Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#8059 | MEntECapTO | 19 ago 2001 02:49

Srs,

Sou descendente dos Fernandes de Carvalho que vieram para a Paraíba no Brasil. Aguardo informações, se for possível.

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11742 | FJCSAC | 24 out 2001 16:11 | Em resposta a: #8059

Agradecia que me informa-se qual o ascendente mais antigo.Os Fernandes de Carvalho que conheço foram para o Pará e Marajó

FAC

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11744 | FJCSAC | 24 out 2001 16:41 | Em resposta a: #8059

Caro Emerson Fernandes

Só depois de responder ao tópico que colocou no Forum é que vi que já havia colocado o assunto noutro tópico que abri.

Os Fernandes de Carvalho de que tenho conhecimento foram para o Pará,cerca de 1730 e 1790 e são os seguintes:

1º-O ramo de João Fernandes de Carvalho;

2º-O ramo de António Fernandes de Carvalho;

3º-O ramo de António Fernandes Álvares(Pereira) de Carvalho.

É possível que haja mais, mas precisava que me indicasse do lugar de Portugal que eles partiram.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11765 | MEntECapTO | 24 out 2001 22:29 | Em resposta a: #11744

Senhor,

O Ramo mais antigo que conheço é António Fernandes de Carvalho, que tem um filho chamado João Antônio de Carvalho. Não tenho datas, por enquanto.

Emerson Fernandes
eafernandes@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11771 | FJCSAC | 25 out 2001 00:08 | Em resposta a: #11765

Caro Emerson Fernandes

Para que lhe possa dar alguma ajuda preciso de dados concretos.Data de nascimento do seu ascendente António Fernandes de Carvalho,onde nasceu,que cargos ocupou,etc.

Como já lhe disse existe um António Fernandes de Carvalho que foi para o Pará e deve ter tido descendentes.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11844 | magalp | 25 out 2001 22:11 | Em resposta a: #11771

Caro Francisco Álvares de Carvalho

O seu apelido despertou-me a maior atenção.
Calculo que conheça bem as suas origens pelo que pergunto se vem da velha quinta do campo, depis Casa do Campo, em Sto. André de Molares, Celorico de Basto. Esta quinta já vem referida nas ordenações afonsinas e, muito naturalmente dela vem muitíssima gente nos dias de hoje. Só como exemplo citaria o Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral, parente próximo do chefe dessa família Pinto Álvares de Carvalho.
Diz-lhe respeito?
cmptos,
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11849 | FJCSAC | 25 out 2001 22:47 | Em resposta a: #11844

Caro M.Magalhães

Não pertenço a essa família mas sim aos Fernandes Álvares Pereira de Carvalho de Unhais o Velho(Beira Baixa), que usavam também Fernandes Álvares de Carvalho.

cmptos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11945 | MEntECapTO | 27 out 2001 19:14 | Em resposta a: #11849

Caro Francisco,

Não disponho de muitas informações sobre as orígens da família. Temos que entender que o Brasil, nesta época, era uma colônia e o estado da Paraíba não existia, sendo as Arquidioceses ligadas as Capitanias de Olinda e Salvador, que são muito distantes daqui.

Entretanto, as informações que disponho é que o Antônio Fernandes de Carvalho era casado com Ana Cândida Vitória dos Prazeres, pertenciam a aristocracia rural da Vázea do Paraíba. Teve como filho o Bel. João Antônio Fernandes de Carvalho, que se casou com sua sobrinha Juliana Ludjero Fernandes de Carvalho, renomado jurísta paraibano. Deste casamento nasceu, dentre outros filhos, Córdula Carvalho Rodrigues dos Anjos, casada com o Bel. Alexandre Rodrigues dos Anjos, cujo filho deves conhecer, pois é o poeta Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, ou, simplesmente, Augusto dos Anjos, que escreveu o livro "EU".

O João Antônio Fernandes de Carvalho morreu em 1871. Em 1842 foi Deputado Provincial, o que leva a crer que ele nasceu entre 1810/1820.

Sei que tais informações não satisfazem para dar prescisão. Estou aguardando um parente meu com mais informações para passar.

Saudações

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11955 | FJCSAC | 27 out 2001 21:48 | Em resposta a: #11945

Caro Emerson

Desculpe a pergunta porquê esse nome de utilizador,MenTeCapto?

Relativamente,ao que pretende ou há documentos de família que comprovam o que diz ,ou não tem, e aqui em Portugal vamos ás Conservatórias do Registo Civil,Arquivos Distritais ou ANTT e conseguimos os dados referentes ao nascimento e casamento dos pais,avós,bisavós,trisavós,etc .

Aí no Brasil deve haver também algo parecido.

É por aí que tem de começar.Dá trabalho e perdem-se muitas horas.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#11960 | MEntECapTO | 28 out 2001 00:36 | Em resposta a: #11955

Caro Francisco,

Respondendo a sua curiosidade, uso o "MEntECapTO" em salas de conversação, principalmente no MIrc. Como acredito que todos são loucos e apenas alguns são discidentes, principalmente aqui no Brasil, não ví problema nenhum em assumir isso claramente.

Infelizmente, a região em que se estabeleceram os meus ascendentes na Várzea do Paraíba na cidade de Cruz do Espírito Santo, era, constantemente, devastada por inundações que destruiram cartórios e igrejas da região. Parentes próximos não tem nenhum registro.

Por isso, suas informações estão sendo preciosas, pois, acredito que tenho que fazer um trabalho inverso, ou seja, já providenciei contactar o Instituto Histórico e Geográfico do Pará para reunir informações dos descendentes dos Fernandes de Carvalho que lá chegaram.

Nem mesmo na Assembléia Legislativa, em que João Antônio F. de Carvalho foi deputado, tem as informações necessárias, como a data de seu nascimento. Boa parte das informações que disponho foram obtidas atraves de estudos sobre Augusto dos Anjos, em sua época. De lá pra cá, eu tenho conhecimento de umas 2 enchentes na cidade. A última levou, pelo menos, a metade da cidade. Imagine o que deve ter acontecido com documentos antigos, como estes?!

Estou muito feliz e com esperanças de, com essas novas informações, encontrar o "elo perdido" Brasil/Portugal.

Saudações

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#12006 | FJCSAC | 28 out 2001 21:57 | Em resposta a: #11960

Caro Emerson

Fiquei espantado com o facto de na Assembleia Legislativa não haver dados sobre o seu Avô.

Já agora o que é MIcr?

Desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas e se quizer vá-me contactando.

Quem sabe se ainda seremos primos?

Saudações

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#12016 | MEntECapTO | 29 out 2001 01:46 | Em resposta a: #12006

Caro Francisco,

O MIrc é um programa que permite comunicação instantanea, em salas denominadas de "canal" onde se reunem um grupo para convesar. Provavelmente, vocês devem ter outro nome para esse programa. Esses canais são pré-existentes ou você cria de acordo com sua conveniência, além de permitir a troca de arquivos como fotos, textos, .exe's etc. Pode-se adquiri-lo pelo sítio , em portugues e de graça.

A informação que lhe passei sobre a Assembléia foi descrita por um parente meu que esteve lá e nada encontrou. Vou verificar pessoalmente, mas, não acredito que ele esteja enganado.

O seu espanto só não é maior do que o meu, pois, li em outras páginas informações de 1300, 1400 etc. E com perfeição. É incrivel que não tenhamos herdado essa organização!

Obrigado pelas informações, e fico muito feliz por contar com o seu apoio, já que não tenho muita experiência em genealogia.

Saudações

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#222498 | MEntECapTO | 28 fev 2009 21:56 | Em resposta a: #11960

Retomando o tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#257921 | MEntECapTO | 05 jul 2010 03:10 | Em resposta a: #222498

Senhores,

Descobri que o senhor João Alves da Silva Sanches Massa era da província de Trás-os-montes, distrito de Braga - Portugal, de onde deve ter saído minha família (Fernandes de Carvalho) de Portugal para o Brasil, na Paraíba.

Alguém pode confirmar essa informação?

Abraços,

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#258128 | rmfrp | 07 jul 2010 12:07 | Em resposta a: #257921

Caro Émerson Fernandes:

Deve existir algum erro na informação que obteve, pois não existe sobreposição geográfica entre a (antiga) província de Trás-os-Montes e o distrito de Braga, embora as duas regiões sejam vizinhas. Note-se que enquanto as províncias são divisões históricas que, com poucas alterações, se mantém há muitos séculos, os distritos só foram criados no século XIX.

Talvez seja antes província de Trás-os-Montes e diocese de Braga? A parte de Trás-os-Montes mais próxima de Braga (correspondendo, mais ou menos, ao actual distrito de Vila Real, suponho) pertenceu durante muito tempo à diocese de Braga.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#279460 | MEntECapTO | 25 jun 2011 03:38 | Em resposta a: #258128

Caro Rui Pereira, obrigado.

Não conheço Portugal, razão pela qual peço desculpa pelo provável equívoco...

Bom, o que sabemos é que o senhor cel. João Alves da Silva Sanches Massa, nascido em Freixo de Espada à Cinta, Província de Trás-os-Montes, com vistas casar suas duas filhas com portugueses, no Brasil, "mandou buscar" dois noivos, sendo um da família Fernandes de Carvalho e outro da família Cunha Lima.

Do cel. João Alves da Silva Sanches Massa sabe-se, ainda, que, em 1776, era capitão honorário de cavalaria da cidade de Paraíba.

Abraços,

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#328697 | Leonardosanjos | 06 mai 2013 22:24 | Em resposta a: #279460

Caro primo Émerson,
sou Leonardo Fernandes dos Anjos, seu primo e também tetraneto e neto de dois "José Fernandes de Carvalho" radicados na Várzea do Rio Paraíba. Encontrei esses registros sobre nossos antepassados que talvez possam ajudar na sua investigação.
Abraço.




José Fernandes de Carvalho

Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa por Decreto de... 14-3-1855
Oficial da Imperial Ordem da Rosa por Decreto de...14-3-1860
Cavaleiro da Ordem de Chisto por Ordem de... 12-10-1867

Esta condecoração no grão de Cavaleiro da Ordem de Chisto foi por serviços prestados a bem da Integridade do Império.


3º - Tenente Coronel José Fernandes de Carvalho, casado com Córdula Galdino Alves da Silva, meus bisavós e senhores dos Engenhos Taboca, hoje Santa Luzia no Município de Cruz do Espiro Santo;


Assento de casamento de José Fernandes de Carvalho com sua prima legitima (prima irmã ou em 1º grão) Dona Cordula Galdino da Silva, cujo teor é o seguinte:
Aos dezessete de setembro de mil oitocentos e trinta e sete pela nove horas da manhã, na Capela de Nossa Senhora do Rosário do Engenho Pacatuba, corrido os banhos sem impedimento, e dispensados nos grãos de consangüinidade segundo igual e terceiro atinente ao segundo, em minha presença e sendo testemunhas, além doutras pessoas o Sargento Mor Antonio Galdino Alves da Silva e o Capitão Manoel da Costa Lima, se casarão solenemente por palavras de presente José Fernandes de Carvalho e Donna Anna Cândida Victoria dos Prazeres, já falecida, com Dona Cordula Galdino Alves da Silva, filha legitima do Sargento Mor Antonio Galdino Alves da silva e Dona Anna Angélica da Cunha Lima, ambos naturais e moradores nesta freguesia do Taipú, e bogalhes dei as bênçãos núpcias do que fiz este assento que assignei. / Jerônimo Cavalcanti de Albuquerque Vigário de Taipú.

_________________________


Coronel José Fernandes de Carvalho, casado com Córdula Galdino Alves da Silva, MEUS BISAVÓS MATERNOS E FRATERNOS. Foram os senhores do Engenho Taboca, hoje Fazenda Santa Luzia no Município de Cruz do Espirito Santo, Estado da Paraíba. O citado Engenho pertence hoje – 9-4-76 ao comendador Dr. Renato Ribeiro Coutinho, em virtude de compra ao meu primo 2º. José Fernandes de Carvalho Sobrinho, pela importância de seis mil contos de reis ( 6.000.000$000, na moeda antiga).No livro “No Roteiro dos Azevedos e outras família do Nordeste” o escritor Sebastião de Azevedo Bastos, a pg. 694, item IV, lê-se: “IV. No capitulo, de sua família, o historiador Borges da Fonseca descreve ainda como descendentes: Pedro de Morais Magalhães, Felix José de Morais Magalhães, Rosa Cândida de Aragão, que foi casada com Matias Soares Taveira, mestre de Campres na Capitania da Paraíba e senhor dos Engenhos Una e Taboca, no ano de 1743, este, filho de José Soares Teixeira e de Mariana Correia Tavares... Quando o Engenho Taboca pertencia a meus antepassados maternos e paternos e quando o dito Engenho ainda não havia sido desmontado todo e demolido pela atual, (9-4-76), Dr. Renato Ribeiro Coutinho, proprietário, existia um mourão de aroeira na entrada da dependência do maquinismo e picadeiros de cana, que servia à porteira com o número 1779, correspondente à edificação do Engenho, dizendo se que aquela data era histórica. Por ocasião da viuvez de meus avós maternos capitão”. Antônio Miguel Fernandes de Carvalho e Capitão Manoel da Costa Cunha Lima, casados, respectivamente com Eufrozina Fernandes de Carvalho e Anna Angélica da Cunha Lima; meus bisavós: Coronel José Fernandes de Carvalhos e Córdula (Dindinha) Galdino Alves da Silva, acolheram todos os netos, inclusive minha mãe Francisca Fernandes da Cunha Lima e meu pai Alexandre da costa Cunha Lima. Após o casamento, em 2º. Núpcias do meu avô Manoel da Costa Cunha Lima, com a viuva do coronel Francisco Alves da Nóbrega do Seridó Rio grande do Norte – o meu avô botou todos os seus filhos para fora da companhia. Quanto aos filhos de meu avô – Antônio Miguel Fernandes de Carvalho, estes permaneceram com seus avós e meus bisavós Coronel José Fernandes de Carvalho e Córdula Galdino Alves da silva, até que atingiram à maioridade, quando começaram a emigrar para outros estados. Dois deles faleceram em Taboca e foram sepultados no cemitério local, anexo, como era, à Capela de Santa Luzia, ou nas catacumbas existentes como ainda existem, no corredor lado norte da mesma capela – minha mãe (Francisca Fernandes da Cunha Lima) e minha tia Anna Fernandes de Carvalho Chagas, saíram da companhia de Dindinha Córdula, desde que iam se casando. Minha mãe criada em Taboca, lá se casou e lá mesmo fixou residência com o meu pai Alexandre da Costa Cunha Lima. No dito Engenho eu nasci e vivi até a idade de 17 anos completos, quando eu e meus pais e irmão foram residir no Engenho Gamileira, limítrofe com Tabocas, pelo Leste, a partir de 19 de Dezembro de 1919. Na época de nossa mudança para Gamileira era o Engenho de propriedade do Monsenhor Sabino Coelho, irmão do 2º. Arcebispo da Paraíba Dom Moysés Coelho, meu bom amigo. O dito Monsenhor comprou a meu avô Manoel da Costa Cunha Lima, pela quantia de vinte e quatro contos de reis, (24.000$000) – moeda antiga, correspondendo hoje a CR$ 324,00 à razão da venda foi porque o meu avô precisava continuar a educando seus filhos, em faculdades e na conclusão de preparatório para o vestibular. O aludido Monsenhor, anos depois, vendeu Gamileira ao Dr. João Ursulo Ribeiro Coutinho, proprietário da Usina São João, no Município de Santa Rita, pela quantia de duzentos e oitenta contos de reis, (280.000$000).Em anotações anteriores sabemos, que o Coronel José Fernandes de Carvalho, era filho de Anna Cândida Vitória dos Prazeres, sobrinha e esposa de Antônio Fernandes de Carvalho Senior esposa e prima de Coronel José Fernandes de Carvalho, era filho do Capitão Antônio Galdino Alves da Silva e de Ana Angélica da Cunha Lima. Esta era filha do casal Madalena e Manoel da costa Cunha Lima. Antônio Galdino Alves da Silva era filho de João Alves da Sanches Massa, casado com Maria Rita da Silva, meus tataravós. Maria Rita era filha do Português João da Silva Ferreira e de Madalena Severina Bastos. Estes, da mesma família Silva Ferreira e de outras famílias, como se observa a pag. 422, do livro “Roteiro dos Azevedos e outras famílias do Nordeste”. O pai de meu bisavô, coronel José Fernandes de Carvalho, chamava-se, como acima esta escrita, Antônio Fernandes de Carvalho Senior, casado com Anna Cândida Vitória dos Prazeres. O dito Antônio Fernandes de Carvalho Senior, foi contra o revoltoso de 1817 e depois, deputado provincial em 1824 e 1843. Este Antônio Fernandes de Carvalho Senior. Este era filho de Antônio Galdino Alves da Silva Sanches Massa. E este era filho de João Alves da Silva Sanches Massa, meu pentavô, que foi também um dos contras a revoltosos de 1817, ex-senhor de Engenho Pacatuba, pertencendo, hoje 12-4-76, ao Comendador Dr. Renato Ribeiro Coutinho. Depois destas ligeiras considerações a respeito dos ascendentes de meu bisavô, coronel José Fernandes de Carvalho, passo, agora, a descrever seus, descendentes.
O coronel José Fernandes de Carvalho casou-se com Córdula Galdino Alves da Silva, pais dos Doutores Joaquim Fernandes de Carvalho, bacharel, e José Fernandes de Carvalho, médico, e de Eufrosina Fernandes de Carvalho e Anna Angélica da Cunha Lima, minhas avós maternas e paterna, respectivamente.

Resposta

Link directo:

Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#384108 | adrianofsantiago | 02 set 2017 14:58 | Em resposta a: #11742

Você teria informações sobre os Fernandes Carvalho do Pará? Meu avô nasceu no Pará em 1909, o nome dele é Osvaldo Fernandes Carvalho e seu pai se chamava Ricardo Fernandes Carvalho, seus irmãos Otávio, Odorico e Sizalpina

Resposta

Link directo:

Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#384109 | adrianofsantiago | 02 set 2017 15:06 | Em resposta a: #11744

Você teria informações sobre os Fernandes Carvalho do Pará? Meu avô nasceu no Pará em 1909, o nome dele é Osvaldo Fernandes Carvalho e seu pai se chamava Ricardo Fernandes Carvalho, seus irmãos Otávio, Odorico e Sizalpina

Resposta

Link directo:

Família Fernandes de Carvalho que chegou no Brasil

#384149 | MEntECapTO | 04 set 2017 12:16 | Em resposta a: #384109

Olá,

Não tenho contato com os Fernandes de Carvalho do Pará. Entretanto, penso que pode haver alguma conexão entre a família no Pará e os Fernandes de Carvalho da Paraíba, haja vista não haver registro da partidas desses para a Paraíba...
É que era comum aos imigrantes, ao chegar no primeiro porto após a viagem pelo mar, desembarcar e ali se firmarem, o que pode ser a causa da ausência de registros em Portugal da família na Paraíba e da minha desconfiança da ligação ancestral.

Abraços,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen