Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#81939 | czlfvmeu | 16 jan 2005 16:15

Caros Confrades
O casamento entre pessoas baptizadas em diferentes dioceses obrigava, como é sabido, à instrução de um processo matrimonial específico. Suponho que o mesmo acontecia se um dos nubentes tivesse sido baptizado numa diocese e o outro na Prelazia de Tomar. O processo matrimonial que gostaria de consultar é o relativo ao matrimónio de António Pereira de Souza, baptizado na Prelazia de Tomar, com Dona Violante Mascarenhas, baptizada na Arquidiocese de Évora (Avis). Casaram em Avis a 26/IV/1652. Agradeço qualquer esclarecimento que me possa ser dado.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#81958 | ant.perestrelo | 16 jan 2005 19:30 | Em resposta a: #81939

Caro Confrade,

Sei que deste casamento há geração e que existe um neto, Clemente Luís Lobo Mascarenhas natural de Vila Viçosa, filho Inácio Pereira Lobo natl de V. Viçosa e D. Antónia Mascarenhas da Silveira natural de Avis. Neto pareno de Manuel Pereira Lobo e de Violante da Costa Ferreira nts de V. Viçosa e materno de António Pereira de Sousa ntl de Pias(tomar) e D. Violante de Brito/Mascarenhas natural de Avis. Estes Mascarenhas são de Avis e começam com Fernando Mascarenhas e D. Brites Lobo que segundo um baptismo de uma filha não são de Avis. Esta família liga-se a uns parentes meus Caldeiras de Abreu de Lisboa através de dois Mascarenhas da Silveira, irmãos, com duas irmãs Caldeira de Abreu, em que uma pelo menos tem geração em Monsaraz e Alenquer com um Sousa e Alvim.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#81970 | czlfvmeu | 16 jan 2005 21:02 | Em resposta a: #81958

Caro confrade
Agradeço a resposta que tão prontamente deu ao meu apelo.
Também descendo dos Mascarenhas da Silveira através de uma outra filha (D. Leonor Mascarenhas da Silveira) de António Pereira de Souza e de D. Violante Mascarenhas (que também aparece como D. Violante de Brito).
Sabia já que se estabeleceu uma ligação entre os Mascarenhas da Silveira e os Caldeiras de Abreu através do casamento de Manuel da Rocha Frade, que era filho de D. Mariana Mascarenhas, irmã de D. Violante, e portanto sobrinho desta.
Diz-me porém que existiu uma outra ligação com os Caldeiras de Abreu através de dois irmãos Mascarenhas da Silveira e de duas irmãs Caldeira de Abreu, o que foi para mim uma surpreza. Esses irmãos seriam ambos filhos de D. Violante, ou um dos irmãos seria Manuel da Rocha Frade, e o outro um irmão deste, filhos pois ambos de D. Mariana?
Vou procurar na Torre do Tombo o processo matrimonial de Manuel da Rocha Frade. Talvez esclareça. Mas continuo a considerar muito importante encontrar o de António Pereira de Souza e de D. Violante.
Com os meus melhores cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#81982 | ant.perestrelo | 16 jan 2005 23:14 | Em resposta a: #81970

Caro Professor Eduardo Arantes e Oliveira,
Os dois irmãos são filhos de Francisco Rebelo e de D. Mariana de Mascarenhas e são naturais de Avis. Tenho ideia de ter visto qualquer coisa no Arquivo Distrital de Portalegre relacionado com D. Leonor Mascarenhas da Silveira num indice de cartórios notariais. Se quiser posso ver quando lá for. Aqui vai o que tenho sobre os Mascarenhas da Silveira:

Francisco Rebelo e D. Mascarenhas da Silveira tiveram:

1.MANUEL DA ROCHA FRADE casado com D. ANTÓNIA DE ABREU, filha do primeiro casamento de Duarte Caldeira de Abreu, de Lisboa, com D. Gracia de Sequeira de Sottomayor. Tiveram:

2.D.JOSEFA CALDEIRA DE ABREU casada com MANUEL VELADAS GATO c.g.

2.D.ANTONIA JOANA CALDEIRA DE ABREU SOARES casada com JOÃO PITEIRA VIDIGAL c.g.

2.MANUEL DA ROCHA FRADE casado com D. MARIA MICAELA DA SILVA.c.g.

1.JOSÉ MASCARENHAS DA SILVEIRA que casou com D.JOANA MARIA DE ABREU, filha do segundo casamento de Duarte Caldeira de Abreu com D. Margarida Machado de Brito. Tiveram:

2. D. MARGARIDA CIPRIANA DA SILVEIRA casada com JOÃO VIEIRA GONDIM.

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#81985 | czlfvmeu | 17 jan 2005 00:10 | Em resposta a: #81982

Caro Confrade
Muito lhe agradeço a sua resposta. De facto, não sabia que José Mascarenhas tinha casado e com quem. A sua informação vem explicar tudo.
Fico desejoso de ter as informaçõe de que me fala sobre D. Leonor Mascarenhas da Silveira.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#82026 | ant.perestrelo | 17 jan 2005 18:07 | Em resposta a: #81985

Caro Professor Eduardo Arantes e Oliveira,

Hoje ao ver os meus apontamentos deparei-me com o seguinte:

Sumarios Matrimoniais de Lisboa, ano 1685(outubro) maço 1 nº 108

D. Leonor Mascarenhas da Silveira moradora na freguesia de Santo Estêvão em Lisboa, natural de Avis da freg. de N.S.ª de Orada, filha de António Pereira de Sousa e de D. Violante Mascarenhas de idade de 27 anos e que há dois anos veio para esta cidade...para casr com António Simões de Sousa natural de Alcochete, freguesia de S. João, filho de Manuel Simões e de Maria Lourenço e morador na freguesia da Arrentela.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#82050 | czlfvmeu | 17 jan 2005 21:24 | Em resposta a: #82026

Caro Confrade António Perestrelo
Foi o sumário matrimonial que mencionou que me permitiu estabelecer a ligação de D. Leonor Mascarenhas da Silveira com Avis. Vejo que ambos tivémos a boa sorte de encontrar esse precioso documento. De qualquer modo, muito obrigado!
Permito-me enviar-lhe as minhas notas sobre a descendência de D. Mariana Mascarenhas:

D. Mariana Mascarenhas, b. Avis 11/IV/1640, c. Avis 28/II/1659 (test.: António Pereira (de Sousa?) e Inês Álvares) c. Fr.co Rebelo Frade, meirinho da Ordem de S. Bento de Avis, fº. de Baltazar Roiz e Ana Rebela; consta da habilitação do neto que "viveram limpamente embora não fossem pessoas de cabedais"; não se achou o assento de bapt. de Francisco Rebelo, mas o de um irmão, Manuel, b. Avis 10/III/1641.
Filhos: Manuel da Rocha Frade, b. Avis 13/IX/1659 (padº: Basílio
Arnaut); cav. professo da O.Cristo em 1700; c. em Lisboa (S. Tomé) a 24/IX/1685 c. D. Antónia de Abreu, filha de Duarte Caldeira de Abreu a quem fora concedida a mercê de uma tença e do hábito de Cristo para quem casasse com sua filha; c. segunda vez com D. Maria Micaela da Silva, filha de pais incógnitos, n. de Lisboa; foi escrivão dos órfãos de Vila Viçosa, tendo antes exercido o cargo de escrivão do lançamento das décimas e da expedição das carruagens da Vila do Alandroal sem ordenado algum; veio a desempenhar ofícios públicos relevantes em Lisboa.
Filha (do 1º casamento): D. Josefa Caldeira de Abreu, que casou a 15/X/1702, em Reguengos de Monsaraz (testemunha: Simeão Barreto, tio da contraente), com Manuel Velada Gato, filho de Manuel Velada Ramalho e Maria Nunes Gata, naturais de Lisboa, e depois moradores em Reguengos de Monsaraz.
Filha: D. Inês Maurícia Mascarenhas da Silveira, b. a 31/I/1712, que casou com Manuel de Souza de Alvim. Tiveram:
Filho: Gastão de Souza de Alvim, n. em Outubro de 1735, porta- estandarte do Príncipe, c. c. D. Violante Cláudia Loba.
Filho (do 2º casamento): António José Rebelo Mascarenhas, escrivão de judicial e notas da Vila de Juromenha (habilitado para o efeito) por ter casado com D. Domingas Micaela, fª. de Manuel Pires Fragoso, proprietário que foi do dito ofício
José Mascarenhas, b. Avis 31/X/1662 (padº: José Froes de Andrade, Governador das Armas da Comarca de Avis); habº. "de genere" para ordens menores em Évora em 1679
Brites, b. Avis 14/II/1665 (padº: Fernão de Mesquita)
António, b. Avis 3/XII/1668 (padº: Pe. Manuel Nogueira)
Brites, b. Avis 20/I/1672 (padº: João Rebelo)
Diogo, b. Avis 12/II/1674 (padª: Pe. Manuel Queixada)

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de Évora

#82055 | czlfvmeu | 17 jan 2005 21:47 | Em resposta a: #82050

Caro António Perestrelo
A mensagem que enviei com a descendência de D. Mariana Mascarenhas partiu inadvertidamente, sem sequer me dar possibilidade de me despedir. Em virtude desse acidente, ficou toda desformatada, e duvido que esteja compreensível.
Se estiver de acordo, proponho-me enviar-lha por e-mail, desde que disponha do seu endereço electrónico. Pode dar-mo a conhecê-lo para o meu: eraolarrobaclixpontopt.
De qualquer modo, chamo a atenção para que Manuel da Rocha Frade não teve um filho com o mesmo nome. O que aconteceu foi que casou duas vezes sucessivas, e das duas teve descendência.
Envia-lhe amigos cumprimentos o
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82057 | ant.perestrelo | 17 jan 2005 21:59 | Em resposta a: #82050

Caro Professor Eduardo Arantes e Oliveira,

Muito obrigado pelas informações. De facto, pensava que o Manuel da Rocha Frade c.c. D. Micaela da Silva fosse filho do Manuel da Rocha Frade e de D. Antónia de Abreu. Segundo me diz tiveram um filho António José Rebelo Mascarenhas. Eu encontrei os seguintes filhos deste casal:

1.D. CLARA MICAELA MASCARENHAS DA SILVEIRA, natural do Alandroal. Foi baptizada em 12 de Janeiro de 1705. Foram Padrinhos: António Vaz Gançoso e Clara de Sousa. Casou em 1 de Outubro de 1731, na freguesia de Santa Maria da Lagoa de Monsaraz, moradora na Rua Direita da vila de Monsaraz, com JOSÉ DE SOUSA CAMPELO, Furriel de Cavalos, natural de Lisboa da freguesia de S. Lourenço e morador em Mourão, filho de Manuel Pais Serrão e de Catarina Pereira de Sousa. Foram testemunhas: José António Freire de Andrade, morador em Mourão e António de Azevedo Coutinho, Juiz de Fora da vila de Monsaraz. Tiveram filha única:

2.D. MARIANA LUDOVINA MASCARENHAS DA SILVEIRA E SOUSA SALDANHA baptizada na vila de Mourão na Igreja Matriz em 25 de Setembro de 1732. Foram Padrinhos: Baltazar Cardoso, Capitão-mor da vila do Alandroal e D. Josefa Inácia Francisca de Melo e Lacerda da cidade de Évora, filha do Dr. José Pereira da Cunha, por sua procuração a D. Joana Maria Antónia de Abreu mulher do dito Capitão-mor. Faleceu na freguesia da Ajuda em Lisboa, moradora na Rua do Cruzeiro, em 24 de Junho de 1793, tendo sido sepultada nos Covaes do S. Jesus da Boasorte na freguesia de S. Pedro de Alcântara. Casou com D. JOSÉ MARQUES DE ANDRADE E RIBEIRA, natural de Idanha a Nova.

1. D. INÊS natural do Alandroal. Foi baptizada em 6 de Outubro de 1706. Foram Padrinhos: António Vaz Gançoso e Clara de Sousa.

1. FÉLIX natural do Alandroal. Foi baptizado em 15 de Agosto de 1708. Foram Padrinhos: Dr. Félix de Vargas e Clara de Sousa.

1. D. JOSEFA natural do Alandroal. Foi baptizada em 28 DE Julho de 1710. Foram Padrinhos: António Vaz Gançoso e D. Josefa Fragoso de Sousa.

1. AIRES natural do Alandroal. Foi baptizado em 28 de Agosto de 1713. Foram Padrinhos: António Vaz Gançoso e D. Josefa Fragoso

Destes filhos do casal não disponho de mais elementos. Não encontrei casamentos destes no Alandroal.

Esse António José Rebelo Mascarenhas é natural da Juromenha?
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82059 | carro | 17 jan 2005 22:11 | Em resposta a: #82057

Caro Antonio Perestrelo,

Meus antepassados eram de Tomar.
Eram o Henrique de Roure Schiappa Pietra cc Maria da Graça Palha.
Ja agora tem informaçoes sobre os ascendentes de Maria da Graça Palha?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82060 | ant.perestrelo | 17 jan 2005 22:17 | Em resposta a: #82059

Caro Carneiro de Almeida,
Infelizmente não o posso ajudar pois não tenho nada sobre Tomar.
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82061 | carro | 17 jan 2005 22:21 | Em resposta a: #82060

Caro Antonio Perestrelo,

Peço desculpa tem informaçao sobre familias do alentejo?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82064 | ant.perestrelo | 17 jan 2005 22:35 | Em resposta a: #82061

Caro Filipe Carneiro,

De que zona do Alentejo e que famílias?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82069 | carro | 17 jan 2005 22:55 | Em resposta a: #82064

Caro Antonio Perestrelo,

Sabe alguma coisa sobre o Jeronimo Jose da Gama lobo Peres cc D. Jeronima Teles e Menezes. Eram de Aviz.

Cumprimentos
Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Proc. matrimoniais da Prelazia de Tomar e de É

#82071 | ant.perestrelo | 17 jan 2005 23:01 | Em resposta a: #82069

Caro Filipe C. de Almeida,

Não sei nada sobre esse casal. Estou mias por dentro de famílias de Castelo de Vide e Portalegre. No entanto, se quiser que veja alguma coisa de Avis posso ver quando for ao Arquivo D. de Portalegre

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 09:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen