Mariages Portugais célébré en France

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Mariages Portugais célébré en France

#81227 | PEYRONNE Marilia | 08 jan 2005 17:21

Bonsoir,
Je fais des dépouillements des archives Catholiques, et Civils pour les archives Départementales et Municipales de Marseille, j'ai trouvé des actes de mariages d'ancêtres Portugais, y a t'il un site, ou je peux les mettre ça peut interresser quelqu'un.
Merci pour vos réponses
Amicalement Marilia

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81281 | Torres de Belver | 09 jan 2005 00:49 | Em resposta a: #81227

Bonjour, chère consoeur,

Nous sommes quasiment voisins et j'imagine que vous êtes probablement lusodescendante. Hélas pour moi, je ne suis que débutant et me suis orienté davantage vers la généalogie portugaise, mais je serais heureux de pouvoir vous être utile.
La communication d'adresses de sites internet étant contraire au règlement en vigueur sur celui-ci, je vous propose de me contacter directement pour vous en indiquer.
Vous pouvez le faire à l'adresse suivante : philippemartinsarobasesapopointpt.

Avec mes respectueuses salutations ainsi que mes souhaits d'un agréable dimanche,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81307 | PEYRONNE Marilia | 09 jan 2005 16:03 | Em resposta a: #81227

Bonjour,
MARIAGE
le 02/04/1840 regt 4 sur l'Etat Civil de Marseille B.d.R Françe
BARBOSA Jean ° 16/02/1790 à BERTIEROS ( Portugal) demeurant à Marseille 21,rue de la Mure, fils de Emmanuel Joseph ( cultivateur)et RODRIGUEZ Anne , le futur époux veuf à Marseille le 02/08/1837 de MALEVIELLE Elizabeth.
il épouse en 2 noces
MAILLE Marie Thérèse ° 09/07/1800 à GINASSERVIS dans le (Var 83) Françe demeurant également 21, rue de la Mure fille de feu Barthelemi (cultivateur) et feue GIRAUD Marie Anne, la dite future épouse Vve à Marseille le 11/05/1838 de SAUTEREL Jean François.

Amicalement Marilia

Resposta

Link directo:

Célebraçao d'um Casamento en France

#81352 | PEYRONNE Marilia | 10 jan 2005 00:27 | Em resposta a: #81307

Bonjour,
CASAMENTO
le 02/04/1840 regt 4 sur l'Etat Civil de Marseille B.d.R Françe
BARBOSA Jean ° 16/02/1790 à BERTIEROS ( Portugal) demeurant à Marseille 21,rue de la Mure, fils de Emmanuel Joseph ( cultivateur)et RODRIGUEZ Anne , le futur époux veuf à Marseille le 02/08/1837 de MALEVIELLE Elizabeth.
il épouse en 2 noces
MAILLE Marie Thérèse ° 09/07/1800 à GINASSERVIS dans le (Var 83) Françe demeurant également 21, rue de la Mure fille de feu Barthelemi (cultivateur) et feue GIRAUD Marie Anne, la dite future épouse Vve à Marseille le 11/05/1838 de SAUTEREL Jean François.

Amicalement Marilia

[Atrás] [Topo]

Resposta

Link directo:

merci

#81356 | Torres de Belver | 10 jan 2005 05:28 | Em resposta a: #81352

Bonjour,

Merci pour ces données, de tels cas étant assez rares dans la Provence de cette époque, elles constituent une rareté digne d'intérêt. La profession du marié peut même faire penser à un jeune soldat de la légion portugaise qui se serait installé en France à la fin de l'empire... On peut tout imaginer, ou presque.

Vous remerciant à nouveau, je vous souhaite de passer une agréable semaine et vous salue très cordialement.

bien à vous,

Philippe

Resposta

Link directo:

Célebraçao d'um Casamento en France

#81358 | PEYRONNE Marilia | 10 jan 2005 07:40 | Em resposta a: #81356

CASAMENTO
X 17/08/1833 regt 3 Marseille France
- FONSECA Jean Etienne Augustin d'Origine Portugaise, Commis ° 03/05/1804 à Marseille fils de feu Jean Baptiste ° 20/03/1771 à Porto (Portugal) d.c.d 21/04/1822 à Fort Royal (l'Ile de la Martinique) Matelot du Brig de Commerce, La Coralie, du Capitaine TRILLARD inscrit à Marseille folio 59 n° 67, , (le père de l'époux fils de Manuel Baptiste et DENIBLE Aimée et époux de feue MICHEL Marie d.c.d 20/10/1824 à Marseille agée de 50 ans elle est née à Tarascon dans les Bouches du Rhône 13 France elle est fille de Louis et BOYER Catherine.
- COLOMB Marie ° 30/07/1794 à Vienne (Isère 38) Françe fille de Pierre et CHOUTAN Louise, Vve de feu ST ROMAIN Jean Baptiste

P.S - la personne qui sera interessée par cet acte remontera sa généalogie de 3 générations

Amicalement Marilia

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81367 | cyrne | 10 jan 2005 10:39 | Em resposta a: #81227

La premiere chose a faire cet ecrir en portugais, puis si vou ne parles pas portugais demande nous une escuse et aprés vous pouvez faire tout en français et l'aide arivera!

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81454 | PEYRONNE Marilia | 11 jan 2005 08:57 | Em resposta a: #81367

Bonjour,

Chere Cyrne, je ne sais pas écrire en Portugais, j'essaie de le lire, j'arrive plus ou moins a le déchiffrer, exemple je ne sais pas ce que vous avez voulu me dire en ecrivant dans votre texte la phrase (demande de nous escuse ?)
Amicalement Marilia

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81807 | Torres de Belver | 14 jan 2005 07:40 | Em resposta a: #81367

Caro confrade Vasco Sousa Cyrne,

Não se preocupe, vamos tratar de traduzir isto tudo em breve.

A Sra Peyronne não pensou, nem quis, chatiar ninguém. Esperamos que não levou a mal esta tentativa de dispensar dados...

Com respeitosas saudações da França,

Philippe

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO/Mariages Portugais célébré en France

#81858 | FGJ | 15 jan 2005 01:08 | Em resposta a: #81807

Prezados PHILIPPE e MARILIA,
Estou interessado em casamentos em França de portugueses de nome MONTENEGRO no século 19.
Agradeço a ajuda que me possam dar.
Frederico GJ
Rio de Janeiro/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO/Mariages Portugais célébré en France

#81862 | Torres de Belver | 15 jan 2005 02:08 | Em resposta a: #81858

Caro Frederico GJ,

Será com muito prazer que lhe dispensaremos qualquer informação relativa ao tema que procura. Sabe, por acaso, do local ou região de França onde ocorreram os tais casamentos ?

Com os meus melhores cumprimentos e saudações lusodescendentes,
Philippe

Resposta

Link directo:

tradução

#81866 | Torres de Belver | 15 jan 2005 07:37 | Em resposta a: #81307

Bom dia a todos,
Venho qui dispensar ums dados encontrados nas minhas pesquisas. Espero que possam interessar alguém...

Maço 4, Registo Civil de Marselha (Bouches du Rhône)

João BARBOSA, nasceu a 16/02/1790 em Bertieros (Briteiros, Besteiros?) morador no 21, rua da Mure, Marselha,
filho de José Manuel (cultivador) e de Ana RODRIGUES, o nubente sendo viúvo (em Marselha) de Elizabeth MALEVIELLE.

Recebeu-se em segundas núpcias com Marie Thérèse MAILLE (nascida a 9/07/1800) natural de Ginasservis (Var, 83) morando também no n°21 da rua da Mure em Marselha,
filha dos falecidos Bartelemi (cultivador) e Marie Anne GIRAUD,
a nubente sendo viúva (em Marselha) a 11/05/1838 de Jean François SAUTEREL.

Cumprimentos,
Marília

Resposta

Link directo:

tradução #2

#81867 | Torres de Belver | 15 jan 2005 08:15 | Em resposta a: #81358

Registo de casamentos n°3, Marselha, França ;

João Estevão Augustinho FONSECA, de origem portuguesa, comissionário, nasceu a 3/05/1805 em Marselha,

filho do falecido João Ba(p)tista, nascido no Porto (Portugal) a 20/03/1771, falecido em Fort Royal (ilha da Martinique, Antilhas francêsas) a 21/04/1822,
marinheiro (marujo) no brig de comércio "La Coralie" do Capitão TRILHARD, registado em Marselha (pág. 59, n°67),

recebe-se em segundas núpcias a 17/08/1833 com Marie COLOMB, nascida em Vienne (França, Isère, 38) a 30/07/1794, filha de Pierre e de Louise CHOUTAN, casou em primeiras núpcias com o falecido Jean Baptiste SAINT ROMAIN.

(O pai do nubente era filho de um Ba(p)tista Manuel e de Aimée DENIBLE, era também esposo da falecida Marie MICHEL [que fal. a 20/10/1824 em Marselha, com a idade de 50 anos] ela sendo natural de Tarascon (França, Bouches du Rhône, 13) era filha de Louis e de Catherine BOYER)


Cumprimentos,
Marília

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO/Mariages Portugais célébré en France

#81873 | FGJ | 15 jan 2005 13:56 | Em resposta a: #81862

PHILIPPE,
Infelizmente nada sei do local.
O q você encontrar será benvindo.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81876 | czlfvmeu | 15 jan 2005 15:47 | Em resposta a: #81454

Marilia
Je suis ravi de faire votre connaissance.
Je ne connais personne de ma famille qui ait vécu à Marseille, mais un de mes ancêtres est né à Toulon. D'origine italienne, il s'appelait Claudio Chericoni et était fils de Rinaldo Chericoni. Il s'est marié en 1730 (à Livourne, pas à Toulon), ce que peut donner une idée approximative de l'époque de sa naissance.
Pourriez-vous me donner un avis sur ce qu'il me faudra faire pour avoir une copie de son acte de baptême?
Tout en vous remerciant d'avance, et vous souhaitant un heureux Nouvel An,
Eduardo A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81878 | PEYRONNE Marilia | 15 jan 2005 16:28 | Em resposta a: #81876

Edouardo,
Pouvez vous me donner le nom de sa mère, cela facilitera la recherche.

Avec tous mes remerciements
Marilia

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81879 | czlfvmeu | 15 jan 2005 17:02 | Em resposta a: #81878

Marilia
Je vous remercie d'une réponse aussi rapide.
Malheureusement, la source italienne (l'acte de mariage de Claudio Chericoni, à Livourne) ne contient que le nom du père du fiancé.
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81899 | kiki | 15 jan 2005 22:55 | Em resposta a: #81227

Chère Marilia, Chèr Philipe,

Ça fait longtemps que je ne viens pas sur ce site, mais en ouvrant ce matin j'ais pu constater um problême auquel vous pourriez peut-être m'aider: je n'ais aucun document en ce qui concerne mes grands parents maternels, étant donner qu'ils sont restés en France quand ma mère est venue étudier au Portugal. C'est une histoire très compliquée avec des départ un peux rocambolèsques pendant la 2eme Grande Guerre, mais je ne vais pas cesser de les retrouver. J'aimerais bien savoir comment obtenir des reseignement concernant ma grande-mère née á Armentière, et sur mon grand- père né á Toulouse. Je sais qu'ils se sont mariés á Paris, oú d'ailleurs ma mère est née.
Pourriez vous me donnés quelques indications sur comment faire ces recherches?
Je vous serait très reconnaissante.
Bien à vous, et un bom dimanche
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO/Mariages Portugais célébré en France

#81912 | Torres de Belver | 16 jan 2005 01:58 | Em resposta a: #81873

Caro Frederico,

Não se preocupe, pode ter a certeza que me recordarei desta sua procura. Ademais deveria ser fácil, o apelido Montenegro sendo pouco frequente em França.

Com cordiais saudações da beira do mar mediterráneo,
Philippe Martins
Nice/França

Resposta

Link directo:

oferta para disponibilizar dados

#81917 | Torres de Belver | 16 jan 2005 05:46 | Em resposta a: #81227

Caros confrades,
Favor desculpem o atrazo nesta tentativa para traduzir a primeira menságem da Sra Marília Peyronne... Aqui vai (com as minhas desculpas pelas interpretações) :

Na ocasião de pesquisas nos arquivos civis e paroquais (católicos) da cidade de Marselha (e do "Département" das Bouches du Rhône) encontrei vários assentos de casamentos de portugueses.
Haverá um site internet onde possa pô-los a disposição do "público" ? Se porventura chegarem a interessar alguém...
Obrigado pela atenção,
Marília

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81918 | Torres de Belver | 16 jan 2005 06:07 | Em resposta a: #81899

Cara Cristina Cohen,

Agradeço-lhe pela simpatia e prometo de estudar o caso a que aludiu com a Sr Peyronne, caso tenha contactos nas duas localidades de Toulouse e Armentières (o nas respectivas regiões a que pertencem).
Tentaremos responder-lhe brevemente no que diz respeito ao "modo operandi".

Com os meus melhores cumprimentos e votos do melhor,
Philippe Martins

PS : parabéns pelo seu francês !

Resposta

Link directo:

RE: Mariages Portugais célébré en France

#81926 | kiki | 16 jan 2005 12:03 | Em resposta a: #81918

Caro Philipe,
Ao contrário de si, eu sou portuguesa por ter cá nascido. A minha Mae era francesa e o meu Pai romeno, e os meus estudos foram quase todos feitos no Liceu Francês em Lisboa.
Tentarei obter elementos, mas pouco sei. A minha Avó chamava-se Madeleine Marle, nascida em Armentières (penso que por volta de 1902 e pouco mais sei. O meu Avô chamava-se Paul Raul Monlaur, nascido em Toulouse, também por volta de 1902. Sei também que a minha avó voltou a casar e partiu para o Equador, levando a minha mãe, que posteriormente, e dada a situação do seu segundo marido (Ministro da Cultura do Equador) voltaram para Paris por uns tempos, tendo vindo para Portugal, onde a minha mãe permaneceu.
Bem mas será bem mais fácil tentar obter mais elementos, se bem que vai ser dificil.
No entanto, agradeço-lhe do fundo do coração toda a sua disponiblidade.

Um abraço et à bientôt
Cristina

PS: Vi que falava numa localidade onde passei uns excelentes verões: Tarascon, mais concretamente Saint Étienne du Grès.. E a si dou-lhe os meus parabéns pelo seu português.

Resposta

Link directo:

RE: oferta para disponibilizar dados

#81935 | FGJ | 16 jan 2005 15:36 | Em resposta a: #81917

Caros MARILIA e PHILIPPE,
Sugiro que ponham os casamentos à disposição dos frequentadores da Genea Portugal.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: oferta transmitida

#81986 | Torres de Belver | 17 jan 2005 01:16 | Em resposta a: #81935

Caro Frederico,

Agradeço a sua resposta e vou transmití-la à Sra Marília.

Um seu confrade agradecido,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO-Naissances et Naturalisation

#82053 | Claude | 17 jan 2005 21:43 | Em resposta a: #81858

Bonjour Frederico,

Les enfants naissent le plus souvent dans la ville de résidence des parents. Le recensement des naissances (ci-dessous) dans les familles Monténégro peut permettre de localiser ces familles.

Naissance de Monténégro en France
entre
1891 et 1915
- 1 naissance à Paris 6°

entre
1916 et 1940
- 1 naissance à Paris 16°
- 1 naissance à Paris 14°
- 3 naissances à Orléans - 45 Loiret
- 1 naissance à Yssi-les-Moulineaux - 92 Hauts de Seine
- 1 naissance à Marseille - 13 Bouches du Rhône

entre
1941 et 1965
- 4 naissances à Orléans - 45 Loiret
- 1 naissance à Chauteaudun - 28 Eure et Loire
- 1 naissance à Bastia - 2B Haute Corse
- 7 naissances à Lyon 3° - 69 Rhône
- 2 naissances à Ramonville-Saint-Agne - 31 Haute Garonne
- 2 naissances à Montauban - 82 Tarn et Garonne
- 1 naissance à Chavieu-Chavagneux – 38 Isère
- 1 naissance à Marseille - 13 Bouches du Rhône
- 1 naissance à Tonneins - 47 Lot et Garonne

Autres MONTENEGRO

trois naissances chez MONTENEGRO DA SILVA - entre 1891et 1915 à Corbeil-Essonnes - 91 Essonne

une naissance chez MONTENEGRO DE BARROS - entre 1891 et 1915 à Nice - 06 Alpes Maritimes

deux naissances chez MONTENEGRO GONZALES - entre 1891 et 1915 à Evreux - 27 Eure

une naissance chez MONTENEGRO TEIXEIRA - entre 1891et 1915 à Nogent-sur-Marne - 94 Val de Marne

une naissance chez MONTENEGRO-TEIXEIRA - entre 1891 et 1915 à Mirefleurs - 63 Puy-de-Dôme

Concernant les naturalisations, sachant qu'auparavant une femme française qui épousait un étranger perdait sa nationalité française, et devait par conséquent demander sa réintégration de nationalité.

Il ressort des naturalisations ci-dessous que Mle NIGON originaire d'Oléans a épousé M. Félix MONTENEGRO de nationalité Bolivienne.

Naturalisations

Mle MONTENEGRO née le 04/02/1895 à Brindisi (Italie)
épouse MICLIETTA
A fait l'objet d'un décret de naturalisation le 20/10/1932 Journal officiel sous réf 11590-32

Mle SECCIA née le 31/05/1898 à Barletta (Italie)
épouse MONTENEGRO
A fait l'objet d'un décret de naturalisation le 26/07/1939 Journal officiel sous réf 9985-39

Mle NIGON née le 14/03/1922 à Orléans (Loiret)
épouse MONTENEGRO
A fait l'objet d'une réintégration de nationalité française le 29/03/1922 Journal officiel sous réf 318-963

Mr Raphalel MONTENEGRO né le 17/08/1895 à Barletta (Italie)
A fait l'objet d'un décret de naturalisation le 26/17/1939 Journal officiel sous réf 9985-39

Mr Ferdinand MONTENEGRO né le 19/09/1922 à Barletta (Italie)
A fait l'objet d'un décret de naturalisation le 26/07/1939 Journal officiel sous réf 9985-39

Mr Félix MONTENEGRO né le 14/05/1893 à Santa Trinidad (Bolivie)
A fait l'objet d'un décret de naturalisation le 29/03/1922 Journal officiel sous réf 318/959

Sincère salutations

C. Thémudo

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO-Naissances et Naturalisation

#82121 | FGJ | 18 jan 2005 16:17 | Em resposta a: #82053

Claude Thémudo,
Merci!
Vous ne parlez pas Portugais?
FredericoGJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO-Naissances et Naturalisation

#82128 | Claude | 18 jan 2005 17:16 | Em resposta a: #82121

Bonjour Frederico
La réponse est non, désolée.
Sincères salutations
C. Thémudo

Resposta

Link directo:

se quizer, disponha...

#82130 | Torres de Belver | 18 jan 2005 17:51 | Em resposta a: #82121

Oi !
Se o confrade Frederico quizer auxilio para traducção, pode contactar-me directamente, na direcção email que comuniquei na segunda menságem deste tópico.
Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe

Resposta

Link directo:

raízes e memórias

#82131 | Torres de Belver | 18 jan 2005 18:08 | Em resposta a: #81926

Cara Cristina,

Apresento-lhe as minhas sinceras desculpas pelo atraso em responder à sua menságem.
Agradeço-lhe pelos dados que me comunicou e espero entrar novamente em contacto consigo se por sorte venho a conseguir informações pelo meio de contactos meus.
Como julga, foram muitos, os casos semelhantes ao de sua família, no passado século XX. É difícil reatar os fios das existências de muitos membros de nossas famílias, sobretudo se houve guerras, genocídios e outros eventos traumáticos para embaralhar os destinos.

A localidade de St Etienne-du-Grès continua a ser um dos sítios mais aprazíveis das Alpilles. Um pequeno paraíso aqui em baixo nesta terra...

Agradeço e retribuo a sua simpatia, renovando os meus parabéns pelo seu uso da língua de Molière.

au plaisir,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: se quizer, disponha...

#82134 | FGJ | 18 jan 2005 18:26 | Em resposta a: #82130

PHILIPPE,
Obrigado!
Qdo surgir a ocasião falarei consigo.
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: raízes e memórias

#82161 | kiki | 18 jan 2005 20:59 | Em resposta a: #82131

Caro Philipe,

Je vous remercie de tout coeur votre gentillesse de me répondre si vite. La langue de Molière ( pour quoi pas de mon idole Tartarin de Tarascon) est ma langue maternelle, car je n'ais apris le portugais, j'avais environs 8 ans, et je vous dit, ça a été très dificil. Après le décès de ma mère, toutes nos vacances se passaient, à St. Étienne du Grès.

Agora na lingua de Camões:

Como lhe disse, vai ser dificil encontrar mais elementos, mas não perco esperança, tal como en relação á familia do lado paterno (Roménia, Polónia, Israel etc), e como bem o diz, principalmente pela perca de grande parte da familia. Mas não posso parar, sempre é uma forma de recordar pessoas que nos foram muito queridas.
Caso precise de algo deste "cantinho" não hesite.
À bientôt
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: raízes e memórias

#82201 | Torres de Belver | 19 jan 2005 15:00 | Em resposta a: #82161

Cara Cristina,

Croyez bien que le plaisir de correspondre avec vous est entièrement partagé. Je crois pouvoir imaginer ce qu'a dû être l'apprentissage du Portugais pour une enfant de huit ans (moi c'est à six ans que j'ai commencé à le faire, à l'occasion des congés d'été et cela chaque année, et ça n'a pas été sans difficulté).
J'ai toutefois fini par aimer passionnément cette langue -- l'une des plus belles parmi les langues romanes -- au point qu'il m'est devenu quasiment vital de la pratiquer le plus souvent possible.

Se lhe revelar que a família da minha mãe era armena (da Anatolia - refugiados por parte na Grécia e depois em França nos meados dos anos vinte) talvez concordará que posso partilhar o que ressente.
Tem toda a razão de dizer que devemos assumir o dever moral de manter viva a memória dos nossos parentes.

Agradeço a sua oferta do fundo do coração, esperando ter novamente o prazer de cruzá-la por aqui.
cordialement à vous,
Philippe

Resposta

Link directo:

casamento Gonçalves - Milany

#82490 | Torres de Belver | 23 jan 2005 04:51 | Em resposta a: #81227

Aqui vai mais um assento de casamento, comunicado pela Sra Marília Peyronne :


Em 29/06/1841 , Marselha, registo n°1 :

GONSALVES de JESUS (nome não mencionado) marinheiro, natural de Lisboa, nascido em 30/05/1816,
filho de António GONSALVES, palefreneiro, falecido em lisboa em 21/06/1833 e de Maria Rita da PIEDADE,
casou com :
Marie Magdeleine MILANY, natural de Oraison (Basses Alpes) nascida em 22/07/1813,
filha de Jean MILANY, falecido em 29/08/1825, em Oraison
e de Marie DECORI, falecida em 25/10/1819 em Oraison.

(Na ocasião do casamento, foi declarado e reconhecido pelos pais, um filho, cujo nome é Philippe Jésus Argolino GONSALVES, nascido em 27/05/1841, em Marselha).

Resposta

Link directo:

casamento Godinho/Donon

#83605 | Torres de Belver | 06 fev 2005 08:04 | Em resposta a: #81227

Registo de casamentos n°1, Marselha, França :

em 22/02/1844, Luís Carlos José GODINHO,
artista dramático, nascido em 3/11/1817 na cidade de Toulouse (Haute Garonne) filho do falecido José GODINHO (+ 30/07/1842 em Toulouse) com a idade de 60 anos, natural de "Oliomar" (?) Portugal, e de Carolina Hermínia PEREIRA ;

recebeu-se com Caroline Laure DONON,
artista dramática, nascida em 31/03/1822 na cidade de Thionville (Moselle) filha de Charles François Félix DONON e Jeanne Laure Joséphine OZY.

(foi lavrado um auto de consentimento de casamento pela mãe do nubente, em 30/08/1843 no escritório do Exmo Sr Cabanis, notário)

(Também foram declarados legitimados pelo nubente, dois filhos, Caroline Adélaide Laure DONON (nascida em 28/05/1843 em Marselha) e Alfred Louis DONON (nascido em 8/10/1841 em Estrasburgo [Alsácia]) ambos filhos de Caroline Laure DONON e de pai desconhecido)

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#130952 | tiagova | 12 out 2006 12:43 | Em resposta a: #83605

Caro Philippe,

Será que me poderá ajudar a localizar informações ou registos do falecimento de José Zuzarte Wrem, em 7.10.1917, na cidade de Marselha? José era consul de Portugal em Marselha e a sua permanência nestas funções estão envoltas num grande mistério. Gostava de saber se eventualmente os seus restos mortais foram trasladados para Portugal, onde residia a sua família.

Mto obrigado por qualquer informação sobre este assunto,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#131583 | Torres de Belver | 19 out 2006 03:02 | Em resposta a: #130952

Caro Tiago Silva,

Apresento-lhe as minhas sinceras desculpas pelo atraso em responder-lhe. Vou já pedir à Marília se algo consta nos registos dos arquivos da cidade de Marselha.

Se não tiver pressa, vou tentar obter algo relativo à este Sr Zuzarte Wrem. Sinto duplo interesse pelo meu bisavô haver passado um tempo em Marselha lá pela época da Ia guerra mundial (e parece que houve certos protestos violentos nesta cidade na época em questão). Durante anos julguei que apenas a comunidade italiana foi alvo de violência por parte dos "indígenas" (o caso acabou com vários italianos que foram mortos na localidade de "Salins de Giraud"). Vou tentar saber mais.

au plaisir,

Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#131596 | tiagova | 19 out 2006 09:29 | Em resposta a: #131583

Caro Philippe,

Muito obrigado pela atenção dada ao assunto. Adicionalmente, posso acrescentar que a sua permanência em Marselha deverá ter sido entre 11.2.1913 e a data do seu falecimento (7.10.1917). Por ocasião do funeral, deslocou-se a Marselha o seu genro, Luís Manuel da Silveira Vianna, mas já não consigo apurar se seria para tratar da trasladação dos restos mortais do sogro.

1 abraço e obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#131597 | spes | 19 out 2006 09:37 | Em resposta a: #131583

Caro Confrade

Tenho um sexto-avô, Guillaume de Roure, originário de Serviers-Lyon, casado com Jeanne Catherine Rach, nascida em Avignon cerca de 1720. Desse casamento nasceu Jean-Pierre de Roure, que casou em Portugal com Maria João O`Neill (afilhada do Rei D. João VI).

Será que tem informações que me possa fornecer sobre estes meus ascendentes franceses ??

Melhores cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#131859 | Torres de Belver | 21 out 2006 23:24 | Em resposta a: #131596

Caro Tiago Silva,

Obrigado pelas informações ! Serão muito úteis. Espero vir a ter éxito nas nossas pesquisas.

cordiais saudações,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: casamento Godinho/Donon

#131860 | Torres de Belver | 21 out 2006 23:28 | Em resposta a: #131597

O confrade Fernando Figueirinhas não me leve a mal, mas nada sei relativamente à Roures oriundos de Lyon. Se encontrar algo em relação aos seus Roures ou à Jeanne-Catherine Rach de Avignon, dir-lhe-ei.

Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: José Zuzarte Wrem (8.01.1850 - 7.10.1917)

#137202 | Torres de Belver | 14 dez 2006 04:08 | Em resposta a: #131596

Caro confrade Tiago Silva,

Lamento o atraso em responder-lhe, mas o nosso contacto em Marselha -- a Sra Marília -- tem estado muitíssimo ocupada com assuntos familiais sérios.

Regresso porém com algo, embora seja provavelmente pouco interessante visto que procurava conhecer qual foi o destino dos restos mortais do Sr José Zuzarte Wrem.
Ora bem, a Sra Marília encontrou o assento de óbito, mas nada consta relativamente às exequias (cemiterio, data...). Ainda não recebi o assento (se desejar que lhe mande pelo correio, diga por favor) mas as informações que tem não devem ser relevantes (apesar dos nomes de dois testemunhas franceses e da moradia em que faleceu o dito cônsul, o nome dos pais, da esposa -- já falecida julgo eu -- e do lugar do matrimónio, tudo coisas que já deve saber pois aparecem cá no Genea).

Mais umas semanas, e espero ter mais para disponibilizar-lhe, quando a Sra Marília for fazer pesquisas para os arquivos do cemiterio Saint Pierre (o principal localizado no centro de Marselha aonde seu antepassado poderá ter sido sepultado, visto que morava em pleno centro, no "boulevard national").

Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: José Zuzarte Wrem (8.01.1850 - 7.10.1917)

#137206 | tiagova | 14 dez 2006 08:45 | Em resposta a: #137202

Caro Philippe,

Agradeço imenso a sua disponibilidade sobre o assunto. Tudo o que me possa arranjar, sobre o assunto e a pessoa, é importante.
Gostava de ter o seu e-mail para lhe indicar a minha morada. P.f. dê-me essa indicação para: tiagova@netvisao.pt

1 grande abraço e obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: José Zuzarte Wrem (8.01.1850 - 7.10.1917)

#137413 | Torres de Belver | 16 dez 2006 16:58 | Em resposta a: #137206

Caro Tiago Silva,

Obrigado pela simpática resposta. Vou mandar-lhe um e-mail em breve.

Philippe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen