Família de Gil Eanes - Navegador Português

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Família de Gil Eanes - Navegador Português

#80778 | Borges C Medeiros | 04 jan 2005 13:32

Gostaria de saber mais a respeito deste importante Navegador Português que fez história com um dos grandes navegadores da sua época.

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#80907 | Sérgio Sodré | 05 jan 2005 09:51 | Em resposta a: #80778

Caro confrade

A principal fonte para a biografia de Gil Eanes é a "Crónica dos Feitos da Guiné" de Zurara.
Gil Eanes foi escudeiro da Casa do Infante D. Henrique e terá ascendido a cavaleiro. Natural de Lagos, recebe em 1433 a capitania de uma barca com a missão de dobrar o cabo Bojador, mas não tem êxito e apenas alcança as Canárias donde traz alguns cativos. Finalmente em 1434 consegue transpor o cabo Bojador e assim se inicia a verdadeira descoberta da costa ocidental africana. Juntamente com Afonso Gonçalves Baldaia explora 50 léguas da costa para lá do Bojador chegando à Angra dos Ruivos em 1435. Participará noutras navegações às ilhas de Tide e Naar em 1444 e à costa da Guiné.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81020 | Borges C Medeiros | 06 jan 2005 12:34 | Em resposta a: #80907

Muito obrigado confrade Sérgio,

As informações deste importante navegador português são interessantes. Quando lancei o tema neste espaço sabia que poderia ter maior curiosidade de nossos confrades, por ser Gil Eannes quem foi.
Na realidade procuro informações de seus descendentes, em especial de Capitão Venâncio César Rodrigues, que nascera em São Lourenço de Linhares, Índias Portuguesas, no meio para o fim do século XIX, e falecera em Lisboa, supostamente em 1937. Seria descendente da casa Eannes, participava de campanhas em diversas colonias portuguesas no fim do século XIX e início do século XX, até sua morte. Casou-se com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros e tiveram duas filhas, Cesarina Laura Borges da Câmara Medeiros Rodrigues 06.08.1901, minha avó materna e Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues ( ? ). Teria o Capitão Venâncio tido um filho fora de seu casamento Sr. Carlos Rodrigues, de mulher das Índias, supostamente de famíla de expressão e importância naquela colonia. Existe uma palavra " Quilonga", que poderia ter alguma ligação, nome de família, cidade da India, ou algo com alguma ligação ao assunto.

Seria de grande importância poder saber algumas informações a esse respeito, principalmente por não dispor de muitos elos que não se completam e são um verdadeiro enigma a ser decifrado.

Sinceros votos de bom Ano Novo, saúde a todos e agradeço desde já,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81062 | jliberato | 06 jan 2005 18:36 | Em resposta a: #81020

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Como é a descendência entre Gil Eanes e esse Capitão Venâncio César Rodrigues?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81064 | Borges C Medeiros | 06 jan 2005 18:52 | Em resposta a: #81062

Boas tardes confrade,

Agradeço desde já sua atenção ao tema. Infelizmente não possuo quase nada de informações. Minhas informações foram baseadas em um recorte de jornal da época, data de falecimento, 1937, do Capitão Venâncio César Rodrigues, que dizia ser descendente da casa de Eannes. Contudo não consigo saber qualquer outra informação a respeito, seus pais materno e paterno, datas e muitas outras informações que precisaria para continuar na montagem da árvore de minha família. A parte do Cap. é que está totalmente obscura e pelo lado da sua esposa, Beartiz Taciana Borges da Câmara Medeiros, consegui várias informações, mas aínda careço de algumas que desconheço.

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81074 | jliberato | 06 jan 2005 20:56 | Em resposta a: #81064

Caro Borges da Câmara Medeiros,
E não sabe aonde ele casou, para adiantar a pesquisa? Talvez através do baptismo de um filho se possa saber.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81078 | Borges C Medeiros | 06 jan 2005 22:17 | Em resposta a: #81074

Caro Confrade, mutio obrigado por tentar me ajudar, ja estava meio desanimado,

Não tenho dados sobre o casamento do Capitão Venâncio com a Beatriz Taciana Borges, sei que ela nasceu em Santa Engracia, Lisboa. O Capitão ( seria oficial do Exército ? ) teria morrido em 1937 em Lisboa, depois de anos de Campanhas em diversas Colonias Portuguesas. tiveram duas filhas, Cesarina Laura Borges da Câmara Medeiros Rodrigues ( minha avó materna ), nascida em Ribeira Grande, PD 06.08.1901. Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues, nasc ( ? ) em ( ? ), faleceu de causa desconhecida e repentina na cidade do Rio de Janeiro, Brasil em 1940/50 ( ? ), supostamente seria Embaixatriz dos Açores no Rio de Janeiro, Brasil. Seria empresária no ramo cinematográfico, "ATLANTIDA" FILMES, no Rio de Janeiro.

Mais sinceros votos de Bom Ano Novo e muita saúde, agradeço desde já sua atenção,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81079 | jliberato | 06 jan 2005 22:23 | Em resposta a: #81078

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Pode começar por tentar os paroquiais da Ribeira Grande antes de 1901.
Pode também ver o baptismo da sua avó materna. É provável que diga aonde casaram os pais.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81082 | Borges C Medeiros | 06 jan 2005 22:47 | Em resposta a: #81079

Caro Confrade,

Eu estou na cidade do Rio de Janeiro, e será improvável poder ver isto pessoalmente. Mas lendo alguns temas percebi de um cologa confrade que existe os arquivos dos MORMONS em todo mundo, inclusive aqui no Rio de Janeiro. tentarei obter informações por aqui. Pelo que percebo estás em Bruxelas, é isto? Será que lançando este tópico poderei obter estas informações que necessito?

De qualquer maneira, agradeço sua atenção, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81083 | jliberato | 06 jan 2005 23:01 | Em resposta a: #81082

Caro confrade,
Eu em Bruxelas consulto regularmente os arquivos dos Mormons. Estou certo que no Rio de Janeiro os Mormons possuirão também instalações aonde a consulta é possível. Mas sugiro que para o baptizado da sua avó (e eventualmente para o casamento) contacte:
Conservatória do Registo Civil da Ribeira Grande
R. Conde Jácome Correia
9600- 000 RIBEIRA GRANDE
Tel: 296472555 .
Mas o melhor é começar pelo baptizado, porque tem a data certa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81117 | S.João de Rei | 07 jan 2005 13:13 | Em resposta a: #80778

Caro Senhor
Segundo a Monografia de Lagos, Gil Eanes seria Gil Eanes de Vilalobos
Cumprimentos,
José Mayer Vilalobos de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81219 | Borges C Medeiros | 08 jan 2005 16:37 | Em resposta a: #81117

Caro Confrade José Mayer,

Agradeço sua intervenção e contribuição. Pelo que percebo tens o apelido Vilalobos, serás descendente deste navegador português? Se fores, terias alguma contribuição em relação a este Capitão Veâncio César Rodrigues, nascido em São Lourenço dos Linhares, Índia, falecido em Lisboa em 1937 e que prestou grande seriço a Coroa Portuguesa do fim do séc XIX e início do séc XX em diversas Campanhas em colônias portuguesas do oriente e África? Esta parte de minha família é que está mais complicada de evoluir e se obter informações.

Desde já agradeço aas vossas contribuições, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81223 | S.João de Rei | 08 jan 2005 17:01 | Em resposta a: #81219

Caro Câmara Medeiros`

A ideia de ser familiar do navegador claro que seria motivo de orgulho para mim. Infelizmente a familia Vilalobos, não está devidamente estudada em Portugal. Foram navegantes e tiveram cargos de governação ao longo de séculos, existem registros de desembarque de vários Vilalobos que chegaram durante anos á Florida, a partir de 1502, creio eu, por exemplo. Destes, usam o mesmo patronimico que os meus, penso que serão ligados e desses até a Gil Eanes ... será uma hipotese !
Cordialmente
José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81226 | Borges C Medeiros | 08 jan 2005 17:11 | Em resposta a: #81223

Caro Confrade José Coutinho,

Desde já lhe agradeço pela atenção. Não terias alguma condição de saber se essa parte da família Eanes por qualquer motivo, teria estabelecido morada na ïndia Portuguesa e desenvolveu braços familiares nessa colônia de grande importância econômica e política nos sécs XVIII, XIX e XX ? Não consigo saber nada desde Capitão, nem cruzando informações com a esposa de Ponta Delgada, Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros.

Obrigado, saudações,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81478 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 13:19 | Em resposta a: #81083

Caro confrade JLiberato,

Agradeço em muito sua colaboração e paciência.

Registrei suas indicações e encaminhei para minha prima, que tem morada em Lisboa e irá auxiliar neste enigma.

Recebi ontem em meu correio eletrônico, grandes informações a respeito de meus familiares Açorianos, caso não exista inconvenientes em sua divulgação colocarei a disposição dos confrades. Aproveito aqui para agradecer perante todos os demais a grande ajuda do Senhor Duarte Vasconcelos do Amaral, o qual foi de suma importância em informações me enviadas.

Cordialmente,

Borges da Câmara Mediros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81788 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 21:57 | Em resposta a: #81083

Caros confrades,

Fiz uma pesquisa a base do arquivo histórico militar e não encontrei nada sobre o Cap. Venâncio Cesar Rodrigues, contudo apareceram 03 registros nos arquivos de históricos diplomáticos e dos Institutos de estudos da Guiné Bissau.

Como posso pesquisar estes arquivos e saber as informações que estão em seus registros? Alguém podria me ajudar nisto? Acabo de enviar via e.mail pedido a Drª Maria Isabel Fevereiro, Diretora de Serviços e ficarei aguardando, entretanto reparei uma mensagem dizendo que documentos anteriores a 30 anos somente poderiam ter acesso com autorização expressa de seu Presidente. Será que não terei acesso as informações que solicitei? Que outras alternativas poderia ter eu?

Agradeceria em muito a colaboração já rotineira dos amigos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81789 | jliberato | 13 jan 2005 22:20 | Em resposta a: #81788

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Com amizade lhe digo que não é uma boa ideia repetir sucessivamente a mesma mensagem, muitas vezes enviada a si próprio, ocupando uma grande parte da primeira página do Forum e assim expulsando muito dos tópicos em que os outros confrades estão interessados.
Espero que não leve a mal esta recomendação, mas é para o êxito das suas pesquisas, em que muitos confrades têm ajudado.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81792 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 22:40 | Em resposta a: #81789

Caro Confrade,

Realmente tens razão, aqui me penitencio perante todos. QUEIRAM ME DESCULPAR, não pensei nesta hipótese. Acho que como estou a desenvolver um outro projeto e quando surge algo em paralelo pelo GENEA, me apresso em responder rapidamente, como foi agora. MIL DESCULPAS A TODOS. Vou lhes dar um tempo, não acessarei o GENEA até segunda dia 17/01, como penitencia.

Confrade JLiberato, mais uma vez obrigado por sua orientação, desculpas mais envergonhadas a si, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81793 | jliberato | 13 jan 2005 22:51 | Em resposta a: #81792

Caro confrade,
Todos queremos que intervenha. Se tiver 10 mensagens diferentes e novas deve avançar com elas, ocupando o espaço que ocupar.
Eu reagi apenas ao facto de ter repetido sempre a mesma mensagem muitas vezes.
E torcemos todos para que tenha sucesso na sua busca.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#81837 | S.João de Rei | 14 jan 2005 19:08 | Em resposta a: #81226

Em termos de pesquisa e de suporte (biblioteca), estou fora de Portugal, de momento ainda em trânsito no Brasil. O que me é totalmente impossível ajudá-lo.
Coordialmente,
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#82044 | Borges C Medeiros | 17 jan 2005 20:50 | Em resposta a: #81793

Caro Confrade,

Realmente sua reação foi a de todos, ou de quase todos, realmente não me parece justo que os meus tópicos ocupem sempre a página principal, todos devem poder ter acesso e oportunidades e duplicando a mesma mensagem dificilmente os meus tópicos sairiam da primeira página e foi importante seu feed back, principalmente por não me ter dado conta desta MANCADA, sem intenção de prejudicar ninguém ou mesmo ter vantagem sobre os demais. Mas graças a sua pertinente observação foi visto essa situação, o qual mais uma vez lhe agradeço, aliás já esta virando uma rotina. Espero poder lhe retribuir em algo útil para si ou nossos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#82046 | Borges C Medeiros | 17 jan 2005 20:52 | Em resposta a: #81837

Caro confrade,

Obrigado por sua resposta, assim que puder agradeço sua intervenção e colaboração, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Família de Gil Eanes - Navegador Português

#82905 | Borges C Medeiros | 28 jan 2005 00:07 | Em resposta a: #81837

Caro Confrade,

Estive envolvido com um projeto que estou desenvolvendo, PAN 2007 a se realizar aqui na cidade do Rio de Janeiro e estive em viagens e reuniões que me comprometeram todo o meu tempo.

Será que temos novidades a respeito do tópico, acima?

Agradeço desde já sua habitual atenção, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen