António Ribeiro Saraiva-Escritor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Património

António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81395 | jpcmt | 10 jan 2005 16:53

Caros Confrades:

Procuro a ascendência e descendência de António Ribeiro Saraiva, escritor e publicista, *1800 em Sernacelhe.

Terá sido proprietário da Casa Grande, em Paços da Serra, Serra da Estrela.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81412 | aburma | 10 jan 2005 19:45 | Em resposta a: #81395

Meu caro João,

Pelo menos o pai deste indefectível e digno miguelista consegui descobrir: tratava-se do desembargador Dr. José Ribeiro Saraiva, um dos julgadores de Gomes Freire de Andrade e seus companheiros (informação constante do Dicionário de História de Portugal, coord. Joel Serrão).

António Ribeiro Saraiva de Morais Figueiredo nasceu, curiosamente no dia 10 de Junho de 1800 e morreu exilado em Inglaterra a 15 de Dezembro de 1890. Está sepultado no cemitério de Ramsgate, no condado de Kent (perto de Londres), onde D. Miguel (II), lhe mandou erigir um monumento "viro perpetuae in Deum Patriam Regem fidelitate eximio" (op. cit.).

Não sei se terá tido descendência, pois pelo menos uma sua namorada inglesa, Catherine Sherson, pôs cobro ao namoro devida à oposição do pai a um casamento seu com um católico.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81419 | jpcmt | 10 jan 2005 21:08 | Em resposta a: #81412

Meu Caro Alexandre:

Muito obrigado pela informação. Já tinha visto na net uma biografia do cavalheiro.

Mas a sua nota, com o nome completo, confirma uma dúvida que me tinha surgido:
o brasão da Casa Grande é um partido de Morais e Figueiredo, o que confirma a sua relação com António Ribeiro Saraiva.

A Casa está na posse de uma descendente e dedicada a turismo rural. E foi precisamente esta senhora que pediu ajuda para conhecer a história da família.

Veremos se se consegue algo mais.

Um grande abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81428 | jpcmt | 10 jan 2005 21:56 | Em resposta a: #81395

Caros Confrades:

Entretando, e após as indicações recebidas do nosso Confrade Alexandre Burmester, a quem renovo os meus agradecimentos, encontrei no "Portugal Antigo e Moderno" de Pinho Leal, o seguinte:

O dr. José Ribeiro Saraiva casou com D. Francisca Xavier Constantina de Morais e Macedo, fº de Francisco Xavier de Morais e Figueiredo, de quem teve:
- D. Maria Heniqueta de Morais Ribeiro Saraiva;
- António Ribeiro Saraiva;
- Francisco d'Assis Ribeiro Saraiva c.c. D. Francisca de Faria Pimentel, de quem teve uma filha única (não nomeada).

Não há no texto qualquer indicação de que António Ribeiro Saraiva tenha casado ou tido sucessão, pelo que me parece possível que a actual proprietária da casa seja descendente do irmão.

Francisco Xavier de Morais e Figueiredo teve CBA em 1777, e a sua ascendência é conhecida.

Desde já se agradece qualquer informação adicional .

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81437 | vbriteiros | 10 jan 2005 23:20 | Em resposta a: #81395

Meu Caro João.
Lendo este seu apelo, procurei na minha papelada e encontrei um livrinho: "Cernancelhe e seu Alfoz" do Abade Vasco Moreira.
Pouco adianta sobre o que já aqui foi dito, mas assinala os cargos do pai, José Ribeiro Saraiva e diz que teve pelo menos dois irmãos :
1 - Francisco de Assis Teixeira que aparece adiante nas notas finais como Francisco de Assis Ribeiro Saraiva. Terá morrido em Cernancelhe, casado com uma prima de quem teve uma filha "..que lhe perpectua o nome e a descendência".
2 - D. Maria Henriqueta Ribeiro Saraiva, que sempre tratou dos irmãos. O autor não diz se casou ou deixou descendência.
Isto lido "à vol d´ oiseau". Se precisar de mais informções de Sernancelhe , tentarei obtê-las junto de amigos de lá.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#81455 | jpcmt | 11 jan 2005 08:58 | Em resposta a: #81437

Meu Caro Vasco:

Muuito obrigado pela sua paciência e ajuda. A pouco e pouco, com a boa vontade dos Amigos, vou reconstituindo o "puzzle".

O artigo "PA&M" é bastante extenso, ou não fosse Pinho Leal outro miguelista ferrenho. Foi por me lembrar disto, aliás, que o fui consultar.

Por agora, resta-me descobrir a ligação com as actuais proprietárias da Casa, pois tudo parece confirmar que António Ribeiro Saraiva não deixou descendência.

Um grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#82037 | vbriteiros | 17 jan 2005 19:42 | Em resposta a: #81455

Caro João.
Revendo mais uma vez os meus papeis sobre Sernancelhe encontrei o livro "Fastos e Factos" do meu colega e amigo Mário Xavier de Araújo, que além das genealogias dos Araújo, Fayões e Sobral e Castro e outras familias do Concelho, aborda também certas histórias locais. Assim, a páginas 349/50 lê-se: ....alguns fidalgos miguelistas abandonaram o País, como António Ribeiro Saraiva Morais de Figueiredo, de Sernancelhe ( donde nessa altura sairam catorze arrobas de libras de ouro) que se fixa em Inglaterra, velha amiga (nem sempre...) e aliada. Surge uma paixão entre ele e uma jovem inglesa, Kathy Churchil, mas o pai dela impede o casamento por razões religiosas. O amor continuou.... Por volta de 1955 apareceu em Sernancelhe um inglês a perguntar pelas propriedades dos Ribeiro Saraiva...E o herdeiro inglês mais uma vez não se desfez!...
Mais abaixo o autor diz que esta história lhe foi contada pelo Senhor Padre Cândido António Lemos de Azevedo, dotado de religiosidade profunda e saudável e de um grande saber sobre a História do Bispado de Lamego.
Parece que efectivamente existem descendentes no Reino Unido.
A propósito deste assunto o Autor confirmou-me a existência em Sernancelhe da casa de António Ribeiro Saraiva com uma capela brasonada de Figueiredos e onde aparece um F maiúsculo que asseguram ser a inicial da empresa/divisa de António Ribeiro Saraiva , FIRME.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#82051 | jpcmt | 17 jan 2005 21:28 | Em resposta a: #82037

Meu Caro Vasco:

Mais uma vez, obrigado.

De vez em quando aparece-nos, por mero acaso, uma história curiosa e, puxando pelos cordelinhos, tudo se compõe. Falei hoje, telefonicamente, com a actual proprietária da Casa Grande de Paço de Serra, que ficou feliz com as nossas descobertas! Vou-lhe mandar, agora, todas as informações que, com a sua ajuda e de outros Confrades, foi possível coligir.

Um grande e amigo abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: António Ribeiro Saraiva-Escritor

#82289 | mariacasas | 20 jan 2005 19:44 | Em resposta a: #81395

Todos ou quase todos os Ribeiro; Ribeiro Costa do Amaral são de Loriga, Meruge; Ol.Hospital; Folhadosa;

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen