Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80700 | Conceicao | 03 jan 2005 18:55

Um dos documentos que procurei na Torre do Tombo, tenho familiares directos que se casaram em Lisboa na freguesia de Paraiso? Mesmo com lente de aumentar nao consegui soletrar o nome da freguesia. Parece Paraiso, mas dve ser algo parecido. Agradecia ideias. Os meus antepassados chamavam-se Manoel Soares e Joaquina Maria. Uma das suas filhas, Gertrudes Maria do Carmo, casou com Antonio Francisco da Costa na area do Cadaval. Obrigada Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80716 | António Forjó | 03 jan 2005 21:58 | Em resposta a: #80700

Cara Colega

Lisboa, ao longo do sec XVIII, teve as suas freguesias organizadas de 3 formas mas nunca houve qualquer freguesia denominada do Paraíso.
No entanto existe a Igreja do Paraíso na freguesia de Santa Engrácia. Será que o casamento teve lugar nesta Igreja?
Também não me parece que haja semelhança com os nomes das freguesias da época.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80732 | Conceicao | 04 jan 2005 00:11 | Em resposta a: #80716

Obrigada Antonio, logo que teria a ver com a Santa Engracia, por isso nao consigo completar nada. Mas, por acaso nao sabe onde poderei procurar o nome das igrejas, freguesias nessa epoca? Talvez nao seja Paraiso, mas algo que a mim pareceu. A letra as vezes nao ajuda. Quando voltar a Lisboa, terei de ir ver o documento novamente oara ter a certeza. Mas, geralmente nao nomeiam os nomes das igrajas pois nao? Talvez em certidoes de batismo, mas casamentos?
Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80744 | António Forjó | 04 jan 2005 01:13 | Em resposta a: #80732

Cara Conceição

Os assentos de casamento, como os de baptismo, eram normalmente referentes à Igreja Paroquial ou Matriz da freguesia; mas referiam sempre se o acto tinha tido lugar noutra igreja ou capela quando tal acontecia.
Costumo consultar a obra "Lisboa na 2ª metade do sec.XVIII (Plantas e descrições das suas freguesias)" editada pela Camara Municipal de Lisboa; como o título indica faz a descrição dos arruamentos de cada freguesia e suas igrejas e conventos. Poderá aí encontrar a relação de igrejas que pretende.
Cumprimentos

AF

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80748 | Conceicao | 04 jan 2005 01:31 | Em resposta a: #80744

Caro Antonio, resido no estrangeiro, e infelizmente por motivos familiares, nao me posso deslocar a Lisboa nao sei por quanto tempo, como poderia eu comprar uma copia de tal? E so vendido na camara? Eu sei que as vezes tambem se podem comprar noutras localidades? Obrigada Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80749 | JCALD | 04 jan 2005 03:12 | Em resposta a: #80748

Cara Conceição:
Já dei esta informação noutro tópico, mas, de momento, não consigo localizá-lo.
A Igreja Paroquial de Santa Engrácia esteve durante séculos sediada na Ermida do Paraíso, que ainda existe próximo do Museu Militar, mas desafecta ao culto. Foi para lá quando se iniciaram as «Obras de Santa Engrácia» e por lá ficou até ser definitivamente instalada na Igreja do Convento dos Barbadinhos, na Calçada do mesmo nome. Por vezes era impropriamente referida com freguesia do Paraíso.
Portanto, a freguesia que lhe interessa é Santa Engrácia.
O Engº Augusto Vieira da Silva escreveu em 1943 um livro intitulado precisamente «As Freguesias de Lisboa», editado pela Câmara Muniicipal de Lisboa, e que é, quanto a mim, o melhor que se escreveu sobre a história das paróquias da cidade.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80758 | josemariaferreira | 04 jan 2005 10:09 | Em resposta a: #80700

Cara Maria da Conceição

Os seus familiares teriam mesmo casado na cidade de Lisboa? Pondere na possibilidade de terem casado na área do distrito de Lisboa, porque neste distrito existe de facto uma freguesia denominada de Vale de Paraíso.
Como uma filha destes seus descendentes casou na zona do Cadaval, dá a indicação que poderá ser de uma zona rural.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80786 | Conceicao | 04 jan 2005 14:43 | Em resposta a: #80758

Ze Maria, obrigada pela sua sugestao. A minha familia envolve familias que vieram de Almada, de Lisboa e de Vila Franca casar numa localidade tao pequena junto ao Cadaval, que e raro aparecer em mapas. Eram quase todos familiares. Ali um dos meus antepassados mandou fazer 12 casas, uma para cada filho.
Nessa ocasiao so usavam o nome de feliz/x ou da Costa.
Todas as sugestoes sao importantes. Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80787 | Conceicao | 04 jan 2005 14:48 | Em resposta a: #80749

Caro Jose Caldeira. Muito obrigada pela sua informacao. Fico imensamente grata, e assim que possa irei procurar o nascimento e vasamento nos assentos de Santa Engracia. Tambem a epoca e a zona faz senso. Muito obrigada. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#80797 | limad | 04 jan 2005 15:45 | Em resposta a: #80749

Caro José Caldeira
Refere que a Ermida do Paraíso, ainda existe.
Pois dado que tive antepassados que ali foram baptizados e sepultados, também tive curiosidade em saber da sua localização.
Assim consegui junto da Junta de Freguesia de St Estêvão a seguinte informação:
Ermida edificada em 1562 por Diogo Pereira, cavaleiro da Ordem de Santiago, à beira da Rua Direita de Nossa Senhora do Paraíso (actualmente Rua do Paraíso).
Esta Ermida, agora desaparecida, situava-se num local onde se levantou uma oficina de serração e que actualmente pertence ao Hospital da Marinha.
Confirma-se a sua existência ou desapareceu mesmo?
Cumprimentos
Fernando do Carmo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#81002 | JCALD | 06 jan 2005 03:14 | Em resposta a: #80797

Caro Fernando do Carmo:

Tem toda a razão. A Ermida do Paraíso, onde esteve sediada a freguesia de Santa Engrácia de 1630 até 1835, situava-se a meio da Rua do Paraíso, no local onde há um pequeno largo, no n.º 9. Depois da transferência da paróquia para o convento dos Barbadinhos Italianos, foi desafecta do culto, vendida, serviu de quartel, foi demolida por dentro, e, finalmente, foi serração de madeiras. Ainda existia em 1943, quando foi publicado o livro «As Freguesias de Lisboa» - daí a minha confusão – mas foi demolida pouco tempo depois.
As minhas desculpas pelo involuntário erro.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#81011 | limad | 06 jan 2005 10:39 | Em resposta a: #80786

Cara Conceição
Quanto à Capela do Paraíso, julgo não haver dúvidas. Serviu de paroquial em substituição da Igreja de S. Engrácia. Portanto às referências àquela capela em Lisboa devem ser consultadas nos RP de S. Engrácia, Lisboa.
Quanto à localidade tão pequena junto ao Cadaval, não poderá concretizar? Qual o nome, para determinar a que freguesia pertence.
Cumprimentos
Fernando do Carmo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#81031 | Conceicao | 06 jan 2005 14:38 | Em resposta a: #81011

Caro Fernando, tambem tenho do Carmo. Aquela terrinha, nao foi mais que um casario, que se chama Barreiras. Fica a um ou dois Km do Cadaval. Pertence ao Cadaval, ja pertenceu a Obidos, e como nao tinha igreja, usavam Figueiros. Talvez conheca o pao de lo da tia Piedade? que e do Painho. Ainda nao fui ao Painho, mas era naquela zona que nao so vinham familias de Lisboa a casar, como de Vila Franca, Almada, e ate Beiras e Espanha. Coisa estranha quando se veem os livros todos da regiao. Estou certa pela correspondencia que e Paraiso que a certidao diz. Estes meus familiares eram pais de Maria da Assumpcao que casou a 09Nov 1753 com Felix /z da Costa. Os avos deste eram de Moimenta , Gouveia. Portanto nesta epoca em que a inquisicao estava em grande forca, faz sentido as pessoas precisamente destas areas se mudarem para sitios fora do caminho. Mas, havia uma paragem da estancia que ia para Leiria que parava ali perto, chamada, Estalagem da Palhoca, onde a minha familia tambem tinha propriedades, vinhas. Nesta epoca o nome de Feliz ou Felix era muito comun na regiao, incluindo do padre. Cumprimentos, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210548 | anr109 | 14 out 2008 18:30 | Em resposta a: #81031

Oi Conceicao
Felicidades
Procuro por José Felix da Costa d'Alentejo, natural de Lxº. (creio que seja Lisboa) o nome da freguezia ilegível. Ainda não tenho os registros de casamento e nem de Batismo de meu hexavó, natural das alagoas, hoje Marecha Deororo. mesmo assim, pesso sua ajuda.

grato Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210549 | anr109 | 14 out 2008 18:30 | Em resposta a: #81031

Oi Conceicao
Felicidades
Procuro por José Felix da Costa d'Alentejo, natural de Lxº. (creio que seja Lisboa) o nome da freguezia ilegível. Ainda não tenho os registros de casamento e nem de Batismo de meu hexavó, natural das alagoas, hoje Marecha Deororo. mesmo assim, pesso sua ajuda.

grato Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210576 | Conceicao | 14 out 2008 22:52 | Em resposta a: #210549

Caro Antonio, por motivos de saude familiar, nao me tem sido possivel deslocar ate Lisboa, (resido nos EUA) para ir aprofundar esta parte da familia. Posso dizer-lhe que a minha familia, residiu em Barreiras do Peral, Cadaval. Um sitio sem igreja nem escola. Ali vinham pessoas de Lisboa, Almada e Vila Franca de Xirs, casar com membros da familia, e assim a terra aumentou. A minha familia materna, e portanto dessa zona, de toda essa zona, incluindo, Obidos, Caldas da Rainha e toda a area circunvizinha. Sobre o seu Jose Feliz da Costa, pode realmente ser da familia, pois haverem tambem Joses na minha. Os meus sao Feliz, Felix da Costa. Como pode ver acima, eram so da Costa e vieram de Moimenta , junto a Gouveia, Beira. Mas na regiao do Cadaval, adicionaram, ou assim parece, o Felix.
Na minha familia, e os decsendentes destes Felix da Costa, adicionaram em 1851 precisamente, Penha, ao nome da familia. Passaram a ser Da Costa Penha. Ate hoje ainda nao consegui descobrir, de onde ou porque o Penha, ou porque, naquele ano em particular. E uma familia cheia de misterios, embora os nomes sejam dados completos, as terras (que as vezes nem existem, etc. Irei procurar nas minhas notas tiradas ha mais de seis anos na Torre do Tombo, e logo direi algo. Tenho pena tambem, de nao ter podido obter informacao sobre a tal Paraiso, e assim poder obeter o registo dos meus antepassados. Talvez desvendasse alguns dos misterios. Ser a tal igreja do paraiso na Rua Direita, ja me diz a mim bastante tambem. Obrigada. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210577 | Conceicao | 14 out 2008 22:54 | Em resposta a: #210549

Caro Antonio, nao sera o seu Jose felix da Costa do Alentajo? Talvez usado o nome da terra como nome agregado ai, no Brasil ao nome proprio? So uma ideia. Sei que ha uns Felizes da Costa, casados com Ingleses, na zona de Colares, Sintra. So uma sugestao. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210951 | anr109 | 19 out 2008 17:17 | Em resposta a: #210576

Oi Conceição

Felicidades

Espero que os problemas de saúde estejam sanados. Conheço pessos de boa vontade, reconheci isso lendo seu texto.
Perdoe-me, não passei os dados como eram para ser. O José que me refiro não possui "Felix", somente Costa: José da Costa de'Alentejo, natural de Lx.°. não constando mais nada no assento.
A Propósito, tenho o 1° Livro de Batistérios transcrito, onde estão assentados os primeiros portuguesesegistros que aqui chegaram, corajosos por desbravar terras tão inóspitas, como são as da região nordeste do Brasil. Primeiro eles aportavam na Capitania do Pernambuco, onde residiam primeiramente. Sei que vai me perguntar: é os dados de Pernambuco. lhe responderei: Perdidos ou quardados em lugar incerto. O processo de microfilmagem por aqui anda quase parando, já vai para um ano que nosso arquivo paraquial está feixado (3° Bispado do Ceará).

Obrigado por Tudo

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Lisboa existentes em 1700's

#210952 | anr109 | 19 out 2008 17:31 | Em resposta a: #80744

Oi Antonio Feijó

Felicidades

Procuro meu hexavó José da Costa d'Alentejo, natural de Lx.º (creio que seja Lisboa), a freguesia ignorada em um assento e noutro ilegível. penssei ser este livro que indicou para conceição, será-me de grande serventia, ja que sei ser a minha pesquisa àrdua.

Grato Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 00:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen