Localizar freguesia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Localizar freguesia

#81270 | MRegina | 08 jan 2005 22:45

Caros colegas,

Pesquiso a família Rocha, de Bouças, ou Aldoar, ou Matosinhos, Porto.

No documento de casamento de meu antepassado Joaquim da Rocha de 7 de JUN de 1781 da freguesia de San Martinho de Aldoar, Porto, há referência ao "lugar de Covelas, freguesia de San Martinho de Matos, do bispado do Porto", referindo-se a parentes do noivo. Não consegui localizar tal freguesia de S. Martinho de Matos, para poder continuar a pesquisa do pais nas fitas dos mormons. Gostaria de saber como posso localizar a freguesia, uma vez que tal igreja não foi encontrada. Será que mudou de nome? Alguém pode ajudar?
Cumprimentos,
Regina Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81285 | tfp | 09 jan 2005 02:39 | Em resposta a: #81270

Cara Regina Rocha,

Pesquisando por Covelas no site (...) obtém três hipoteses:

- Distrito de Braga > Concelho de Póvoa de Lanhoso > Freguesia de Covelas
- Distrito do Porto > Concelho de Baião > Freguesia de Covelas
- Distrito do Porto > Concelho de Trofa > Freguesia de Covelas

Descartada a 1ª hipotese por não pertencer ao distrito do Porto, eu apostava na freguesia de Covelas pertencente ao Concelho da Trofa já que o Orago é S. Martinho.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81287 | MRegina | 09 jan 2005 10:44 | Em resposta a: #81285

Caro Tiago
Obrigado por seu interesse, mas eu não procuro a freguesia de Covelas, mas sim a freguesia de San Martinho de Matos, do bispado do Porto onde existe um lugar chamado "Covelas". Como não consegui ainda localizar tal freguesia, não pude continuar minhas pesquisas por antepassados.

Um abraço
Regina

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81305 | magalp | 09 jan 2005 15:56 | Em resposta a: #81270

Cara Regina Rocha

Com a ajuda da "Corografia Portugueza" (50 anos mais antiga do que o seu documento), tenho três palpites:

- S. Martinho de Covelas, Abadia do Mosteiro de Stº Tirso, que hoje poderá ser a freguesia de Campo, concº de Stº Tirso. Não lhe garanto seja assim.
- S. Martinho de Guifoens, actual freguesia de Guifões, concº de Stº Tirso.
- S. Martinho de Lordelo, actual freguesia de Lordelo do Ouro, concº do Porto.

As três freguesias supra pertenceram desde 1519 até 1834, ao velho concelho e comarca da Maia, e não distam muito de S. Martinho de Aldoar, à excepção da 1ª que ficará a cerca de 6 légoas.
Acrescento que Rocha era e é um apelido muito comum em Guifões e Bouças.

Cmptos,
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81311 | san1 | 09 jan 2005 17:09 | Em resposta a: #81287

Bom dia,

Talvez a freguesia que procura seja « Alpendurada e Matos » ?
Se for para o site da ANAFRE pode ler : « O topónimo de Alpendurada advém da sua posição topográfica, pois que se encontra em grande declive, como que suspensa, pendurada sobre o rio Douro, nas faldas do monte de Sant’Iago de Arados. Pertenceu ao concelho de Bem-Viver, à comarca de Soalhães e foi sempre do distrito e diocese do Porto. »
E sobre tudo que « Matos, sob a invocação de S. Miguel, foi noutros tempos freguesia independente. »

Na lista dos arquivos paroquiais do Porto (Arquivo Distrital do Porto : http://www.adporto.org/downloads/cadastro.pdf) encontra-se arquivos relativos a Alpendurada e Matos (Marco de Canaveses) entre 1587-1896 e a Matos (Marco de Canaveses) entre 1586-1852. As duas paroquias fazem parte de Marco de Canaveses mas aparecem separadamente.

Quando procura num simples site de mapas (de tipo « expediaps ») encontra a freguesia de Matos no lugar de Alpendurada e Matos. Fica ao lado das freguesias de Ariz e de Varzea do Douro cujo orago é S Martinho para ambos (também aparecem na "Corografia Portugueza"). Talvez não seja uma coincidência? Mas talvez também seja uma pista errada?
O que da confusão é que o orago de Matos é S Miguel (o de Alpendurada e Matos é S João Baptista)...
Para mais informações sobre essas freguesias, va o site da câmara municipal de Marco de Canaveses : http://www.cm-marco-canaveses.pt/juntas/index.htm

Espero que isto lhe seja util, e sobretudo que não lhe dei mais confusão... (se for o caso, peço-lhe desculpa).
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81371 | MRegina | 10 jan 2005 11:20 | Em resposta a: #81305

Caro M.Magalhães

Agradeço muito sua ajuda e suas dicas, vou seguir essas pistas e ver se tenho sorte, mas como as fitas dos mórmons demoram um pouco a chegar não vou poder dar notícias tão cedo, de qualquer modo assim que tiver novidades volto a informar.

Muito obrigada e um abraço

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Localizar freguesia

#81373 | MRegina | 10 jan 2005 11:29 | Em resposta a: #81311

Bonjour Sandra

Gostei muito de suas informações e endereços de sites, vou seguir as pista do M. Magalhães por enquanto e ver se dão em alguma descoberta, do contrário tomo a direção de Alpendurada e Matos. Agradeço muito sua atenção, e não fiquei confusa de modo algum.

Abraços e au revoir

Regina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen