Anuário da Nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Anuário da Nobreza

#82000 | nunomaria | 17 jan 2005 11:40

Caros Amigos,

Ouvi dizer que o 3º tomo do Anuário está mesmo prestes a sair. Em Março talvez...
Alguém confirma?

Nuno Maria Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82012 | JCC | 17 jan 2005 15:25 | Em resposta a: #82000

Caro Nuno

É de fonte segura. Também tenho a confirmação, será em Março. Já está na tpografia.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82014 | Torres de Belver | 17 jan 2005 15:30 | Em resposta a: #82012

Permitam, por favor, que agradeça poe esta boa notícia, e diligente resposta !

Com os meus melhores cumprimentos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82015 | Torres de Belver | 17 jan 2005 15:32 | Em resposta a: #82012

Erratum : "por" esta boa notícia. Com sinceras desculpas...

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82016 | nunomaria | 17 jan 2005 15:33 | Em resposta a: #82012

Caro João,

Muito obrigado pela confirmação. Bela notícia!

Um abraço

Nuno Maria Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82018 | cyrne | 17 jan 2005 15:40 | Em resposta a: #82012

Caro João,

Pergunto-lhe se limitaram-se a copiar o anterior mantendo tudo na mesma(com muitos erros e familias que não deviam lá estar), exceptuando as actualizações de gerações recentes ou se é um trabalho como deve ser?

Um abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82019 | cyrne | 17 jan 2005 15:42 | Em resposta a: #82012

Caro João,

Pergunto-lhe se limitaram-se a copiar o anterior mantendo tudo na mesma(com muitos erros e familias que não deviam lá estar), exceptuando as actualizações de gerações recentes ou se é um trabalho como deve ser?

Um abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82020 | joão pombo | 17 jan 2005 15:53 | Em resposta a: #82012

Caro João Cordovil Cardoso:

Presumo que já tenha conhecimento das Famílias que vão constar deste tomo III do ANP. Não eram essas Famílias que iriam também constar, meramente elencadas, no site do IPH? Ou tratava-se, ao invés, das constantes do tomo II?
Pedia-lhe por fim me dissesse se seria possível postar aqui uma lista das entradas deste novo ANP, para o caso de não constar do mencionado site e para o caso de a ter, obviamente.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82021 | JCC | 17 jan 2005 15:57 | Em resposta a: #82020

Caro João Pombo

Não tenho, ainda, essa listagem. Mas trata-se da continuação do anuário por isso com novas entradas.

Quanto à sua sugestão sobre o site será tomada em consideração e, com o apoio da Direcção, poderá vir a ser incluído. Mas, como compreenderá, o conteúdo do site não depende de mim mas do que os orgãos competentes do IPH decidirem.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82022 | JCC | 17 jan 2005 16:04 | Em resposta a: #82018

Caro Vasco

Não vou discutir os critérios de inclusão das fmílias no Anuário. Apenas sei que este volume é o III, portanto a continuação do que já foi publicado. Ignoro mesmo se traz alguma correcção aos anteriores, embora tenha ideia de ter ouvido qualquer coisa sobre esse assunto.

Agora que é um trabalho como deve ser, do nível que há poucos em Portugal, e que deriva de um enormísimo esforço do meu confrade e amigo António Matos Silva, a quem se fica a dever mais este tomo, não tenho dúvidas. Mas, claro, mesmo nos melhores trabalhos pode poisar uma gralha ou haver um erro. Não será isso, todavia, que lhe retirará o merecimento.

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82023 | joão pombo | 17 jan 2005 16:10 | Em resposta a: #82021

Caro João Cordovil Cardoso:

Obrigado pela sua pronta resposta.
Não se trata em bom rigor de uma sugestão; simplesmente, quando foi lançado o site do IPH, recordo-me de o João Cordovil Cardoso ter mencionado que iria constar uma lista com as entradas. Já não me recordo é se falava das do tomo II se das do novo ANP.
Mas poderei estar a fazer confusão e, se for esse o caso, peço-lhe desculpas.
Obrigado.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82118 | alentejo | 18 jan 2005 15:36 | Em resposta a: #82000

Caro Nuno Côrte-Real,

Nem mais. Saiem em finais de Março, ou 1.ª semana de Abril, os próximos 2 tomos do ANP (letras M-R), com c. de 800 págs. cada. As famílias tratadas são 340.

Redeberá, oportunamente, informação detalhada sobre o assunto.

Melhores cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82162 | JMM | 18 jan 2005 21:27 | Em resposta a: #82118

Caro Nuno,
Finalmente !!! Que 'boas fadas' conseguiram 'desencalhar' esta pedra que o Mattos e Silva tinha, há tanto tempo (quase 20 anos !!!), no sapato ???
Só tenho pena é que as minhas (modestas) contribuições, desses já longínquos anos 80, estejam tão desactualizadas ! E não apenas em dados das recentes ocorrências, mas também em outros, retrospectivos...
Aproveito para lhe perguntar se mantém o seu endereço do iol: é que já lhe mandei uns mails em Dez. e num destes dias (nomeadamente para o cumprimentar pelo excelente vol. 2 das CBAs), mas não tive feedback... Também lhe liguei para os seus tmn e vodafone (mais ou menos por alturas do lançamento de Dez.) e nunca consegui que atendesse !
Abraço,
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82165 | antoniosilva | 18 jan 2005 21:50 | Em resposta a: #82019

Caro Vasco:

Escreveu: “...e familias que não deviam lá estar”.

Muito grato ficar-lhe-ia pelo obséquio de pormenorizar ou documentar a afirmação, uma vez que o autor está fora de causa, visto que todos tecem os maiores elogios à integridade do seu carácter e à sua personalidade.

Cumprimentos,

António Silva

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82193 | cyrne | 19 jan 2005 10:18 | Em resposta a: #82165

Mas de que autor é que o senhor fala ?

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82197 | cyrne | 19 jan 2005 11:09 | Em resposta a: #82165

As Familias que não devem lá estar são todas aquelas a quem os alvarás foram concedidos pelo Conselho de Nobreza, ou seja não foram concedidas pelo Rei representando o Estado. Em suma foram alvarás concedidos por uma instituição privada que nunca substituirá um Estado e um Rei.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82198 | joão pombo | 19 jan 2005 11:43 | Em resposta a: #82165

Caro António Silva:

Também eu tenho curiosidade em saber quais as Famílias que, constando dos anteriores ANP's, não deveriam constar.
Aliás, esta questão já havia sido debatida neste fórum, há muitos meses, tendo alguns Participantes avançado com casos concretos.
Claro que esta questão é melindrosa e pode ferir susceptibilidades, mas sendo este um Fórum de Genalogia, é suposto falar-se, entre outras coisas, de Famílias e pessoas concretas.
Muito toscamente e sobre "Famílias que não deveriam constar", penso que se poderá elencar pelo menos os seguintes casos:
1) Famílias que nunca foram nobres e cujos actuais representantes conseguiram entradas no ANP por fraude e falsificação de documentos;
2) Famílias actuais, ou melhor, membros dessas Famílias que não representam já o antepassado nobilitado, à luz da legislação aplicável;
3) Ramos segundos, terceiros e etc, que não faz sentido constarem ainda nos ANP's (p.ex., um nobilitado nos alvores do séc. XIX que teve 15 filhos, todos com descendência) a não ser para promoção social das pessoas em causa;
4) Ramos sem varonia, existindo ainda o ramo varonil (P.ex. um nobilitado chamado João Costa Gomes, deixa um fº. legítimo, que também usou Costa Gomes e uma fª., que casa com um Pereira - Farão sentido duas entradas, uma "COSTA GOMES" e outra "COSTA PEREIRA"??)
Um caso que acho curioso são as entradas como Famílias de Títulos de Nobreza (p.ex. SILVA VAZ, dos Barões de X..., e depois uma entrada própria no ANP dedicado a títulos)
Mas seria interessante saber os casos concretos e penso que daí não virá mal ao Mundo...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82202 | jorge_arez | 19 jan 2005 15:26 | Em resposta a: #82118

meu caro nuno borrego
nao consigo contactar consigo pelo tlm
nao te consegui enviar as actualizaçoes da descendencia da minha prima ana maria arez possollo mata e silva oliveira
um vabraço
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82204 | mgorjaoh | 19 jan 2005 16:08 | Em resposta a: #82118

Caro Nuno Borrego,

Mais uma vez os parabéns a todos os envolvidos por levarem a cabo essa magna tarefa. Fiquei só com uma dúvida: são acrescentadas famílias e varonias que não constavam das obras de Araújo Afonso/Travassos Valdez (1932) ou dos Anuários de 1950 e 1964?

Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

PS - Fico ao dispor se puder dar alguma contribuição, por mais insignificante que possa ser. O meu mail está ao dispor.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82214 | antoniosilva | 19 jan 2005 19:07 | Em resposta a: #82197

Embora não concordando,agradeço-lhe a resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82215 | antoniosilva | 19 jan 2005 19:10 | Em resposta a: #82198

Caro João Pombo:

Agradeço-lhe as opiniões.

Cumprimentos,

António Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82340 | nunomaria | 21 jan 2005 09:23 | Em resposta a: #82118

Caro Nuno Borrego,

Muito obrigado pela resposta. E há já alguma ideia quanto à data provável de publicação do ultimo tomo?

Um abraço

Nuno Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#82343 | Paulo | 21 jan 2005 10:14 | Em resposta a: #82340

Caros Confrades,

Acabo de tomar conhecimento da publicação em breve da referida continuação do Anuário da Nobreza, obra indispensável à Genealogia Portuguesa e cujo prolongado tempo de elaboração se deveu certamente ao elevado número de entradas, pesquisas e adendas com que o autor se confrontou.

Trabalho de enorme mérito quero antecipadamente saudar todos os que de alguma forma colaboraram para que este trabalho se tornasse uma realidade e em particular o Eng. António Mattos e Silva pela enorme dedicação demonstrada nestas duas últimas décadas à causa da Genealogia.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#88276 | fsomr | 11 abr 2005 12:38 | Em resposta a: #82012

Caro João
há alguma novidade sobre o Anuário?
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#88323 | Francisco de Novais | 11 abr 2005 18:55 | Em resposta a: #88276

Subscrevo e reitero a pergunta do nosso confrade Francisco Montanha Rebelo.
Cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#101741 | jaboo | 29 set 2005 19:28 | Em resposta a: #82012

Caros amigos,

Alguma novidade acerca desse Tomo III do ANP?
Obrigado

Cumprimentos

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#103699 | tcorrea | 24 out 2005 13:09 | Em resposta a: #82343

Gostaria de adquirir a(s) referida(s) publicação. Como posso fazer?

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#103724 | Paulo | 24 out 2005 19:19 | Em resposta a: #103699

Caro Tcorrea,

Dirigiu-me a questão a mim mas acredite que não sou a pessoa mais bem colocada para lhe dar a resposta que pretende. De facto o nosso confrade Nuno Borrego anunciou a publicação para Abril passado contudo não me parece que isso tenha acontecido. Moro em Tomar e tenho tido pouco contacto com o meio nos últimos tempos mas aguardo igualmente com expectativa a edição destes 2 Volumes.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#103730 | tcorrea | 24 out 2005 20:00 | Em resposta a: #103724

Quando souber diga-me s.f.f.

Obrigado,

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#113618 | bbarahona | 08 mar 2006 15:00 | Em resposta a: #82118

Um ano já passado e não tendo ainda o nascituro vindo à luz apesar da já longa gestação, venho perguntar aos ilustres confrades sobre se há notícias acerca da publicação do Tomo III do ANP. Disseram-me na Livraria Ferin que estava para breve, ou seja, Março ou Abril de 2006. Confirma-se tal?
Sempre se refere às letras M a R? E será apenas um Tomo (ainda que com 2 volumes) ou 2 Tomos, tal como indica NB (Alentejo)?
Na última edição do Tomo II, algumas famílias com letras anteriores (nomeadamente na letra L) eram remetidas para edições futuras, possivelmente por necessitarem ainda de ser investigadas. Quando serão tratadas? Agora ou num futuro Tomo IV, que faça o apanhado daquilo que ficou para trás?
Segundo me apercebi em tempos junto do Eng. Mattos e Silva, seria esta a sua intenção, pelo que reuniria ainda nesse Tomo IV, para além das famílias para cujo estudo futuro se remeteu, algumas famílias não incluídas nas edições de 1950 e 1964 (desde que respeitassem os critérios de inserção aprovados há anos em assembleia do IPH) e, de acordo com a informação de LCM noutro tópico, seriam também incluídos aqueles a quem o CN ou o INP reconheceu mais recentemente o direito ao uso de armas.
Outra informação que me chegou era a de que seriam também incluídos nesse Tomo IV aqueles a quem foi reconhecido o direito ao uso do tratamento de Dom, mormente por representação e não apenas por sucessão, embora pessoalmente julque que este último caso seria mais passível de constar dum Boletim Oficial do novo INP, à semelhança do que aconteceu com o Boletim Oficial do CN relativo aos títulos.
Aproveitando para pedir desde já antecipadamente aos ilustres confrades que, ao invés do que aconteceu noutro tópico semelhante, evitem entrar mais uma vez em acaloradas discussões acerca dos aprovados critérios de inserção numa obra desta natureza, cuja mais-valia é acima de tudo genealógica e não nobiliárquica, envio a todos os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#113621 | JBdeS | 08 mar 2006 16:05 | Em resposta a: #113618

Caro B Barahona,

Soube de fonte segura que o ANP vai começar a ser impresso e que dentro de dois meses estará à venda.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#113622 | bbarahona | 08 mar 2006 16:15 | Em resposta a: #113621

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#113639 | mgorjaoh | 08 mar 2006 19:20 | Em resposta a: #113618

Bernardo

Encontramo-nos no Domingo?

Abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#113687 | Vale do Criz | 09 mar 2006 12:15 | Em resposta a: #113639

É o dia do lançamento do livro da Familia Gorjão-Henriques, não é?

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#141620 | gmg | 25 jan 2007 01:45 | Em resposta a: #82165

Caro Sr.,

Gostaria de saber como é que as pessoas constam, ou passam a constar do Anuário!?

Por exemplo: Se alguém descobrir que descende de um nobre do séc. XVI, que já conste no Anuário, por linha bastarda ou por simples falha de toda a filiação do Felgueiras Gayo, como é que passa a constar do Anuário?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#141621 | gmg | 25 jan 2007 01:46 | Em resposta a: #113622

Caro Sr.,

Gostaria de saber como é que as pessoas constam, ou passam a constar do Anuário!?

Por exemplo: Se alguém descobrir que descende de um nobre do séc. XVI, que já conste no Anuário, por linha bastarda ou por simples falha de toda a filiação do Felgueiras Gayo, como é que passa a constar do Anuário?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#141622 | gmg | 25 jan 2007 01:46 | Em resposta a: #113621

Caro Sr.,

Gostaria de saber como é que as pessoas constam, ou passam a constar do Anuário!?

Por exemplo: Se alguém descobrir que descende de um nobre do séc. XVI, que já conste no Anuário, por linha bastarda ou por simples falha de toda a filiação do Felgueiras Gayo, como é que passa a constar do Anuário?

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#177952 | gmg | 27 dez 2007 19:39 | Em resposta a: #82012

Caro Sr.,

Pode dizer-me, se fizer o favor, se constam estes nomes do ANP, sobre os MEDEIROS de Valpaços?

1. JACINTA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto.

Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO, ou FRANCISCO FERNANDES EIRÓ, natural de Valverde, Valpaços.

Filhos:

2. ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:
3. MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745, sendo seus padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu em 18 de Julho de 1752 .
3. QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748, sendo padrinhos Jerónimo de Morais e Castro, que assina, e sua irmã D. Antónia, que se fez representar por procuração em Belchior Luís Pinto de Magalhães .
3. CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
3. ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus padrinhos António Ribeiro, que assina, e sua mulher Jacinta de Medeiros, da Fonte Mercê, Água Revez .
3. FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756, sendo padrinhos o avô Francisco Fernandes e sua filha Catarina .
3. JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759, sendo padrinhos Manuel Gonçalves Barroso e sua irmã Maria .
3. JOÃO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO, sendo padrinhos Francisco Fernandes Eiró, que assina de cruz, e sua filha Catarina . Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo . Filhos:
4. RITA, sem mais notícia.
4. FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
3. JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu a 5 de Setembro de 1769 .
2. CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724, sendo seus padrinhos Manuel, solteiro, e sua irmã, também solteira, filhos que ficaram de António Gonçalves, de Valverde .
2. ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729 .

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Anuário da Nobreza

#177975 | gmg | 27 dez 2007 22:26 | Em resposta a: #113622

Caro Sr.,

Pode dizer-me, se fizer o favor, se constam estes nomes do ANP, sobre os MEDEIROS de Valpaços? Nomeadamente a Ascendência de Jacinta de Medeiros (n.º 1)?

1. JACINTA DE MEDEIROS

Natural de Rio Torto.

Casou com FRANCISCO FERNANDES PASSEADO, ou FRANCISCO FERNANDES EIRÓ, natural de Valverde, Valpaços.

Filhos:

2. ISABEL DE MEDEIROS, natural de Valverde, Valpaços, onde nasceu a 6 de Maio de 1722, sendo seus padrinhos Francisco de Medeiros e sua mulher Caetana Fernandes . Casou em Valpaços a 15 de Abril de 1744 com ANTÓNIO FERNANDES DA RUA, filho de António Fernandes, natural de Valverde, e de Comba Álvares, natural de Cachão, Possacos. Foram moradores em Valverde, Valpaços. Filhos:
3. MARIA, que nasceu em Valpaços a 22 de Maio de 1745, sendo seus padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu em 18 de Julho de 1752 .
3. QUITÉRIA AGOSTINHA, que nasceu em Valpaços a 28 de Agosto de 1748, sendo padrinhos Jerónimo de Morais e Castro, que assina, e sua irmã D. Antónia, que se fez representar por procuração em Belchior Luís Pinto de Magalhães .
3. CATARINA, que nasceu em Valpaços a 6 de Setembro de 1750, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, avô e tia da baptizada .
3. ANTÓNIO, que nasceu em Valpaços a 12 de Fevereiro de 1753, sendo seus padrinhos António Ribeiro, que assina, e sua mulher Jacinta de Medeiros, da Fonte Mercê, Água Revez .
3. FRANCISCO JOÃO, que nasceu em Valpaços a 26 de Junho de 1756, sendo padrinhos o avô Francisco Fernandes e sua filha Catarina .
3. JOSÉ JOÃO, que nasceu em Valpaços a 27 de Abril de 1759, sendo padrinhos Manuel Gonçalves Barroso e sua irmã Maria .
3. JOÃO DE MEDEIROS, que nasceu em Valpaços a 30 de Abril de 1762, baptizado com o nome de JOÃO SECUNDINO, sendo padrinhos Francisco Fernandes Eiró, que assina de cruz, e sua filha Catarina . Casou com ISABEL GONÇALVES, filha de Manuel Gonçalves e de Caetana Maria, do lugar de Valongo . Filhos:
4. RITA, sem mais notícia.
4. FRANCISCO DE MEDEIROS, com geração.
3. JOSEFA MARIA, que nasceu em Valpaços a 19 de Março de 1765, sendo padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Catarina, solteira. Morreu a 5 de Setembro de 1769 .
2. CATARINA, que é madrinha de seu sobrinho Francisco João em 1756. Nasceu em Valpaços a 12 de Janeiro de 1724, sendo seus padrinhos Manuel, solteiro, e sua irmã, também solteira, filhos que ficaram de António Gonçalves, de Valverde .
2. ANTÓNIO, que nasceu em Valverde, Valpaços, a 1 de Abril de 1729 .

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen