Pescadarte - Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pescadarte - Portimão

#81470 | FS | 11 jan 2005 12:25

Boas Tardes

Nas minhas andanças descobri bisavós de Portimão e Lagos e de quem nada conheço, só sei os seguintes elementos:
ANTONIO MARIA PESCADARTE, natural de Vila Nova de Portimão, guarda marinha,casado com ROZA DA ENCARNAÇÂO RAMOS de Lagos.
Agradeço a algum dos confrades que tenham encontrado estes nomes ou que estes meus ascendentes entroquem o favor de me informar, porque farem diligências para saber mais alguma coisa.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#81505 | melisa | 11 jan 2005 17:59 | Em resposta a: #81470

Caro FS
Viveram em que altura?
Será mesmo Pescadarte?
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#81591 | FS | 12 jan 2005 07:43 | Em resposta a: #81505

Bom Dia Melissa
Realmente o apelido dos meus bisavós é mesmo Pescadarte, não sei de onde é originário mas existe, conprovei nas Certidões de nascimento e casamento da minha avó e através das assinatura do pai dela várias vezes pois foi padrinho da vários netos, ele terá nascido por volta de 1870. Como estou em Lisboa não me posso ausentar agora ao ADFaro para pesquisar por isso utilizo o GENEA na esperança que alguém conheça os nomes dos meus ancendentes, como já tem acontecido, estou à espera das férias para avançar mais.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#81770 | melisa | 13 jan 2005 19:44 | Em resposta a: #81591

Caro FS
Até agora não encontrei nos registos paroquiais de Portimão ninguém com este apelido, mas as minhas pesquisas em Portimão têm sido pontuais por isso não quer dizer que não existam. Vou estar mas atenta.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#81773 | jorge_arez | 13 jan 2005 20:08 | Em resposta a: #81505

cara maria elisa
e ja encontrou algum arez nas suas investigaçoes
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#81806 | FS | 14 jan 2005 07:40 | Em resposta a: #81773

Bom Dia Mª Elisa

Agradeço a sua resposta como agradeço que se por acaso nas suas pesquisas deparar com este apelido me informe.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#82334 | melisa | 21 jan 2005 05:46 | Em resposta a: #81773

Caro Jorge Arez
Já encontrei Arez em Portimão, embora não tenha tirado apontamentos.
Mas depois da sua mensagem já encontrei:

Casamento em Portimão a 1/12/1731 de:
Francisco Dias (Sitio da Arrojela de Cima) filho de João Baptista (já defunto) morador que foi na Senhora do Verde e de Catarina Alvares que casa com Leonor Josefa natural de Portimão filha de António de Arez e de Brites Gonçalves.
(já defunta)

Em 13/2/1634 Luis Alvares (filho de ....... e de Isabel Arez cc Margarida Amada (filha de Vicente Amado e de Isabel Rodrigues)

A 5/5/1709 Vicente de Arez (solteiro) filho de Domingos de Arez e de Maria Vaz (já defuntos) moradores que foram nas Quintas freguesia de Portimão cc Josefa Maria filha de Domingos Simões e de Maria Fernandes, moradores e naturais de Portimão.

A .../1/1709 tenho o casamento de Brizida Maria , irmã do Vicente Arez acima que casa com Manuel Alz(n) (da Lapa) filho de outro Manuel Alz(n) e de Beatriz Fernandes moradores em João das Donas -Portimão.(neste casamento diz que o noivo era natural de Lagoa).

Encontrei ainda uma Margarida Arez Loba Fº de Manuel Lobo Freire e de Margarida Arez a casar em 1686..

E uma Leonor Arez que casa em 1694.
Destes últimos não tirei apontamento pois estava mesmo de saída e não houve tempo para mais.
Espero que lhe tenha sido útil
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#82335 | melisa | 21 jan 2005 05:49 | Em resposta a: #81806

Caro F.S.
Vou estar atenta e caso encontre algo, dir-lhe-ei.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Arez - Portimão

#82336 | melisa | 21 jan 2005 05:51 | Em resposta a: #81773

Caro Jorge Arez
Veja a minha mensagem das 5 e 46 que ficou fora do lugar.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#82337 | melisa | 21 jan 2005 05:52 | Em resposta a: #81773

Ver abaixo

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#82404 | jorge_arez | 21 jan 2005 23:11 | Em resposta a: #82337

muito obrigado m elisa
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#83229 | FS | 01 fev 2005 07:52 | Em resposta a: #81470

Bonbs Dias

Caros Confrades

Em genealogia temos de ter muita perseverança, porque devagar se vai ao longe.Já sei mais qiualquer coisa sobre os meus bisavós.
António Maria Pescadarte nasceu por volta de 1870 em Portimão , filho de José Maria Pescadarte e sua mulher Rosa Angélica. Rosa da Encarnação Ramos Pescadarte nasceu por volta de 1873 em Lagos filha de Mathias Lourenço Rato e Maria do Espírito Santo Rato.
Não sei de onde vem este apelido Rato porque não se transmitiu a ninguém, mas como disse devagar se vai ao longe...

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106889 | BPESCADARTE | 06 dez 2005 10:43 | Em resposta a: #83229

OLÁ FS
POR ACASO EU TAMBÉM TENHO FAMILIA COM PESCADARTE, O MEU TRISAVÔ MANUEL PESCADARTE NASCEU EM PORTIMÃO, DEPOIS VEIO PARA A GUARDA E CASOU-SE CÁ COM MARIA DA CONCEIÇÃO
ACHAS QUE PODEMOS SER FAMILIARES
Cumprimentos
B. PESCADARTE

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106891 | FS | 06 dez 2005 11:18 | Em resposta a: #106889

Bons Dias Caro Confrade Pescadarte
É com imensa alegria que constato que existe mais Pescadartes, porque realmente os únicos que conheço são família e mesmo assim são poucos. Ora bem a sermos parentes é bem provável visto que ambos eram de Portimão agora o essencial é conseguir entroncá-los. Este ramo eu não o tenho estudado porque tenho que ir ao ADFaro para conseguir elementos para depois conseguir continuar na T.T. Se por acaso tem alguns elementos anteriores a 1870 e se quiser disponibiliza-los agradeço.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106892 | BPESCADARTE | 06 dez 2005 11:34 | Em resposta a: #106891

caro fs
o meu trisavô veio de portimão em meados de 1860/65 era muito pequeno tinha para ai 2 a 5 anos, e veio para longroiva concelho de meda aos 16 anos casou-se.
vou tentar saber mais alguma coisa ok.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106900 | BPESCADARTE | 06 dez 2005 13:45 | Em resposta a: #106892

caro fs
aquilo que a minha familia me conta sobre o apelido pescadarte é que ele tinha muito jeito para a pesca e era muito abelidoso para outras coisas como pintura,artesanato e então por isso lhe chamaram pescadarte, por um lado tem lógica pois no Algarve existe muita pesca e muito artesanato, não sei se é só história ou realmente é verdade, mas assim que souber mais alguma coisa digo-te ok
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106907 | FS | 06 dez 2005 14:28 | Em resposta a: #106900

Boas Tardes Caro Confrade
Pois realmente como o próprio apelido sugere será arte da pesca ou pescador, realmente não sei, o facto de serem algarvios e de estarem em contacto com o mar poderá ser uma pista. Eu realmente pouco sei desta gente nem de onde aparece este apelido. Quero ver se quando puder, vou a Faro para ver se consigo qualquer coisa ou então vejo na T.T. será um tiro às escuras mas as vezes pode-se ter sorte! Assim que tiver novidades coloco no tópico. Acho engraçado, se na eventualidade, de sermos parentes encontrar alguém na Guarda, pois tenho ascendentes da parte paterna na zona de Fornos de Algodres.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#106990 | BPESCADARTE | 07 dez 2005 13:24 | Em resposta a: #106907

Boa Tarde
Caro FS, eu não mora na Guarda eu estou em Setubal os meus pais é que nasceram na Guarda. Assim que souberes de mais alguma coisa escreve ok
Cumprimentos
BPescadarte

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333605 | m.elisa | 08 ago 2013 19:29 | Em resposta a: #106907

Caro FS

Város anos após a nossa troca de mensagens encontrei o baptismo em Portimão de um José que penso seja irmão do seu avõ António.

Asim: a 28/05/1875 nasceu em Portimão, José, filho de José Maria de Sousa Pescadarte, navegante, natural de Portimão e de s/ m.er Rosa Angélica, natural de Ferragudo.

Neto Paterno de António Braz e de Quitéria Joaquina
Neto materno de Eusébio de Aguiar e Maria Rosa.

José Maria e Rosa Angélica, à data. eram moradores na Rua Vasco da Gama em Portimão.

Se entretanto encontrar o baptismo de seu avô dir-lhe -ei.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333606 | m.elisa | 08 ago 2013 19:42 | Em resposta a: #81470

Caro FS

Por lapso a minha resposta de hoje não seguiu uma intervenção sua, pelo que agradeço veja a mesma no fim do tópico.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333622 | FS | 09 ago 2013 07:53 | Em resposta a: #333605

Bons Dias D. Elisa

Foi uma agradável surpresa que me transmitiu porque estou a ver on-line os registos do ADFaro e já cheguei a certas conclusões, queria era ter mais elementos para por no fórum, também tenho dado uma olhada pelo site do confrade Nuno Inácio sem saber que a D. Elisa também tinha participado na sua elaboração. A grande pena é que o AD lisboa não disponibilize on-line os assentos que tem a sua guarda, só mesmo fazendo uma pesquisa presencial, mas tenhamos fé que um dia lá será...

Melhores cumprimentos


FS

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333633 | m.elisa | 09 ago 2013 13:33 | Em resposta a: #333622

Caro FS

Desculpe tratá-lo assim, mas não sei o seu nome.

E por favor não me trate por D., aqui somos todos amantes da genealogia.

Relativamente a essa base de dados não participei diretamente, embora tivesse emprestado os microfilmes que eu adquirira na Torre do Tombo e também aí se encontrem muitos dados por mim pesquisados e também por outros geneologistas que pesquisam Algarve. Quem realmente participa é o nosso confrade Roberto Lopes.

Em relação ao seu antepassado caso o "encontre" dar-lhe-ei notícias.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333648 | FS | 09 ago 2013 18:57 | Em resposta a: #333633

Boas Tardes D. Elisa
O baptismo do meu bisavô António Maria Pescadarte já o consegui, nasceu em 01-06-1868 e foi baptizado a 23-08-1868. Quanto ao pai dele viveu também em Ferragudo, terra natal da mulher , pois encontrei 2 registos de baptismo lá. Só a titulo de informação no registo do baptismo do meu Bisavô só consta os dois ultimos matrimónios, também não sei a razão, porque tenho o matrimónio dele em Alcantara Lisboa, com a minha bisavó Rosa da Encarnação que foi a 03-12-1892 tinha ela 15 anos e os pais tiveram que dar autorização. Para trás é que a porca toce o rabo como se costuma dizer, embora tenha encontrado o baptismo do meu trisavô José tudo se complica um bocado, com a ausencia de sobrenomes ou com eles trocados, mas o melhor para conseguir tirar tudo a limpo é transcrever todos os registos da paroquia e tentar entronca-los, é muito trabalho mas como qum corre pir gosto nãso cansa... lá vou conseguindo aos poucos. Quanto ao meu nome é Fátima e pode-me tratar assim mesmo até porque não gosto que me tratem de outra forma...sem D. ou Sra. é simplesmente Fátima.

Cumprimentos

Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Pescadarte - Portimão

#333783 | m.elisa | 13 ago 2013 00:47 | Em resposta a: #333648

Cara Fátima

Não me trate por D. , senão sou "obrigada " a fazer o mesmo consigo. ;)

Ainda bem que já localizou o seu bisavô. A mim inicialmente ter-me-ia passado despercebido, pois os apelidos Sousa Pescadarte estão omissos, ao contrário do que sucedeu no baptismo do seu tio bisavô.

Penso que os seus tetravós teriam casado em Portimão. Vou estar atenta.
Relativamente à ausência do averbamento do seu 1º casamento, penso que se deve a que na época em que foi contraído pois ainda não havia Registo Cívil, e os priores das paróquias onde eram efectuados não tinham que comunicar os mesmos à paróquia onde os nubentes tinham sido baptizados.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen