Família Brito

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Família Brito

#81052 | fireman | 06 jan 2005 17:22

Meus caros amigos,

Eu chamo-me Óscar José de Brito Rodrigues. Ando a investigar a minha família materna, até esta data a minha investigação da família Brito começa com:
O casamento de José de Brito, as suas datas de nascimento e de óbito ainda não as encontrei, natural de Valença Viana do Castelo, de profissão pedreiro, casado com Maria Joaquina, natural de Guilhufe Penafiel, de profissão doméstica(meus tetravós). Neste momento só sei que tiveram um filho: António de Brito que nasceu no ano de 1876 em Guilhufe Penafiel, tinha como profissão pedreiro e faleceu a 17-12-1921 também em Guilhufe Penafiel, era casado com Margarida do Carmo que nasceu em 1877 em Marecos Penafiel, de profissão doméstica e faleceu a 12-9-1956(meus trisavós).
Do casamento de António de Brito e Margarida do Carmo resultou alguns filhos: José de Brito que nasceu a 14-1-1899 em Guilhfe Penafiel, de profissão pedreiro e faleceu a 30-1-1967 em Irivo Penafiel, era casado com Emília Ferreira Martins, que nasceu em 1895 de profissão doméstica e faleceu a 29-11-1946 (meus bisavós). Antóno de Brito e Margarida do Carmo tiveram ainda: Francisco de Brito, Glória de Brito, Adelaide de Brito, Carolina de Brito e Pedro de Brito.
Do casamento de José de Brito e Emília Ferreira Martins resultaram: Maria Júlia de Brito, Evaristo de Brito, Margarida de Brito que nasceu a 10-9-1927 em Irivo Penafiel, de profissão doméstica e faleceu a 8-3-2002 em Irivo Penafiel, era casada com Manuel Ferreira que nasceu a 22-7-1930 de profissão negociante de peixe e faleceu a 24-4-1996 em Irivo Penafiel (meus avós). Do casamento de José de Brito e Emília Ferreira Martins Resultaram ainda: Pedro Armando de Brito, Rosa de Brito (actualmente vive no Brasil), Ana Ferreira de Brito, Maria José Ferreira de Brito e Agostinho Ferreira de Brito.
Do casamento de Margarida de Brito e Manuel Ferreira resultaram: Armando de Brito Ferreira, Ana Maria de Brito Ferreira que nasceu a 22-4-1957 em Irivo Penafiel, de profissão agente comercial, casada co José Manuel Rodrigues de Sousa que nasceu a 1-9-1953 em Cête Paredes, de profissão canalizador (meus pais). Deste casamento resultou Hugo Samuel de Brito Rodrigues que nasceu a 8-5-1981 em Cête Paredes, de profissão funcionário têxtil, e também Óscar José de Brito Rodrigues que nasceu a 4-6-1985 em Cête Paredes, de profissão estudente.

Se se identificarem com esta família respondam-me.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81073 | jliberato | 06 jan 2005 20:40 | Em resposta a: #81052

Caro fireman,
Tenho Britos mas são da Beira (Valverde, Fundão), pelo que não são os mesmos.
Tenho gente de São Martinho de Penafiel (Duartes) mas do século XVII.
Mas a minha mensagem tem por objectivo felicitá-lo pelo trabalho já feito. E também dizer-lhe que é assim que todos os participantes deviam fazer. Mostrar o que se encontrou e pedir ajuda. Faço votos para que alguém o possa ajudar.
Para já, o que tem de procurar é obviamente o casamento de José de Brito e Maria Joaquina provavelmente em Guilhufe, Penafiel.
Não sei de onde escreve, mas se tiver uma biblioteca dos Mormons perto, eles têm esses registos. Microfilme 1352258.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81150 | fireman | 07 jan 2005 20:04 | Em resposta a: #81073

Caro jiliberato,
Agradeço as suas felicitações pelo trabalho, já agora pode ir ver a minha Árvore Geneológica completa no tópico «Origem da Família Brito Rodrigues», se não se importar gostava também de ver a sua, uma vez que diz que tem centenas de Rodrigues e alguns Brito na sua família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81238 | jliberato | 08 jan 2005 17:51 | Em resposta a: #81150

Caro fireman,
Tenho quase 1400 antepassados investigado e outro tanto do lado da minha mulher. Optei por os divulgar, conforme as regiões de portugal e do Mundo. Se vir os tópicos Seixo da Beira, Querença, Santa Bárbara de Nexe (talvez o que teve mais sucesso, Índia, Rio de Janeiro, perceberá. Assim é muito mais eficaz a troca de impressões
Também tenho colocado alguma coisa na base de dados do GENEA, principalmente do Algarve. Se pesquisar "Maria Martins" de Loulé verá alguns dos meus antepassados.
Quanto aos Rodrigues, talvez tenha exagerado, mas tenho 112 da minha mulher e 61 meus. Britos tenho 14 da minha mulher e 1 meu. Só antepassdos directos. Não estou a falar nem de irmãos nem de tios.
Se clickar o meu nickname e pesquisar não por tópico mas por autor verá os tópicos em que tenho intervindo.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81393 | fireman | 10 jan 2005 16:46 | Em resposta a: #81238

Caro jliberato,
Descobri atravez do site dos Mormons mais alguns antepassados, neste caso pentavós:
António de Sousa casou com Mariana Pinto, este casal são pais de Custódio de Sousa (no site descobri que afinal era Custódio José de Sousa) que nasceu em Fonte Arcada Penafiel a 13-11-1765, n consigo encontrar a morte. Encontrei também José Ferraz e Francisca da Silva, são pais de Maria da Silva (mulher de Custódio José de Sousa) que nasceu a 14-12-1773. O casamento deste casal foi a 28-12-1794.
Gostaria de saber se é possível encontrar mais antepassados, pois não consigo encontrar mais.
Gostaria de saber também se há algum programa bom para fazer a árvore geneológica.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81556 | jliberato | 11 jan 2005 22:35 | Em resposta a: #81393

Caro fireman,
Para prosseguir a sua investigação, terá de recorrer à consulta directa dos paroquiais. Até porque a base de dados dos Mormons contem muitos erros. É sempre um auxiliar mas não dispensa o trabalho de base.
Eu uso o software do Bothers keepers. Pode-se fazer o download de versões antigas, mas muito boas, no meu entendimento. Embora outras pessoas tenham opiniões diferentes.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81827 | fireman | 14 jan 2005 15:14 | Em resposta a: #81052

Caro Jliberato,

Gostaria de saber como obteve tanta informação sobre os seus antecessores? Agradecia que me disse-se, pois eu poderia usar os mesmos métodos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81828 | jliberato | 14 jan 2005 15:24 | Em resposta a: #81827

Caro fireman,
Muito trabalho, muitas férias nos arquivos. Como obteve as suas?
Mas, essencialmente trabalho com os paroquiais.
Os paroquiais (baptismos, casamentos, óbitos) encontram-se no Arquivo da Torre do Tombo e nos arquivos distritais. Dependendo dos locais e das datas.
Mas existem também os micro-filmes dos Mormons, consultáveis nas bibliotecas deles. Como nunca me disse aonde está, não sei fazer uma recomendação específica.
Presumo que o que lhe interessa mais está no Arquivo Distrital do Porto.
Além dos Paroquiais, há os arquivos militares, os da Inquisição, os das Mercês Reais, um mundo de informação à espera de ser consultada.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81832 | fireman | 14 jan 2005 15:54 | Em resposta a: #81828

Caro Jliberato,

As minhas pesquisas de anos mais antigos foram realmente no Arquivo Distrital do Porto, pois sou de Cête Paredes, mas vivo em Castelôes de Cepeda Paredes.
Os anos mais recentes tenho obtido informação nos registos civis de Paredes e Penafiel, mas fazem muita complicação para nos darem algumas informações.
Nos Arquivos Distritais só há registos paroquiais?
Não sei de é possível chegar á Idade Média nos Arquivos Distritais.
Quanto aos Mormóns não consigo aceder aos registos via Internet.

Cumprimentos
Fireman,
Paredes

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#81833 | jliberato | 14 jan 2005 16:19 | Em resposta a: #81832

Caro Fireman,
Nos Arquivos paroquiais há de tudo. Penso aliás que o do Porto é bastante rico, embora nunca tenha là ido, pois as minhas investigações, só incidentalmente tocaram o distrito.
Quanto às datas, cada freguesia é um caso. Encontrará no site dos Mormons em "Place search" um inventário perfeito dos primeiros paroquiais portugueses.
Os paroquiais começaram a ser feitos a partir do Concílio de Trento, ou seja a partir de meados no século XVI. Mas a maior parte dos paroquiais existem em Portugal a partir de meados do século XVII. Em resumo, não é possível chegar à Idade Média (1453) através dos paroquiais.
Quanto aos Mormons têm uma cópia quase completa dos registos paroquiais portugueses e de muitos outros países, em micro-filme. Mas vivendo em Paredes, e sendo o seu interesse o distrito do Porto, o Arquivo Distrital deve ser o melhor para investigar. A não ser que os Mormons tenham alguma biblioteca próxima, o que ignoro.
A base de dados dos Mormons que está na internet é gigantesca, mas relativamente a Portugal não é muito grande e contem muitos erros. A nossa (do Genea) é muitissimo melhor.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#92739 | horpheus | 06 jun 2005 19:39 | Em resposta a: #81833

Boa Tarde
Felicito todos os Britos, o meu provém da parte materna do qual sempre me identifiquei mais.Sou de Espinho e o resto da minha familia Materna provém de Perosinho, concelho dos Carvalhos, V.N.Gaia. Nunca iniciei grande investigação, mas estaria mt interessado em fazer. Gostaria que os caros colegas ajudassem conhecer melhor este Nome.Obrigado e Felicitações

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito

#221212 | zb007 | 14 fev 2009 18:26 | Em resposta a: #92739

visite
http://worldbritos.blogspot.com/
http://familiasbrito.hi5.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 18:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen