Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81098 | DiogoGomesdeAraújo | 07 jan 2005 09:38

Estimados Confrades,

Tenho a minha pesquisa sobre os meus "Gomes de Araújo" totalmente bloqueada porque nos únicos documentos que tenho que mencionam o meu mais antigo antepassado conhecido deste ramo, não aparece a sua filiação.

Como resido fora do país, é-me verdadeiramente impossível conseguir ir a Braga, para pesquisar e ver se consigo encontrar alguma nova pista no Arquivo Distrital daquela cidade. Também já tentei por e-mail, mas sem a filiação o ADB não tem ninguém disponível para me ajudar, o que é justo, uma vez que é mais complicado, mais moroso e pode conduzir a resultados inconclusivos.

No entanto, continuo a acreditar que, por volta de 1765, na Freguesia (de St.ª Lucrécia) do Louro, Barcelos (agora Famalicão), não tenham nascidos muitos "Manuéis" filhos de um "Gomes de Araújo", ou de uma "Gomes" casada com um "Araújo" ou vice-versa, ou ainda com algum padrinho com este sobrenome.

Mesmo que se descubra uma dúzia de registos com estas características, entre 1755 e 1775, por exemplo, pelo menos já me dava por onde continuar a minha busca, uma vez que assim tenho a pesquisa totalmente bloqueada.

Se algum frequentador do Arq. Dist. Braga tiver disponibilidade para me ajudar nesta luta, ficava-lhe imensamente grato.

Para auxiliar, envio transcrição do mais recente documento de que disponho:

"Em o dia vinte e sete de Maio de mil oito centos e hum, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde ao presente se acha a Parochia de São Nicolao de Lisboa, de manhã, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, denunciados os proclamados do estilo na forma do Sagrado Concilio de Trento, e Constituição deste Patriarcado se receberão por marido e mulher, segundo a determinação da Santa Igreja Romana e por palavras de presentes, Manoel Gomes de Araújo, viúvo de Dona Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, que faleceu na Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras, deste Patriarcado, e morador na Rua Augusta, desta Freguezia de São Nicolao, e Dona Margarida Josefa, solteira, e moradora de Nossa Senhora do Socorro, desta cidade, filha de pai incógnito e de Dona Antónia Maria Pereira, baptizada na Freguezia de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade. Foram testemunhas presentes Theodoro da Silva Telles, morador Rua das Flores, Freguezia de São Paulo, e Joze Nogueira de Mattos, morador no Convento de São Domingos, tudo desta cidade, os quais comigo assignarão. A mãi da contratante prestou o seu consentimento. Do que fez este assento.

O Prior Encomendº Francisco José de Andrade."

Assim procuro:

1) Manuel Gomes de Araújo, *c.1765, Sta. Lucrécia de Louro, Barcelos (actualmente Famalicão), casado com primeira vez com

A) Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, +c.1795, Sta Maria Madalena do Torcifal, Torres Vedras

e segunda vez com

B) Margarida Josefa Pereira, *c.1775, N. Sra. da Encarnação, Lisboa


Só a título complementar, também já tentei requerer a certidão de óbito da primeira mulher deste meu antepassado, mas a resposta que veio da Arq. Dist. de Lisboa foi de que tal registo não existia, pelo que continuo a pensar que a melhor opção é mesmo tentar o Arq. Dist. de Braga.

Obrigado a quem me possa ajudar,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81121 | Maria Barreiro | 07 jan 2005 13:50 | Em resposta a: #81098

Caro Diogo Gomes de Araújo

Já consultou a certidão do 1º casamento de Manoel? Talvez lá venha descriminada a filiação.
Conto ir ao ADBraga até final de Fevereiro. Se não souber nada antes, eu tento obter mais dados.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81124 | Antoniomota | 07 jan 2005 15:31 | Em resposta a: #81098

Olá Diogo!

Se não encontrar outra pessoa que o ajude, assumo essa responsabilidade, no entanto só no decurso da próxima semana e lá para os fins. OK

Um Bom Ano de 2005
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81129 | DiogoGomesdeAraújo | 07 jan 2005 16:29 | Em resposta a: #81121

Estimada Maria,

Muito obrigado pela pronta resposta e pela disponibilidade demonstrada.

Seguindo a dica de um outro confrade, tentei obter a certidão do primeiro casamento do Manuel, tendo-se levantado o problema de não saber onde ele se tinha casado. Mesmo assim decidi arriscar e assumi que eles teriam casado em Torres Vedras, na localidade onde a senhora morreu, tendo solicitado um assento de casamento ao Arquivo Distrital de Lisboa. A reposta foi a mesma de quando solicitei a certidão de óbito relativa à mesma senhora: o registo solicitado não foi encontrado.

Sei que também poderia procurar em St.ª Lucrécia do Louro, donde ele era natural, ou mesmo em Lisboa, onde se veio a casar segunda vez, mas achei que seria como procurar uma agulha num palheiro, pelo que optei por lançar este apelo no Forum.

Muito obrigado pela disponibilidade e um muito bom ano de 2005.

Melhores cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81130 | DiogoGomesdeAraújo | 07 jan 2005 16:39 | Em resposta a: #81124

Estimado António,

Muito obrigado pela disponibilidade para me tentar encontrar o fio à meada das minhas origens.

Como a oferta do meu amigo é a mais célere que tenho até ao momento neste Forum, só me resta aceitá-la e voltar a agradecer-lhe profundamente, uma vez que sei que cada minuto dispensado nesta pesquisa, é tempo que não dedica às suas próprias investigações.

Um Excelente Ano de 2005 e um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO-Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81149 | FGJ | 07 jan 2005 20:04 | Em resposta a: #81121

Prezada MARIA BARREIRO,
Feliz 2005!
Acabo de ler q você pretende ir ao ADB até final de fevereiro.
Poderia prestar-me o especial obséquio de tentar encontrar o registo de batismo de meu Trisavô LUCIANO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO?
Ele declarou à Igreja ao pretender casar aqui no RIO em 1833 o seguinte:
a)ser filho de ANTONIO CARDOSO DE MENEZES MONTENEGRO e MARIA CALHEIROS;
b)ser natural de Alijó e batizado na freg de Santa Maria Maior do Arcebispado de Braga;
c)ter 26 anos de idade;
d)ter chegado ao Brasil (direto para RIO) com 15/16 anos.Essas declarações constam no processo eclesiástico de habilitação matrimonial. Luciano não apresentou registo de batismo português, tendo pago fiança por isso. Três portugueses aqui residentes prestaram juramento afiançando as declarações de Luciano e o casamento foi celebrado.

Mais tarde um genealogista me informou q Luciano era filho natural de ANTONIO CARDOSO DE SOUZA PINTO MENEZES MONTENEGRO, q era casado em Poiares com outra senhora da qual tinha uns 9 filhos. Esse genealogista supôs q Luciano tivesse sido legitimado.

Prezada MARIA,
Eu já escrevi em dezembro ao AD Vila Real e obtive resposta negativa.
Aguardo sua resposta ao meu pedido supra.
Cordialmente,
Frederico GJ
RIO/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO-Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81255 | Maria Barreiro | 08 jan 2005 21:19 | Em resposta a: #81149

Caro Frederico

Tentarei encontrar o registo do seu trisavô, desde que possa esperar um pouco, porque realmente não sei quando poderei ir ao ADB.
Tenho apenas uma pequena dúvida, que aproveito e coloco-a a todos os confrades: eu conheço uma freguesia Santa Maria Maior mas no distrito de Viana do Castelo. Essa que refere é mesmo de Braga?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO-Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81325 | FGJ | 09 jan 2005 20:31 | Em resposta a: #81255

Prezada MARIA,
Tudo o q tenho documentado sobre o local de batismo é o q eu disse acima: Santa Maria Maior do Arcebispado de Braga.
Eu vi na internet q há uma Santa Maria Maior em Chaves.
Já fui informado também sobre o facto de o Arcebispado de Vila Real ser mais recente do q o de Braga, o q poderia justificar a redação do documento referente ao casamento em 1833.
Cordialmente,
Frederico GJ

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81549 | Antoniomota | 11 jan 2005 22:07 | Em resposta a: #81130

Olá Diogo!

Conforme o prometido, aqui vai o que numa breve consulta consegui:

I - Antonio Gomes de Araújo (filho de Bartholomeo Gomes de Araújo e Maria de Sá, natural de Pedra Fixa, Carvalhains, Famalicão - (casou com Luiza Gomes da Silva, esta filha de Fernando Gomes de Campos e Isabel da Silva, Louro, Santa Lucrécia, Famalicão).

II - Em 23.10.1751 tiverem os gémeos: Luis Joseph e Manoel, foram baptizados em 29.10.1751, pelo Padre Antonio da Sylva (abade), sendo padrinhos do 1ª. Padre Luis de Araújo e Anna, solteira, tia do baptizado; do 2º Bartholomeo Gomes de Araújo, avô, e Antonia Maria de Araújo, irmã do dito padre.
IIa - Benta, nascida em 20.3.1754

Há outro Manoel suspeito, mas considero ser o anterior que terá ligações à sua família:
Manoel, nascido em 31.7.1755, filho de Carlos Gomes e Maria de Araújo, natural do lugar do Outeiro, Louro, Santa Lucrécia, Famalicão: neto paterno de Pedro Gomes e Anna Rodrigues e materno Jose Ferreyra e Senhorinha de Araújo, contudo este devia ter falecido, pois foi baptizado sob condição em casa. E assim nasceu outro:
- Maria, nascida em 10.8.1757
- Manoel, nascido em 3.7.1758, com o mesmo nome e irmão do anterior.

PS Existe também um Manoel Gomes de Araújo (deve ser irmão do Antonio) casado com Felicia Gomes.

Um abraço,

António Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81572 | antoniotrigueiros | 11 jan 2005 23:49 | Em resposta a: #81130

Caro Diogo Gomes de Araújo:

Aqui lhe dou conta das investigações que fiz no sentido de localizar o nascimento do seu antepassado Manuel Gomes de Araújo. Vi os livros de Nascimentos nº 1 (1743/1756) e Nascimentos nº 2 (1756/1786), o primeiro desde 1750 ou seja desde a página 40 até ao fim e o segundo desde o início até à página 80 ou seja até 1776. Apesar da freguesia de Santa Lucrécia do Louro ser relativamente pequena, no período entre 1750 e 1776, localizei 16 crianças com o nome de Manuel cujo pai ou a mãe tinham o apelido Araújo, pelo que resolvi cingir-me àquelas em que apareciam associados o apelido Gomes e Araújo. Aqui vão:

1) Manuel e Luís Joseph, gémeos, filhos de António Gomes de Araújo e Sá e de Luísa Gomes da Silva, moradores no lugar de Guilhovai, Louro; netos paternos de Bartolomeu Gomes de Araújo e de Maria de Sá, do lugar de Pedrafita, Cavalões (V. N. de Famalicão) e maternos de Fernando Gomes de Campos e de Isabel da Silva, do referido lugar de Guilhovai. Nasceram a 23/10/1751 e foram baptizados a 29/10/1751, sendo padrinhos de Manuel, seu avô Bartolomeu Gomes de Araújo e Antónia Maria de Araújo, irmã do Padre Luís de Araújo, de Outiz, e de Luís Joseph, o referido Padre Luís de Araújo, de Outiz e Ana, solteira, filha de Bartolomeu Gomes de Araújo.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 1 (1743/1756), fls. 60)

2) Manuel, filho de Carlos Gomes e de Maria de Araújo, moradores no lugar do Oiteiro, Louro; neto paterno de Pedro Gomes e de Ana Rodrigues e materno de José Ferreira e de Senhorinha de Campos, todos do Louro. Nasceu a 3/7/1758 e foi baptizado a 9/7/1758, tendo por padrinhos Inocêncio António de Araújo Couto e Teresa Maria da Cunha (Existe outro Manuel, filho dos mesmos, que deve ter morrido menor, nascido a 31/7/1755, e baptizado no mesmo dia – Nascimentos 1, fls. 87).
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 8)

3) Manuel, filho de Manuel da Costa Gomes e de sua mulher Maria de Araújo, do lugar de Estrufe, Louro. Era neto paterno de Manuel da Costa e de Magdalena Gomes e materno de Domingos da Silva e de Ana de Araújo. Nasceu a 6/6/1762, e foi baptizado a 13/6/1762, tendo por padrinhos João da Silva e Araújo e Maria de Araújo, mulher de António Rodrigues.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 24 ?)

4) Manuel, filho de Lucas de Sá e de sua mulher Maria Gomes de Araújo; neto paterno de Maria de Sá, solteira e materno de Frutuoso Gomes e de Luísa da Costa. Nasceu a 25/1/1769 e foi baptizado a 29/1/1769, tendo por padrinhos Manuel Joseph Francisco e Josefa, solteira, filha de Manuel de Oliveira, do Louro.
(ADB, Registos Paroquiais de Santa Lucrécia do Louro, Nascimentos 2 (1756/1786), fls. 52)

E foram estes os que encontrei!
Estou em crer que o seu antepassado seja o primeiro deles. É o único em que o pai já era também Gomes de Araújo, mas pode ser qualquer dos outros A ser o primeiro teria casado em 2.as núpcias com precisamente 50 anos o que não se me afigura impossível. Assim sendo e já que estava com as “mãos na massa” tirei o casamento dos pais e dos avós maternos (os paternos são de outra freguesia, Cavalões, também no concelho de Vila Nova de Famalicão).
Os pais António Gomes de Araújo e Sá e Luísa Gomes da Silva, casaram a 11/10/1743, no Louro.
A 29/10/1720, casaram no Louro, os avós maternos, Fernando Gomes de Campos, filho de Domingos Gomes e de Ana Gonçalves de Campos, do lugar do Penedo, Louro com Isabel da Silva, filha de Francisco da Silva e de sua mulher Domingas Antónia, do lugar de Guilhovai, Louro. Foram testemunhas o Capitão Manuel de Campos e o Sargentos Maior Francisco de Afonseca de Escobar.
Para poder ter certezas aconselhava-o no entanto a ver nas freguesias de São Nicolau (Lisboa ) e Torcifal (Torres Vedras) se não aparece o primeiro casamento que indica seguramente os pais. O mais natural é que este casamento se tenha dado numa dessas freguesias. Se procurar nos nascimentos de eventuais filhos do 1º casamento numa dessas freguesias, seguramente indica o local do casamento. Nas freguesias de Lisboa desse período os livros costumam ter um índice alfabético o que facilitaria a pesquisa. Infelizmente estou longe de Lisboa, mas pode ser que algum frequentador da Torre do Tombos se disponibilize para fazer esta busca.
Se eventualmente se vier a confirmar alguma destas filiações coloco-me já à disposição para continuar as pesquisas nos livros do Louro e de Cavalões.
Desejando-lhe um bom ano de 2005 cheio de progressos genealógicos, envio os meus melhores cumprimentos

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga!

#81595 | DiogoGomesdeAraújo | 12 jan 2005 09:23 | Em resposta a: #81549

Caríssimo António Mota,

Como diz a sabedoria popular, não há fome que não dê em fartura. Efectivamente, depois de algum tempo a tentar obter uma pista para prosseguir as minhas pesquisas, são dois confrades, ambos de nome António, que me ajudam.

Não sei como lhe agradecer a gentileza, a disponibilidade e a rapidez com que respondeu ao meu apelo, pelo que se algum dia quiser vir à Tunísia, não hesite em me contactar.

Um grande abraço e muito obrigado,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#81639 | luizsillos | 12 jan 2005 18:27 | Em resposta a: #81572

Caro Sr. António Júlio Limpo Trigueiros,

Em primeiro lugar, gostaria que me desculpasse por ter tomado a liberdade em postar-lhe esta mensagem. É que vi a grande ajuda que prestou ao confrade Diogo Gomes de Araújo e não resisti. Boa parte de meus antepassados eram naturais de freguesias pertencentes ao distrito de Braga, cujos livros paroquiais mais antigos, também se encontram no Arquivo Distrital de mesmo nome e gostaria de saber, caso um dia o senhor retornar lá, poderia verificar alguns registros para mim. Caso não for possível, entenderei e estendo o pedido a todos que puderem me ajudar. Não é muita coisa, mas ficaria feliz se conseguisse avançar em minhas pesquisas. Segue:

1.º João, batizado entre os anos de 1661 a 1681 na freguesia de São Paio Carvalheira, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, f.o de Antonio Dias (do lugar de Paredes) e de sua mulher Margarida Fernandes;

2.º Casamento de Antonio Dias com Margarida Fernandes na mesma freguesia citada acima, ocorrido entre os anos de 1650 a 1680;

3.º Casamento de Diogo Pires (Palham) com Maria Dias na mesma freguesia acima, ocorrido entre 1683 a 1687.

4.º Casamento de Diogo Pires (outro) com Maria Fernandes na mesma freguesia, ocorrido entre 1645 a 1648.

5.º Bento, batizado entre 1695 a 1715, na freguesia de Santo André do Rio Douro, concelho de Cabeceira de Basto, distrito de Braga, f.o de Paulo Borges Carneiro e de sua mulher Benta Pereira.

6.º Casamento de Paulo Borges Carneiro e de sua mulher Benta Pereira, ocorrido na mesma freguesia de Santo André do Rio Douro, entre os anos de 1680 a 1710.

Qualquer informação será de grande valia.

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos
São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#81694 | antoniotrigueiros | 13 jan 2005 02:30 | Em resposta a: #81639

Caro Luís Gustavo de Sillos

Numa primeira oportunidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Braga vou tentar encontrar o que pede. Possívelmente só na próxima semana será possível.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#81698 | luizsillos | 13 jan 2005 02:53 | Em resposta a: #81694

Caro António Júlio Limpo Trigueiros

Muito obrigado por sua ajuda - independente de qualquer resultado!

Grato mais uma vez,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Braga

#83490 | luizsillos | 04 fev 2005 02:10 | Em resposta a: #81694

Caro confrade Sr. António Júlio Limpo Trigueiros,

Desculpe incomodá-lo novamente! É que nesta semana que passou, eu tive acesso ao microfilme referente aos batizados e casamentos ocorridos na freg. de São Paio Carvalheira, onde eu encontrei quase todos os dados que eu havia solicitado ao Sr. e que o amigo prontamente atendeu-me. Por este motivo, escrevo-lhe para que não tenha trabalho desnecessário, pesquisando informações já encontradas! Só fiquei chateado porque os registros de Carvalheira desse período, não trazia os nomes dos pais dos noivos, assim acabei não avançando muito nas pesquisas.
No entanto, quando o Sr. puder (sem correria), ainda necessito destes dois registros:

5.º Bento, batizado entre 1690 a 1715, na freguesia de Santo André do Rio Douro, concelho de Cabeceira de Basto, distrito de Braga, f.o de Paulo Borges Carneiro e de sua mulher Benta Pereira.

6.º Casamento de Paulo Borges Carneiro e de sua mulher Benta Pereira, ocorrido na mesma freguesia de Santo André do Rio Douro, entre os anos de 1680 a 1713.

Muito obrigado por tudo,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen