Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Famílias | Cargos | Regiões

Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#81496 | dmvasconcelos | 11 jan 2005 15:58

Caros Confrades,

José Marinho, da Casa da Castanheira, Barregã, Borba da Montanha, casou-se a 27.11.1698 na Casa do Bairro em Ribas, Celorico de Basto, onde faleceu a 21.12.1718.

Era filho de Domingos Gonçalves (notário) natural do lugar do Assento em Borba, e de sua mulher Maria Marinho do lugar da Igreja, Castanheira (falecida em S.Gonçalo de Amarante).

José Marinho foi irmão do Padre Manuel de Carvalho (A.D.B. processo de inquirição de génere nº 6999 de 18.8.1689), sendo seus avós paternos Sebastião Dias e Senhorinha Gonçalves do lugar do Assento, Borba da Montanha, e avós maternos Francisco de Carvalho "O Medina" e Maria Marinho do lugar da Igreja, Castanheira.

Se algum Confrade tiver informações sobre a ascendência, ou algum ramo descendente desta Casa da Castanheira, teria muito gosto na troca de dados genealógicos.

Saudações cordiais,

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#128048 | AQF | 11 set 2006 14:28 | Em resposta a: #81496

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral,

Só agora encontrei esta sua mensagem daí a resposta tardia.

Curiosamente também tenho avoengos nessa zona (Borba da Montanha) e época (séc. XVI/XVII) com apelidos Marinho e Gonçalves, pelo que aqui deixo a informação para ver se retira daí alguma coisa e/ou se me pode dar alguma ajuda.

Com efeito, em resultado de uma busca do confrade Pedro França no AUC, (ver pergunta http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=119219#lista e resposta em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=119338#lista e restantes mensagens sobre Família Queiroz de Coimbra) foi possível recuar até um avoengo Manuel Marinho de Queiroz, boticário, FSO (22 de Abril de 1619), cuja habilitação encontrada no ANTT permitiu recuar mais duas gerações, que são resumidamente:

Geração 1
1 - Manuel Marinho de Queiroz, Boticário, FSO n. Amarante e f. Coimbra
Geração 2
2 - Manuel Fernandes, n. N. Srª da Abobadela ? ao pé da Serra do Marão, em Ovelha
3 - Madalena Marinha, n. Sta. Maria de Borba da Montanha, moradores em Amarante
Geração 3
4 - Domingos Fernandes ? n. e moradores em ... onde foram lavradores
5 - Isabel Pires
6 - Diogo Gonçalves, n. e moradores em Sta. Maria de Borba da Montanha
7 - Beatriz Marinha

Também bastantes Marinhos e Marinhos ligados a Queirozes em Amarante (e redondezas) nos nobiliários de Felgueiras Gayo (Nobiliário das Famílias de Portugal) e de Alão de Morais (Pedatura Lusitana), mas ainda não consegui ligar aos meus.

Finalmente aqui no Genea encontrei alguns tópicos relativos a Marinhos (ver
http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=marinho&tema=0&pesq_por=subject), e numa primeira análise também não consegui estabelecer qualquer ligação.

Aguardando as suas notícias envio os meus melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#128274 | dmvasconcelos | 13 set 2006 10:07 | Em resposta a: #128048

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca

Parece que os nossos Marinhos são muito numerosos em Borba da Montanha, sendo muito poucos os que se conseguem ligar aos "Marinhos Falcões".
Como resido em Ponta Delgada, nunca os investiguei no Arquivo de Braga.
Os elementos que possuo foram-me fornecidos pelo António Júlio Trigueiros, e pelo João Carlos Gachineiro.
Creio que a pessoa melhor informada sobre as genealogias de Borba da Montanha, e sobre estes Marinhos, será o Sr. eng.º Ilídio Alves de Araújo (Engº Agrónomo e Arquitecto Paisagista), residente no Porto. Aconselho-o a contactar este Senhor por via postal, pois devido à sua idade, não me parece que ande por aqui.
Saudações cordiais,

duarte

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#128325 | AQF | 13 set 2006 14:34 | Em resposta a: #128274

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral,

Fico agradecido pela informação que irei explorar.

Curiosamente foi também o padre António Júlio Trigueiros que me deu muitos dados de avoengos de apelido Bandeira de Barcelos.

Se avançar alguma coisa dar-lhe-ei notícias.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#272310 | MFMG | 11 mar 2011 15:36 | Em resposta a: #81496

Caro confrade
Tenho um ascendente MANUEL GONÇALVES (natural de Borba da Montanha) casado com JOANA MARIA (natural de Benfica, Lisboa) em 18.12.1746 em Benfica, Lisboa.

Ele era filho de ANTÓNIO GONÇALVES e de MARIA MARINHO/A?. Terá alguma informação sobre isto.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho Marinho CªdaCastanheira Borba da Montanha

#272311 | MFMG | 11 mar 2011 15:40 | Em resposta a: #128274

Caro confrade

Tenho um ascendente MANUEL GONÇALVES (natural de Borba da Montanha) casado com JOANA MARIA (natural de Benfica, Lisboa) em 18.12.1746 em Benfica, Lisboa.

Ele era filho de ANTÓNIO GONÇALVES e de MARIA MARINHO/A?. Terá alguma informação sobre isto?

Também resido em Ponta Delgada. Talvez possamos trocar alguma informação.
o meu mail é miguelgoncalves70arrobasapo.pt

Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 02:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen