Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Património

Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#81362 | DiogoGomesdeAraújo | 10 jan 2005 09:29

Caros confrades,

Uma prima minha conheceu uma pessoa que lhe disse que o nosso bisavô trabalhava como ourives na Ouriversaria Leitão, tendo dito que se lembrava que o nosso bisavô Joaquim Gomes de Araújo, entre outras coisas, teria feito uma comunicação no Porto, aquando de uma Exposição de Ouriversaria Portuguesa (c.1910), sobre a Ouriversaria em Portugal.

Também referiu que da sua autoria existiriam várias peças, sendo uma de maior destaque uma espada para o Rei D.Carlos.

Contou ainda que nessa Ouriversaria havia dois sócios que se zangaram (irmãos), sendo que um deles criou outra ouriversaria. Pôs a hipótese de ter sido essa a razão de o meu Avô ter ficado sem trabalho e ter partido para Moçambique talvez com a idéia de ir para a África do Sul, depois da procura pela sua arte ter desaparecido, depois da implantação da República.

Se houver alguém que disponha de alguma informação acerca da história da ouriversaria em Portugal, da Ouriversaria Leitão, da tal espada, de outras jóias da coroa ou da exposição de cerca de 1910 no Porto, agradecer-vos-ia, uma vez que já procurei na internet e nada.

Cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#81378 | jpcmt | 10 jan 2005 12:07 | Em resposta a: #81362

Caro Confrade:

Na Arv. nº 63 do Livro "Costados" de D.Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Livr. Esquina, Porto, 1997, encontrará 4 gerações de Leitões, Joalheiros da Casa Real. O mesmo autor publicou diversas obras sobre joalharia (referenciadas na obra citada), que, possivelmente, lhe interessarão.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Troviqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#81381 | DiogoGomesdeAraújo | 10 jan 2005 13:23 | Em resposta a: #81378

Caríssimo Confrade,

Muito obrigado pela informação prestada, vou ver o que consigo, seguindo estas pistas.

Um bom ano 2005,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#81533 | jose930 | 11 jan 2005 20:54 | Em resposta a: #81362

Caro Confrade

Nao poderei ajuda-lo muito pois nao tenho grandes elementos que possam ajudar a contar a historia da casa Leitao e deste modo encontrar os contributos que o seu Bisavo deu aquela ourivesaria.
Meu Avo foi socio minoritario dos irmaos Leitao, cabendo-lhe o papel de interlocutor junto da familia real apresentando os artigos da Casa Leitao. Do espolio que chegou as minhas maos tenho presente 2 catalogos com pecas de excepcional execucao.
Uma apresenta fotos das pecas que figuraram na exposicao do Rio de Janeiro em 1908 e o outro apresenta as melhores pecas do tempo da monarquia.
Caso isso possa ser-lhe util agradeco que me infome.
Cordiais cumprimentos
J. Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#85059 | magalp | 23 fev 2005 20:03 | Em resposta a: #81533

Caro J. Salgado

Peço-lhe o favor de me contactar, magalparrobahotmailpontocom, para lhe colocar uma questão que por este meio não é viável.
Cumprimentos,
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#85093 | casegas49 | 24 fev 2005 01:12 | Em resposta a: #81362

Caro confrade Diogo Desejo-lhe um Óptimo ano de 2005. Não consegui evitar de o contactar , notando que o seu Sobrenome é exactamente o mesmo de meus antepassados. Os meus antepassados vieram para a Beira Baixa, mais precisamente para Casegas, por volta de 1700. João de Araujo nasceu no Minho (especificamente no Lugar do Gontilhe, freguesia de Prozelo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo) que casou com Ana Francisca Dias , baptizada em Casegas a 20.o8.1690, casados em Casegas a 5.03.1720.
Se acaso será possível ser a mesma família agradecia a informação que me pudesse oferecer.

Cumprimentos João Rodrigyes Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#103841 | DiogoGomesdeAraújo | 26 out 2005 10:00 | Em resposta a: #85093

Estimado João,

Lamento só agora dar sinais de vida, mas não tenho tido muito tempo para visitar o Forum. Neste momento a minha pesquisa dos "Araújo" ou "Gomes de Araújo" está algo arrefecida, uma vez que encontrei um bloqueio à minha pesquisa difícil de ultrapassar.

De qualquer das maneiras, sei que os "Araújo" terão a sua origem nas Terras de Araújo, no que é hoje a raia do Minho Portugal/Galiza, pelo que se me cruzar com um dos seus antepassados, dar-lhe-ei conta.

Para mais informações sobre o meu ramo poderá consultar o tópico "Família Gomes de Araújo".

Cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#103842 | DiogoGomesdeAraújo | 26 out 2005 10:08 | Em resposta a: #81533

Caro José.

Muito obrigado pela sua mensagem de Janeiro. Peço desculpa por não ter reagido antes, mas não tenho visitado o Forum tanto como gostaria.

Pela mensagem do meu amigo, admito que os catálogos que tem em seu poder não fazem qualquer menção quanto ao ourives que terá desenhado ou criado cada peça.

Da mesma forma, também admito que não mencione uma espada especial do Rei D. Carlos.

Se me pudesse responder a estas minhas dúvidas, agradecia.

De qualquer das maneiras, será possível obter fotocópias (ou digitalizações) desses catálogos? Se tiver alguma idea sobre a melhor maneira de me poder enviar esse material, contacte-me por favor para o meu e-mail: misterberd @ yahoo . com

Melhores cumprimentos e um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#104012 | casegas49 | 28 out 2005 05:48 | Em resposta a: #103841

Caro Diogo
Receba os meus agradecimentos pela gentileza que teve em me responder quando têve oportunidade. A pena é que pelo que notei, não se deve tratar da mesma família. Consultei o tópico "Família Gomes de Araújo" onde notei.
Como resido no Canadá será um pouco difícil descobrir mais info, pois talvez só no verão de 2009 é que tenciono visitar novamente Portugal, e então dispensar pelo menos 3 ou 4 semanas para me dedicar á Genealogia da minha Família.

Agradecia que quando lhe for possível me indicar realmente ond ficam essas Terras de Araújo.

Cumprimentos,
João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#104046 | DiogoGomesdeAraújo | 28 out 2005 20:22 | Em resposta a: #104012

Caro João,

Aqui tem um excerto do sítio blasoneshispanos . com relativamente à origem dos Araújos:

"Na opinião de alguns autores, foram progenitores desta linhagem o Conde Rodrigo “O Veloso” e a sua esposa, a Condessa Dona Alambert, de sangue Real de França.

Acrescentam que alguns descendentes deste matrimónio passaram para Portugal, onde floresceram, sendo também Senhores do Castelo português de Araújo (cujo nome, sem dúvida, tomaram por apelido), que estava situado perto do rio Minho.

Outros autores prescindiram desta descendência e defenderam que a primitiva casa de Araújo surgiu em Portugal, no lugar denominado Araújo, do Conselho de Monção, província do Minho e distrito de Viana do Castelo. Acrescentam que dito lugar estava num monte, perto da margem esquerda do rio Minho e frente à povoação galega de Salvaterra.

Cavaleiros desse solar floresceram muito no reino de Portugal. Tem-se Vasco Rodrigues de Araújo como primeiro Senhor dessa casa. Gonçalo Rodrigues de Araújo foi grande cavaleiro, que mereceu o título de vassalo do Rei D. Fernando de Portugal. Outros varões dessa casa portuguesa passaram para a Galiza e fundaram novo solar perto do conselho de Lovios, da comarca de Bande e província de Ourense. Estima-se que o lugar em que se radicou essa nova casa foi na paróquia de Araújo, à qual deram nome, muito próxima do conselho de Lovios, sabendo-se que um dos primeiros Senhores dessa casa foi Paio Rodrigues de Araújo, o qual também foi Senhor das paróquias de Lovios, Gendive, Milmada e do castelo de Sande, todas da província de Ourense. Serviu dito Paio ao Rei D. Juan I de Castela, e desempenhou cargos proeminentes na vila de Celanova (Ourense). Irmão desse Paio era Lope Rodrigues de Araújo, Senhor e Alcaide-Mor de Lindoso (aldeia pertencente hoje à comarca de Vilafranca do Berzo, província de León) e Perigueio-Mor de Celanova."

Uma vez que não havia fronteiras nessa altura, admito que as "terras de araújo" deviam abarcar muitos concelhos e "concellos" que agora constituem parte do norte de Portugal e do sul da Galiza.

Espero que tenha sido útil.
Um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#104070 | casegas49 | 29 out 2005 06:24 | Em resposta a: #104046

Caro Diogo

Mais uma vez , os meus agradecimentos pela info que se dignou enviar-me.
Se acaso tem mais info dessa gente, será sempre útil recebê-la.

Sinceramente, e com um grande abraço,

João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Ca

#122691 | DiogoGomesdeAraújo | 13 jul 2006 20:48 | Em resposta a: #81533

Caro José,

Como admito que não tenha reparado na minha mensagem de 26/10/2005, tomo a liberdade de voltar a este forum como forma de o relembrar.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#145291 | zdb | 24 fev 2007 16:47 | Em resposta a: #81362

Caro Diogo Gomes de Araújo:

Tenho o maior dos gostos em lhe fornecer o que precisar para sua curiosidade.

Como membro da familia em causa. possuo em meu poder ou de parentes muito proximos, documentaçao, fotos e ate peças da casa "Leitão e Irmão" cópias de outras pertença da Casa Real.

Cumps
zdb

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#146233 | DiogoGomesdeAraújo | 03 mar 2007 09:11 | Em resposta a: #145291

Estimado zdb

Obrigado pela sua disponibilidade. Terá a possibilidade de, em algum documento ou catálogo, ver se encontra referência ao meu bisavô ourives, Joaquim José Gomes de Araújo. Apenas tenho rumores de que ele terá apresentado uma exposição no Porto por volta de 1910, tendo sido o autor de uma espada do rei D. Carlos.

Também gostaria de saber se corrobora a história de que houve dois irmãos "Leitão" que se zangaram, tendo-se separado e um deles aberto outra ouriversaria.

Grato pelos comentários ou pela informação que me possa disponibilizar.
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#157448 | pachancho | 27 mai 2007 18:28 | Em resposta a: #85093

João,

Meu trisavô, Francisco Luis de Araújo é natural da freguesia de Prozelo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. Casou-se com Carolina Luisa natural de S.João da Lagoa, Rio de Janeiro, Brasil. Este Araújo pelas datas é mais novo.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão Irmão - espada D. Ca

#185844 | leitao | 23 fev 2008 09:19 | Em resposta a: #81533

Sou o actual responsavel pela Casa Leitão.
Conheço bem o catalogo do Brazil (1908) . Não conheço o outro catalogo que refere.
Gostava de ter mais informação. È a separata do Ocidente?

Melhores cumprimentos

J.Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão Irmão - espa

#187023 | jose930 | 05 mar 2008 11:34 | Em resposta a: #185844

Caro Confrade
Na realidade trata-se duma separata do Ocidente.
Cumprimentos
J.Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão Irmão - espa

#197623 | DiogoGomesdeAraújo | 23 mai 2008 09:07 | Em resposta a: #187023

Caros confrades,

Será que não posso ter acesso a cópias destes documentos? Ou haverá alguém que pode me dizer se houve algum ourives entre 1880 e 1910 de apelido Gomes de Araújo que trabalhou alguma das obras dos catálogos? Alguém me mencionou uma espada do rei D. Carlos...

Obrigado por toda a ajuda e melhores cumprimentos
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão Irmão - espada D. Ca

#241061 | hamaral | 03 out 2009 19:41 | Em resposta a: #185844

Caro confrade

Segundo informação familiar, o meu avô, Amadeu Vaz Pinto do Amaral, natural do Porto, terá trabalhado para a Casa Leitão & Irmão, muito provavelmente na primeira década do século XX (senão antes).
Caso tenha alguma informação, ou exista alguma que possa consultar, agradeço o seu contacto.

Muito Obrigado
Henrique Pinto do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#264656 | Conde | 01 nov 2010 12:28 | Em resposta a: #81362

Alguém tem dados sobre Virgilio Barbosa Leão que trabalhou nesta firma no início do século XX? Agradeço muito.

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272764 | miguelDentinho | 18 mar 2011 00:17 | Em resposta a: #264656

sou neto de Virgilio Barbosa Leão, Sócio Gerente da casa Leitão & Irmão.
gostaria de saber se me podem dar algumas informações sobre o meu avô.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272765 | miguelDentinho | 18 mar 2011 00:18 | Em resposta a: #145291

gostaria muito de poder conversar consigo um dia.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão Irmão - espada D. Ca

#272766 | miguelDentinho | 18 mar 2011 00:20 | Em resposta a: #241061

gostaria de falar consigo quando puder.
muito obrigado,
Miguel Leão Dentinho

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272778 | Conde | 18 mar 2011 11:20 | Em resposta a: #272764

Dizem-me que é descendente de D. Teodósio segundo o livro OS BRAGANÇAS DA PROVÍNCIA DO MINHO.

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272779 | jose930 | 18 mar 2011 12:13 | Em resposta a: #272764

Caro Confrade,
Conheci bem o seu Avo e Avo, bem como os seus Tios na decada de 40 quando de ferias em Sintra. Como deve calcular guardo muito boas recordacoes desse tempo ja longinquo, mas mesmo assim tenho bem presente na memoria as pessoas e os sitios. Esse conhecimento e muito anterior e passa por uma boa relacao familiar entre os meus Avos e a familia Barbosa Leao. Caso esteja interessado em mais detalhes p.f. peca o meu e-mail ao Moderador.
Cumprimentos de
Jose

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272790 | jose930 | 18 mar 2011 14:45 | Em resposta a: #264656

Caro Confrade
A minha resposta e a mesma que transmiti ao nosso confrade MiguelDentinho neste topico.
Cumprimentos
Jose

Resposta

Link directo:

RE: Ouriversaria Leitão & Irmão - espada D. Carlos I

#272811 | miguelDentinho | 18 mar 2011 19:45 | Em resposta a: #272790

miguel.ponce.dentinho@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen