Baptista, nome feminino?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Baptista, nome feminino?

#81469 | nuno27 | 11 jan 2005 11:40

Encontrei recentemente durante as minhas pesquisas genealógicas uma senhora nascida no final do sec. XVI, que se chamou mais tarde BAPTISTA JORGE.
Este nome Baptista também podia ser utilizado para mulheres? Eu só o tinha visto até então, aplicado a homens.
Já depararam com semelhante situação?

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#81599 | nuno27 | 12 jan 2005 11:05 | Em resposta a: #81469

...

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#81607 | artur41 | 12 jan 2005 13:34 | Em resposta a: #81469

Caro Nuno Alves,


Uma irmã de uma antepassada minha chamava-se QUITÉRIA BAPTISTA, e era irmã de Joana Maria de Araujo e Souza. Eram ambas filhas de Baptista de Araujo e Souza, meu nono avô (Bacharel, e Capitão do Concelho de Fermedo).

O que é curioso, no seu caso, é o "Baptista" figurar como "primeiro nome" próprio. Tem a certeza que não houve algum engano?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#81738 | nuno27 | 13 jan 2005 15:47 | Em resposta a: #81607

Caro Artur,
obrigado pela resposta, mas era mesmo "a Baptista".

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82010 | CBBC | 17 jan 2005 15:22 | Em resposta a: #81738

Nuno,
Não resisti à vontade de entrar nessa conversa porque sou uma Baptista, mas de sobrenome. Na verdade, um de meus mais remotos ancestrais, pelo menos de conhecimento da família, chamava-se João Baptista dos Santos Pinto Loyola, de origem espanhola, mas com nome bem aportuguesado, convenhamos.Mas também na época da Inquisição era fato comum, a mudança de nome, não é mesmo? Sem saber a razão, o Baptista de seu nome deu origem ao sobrenome de minha família. Boa sorte!
CBBC

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82521 | rmfrp | 23 jan 2005 16:38 | Em resposta a: #81469

Caro Nuno Alves:

De facto, eram comuns os nomes de senhoras com "Baptista" após o primeiro nome (Antónia Baptista, Domingas Baptista, Joana Baptista, Maria Baptista, etc.), mas nas raras ocasiões em que encontrei "Baptista" como primeiro nome tratava-se sempre de indivíduos do sexo masculino.

Houve um detalhe que me chamou especialmente a atenção na sua mensagem. Diz que a senhora "se chamou mais tarde" Baptista Jorge. Tem informação de outro nome, anterior, para a mesma pessoa?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82529 | pinheirov | 23 jan 2005 17:27 | Em resposta a: #81469

Prezado Membro

Tento encontrar informações sobre a ascendência de um meu antepassado Pedro Vaz (Roiz) Malafaia e sua mulher «Anna Jorge», nascida como ele, cerca de 1580, provavelmente em Arouca ou na paróquia de St. Miguel de Vila Oliveira (hoje Oliv. de Azeméis) como todos os seus filhos.
Sem querer abusar da vossa disponibilidade, apreciaria me dissesse se essa Senhora «Baptista Jorge» do final do século XVI a que refere no seu tópico, vem dessa região ou de próximo.
Acaso terá encontrado nas suas pesquisas, outros elementos sobre os desse apelido Jorge, lugar e época (sobretudo anterior ao último quartel do século) ? Mascarenhas poderá também ser um outro apelido associado a esses «Jorge».

Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82589 | nuno27 | 24 jan 2005 11:24 | Em resposta a: #82529

A senhora em questão é da zona de Tomar.

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82591 | nuno27 | 24 jan 2005 11:33 | Em resposta a: #82521

Quando escrevi "mais tarde" estava a referir-me ao apelido Jorge, na altura do seu casamento. Isto porque como sabe os apelidos eram escolhidos ao gosto de cada um, podendo ser tanto de apelidos como de nomes próprios do pai, da mãe, de avós, de padrinhos, etc.
Ela terá sido baptizada como Baptista e depois ter adoptado o apelido que quis.

Eu começo é a pôr em questão o facto de ela se chamar Baptista. Começo a pensar que não li bem o que lá estava escrito.

Nuno

Resposta

Link directo:

33 antepassados de apelido Jorge

#82598 | jliberato | 24 jan 2005 13:03 | Em resposta a: #82529

Caro Victor Pinheiro
O apelido Jorge era extremamente frequente em Portugal. Trata-se evidente de um patronímico.
Por isso é impossível falar de uma família Jorge.
Só nos meus antepassados tenho 33 diferentes pessoas de apelido Jorge, pertencendo a 15 ramos diferentes!
Freguesias:
Sertã
Água d'Alto, Vila Franca do Campo, Açores
Colares, Sintra
Montelavar, Sintra
Vila Franca, Oliveira do Hospital
Salir, Loulé
São Domingos de Rana, Cascais
Nossa Senhora da Consolação, Sesimba
Avanca, Estarreja
Ferreira do Zëzere
Alcabideche, Cascais
São Pedro, Vila Franca do Campo, Açores
Oeiras
São Pedro, Sintra
São João das Lampas, Sintra.
Sobre Sertã, Salir, Ferreira do Zêzere, Oeiras, existem tópicos aqui no Forum que mencionam algumas das pessoas em causa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: 33 antepassados de apelido Jorge

#82607 | pinheirov | 24 jan 2005 14:26 | Em resposta a: #82598

Prezado JLiberato

Agradeço a sua informação e esclarecimento. Desconhecia a existência desse apelido até o encontrar recentemente associado a um dos meus. Penso então que a mais provável origem desse familiar, seja Avanca e Estarreja por várias circonstâncias, mas daí pouco ou nada pude ainda obter, nem mesmo do ADAveiro a quem solicitei os assentos dos descendentes. A sua própria descendência não usa o dito apelido, o que dificulta as coisas.
A sua informação poder-me-à porém ser de grande ajuda, por me abrir novas pistas.
Melhores cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#82610 | pinheirov | 24 jan 2005 14:31 | Em resposta a: #82589

Obrigado

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#83054 | rmfrp | 30 jan 2005 14:05 | Em resposta a: #82591

Caro Nuno Alves:

Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Tinha ficado com a impressão errada de que, eventualmente, haveria registos que davam a senhora em questão com outro nome próprio.

Devo referir que não me parece que existisse grande liberdade individual para a escolha dos apelidos. Estes seriam impostos pelos pais, na maioria dos casos, e por vezes pela própria sociedade que designava a pessoa com um determinado apelido de entre os da sua ascendência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#86562 | jliberato | 20 mar 2005 14:49 | Em resposta a: #81469

Caro Nuno Alves,
Confirmo a existência de Baptista como nome feminino.
Encontrei recentemente três casos na freguesia de Mioma, concelho de Sátão.
Baptista, baptizada aos 27-03-1705, filha de Inácio Rodrigues e Maria Lopes.
Baptista, baptizada aos 08-07-1710, filha de João Cardoso e Maria Pais.
Baptista, baptizada aos 21-06-1714, filha de António Lopes e Maria João.
Em qualquer dos casos, não tenho dúvidas que a Baptista em causa era do sexo feminino.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Baptista, nome feminino?

#86603 | nuno27 | 21 mar 2005 15:18 | Em resposta a: #86562

Caro Jliberato

Muito obrigado pela sua resposta.

Realmente este tópico aberto no príncipio deste ano, revelou-se a meu ver bastante útil.

Depois de eu passar pela incerteza do que tinha colocado no fórum, outras pessoas além de mim leram o documento a que me refei e tb sem dúvidas nenhumas concluiram que se trata de uma pessoa do sexo feminino.

Abraço

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen