Esmeriz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Esmeriz

#81989 | carlosalbertoesmeriz | 17 jan 2005 01:46

Meu nome é Carlos Alberto , sou brasileiro e tenho curiosidade em saber alguma coisa acerca da origem do nome Esmeriz. Quem pertencer a essa família, favor entrar em contato.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#81992 | Genea Portugal | 17 jan 2005 09:11 | Em resposta a: #81989

Carlos Alberto Esmeriz,

A origem do seu nome, é certamente a localidade de Esmeriz, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão : http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=749 , distrito de Braga. Os seus ascendentes portugueses não seriam de lá? Inicie uma investigação genealógica e pode ser que confirme esta teoria.

Cumprimentos,

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#82003 | magalp | 17 jan 2005 13:11 | Em resposta a: #81992

Meus caros amigos (MSS?)

O mais provavel, no caso vertente, é terem razão. A emigração minhota do Vale do Ave para o Brasil foi fortíssima e bem sabemos serem comuns os patronímicos por esta via.
Mas não esqueçam que em Trás-os-Montes há (ou houve) algumas famílias com este apelido, creio que mais antigo do que a freguesia de Esmoriz, em V. N. de Famalicão.
Conheci bem dois Passos Esmeriz, que fazem (ou fizeram, pois morreram já...), parte duma velha família de vinhateiros dali, antigos empregadores do pai dum político ligado ao futebol, e que muito justamente figura nos "& Baixos" da penúltima edição do conhecido semanáro de Balsemão... e muito mais poderia ter escrito o articulista!

Aqui, na BD - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=58456
não está identificado o chão de origem deste João Dias ou Pires de Esmeriz, do séc. XV, mas não me espantaria fosse um remoto antepassado do General Passos Esmeriz, que tinha muito gosto nas suas origens nordestinas.

Grande abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#82065 | carlosalbertoesmeriz | 17 jan 2005 22:39 | Em resposta a: #82003

Fiquei muito contente com os contatos que recebi. Sinceramente não esperava tanta presteza na resposta.
Tentei contato com a Câmara de Vila Nova de Famalicão mas não obtive resposta. Vocês acham que uma carta seria mais bem aceita do que uma mensagem eletrônica(e-mail).?

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#82102 | magalp | 18 jan 2005 11:20 | Em resposta a: #82065

A minha experiência pesoal em contactos com autarquias (de norte a sul) é muito negativa por carta formal e muito mais por e-mail. Normalmente não respondem, pura e simplesmente.
O contacto pessoal é também difícil, pois por via de regra nunca se encontram os responsáveis, porque, acabaram de sair, foram de férias, tomar café, ou ainda em colóquio para melhoria de qualidade de serviços, acertividade, produtividade, ou outros com o fim de melhor atender os munícipes e o publico em geral!
Mas. se tiver a sorte de ter um amigo ou conhecido com alguma experiencia dentro da edilidade, poderá (talvez) ver a sua questão satisfeita nos Serviços Culturais.

No seu caso, sugiro contacte o ADB-Arquivo Distrital de Braga. Tenho ouvido e lido boas referencias do bom atendimento que praticam. Aqui mesmo econtra informação completa do respectivo contacto:
http://genealogia.sapo.pt/guardamor/moradas.php?tema_id=1

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#84802 | carlosalbertoesmeriz | 20 fev 2005 12:37 | Em resposta a: #82102

Primeiramente gostaria de agradecer como fui recebido nesse site. Vcs. me atenderam com educação e atenção, mesmo estando tão distante.
Será que se eu me associar ao genea plus terei acessos mais detalhados em minha busca - descendência - Esmeriz?

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#84849 | magalp | 21 fev 2005 11:39 | Em resposta a: #84802

Caro Carlos Alberto Esmeriz

Bem apesar desta Base de Dados do Genea o título Esmeriz não ter ainda suficiente informação, penso que terá múltiplas vantagens em aderir ao Genea Plus, pois que por certo ali encontrará muita informação sobre outros títulos ou apelidos dos quais descende.
Sugiro uma consulta a http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php
seguindo as respectivas instruções passo a passo. Tendo dúvidas não hesite em as colocar, pois para além duma satisfação do proprio Genea, outros co-listeiros as poderão satisfazer, e acredite que os há aqui com grande habilidade e experiência.
Cumprimentos e boa sorte nas suas investigações!
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#218643 | mi2009 | 17 jan 2009 00:07 | Em resposta a: #84802

Olá

Cheguei ha pouco tempo a este site e encontrei este forum que embora date ja de 2005 a tentar dar mais umas dicas.

Meu sogro de seu nime Artur Jose Carlos Pereira Alves Passos de Esmeriz, nasceu no Porto, filho de Jose Oscar Edmundo Alves Passos de Esmeriz. Sei que esta Jose Oscar tinha um irmão cjamado Miguel e um outro chamado Luis. Não sei se existiam mais.
C reio que a familia vem da freguesia de Esmeriz (Vila Nova de Famalicão). Seria na realidade a familia Alves Passos que por serem de Esmeriz, absorveram mais tarde o nome de Esmeriz que passou a fazer parte do nome de familia. Vou tentar junto da Junta de Freguesia de Esmeriz saber algo mais. Por umas informações que ja me deram, existiu ali uma familia qualquer coisa ... Passos. Será a mesma?
Sei tambem que alguns dos Passos foram para o Brasil.
Se alguem tiver alguma informação. adradeço informe.
Eu mal saiba algo mais, aqui virei dar noticias.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#220671 | mi2009 | 07 fev 2009 23:06 | Em resposta a: #82003

Caro MM

Acabei de ler agora a sua mensagem e muita grata ficaria se me pudesse dizer algo mais, pois meu marido é sobrinho do Ganeral Passos esmeriz. Gostaria de saber concretamente quem forem os Passos Esmeriz, ligados ao Douro Vinhateiro que conheceu e se me sabe dizer algo mais para tras. Estou farta de procurar por aqui, mas esta a ser um pouco dificil.

Fico a aguardar
Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#220672 | mi2009 | 07 fev 2009 23:11 | Em resposta a: #84802

Caro Carlos Alberto Esmeriz,

Tambem como você ando a procurar explicaçºoes para as origens do nome Esmeriz.
Estou a tentar obter informaçºoes em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, mas a verdade é que a familia do meu sogro (de seu nome Artur Jose Carlos Pereira Alves Passos de Esmeriz) tambem tinham raizes no Porto (Foz do Douro) e no Douro (Régua).
Creio que algo deverei descobrir, pois penso ir pessoalmente a Esmeriz e tambem à Régua.
Se souber algo logo lhe direi

Cumprimentos
Maria Isaura Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#230979 | mi2009 | 01 jun 2009 00:34 | Em resposta a: #82003

Meu Caro MM,

Grata ficaria se me desse mais informações sobre os dois Passos Esmeriz (vinhateiros) que diz ter conhecido muito bem.
Éque ando à procura do avô de meu marido que era vinhateiro e sei que tinha mais irmãos , que penso seriam seus sócios no negócio do vinho.
Meu marido é sobrinho do General Passos Esmeriz e gostaria muito de ter possibilidade de construir uma arvore geneologica o mais precisa possivel.

Grata pela sua ajuda
Cpts
Maria Esmeriz

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#232613 | HistóriGeo | 24 jun 2009 22:31 | Em resposta a: #230979

Mais informações em:
CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -”Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX”, CM V.N.F., V. N. Famalicão.

http://emsc.wordpress.com/

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#233168 | carlosalbertoesmeriz | 02 jul 2009 00:14 | Em resposta a: #230979

Fiquei muito contente em ver que o tópico iniciado por mim está gerando interesse de outros da família Esmeriz. Na verdade, verifico que é difícil "pegar o fio da meada" (é um termo comum aqui no Brasil que significa que é difícil encontrar o começo de tudo.... Caso alguém deseje manter contato comigo um Esmeriz brasileiro ficarei muito contente.... Adianto a todos que meu interesse é puramente emocional, não tenho interesse financeiro algum pois estou bem estabelecido aquino Brasil, com emprego no Poder Judiciário, família e filhos maravilhosos. Por isso, caso alguém tenha interesse naamizade meu e-mail é : esmeriz.carlos@gmail.com abraços fraternais brasileiros

Resposta

Link directo:

RE: Esmeriz

#233169 | carlosalbertoesmeriz | 02 jul 2009 00:20 | Em resposta a: #220672

Maria Isaura. Após longo tempo de ausência no tópico fiquei contente em ler sua mensagem. É muita gentileza sua em me informar caso a sua busca dê algum resultado. Caso queira enviar notícias meu e-mail pessoal é esmeriz.carlos@gmail.com
obrigado e um abraço

carlos alberto pereira esmeriz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 02:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen