Apelido Milheiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Milheiro

#80550 | joao | 01 jan 2005 20:51

apelido "milheiro".

> o apelido "monteiro" está ligado ao milheiro e na minha zona ancestral da freguesia de malpartida, também existe o apelido milheiro.

>antónio milheiro casado com umbelina monteira em 15/10/1826, filho de manuel gonçalves milheiro e de maria monteira naturais do lugar de escarigo.


jm

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#80578 | Txispa | 02 jan 2005 14:50 | Em resposta a: #80550

Ola JM,

Eu sou Celso Milleiro e levo muito tempo procurando dados sobre pessoas com este apelido em Portugal. Tenho uma base de dados e não há nenguma coisa sobre os Milheiros de Malpartida e Escarigo.

Creio que ESCARIGO é uma freguesia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e MALPARTIDA é uma freguesia do concelho de Almeida...ambas muito próximas.

Nesta zona de Portugal existem vários topónimos chamados MILHEIRO, pressumivelmente pudo colher o nome destas aldeias.

Posuo algum dado genealógico na freguesia de Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo) e há uma galha deste apelido fixada na Argentina procedente da freguesia de Vilar Torpim.

Se tem algum tipo de informação máis sobre Milheiros por esta zona, gostria de conhecer.

Com os melhores cumprimentos galaicos-portugueses

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#80694 | joao | 03 jan 2005 18:31 | Em resposta a: #80578

se eu encontrar nas minhas pesquisas mais apelidos "milheiro", informo.

se tiver informações de MURZA(murça) - perto de cidade rodrigo, de onde vem a minha ascendência dos monteiros, agradeço.

cumprimentos


jm

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#80707 | joao | 03 jan 2005 19:23 | Em resposta a: #80694

RECTIFICAÇÃO: não é murza, mas sim BOUZA que fica a 50 km. de cidade rodrigo



jm

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#80755 | Txispa | 04 jan 2005 09:50 | Em resposta a: #80694

Olá João,

Não tenho neghum dado sobre Murça / Murza ou Bouça / Bouza na minha base de dados.

O apelido Milheiro está mui espalhado pelo actual Distrito de Castelo Branco, concretamente no concelho de Idanha-a-Nova. Neste território é onde tenho máis informações genealógicas e sobre localidades.

Com os melhores cumprimentos galaico-portugueses

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#86709 | virgilio | 23 mar 2005 08:25 | Em resposta a: #80755

Olà Celso,

Ontem andava no meio dum microfilm à procura dum familiar quando encontrei um "milheiro". Um nome raro na tal aldeia.

Aqui vão os dados. A pagina esta manhada mas lê-se:
- Anna nasceu o 1/8/1883 na Rapoula do Côa e faleceu 15/11/1967 (manchado ?)

Filha de Joaquim Rufino Milheiro (Sapateiro) de Avelans da ribeira? e de Maria Joze Neves

Neta do lado paterno de Manoel Milheiro (Pinhel) / Maria de Jesus ? ( Alvêndre? Guarda)
Neta do la materno de Jozé joaquim Pires Borrêgo (val do lobo - penamacor) e Ana Neves Simão (Baraçal - vila do Touro)

Não sei se dà jeito mas aqui fica para todos ...

Manuel Pernadas Cabral
Toulouse - França
Guarda - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#87007 | Txispa | 27 mar 2005 12:50 | Em resposta a: #86709

Caro Manuel Cabral,

Fico muito contente pelas informações, tenho alguns dados perto do lugar, máis na minha base de dados sobre a Milheirada de Portugal não figuram estas pessoas. Obrigadinho pelas informações.

Um forte abraço desde Pontevedra (Galiza)

Celso

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#87027 | silvestre | 27 mar 2005 21:30 | Em resposta a: #87007

Caro Celso
Ao procurar sites sobre S. Miguel d'Acha, Castelo Branco, de onde são originários alguns antepassados, encontrei um cujo autor é um sr. de apelido Milheiro. Procure num motor de busca em: saomigueldacha
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#87059 | Txispa | 28 mar 2005 11:40 | Em resposta a: #87027

Olá Vera,

Obrigadinho pela tua mensagem, desde há tempo tenho contactos com a Milheirada de São Miguel de Acha.

Um abraço desde Pontevedra (Galiza)

Celso

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Milheiro

#251513 | nazare joao | 13 mar 2010 00:03 | Em resposta a: #80578

Olá

A minha família tem o apelido Milheiro mas é da zona centro de Portugal, Distrito de Santarém.

Resposta

Link directo:

Apelido Milheiro

#361729 | rodmagno | 22 set 2015 19:08 | Em resposta a: #80550

Realizando algumas pesquisas localizei o bisavô paterno de minha esposa, José Antônio Milheiro, natural de Vilar Torpim, que veio a residir em Escarigo, onde nasceu o avô paterno, Francisco Antonio.

Segue o link para o registro de baptismo: http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1193468

Meus cumprimentos,

Rodrigo

Resposta

Link directo:

Apelido Milheiro

#361731 | rodmagno | 22 set 2015 19:08 | Em resposta a: #361729

Registo Número 6.

Resposta

Link directo:

Apelido Milheiro

#387560 | miguel monteiro | 16 dez 2017 18:11 | Em resposta a: #80578

Caro Celso e outros confrades

Num levantamento que fiz dos apelidos de Figueira de Castelo Rodrigo,
no séc. XIX, com base nos batizados, apenas encontrei o apelido Milheiro/Milheira
nas freguesias de Vermiosa, Escarigo e Almofala (aqui vários).
A explicação deve estar no lugar de Milheiro, junto ao rio Côa, pertencente à freguesia
do Colmeal, também deste concelho.

Onde o apelido GALHA é mais comum, é na freguesia das Cinco Vilas, muito próximo
de Vilar Torpim.

Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen