Família Almeida Garrett

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Família Almeida Garrett

#80924 | fg | 05 jan 2005 12:29

Caros senhores

Gostaria de saber qual a origem do apelido Garrett usado pelo grande escritor João Batista de Almeida Garrett; a sua avó Ana Margarida Garrett era de origem francesa, mas parece que estes Garrett são oriundos da Irlanda.

Por outro lado, tenho também bastante interesse em obter dados sobre a quinta do Sardão (e a sua origem), onde o escritor passou toda a sua infancia e parte da sua adolescência; tratava-se de uma quinta que se destacava pelos seus maravilhosos jardins, um verdadeiro cenário romântico tão ao gosto do poeta. Junto ao Sardão viviam um grande número de famílias inglesas (dessa Inglaterra que considerava a verdadeira pátria da Liberdade), como os Woodhouse, Whitenhale, Browne, Bederode, etc junto das quais Almeida Garrett se foi nutrindo, educando e entretendo, e outras oriundas de Holanda, tais como Ana Francisca Henkell (mulher de João van Zeller) senhora de uma extraordinária cultura e que exerceu uma fortíssima influência no poeta romântico português por antonomásia.

A família Almeida Garrett também tinha uma casa na rua da Boavista, no Porto (hoje o colégio Universal) e outras vizinhas na zona da Praça da República (antigo "Campo"), onde viveram alguns dos seus sobrinhos netos e bisnetos, tais como o Professor Dr. Antão de Almeida Garrett, as irmãs Corrêa de Freitas (rua do Ribeirinho), o Dr. João Almeida Garrett, etc. Qual a origem destas casas, principalmente aquela que hoje em dia é o colegio Universal?

Cumprimentos

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#80925 | fg | 05 jan 2005 12:32 | Em resposta a: #80924

Retifico "vivia um grande número" e não "viviam um grande número". Peço desculpa...

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#80944 | FIGUEIRA | 05 jan 2005 16:55 | Em resposta a: #80925

Caro fg (F. Guimarães),

Ao que sei João Baptista da Silva Leitão d'Almeida-Garrett (era assim que se escrevia, com apóstrofe e hífen) começou por se chamar apenas João Leitão da Silva, mais tarde passou a ser João Baptista da Silva Leitão e depois João Baptista da Silva Leitão d'Almeida-Garrett.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#80945 | FIGUEIRA | 05 jan 2005 16:57 | Em resposta a: #80925

Cont.

O único Garrett que conheço actualmente é o escritor Jacinto Almeida Garrett lucas pires, filho de Teresa Almeida Garrett e Francisco Manuel Lucas Pires, antigo líder do CDS, já falecido.

Renovação dos cumprimentos,

NF

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#80950 | joão pombo | 05 jan 2005 17:34 | Em resposta a: #80924

Caros Participantes:

Sobre o apelido Garrett, é interessante verificar que, pese embora Bernardo Garrett tenha sido cidadão francês (Vd. esta BD), a origem deste apelido é irlandesa, conforme pode ser constatado em vários sítios da internet dedicados à vida e obra do grande homem das letras do nosso País.
Aliás, o apelido "soa" bem mais à Irlanda (e Grâ-Bretanha) do que a França.
Penso que, por estes dados, Bernardo Garrett ou seus Pais tenham passado a França e, depois, a Portugal.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#80977 | dvl | 05 jan 2005 22:05 | Em resposta a: #80924

Caro F. Guimarães,

Para estudar melhor Almeida Garrett consulte a obra "Memórias Biográficas de Garrett", de Francisco Gomes de Amorim.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#81101 | fg | 07 jan 2005 10:28 | Em resposta a: #80944

Caro Nuno Figueira

A descendência de João Baptista da Silva Leitão d'Almeida-Garrett (penso que nenhum dos actuais descendentes do poeta usam a apóstrafe ou o hífen nos seu apelido), é de carácter colateral, pelo facto do escritor não ter tido sucessão; sendo assim, os membros da família Almeida Garrett descendem de um dos irmãos do escritor, Alexandre da Silva d' Almeida-Garrett, casado com Angélica Cardoso Guimarães. Este casal teve vários filhos, mas três deles deram origem aos vários ramos actuais desta família:

- Rita de Cácia de Almeida Garrett, que casou com Francisco Corrêa de Freitas, pais das irmãs Corrêa de Freitas, que viveram na rua do Ribeirinho e de Álvaro d'Almeida-Garrett Corrêa de Freitas que ao casar-se com uma senhora de Santo Tirso, Maria Antónia Fonseca e Castro, deu origem ao chamado ramo de Santo Tirso, dado que alguns dos filhos deste casal usaram o apelido Almeida Garrett.

-Tomás de Aquino de Almeida Garrett, que casou com Luisa Botelho de Vilaça Bacelar, sendo pais do 2º visconde de Almeida-Garrett, que casou com D. Maria Teresa Lancastre (Alcáçovas) e de António e Antão de Almeida Garrett. Foi este António (casado com uma senhora espanhola de apelido Ruiz) que deu origem ao chamado ramo do Porto, tendo sido pais de António, José e João Ruiz de Almeida Garrett (este último avô do seu amigo Jacinto Lucas Pires).

- Gonçalo Xavier d'Almeida Garrett, que casou com Maria Joaquina Tavares de Almeida Proença e que deu origem ao ramo de Tortezendo (também é comum referir-se a este ramo como os Garrett de Castelo-Branco), sendo pais de 2 filhos: Alexandre Proença de Almeida Garrett (que casou 1ª vez com Emília do Carmo da Câmara (Ribeira Grande) e a 2ª com D. Maria Lancastre (Alcáçovas), ambos s.g e Francisco Xavier de Almeida Garrett, casado com Margarida Fernandes, sendo estes pais de Alexandre, José Maria, Gonçalo, Manuel de Almeida Garrett.

existe também um ramo no Brazil, de que não tenho constância.

Para além destas curiosidades geneológicas mais ou menos conhecidas e documentadas (resta o mistério do ramo do Brazil), penso que seria também de grande interesse conhecer-se todo o primeiro universo do escritor (pouco conhecido), a sua adolescência no Sardão (e donde vem esta casa?), toda a relação da sua família com o "Campo", zona da actual Praça da República no Porto, etc.

Obrigado

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#81102 | fg | 07 jan 2005 10:32 | Em resposta a: #80977

Caro Duarte

sabe onde posso encontrar este livro?

Obrigado

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#81320 | dvl | 09 jan 2005 19:31 | Em resposta a: #81102

Caro F. Guimarães,

Acho que pode enconbrar este volumes, que são três, na Biblioteca Nacional ou nos alfarrabistas, mas não é fácil encontrar. A única edição é de 1881 e 1884, da Imprensa Nacional.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#81361 | fg | 10 jan 2005 09:24 | Em resposta a: #81320

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Muito obrigado pela sua informação; vou tentar encontrar este livro.

Cumprimentos,

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#81998 | João Maya | 17 jan 2005 10:38 | Em resposta a: #81101

o 2º Visconde de Almeida Garrett, Tomás Aquino de Almeida Garrett, é neto e não filho de Tomás A. A.G. casado com Luisa Botelho de Vilar Bacelar.
Os pais do 2º visconde de Almeida Garrett são Francisco Xavier de Almeida Garrett, (filho de Tomás de Aquino e Luisa Vilar Bacelar) e Maria Margarida Amália da Costa e Almeida d'Oliveira Maya

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#82089 | fg | 18 jan 2005 08:55 | Em resposta a: #81998

Caro João Maya

Obrigado pela correcção.

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#82090 | RCR | 18 jan 2005 09:18 | Em resposta a: #80924

Caro F. Guimarães

Em 1855 e 1887, na Igreja Paroquial do Santissimo Nome de Jesus, freguesia de Salzedas, antigo concelho de Mondim (actual de Tarouca) o Abade Felicissimo Costa de Almeida Garrett celebra um baptismo e um matrimónio, respectivamente. Este Sr. não consta da base de dados do Genea.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#82091 | fg | 18 jan 2005 09:37 | Em resposta a: #82090

Cara Rita

Para além desta lacuna, há muitas outras nesta base de dados relativas a esta família;a ideia está em irmos colmatando, rematando e preenchendo estes espaços vazios.
De facto não sei quem será este abade Felicíssimo Costa de Almeida Garrett... Será que alguem neste forum nos pade dar uma pista?

Obrigado

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#331605 | mivapi | 27 jun 2013 00:58 | Em resposta a: #82091

Caro Francisco Guimarães,

Saberá por acaso indicar-me a data e a freguesia do casamento de Tomaz de Aquino de Almeida Garrett com D. Luisa Botelho Vilaça Bacelar?

Júlio Teixeira na obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real" diz que o casamento foi no Porto, mas não dá outros dados.

Agradeço a atenção que o assunto lhe puder merecer.

Melhores Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#331619 | mivapi | 27 jun 2013 10:28 | Em resposta a: #331605

Rectificação: onde escrevi Caro Francisco Guimarães, deve ler-se Caro F. Guimarães. Não sei explicar por que razão presumi que o F era de Francisco.

Pelo abuso apresento-lhe as minhas desculpas.

MVP

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#332179 | Manuel Cunha | 09 jul 2013 22:11 | Em resposta a: #80924

Caro F. Guimarães

Tenho-o a informar que existe uma casa (quinta) designada de casa de Campolindo, em Paranhos, Porto, onde existe um brasão dos "Almeida Garrett".
Nunca consegui perceber quem usou essa casa. Junto a ele existe uma capela que possivelmente terá pertencido e que hoje em dia está com utilização publica.
Infelizmente essa quinta está a ser totalmente reconvertida em prédios, embora ainda se encontre de "pé" a casa com o seu brasão na entrada da mesma.
Só é visível no seu interior.
Caso saiba mais alguma história deste brasão, agradecia que me informasse.
Obrigado

MCunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Garrett

#332221 | asabreu | 10 jul 2013 14:27 | Em resposta a: #332179

tambem gostaria saber mais informação sobre o tema, dado descender de uma irmã ..
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=31198

Antonio Abreu

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#360415 | Manuela Moreira | 13 ago 2015 22:21 | Em resposta a: #332179

Caro Manuel Cunha,

Gostaria de saber quem, dos Almeida Garrett, foi ou foram os últimos habitantes da Casa do Campo Lindo.

Se souber, muito agradecida ficaria.

Cumprimentos

M.Moreira

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#370115 | Alessandro Garrett | 31 mai 2016 03:07 | Em resposta a: #80924

Prezado F. Guimarães!
Por acaso encontrei esse fórum. Me chamo Alessnadro Garrett Dronk e moro na cidade de Curitiba, estado do Paraná - Brasil. Infelizmente ainda não consegui achar a minha ascendência da família Garrett. Meu avô chamava-se Adelino de Almeida Garrett. Desejo que sua pesquisa tenha êxito.

Att.
Alessandro Garrett Dronk

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#370118 | PereiraF | 31 mai 2016 04:24 | Em resposta a: #80924

Sobre a origem do apelido Garett :
http://geneall.net/pt/forum/169784/almeida-garrett-guarret-garrete/
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#376254 | jagarrett | 16 dez 2016 16:43 | Em resposta a: #370115

Caro Alessandro,
Só agora vi a sua mensagem.
Contacte-me por correio electrónico pelo endereço "j.almeida.garrett@gmail.com" para lhe poder prestar a pouca ajuda que lhe poderei dar.
José de Almeida Garrett

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#391232 | GGS | 18 abr 2018 23:26 | Em resposta a: #370115

Gostaria imensamente de informações sobre ascendência também. Junto-me na busca.

Me chamo Grasiela Garrett da Silva. Moro em Florianópolis SC Brasil. Mas minha família materna por parte do avô materno é do Paraná PR. E vivem até hoje em Campo Largo PR.

Meu avô chamava-se Maury Serra Garrett
Meu bisavô chamava-se Gumercindo de Almeida Garrett.

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#423859 | AlmeidaGarrett | 03 mai 2020 19:26 | Em resposta a: #81998

Tomás Aquino Maya de Almeida Garrett 2do. Visconde de Almeida Garrett filho de Francisco Xavier Vilaça Bacelar de Almeida Garrett, neto de Tomás De Aquino Guimarães de Almeida Garrett, bisneto de Alexandre José da Silva Leitão de Almeida Garrett, irmão do Escritor João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett 1ro. Visconde de Almeida Garrett

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#423860 | AlmeidaGarrett | 03 mai 2020 19:32 | Em resposta a: #331605

1830

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#439883 | Marco | 12 mar 2022 21:05 | Em resposta a: #80924

Caros confrades,
Alguém sabe a data e a paróquia onde se casaram os pais do escritor, António Bernardo da Silva com D. Ana Augusta de Almeida Leitão

E também a data e onde nasceu o avô José Ferreira da Silva
Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Almeida Garrett

#439884 | miguel monteiro | 12 mar 2022 22:36 | Em resposta a: #439883

O avô, José Ferreira da Silva, foi batizado
em Lisboa, freguesia de Santa Catarina, a 20.07.1705

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen