Abrantes, de Moura

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Abrantes, de Moura

#81861 | luis262 | 15 jan 2005 01:42

Caros Participantes do Fórum:

Procuro informações sobre ABRANTES, de Moura, nomeadamente sobre ascendentes e descendentes de FRANCISCA RITA ABRANTES falecida em Moura Sâo João Baptista, cerca de 1870. Foi casada com JOSÉ DA COSTA D`AGUILAR PIÇARRA, e tiveram uma filha , MARIA DO CARMO ABRANTES D`AGUILAR PIÇARRA. Esta viria a casar, mas deconheço o nome do marido tendo uma filha FRANCISCA PIÇARRA.
Quanto ao marido, de FRANCISCA RITA ABRANTES, que foi grande proprietário de terras na região ( várias herdades entre as quais a Parreira, Monte da Légua, Santa Marta, Lupitos e Santa Luzia) e Presidente da Câmara de Moura ainda durante a monarquia, casou 2ª vez com MARIA JOSÉ (CINZA) BARBOSA, em Moura S.João Baptista a 5.6.1877, sendo referida a sua qualidade de viúvo de Francisca Rita Abrantes, na respectiva certidão de casamento.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#82007 | luis262 | 17 jan 2005 14:55 | Em resposta a: #81861

Renovação de pedido:

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#84035 | luis262 | 11 fev 2005 22:40 | Em resposta a: #82007

Torno a renovar o pedido
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#84593 | luis262 | 17 fev 2005 23:51 | Em resposta a: #81861

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#88094 | luis262 | 09 abr 2005 16:01 | Em resposta a: #81861

renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#89821 | luis262 | 01 mai 2005 19:55 | Em resposta a: #88094

Caros Participantes:

Renovo o meu pedido, acrescentando que me informaram da existência actual, em Moura e na região, de Abrantes Piçarras e Abrantes Valentes, que é muitos possível que sejam descendentes ou parentes dos referidos na minha primeira mensagem desta tópico.
Será que alguém possui elementos sobre isto?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#90273 | luis262 | 08 mai 2005 15:57 | Em resposta a: #89821

Renovação de pedido.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, de Moura

#90979 | luis262 | 15 mai 2005 14:50 | Em resposta a: #89821

Caros participantes do fórum:

Isto de famílias alentejanas está difícil....

Só tenho pena de , por motivos familiares e profissionais, não me ser possível ir passar uns dias a Beja e "vasculhar" o Arquivo.

Continuo sem conseguir saber mais nada sobre Abrantes, mas também sobre Piçarras, Cinzas ou Barbosas e Camachos de Moura ,apesar dos vários tópicos que tenho vindo a abrir aqui no fórum. O mesmo poderia dizer dos Costas Aguilares, Guerreiros, Valentes e outros, de Serpa, isto para não falar de outros mais ainda.
Na torre , em Lisboa, há muitas falhas, sobretudo no que respeita a Moura (finais do séc. XVIII/ inícios do séc XIX), e creio que para além da falta de estudos genealógicos, - isto sem esquecer de forma alguma os excelentes mas poucos trabalhos, que aluns genealogistas, têm vindo a publicar, pessoalmente tenho tido muitos afazeres que espero venham a ser resolvidos em breve, que me roubam disponibilidade para investigações.
E, basta de conversa!
Continuo à espera que me caiam do céu algumas informações, enquanto não puder eu próprio meter "mãos à obra".
Tudo o que , entretanto chegar por bem , será benvindo.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes e Valentes de Moura

#98361 | luis262 | 23 ago 2005 18:27 | Em resposta a: #90273

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#125274 | luis262 | 19 ago 2006 16:01 | Em resposta a: #90979

Boa tarde,

Renovo o meu pedido de dados sobre ABRANTES de Moura, alargando o âmbito a outros concelhos do Baixo Alentejo.

Recordo que o meu bisavô paterno, JOSÉ DA COSTA DE AGUILAR PIÇARRA, nascido em Moura S. João Batista em 1843, onde foi grande proprietário de herdades e presidente da Câmara por vários mandatos, antes de casar com a minha bisavó, casou com FRANCISCA RITA ABRANTES, natural de Moura de quem , antes de enviuvar teve uma filha, natural como os pais, do mesmo concelho e freguesia, MARIA DO CARMO ABRANTES DA COSTA DE AGUILAR PIÇARRA.
Esta meia irmã do meu avô, LUÍS DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA, teve casa em Lisboa, na Av. Elias Garcia ,se não estou em erro e casou com um Sr. de apelido PIRES.
Desse casamento nasceu FRANCISCA ABRANTES PIÇARRA PIRES, não tendo eu a certeza se tiveram mais filhos.

Sei que existem pessoas que usam os apelidos ABRANTES PIÇARRA actualmente no Baixo Alentejo e, conheci essa prima FRANCISCA em miúdo, embora tenha perdido depois o contacto , sendo até muito natural que já tenha falecido.

Creio no entanto que este ramo dos PIÇARRAS tem descendência actual.

Agradeço por isso qualquer informação sobre estes ABRANTES e/ou ABRANTES PIÇARRA.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#126273 | luis262 | 28 ago 2006 23:10 | Em resposta a: #125274

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#207242 | tmrodrig | 04 set 2008 16:06 | Em resposta a: #126273

Caro Luis262
Tardiamente e possivelmente sem ser de grande ajuda... conheço ( e sou amiga) de um Abrantes, nascido em 1976 em Beja mas com residencia em Moura. Se o ajudar posso obter alguma informação com este meu amigo.
Cumprimentos
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#207335 | luis262 | 05 set 2008 12:01 | Em resposta a: #207242

Cara Teresa,

Continuo interessado, uma vez qye não consegui ainda adiantar mais nada sobre o assunto...
Por isso muito lhe agradecia, se tentasse saber alguma coisa junto desse seu amigo.
Para facilitar, transcrevo os dado por mim já colocados numa outra intervençã

" O meu bisavô paterno, JOSÉ DA COSTA DE AGUILAR PIÇARRA, nascido em Moura S. João Batista em 1843, onde foi grande proprietário e presidente da Câmara por vários mandatos, antes de casar com a minha bisavó, casou com FRANCISCA RITA ABRANTES, natural de Moura que faleceu cerca de 1875 e de quem , teve uma filha, nascida como os pais, do mesmo concelho, MARIA DO CARMO ABRANTES DA COSTA DE AGUILAR PIÇARRA.
Esta meia-irmã do meu avô, LUÍS DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA, teve casa em Lisboa, na Av. Elias Garcia e, se não estou em erro, casou com um Sr. de apelido PIRES.
Desse casamento nasceu FRANCISCA ABRANTES PIÇARRA PIRES, não tendo eu a certeza se tiveram mais filhos.

Sei que existem pessoas que usam os apelidos ABRANTES PIÇARRA actualmente no Baixo Alentejo e, conheci essa prima FRANCISCA em miúdo, embora tenha perdido depois o contacto , sendo até muito natural que já tenha falecido.
Agradeço por isso qualquer informação sobre estes ABRANTES e/ou ABRANTES PIÇARRA."

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#207370 | tmrodrig | 05 set 2008 16:06 | Em resposta a: #207335

Caro Luis:
Entrei em contacto com o meu amigo Abrantes e pouco me esclareceu mas vou citar o que me foi dito ( no entanto ele disse-me que se ia informar melhor com o pai uma vez que os avós já faleceram):
A origem do apelido Abrantes em Moura surgiu de um individuo que veio da cidade de Abrantes servir praça aqui no Quartel de Moura, isto nos fins do sec. XVIII principios de XIX (?) e aqui casou e ficou a residir, teve 3 filhos sendo apenas um do sexo masc e a dar continuidade ao nome, e deu bem pois teve 13 filhos!!! ( quer dizer isto é relativo pois não sabemos qtos rapazes foram...). Destes tambem não sabemos quantos ficaram por cá e quantos partiram...
Agora vou-lhe dar nomes...
O meu amigo - Luis Antonio Canudo Abrantes
Os seus pais - José Barão Pereira Abrantes e Mª Manuela Lopes Canudo Abrantes
Os seus avós Paternos - Manuel (ou Leonel?) Abrantes e Serafina Pereira
Por enquanto é só o que tenho, assim que o meu amigo souber mais alguma coisa ele vai-me dizer . Só para acabar, este meu amigo é csado e tem 2 filhos sendo o seu filho (de 14 anos) o ultimo Abrantes da linhagem... (por enquanto!).
Com os melhores cumprimentos, espero de alguma forma te-lo ajudado
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#262465 | mpra | 19 set 2010 14:54 | Em resposta a: #207335

Caro confrade,

Francisca Rita Abrantes casou a 6 de Novembro de 1873 na freguesia de Santo Agostinho, Moura, com José da Costa de Aguilar Piçarra, filha de João Maria Abrantes cc Maria Isabel Caeiro. Era natural de Moura, Santo Agotinho, e tinha à data 29 anos. Posso também dizer-lhe que era irmã de Maria do Carmo Caeiro Abrantes cc José do Carmo Raposo Lúcio, este último, tio do meu bisavô Dr. Manuel do Carmo Raposo Lúcio. Posso enviar-lhe cópia do assento de casamento.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#262479 | luis262 | 19 set 2010 20:36 | Em resposta a: #262465

Caro Manuel,

Obrigado pelos dados que disponibilizou sobre o o primeiro casamento do meu bisavô, com Francisca Rita Abrantes e a ascendência desta.
Fico-lhe muito agradecido se, como refere, me puder enviar fotocópia do casamento.
O meu e-mail é luispicarra25@sapo.pt

Com os melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#262486 | mpra | 19 set 2010 22:48 | Em resposta a: #262479

Caro Luís Piçarra

Já deverá estar na sua caixa de entrada. Depois diga-me se recebeu.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#262494 | luis262 | 20 set 2010 01:38 | Em resposta a: #262486

Caro Manuel,

Obrigado pelos dados enviados, bem como pela sua disponibilidade no que respeita à procura da possível relação entre os seus Camachos e Margarida da Purificação de Aguilar Camacho.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#332396 | jtmariano | 13 jul 2013 10:15 | Em resposta a: #262494

Caro Luis Piçarra,

Nao sei se continua interessado na busca da Familia Abrantes da cidade de Moura no alentejo, mas penso ter alguma informaçao adicional, uma vez que tambem eu herdei o apelido Abrantes do meu lado materno, a minha mae tambem ela nascida em Moura assim sendo aqui vai;

Jose Abrantes casou como Vitoria Ortega Abrantes( de origem Espanhola so nao sei muito bem de onde mas visto Moura ser perto de Espanha nao sera de estranhar...), tiveram varios filhos e agora um dado adicional sobre a duvida do seu amigo, nao e Manuel, mas sim Leonel ( ainda hoje minha mae fala no tio Leonel, assim sendo o Jose Barao Pereira Abrantes e primo da minha mae e ela tem recordaçoes de infancia deste primo), esses filhos foram :

Leonel Ortega Abrantes;
Rosa Ortega Abrantes;
Ivonia Ortega Abrantes;
Margarida Ortega Abrantes;
Jose Maria Ortega Abrantes (meu avo nasceu a 06-01-1914 e faleceu a 11-01-1999 e Moura ) e casou com Ana Maria Moscao tiveram 3 filhas tambem elas nascidas em Moura chamadas: Maria Helena Moscao Abrantes, Cidalia do Rosario Moscao Abrantes e Ana Maria Moscao Abrantes(que e a minha mae).

Espero ter acrescentado alguma informaçao a sua procura.

Com os mais respeitosos cumprimentos:

Susana Abrantes Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#332452 | luis262 | 14 jul 2013 15:57 | Em resposta a: #332396

Cara Susana,

Obrigado pela disponibilização de dados sobre os seus Abrantes de Moura.
Não sabe as freguesias da cidade de Moura onde foram batizados ?
Continuo interessado na referida pesquisa e, se me conseguir esses dados, será mais fácil saber se existe ligação com a 1ª mulher do meu bisavô, José da Costa de Aguilar Piçarra

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes, do Baixo Alentejo

#332461 | jtmariano | 14 jul 2013 22:22 | Em resposta a: #332396

Caro Luiis,

Segundo a minha mae, toda a familia tera sido batizada e tera casado na freguesia de Sao Joao Batista, inclusive eu e a minha irma.

Continue a mater-me informada sobre as suas descobertas, terei todo o gosto em saber.

Respeitosamente,

Susana Abrantes Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 18:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen