Pinchos(do Algarve)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pinchos(do Algarve)

#8130 | rafael mião | 21 ago 2001 22:44

Ex.mos Senhores
Procuro ascendência de João Pincho e de sua mulher D.Maria de Oliveira que foram avós de D.Maria de Oliveira Marreiros casada com o Fidalgo - Pedro Correa de Mascarenhas que foi Capitão-Mor do Algoz,concelho de Silves.E também de Leonardo Roiz Pincho e de sua mulher Leonor Pincho também meus avós e de Thomé Roiz Pincho que fundou Um Monte de Piedade,no Algoz,para ajudar os lavradores mais necessitados,criado por alvará Régio de 30-7-1704(D.Pedro II).Todas as informações me são úteis.
Desde já os meus agradecimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pinchos(do Algarve)

#8138 | rmfrp | 22 ago 2001 00:40 | Em resposta a: #8130

Caro Rafael Carvalho:

Sobre Pinchos não sei quase nada, mas por coincidência sou descendente de um tio materno de D. Maria de Oliveira Marreiros, e tenho alguns dados sobre esse ramo. Não sei se lhe interessam, e talvez já os tenha, mas aqui fica o que sei.

O Cap. Belchior Fernandes Canelas, Pagador Geral do Reino do Algarve, possuiu uma grande fortuna tendo contribuído para a causa do Duque de Bragança com avultadas somas. Foi o instituidor do vínculo da capela de S. Marcos, da Igreja dos Franciscanos do Convento do Parchel de Estômbar. Casou com D. Isabel Rodrigues. Tiveram pelo menos:

- D. Violante Rodrigues, ou Violante Vaz (num dos seus dois costados quase idênticos de Lobos - há um no Tomo II e outro no Tomo IV - Felgueiras Gayo indica que ela é filha bastarda de Belchior Fernandes Canelas, mas se atendermos a que esta senhora teve descendência de apelido Rodrigues e aparece no registo de casamento do seu filho João Álvares Marreiros como Violante Rodrigues, essa hipótese não parece muito credível), que segue.
- Arcângela de São Miguel, freira no Convento da Esperança em Beja.
- Isabel da Luz, freira no Convento da Esperança em Beja.

D. Violante Rodrigues, de Estômbar, casou com o Cap. Afonso Álvares Marreiros, também de Estômbar, que foi o primeiro administrador do vínculo instituído por seu sogro. Tiveram pelo menos:

- D. Maria da Esperança Marreiros, que segue.
- Fabião Rodrigues, que foi militar e prestou valorosos serviços no Algarve e Alentejo entre 1645 e 1692.
- Frei (título indicado no casamento de uma filha em 1705) João Álvares Marreiros, natural de Estômbar, que casou em Portimão em 29.05.1668 com D. Feliciana Correia de Figueiredo, natural de Tânger, filha de Francisco de Mesquita de Figueiredo e de Leonor Fernandes Velez. Foi cavaleiro-fidalgo da Casa Real, e da Ordem de Cristo.

D. Maria da Esperança Marreiros casou com Tomé Rodrigues Pincho. Tiveram pelo menos:

- D. Maria de Oliveira Marreiros.

Muitos destes dados constam do processo de extinção da capela de Estômbar, cujo último adminitrador foi Belchior Velez de Morais Bettencourt, neto de João Álvares Marreiros e D. Feliciana (Desembargo do Paço, Algarve, Maço 461, Número 19).

Espero que esta informação lhe seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pinchos(do Algarve)

#8139 | rafael mião | 22 ago 2001 01:06 | Em resposta a: #8138

Caro Rui Pereira
Boa informação que me dá susceptível de desenvolvimento.Se apurar mais alguma coisa dir-lhe-ei.Muito reconhecido pela oportunidade da resposta.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pinchos(do Algarve)

#8140 | rafael mião | 22 ago 2001 01:28 | Em resposta a: #8130

Caro Rui Pereira
Esqueci-me há pouco de lhe dizer que me interessam também muito os dados que tem da sua descendência de um tio materno de D.Maria de Oliveira Marreiros.
Continuação de uma boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pinchos(do Algarve)

#8152 | rmfrp | 22 ago 2001 19:09 | Em resposta a: #8140

Caro Rafael Carvalho:

Vejo que está interessado no meu ramo desta família (que provém de Frei João Álvares Marreiros). Se me indicar que tipo de elementos lhe interessam, verei o que tenho para si.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pinchos(do Algarve)

#8158 | rafael mião | 22 ago 2001 21:59 | Em resposta a: #8152

Caro Rui Pereira
Ficar-lhe-ei deveras agradecido pelo envio da informação que possa enviar-me,pois toda ela em geral e não apenas no aspecto particular é imprescindível e quem me conhece sabe que nunca dou a conhecer a ninguém as informações que me dão a não ser com autorização dos autores ou se forem públicas como aparecem,por ex. aqui no Forum.
Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 13:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen