento em nenhuma linha materna, que é o único de 11 irmãos que tem o Sacramento e o único que continua o Sacramento Monteiro com vasta descendência até ao presente.

É a hipótese mais provável que vejo.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#81072 | Santiago | 06 jan 2005 20:31 | Em resposta a: #80503

Se possível gostaria que algum dos confrades me desse pistas sobre esta situação

Desde já grato
cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82074 | rmfrp | 17 jan 2005 23:15 | Em resposta a: #81072

Caro Marco Santiago:

Creio já ter visto em algumas ocasiões pequenas anotações como as que refere em capas de livros paroquiais. Penso que se trata, em geral, de um "rascunho" de assinatura: treina-se num local sem importância a assinatura que se vai colocar no documento oficial. Provavelmente irá verificar, se é que não verificou já, que Manuel de Santiago assina como testemunha algum dos registos nesse mesmo livro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82151 | Santiago | 18 jan 2005 19:50 | Em resposta a: #82074

Caro Rui Pereira

Era efectivamente o que eu suspeitava, mas como não tinha a certeza...Agradeço-lhe a confirmação.

Com os melhores cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82212 | manuelr | 19 jan 2005 17:51 | Em resposta a: #80503

Caro Marco Santiago

Não é assim uma descoberta tão estranha. É certamente o apontamento para o Padre não se esquecer de lançar o nascimento de Manuel (filho)do Santiago. E realmente no mesmo livro vem em 16-11-1787 o lançamento do registo de nascimento de Manuel filho de Manuel de Santiago e de Rosa Leitão de Jesus. Penso ter sido isto, já que aparece sempre "de Santiago" e nunca "do Santiago".
Vá -lá que o Padre não se esqueceu! O pior era quando perdiam o papel onde tinham o apontamento ou quando o apontavam nas fraldas da governanta (digo eu)!

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82218 | Santiago | 19 jan 2005 19:45 | Em resposta a: #82212

Caro Manuel da Silva Rolão

Obrigado pela resposta. Já teve oportunidade de ver a minha àrvore geneológica paterna?Já está praticamente pronta, pelo menos dentro dos limites a que me propus.

Realmente o aparecimento do meu sobrenome é um mistério!?O que é que se passou pela cabeça, deste meu antepassado, António Fernandes Amador ou da sua mulher, Maria Martins, para pôr este sobrenome?!!Enfim.
Se tiver mais alguma ideia da razão, sou todo ouvidos.

Um abraço
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82247 | camac41 | 20 jan 2005 08:30 | Em resposta a: #82218

Caro Marco Santiago

Já verificou se o seu antepassado não teria nascido no dia de Santiago?
Na minha ascendencia verifiquei o aparecimento do apelido Santos pelo nascimento desse antepassado no dia 1 de Novembro. Também era vulgar adoptar o apelido Reis por nascer no dia de Reis (6 de Janeiro).
Salvo erro o dia em que se comemora o Santiago era em meados de Agosto pois recordo que na aldeia em que passei parte da minha meninice o orago era Santiago. Na procissão o Santo vinha num andor com um cacho de uvas na mão e a miudagem à espera que com o balanço caissem alguns bagos de uva para os apanharem e comerem. Já se dizia em Santiago pinta o bago.
Pode ser uma pista para o aparecimento do apelido Santiago

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82302 | carlos luiz | 20 jan 2005 21:41 | Em resposta a: #82218

Caro Santiago

Pergunto por curiosidade, donde vem este parente Antonio Fernandes Amador!
Eu tenho um Amador Fernandes,casado com Maria Rodrigues, e pais de Maria Amador, casada com Manuel Fernandes,no Nesperal em 3/5/1658, conselho da Serta

Resposta

Link directo:

RE: Descoberta estranha!?

#82382 | Santiago | 21 jan 2005 20:07 | Em resposta a: #82302

O apelido amador aparece somente neste meu parente, depois desaparece. Penso que era únicamente alcunha. Processo que não aconteceu com o meu apelido "Santiago".
Se quiser saber mais consulte a minha árvore geneológica paterna no Genea Plus.

Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 06:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen