Matosos, Morgados de Mocate em Soure

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Bibliografia

Matosos, Morgados de Mocate em Soure

#82024 | jsarmento | 17 jan 2005 17:33

Caros Confrades,

Agradeço informações sobre a família Matoso, Morgados de Mocate em Soure e especialmente sobre a ascendência de Francisco Maria Matoso de Mesquita e Vasconcelos, 7º Morgado de Mocate. Tanto quanto fui informado chegou a ser publicada (nos anos cinquenta?) uma obra sobre estes Matosos da autoria do Dr Alfredo Moura Matoso que já procurei, em vão , em vários alfarrabistas.

Todas as informações possíveis serão muito bem vindas.

Cumprimentos cordiais

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Matosos, Morgados de Mocate em Soure

#82184 | JFBarata | 18 jan 2005 23:31 | Em resposta a: #82024

Caro José Sarmento

A obra do Dr. Alfredo Moura Mattoso, com o título "Moura Mattoso, de Soure" constitui a quarta parte do Anuário da Nobreza de Portugal de 1964. Tanto quanto me lembro trata desenvolvidamente da genealogia dos morgados de Mocate.
Infelizmente não tenho esta obra que está esgotada. Todavia penso que não será difícil consultá-la em qualquer biblioteca.
Tudo o que tenho sobre esta gente é o seguinte apontamento:
1 - Francisco Maria Matoso de Mesquita e Vasconcelos, nascido em Soure a 8/9/1810, 6º e último Morgado de Mocate, representante dos Velosos de Siqueira de Vila Pouca de Aguiar.
2- Pedro Maurício de Eiró Mattoso de Mesquita, nasceu em Soure a 23/3/1750 (afilhado do Marquês de Pombal e da mãe deste). Foi o 4º administrador do morgado de Mocate; o 3º administrador foi seu irmão José Anastàcio que morreu s.g.).
3- Dª Micaela Vasconcelos Leite Pereira e Alvim. Casados em Soure a 27/11/1809.
Foi a 5ª administradora do Morgado.
4- Francisco Silva Mattoso, nasceu em Soure a 5/10/1697 ( penso que terá sido o 2º administrador do morgado).
5 - Dª Mª Catarina Veloso de Mesquita, casaram em Lisboa, S. Nicolau, a12/2/1742
8 - Pedro de Eiró Mattoso. Foi o 1º administrador do Morgado de Mocate instituído por testamento de sua prima co-irmã e madrinha Dª Maria da Encarnação Eiró Castelo Branco, natural de Espinhal.
9 - Dª Mª de Travassos Freire, casados em Soure a 29/6/1688.
16 - António Rodrigues de Mattos (tinha varonia de "Abreu de Regalados").
17 - Maria de Eiró, bapt. no Espinhal a 10/1/1623. Casaram no Espinhal.
34 - João Rodrigues Mattoso, bap. no Espinhal a 1/11/1585
35 - Maria de Eiró, natural do Espinhal onde casaram a 25/4/1603
68 - Luís Fernandes "O Galgueiro", natural do Espinhal
69 - Filipa Mattoso, natural da Lousã
138 - Francisco Fernandes Mattoso, viveu na Lousã no meados do séc. XVI.
139 - Ana João
276 - Pedro Gonçalves, escrivão da Câmara de Penela
277 - Filipa Mattoso. Casaram antes de 1537.
554 - Luís Rodrigues Mattoso. Parece que foi natural de Évora e que foi trazido para a Lousã pelo Sr. D. Jorge, Duque de Coimbra e Sr. daquela vila.O mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra, fez-lhe um emprazamento, em 1537, na freguesia de Espinhal, concelho de Penela.
555 - Dª Catarina Sottomaior. Casaram no Espinhal

Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Matosos, Morgados de Mocate em Soure

#82200 | jsarmento | 19 jan 2005 14:56 | Em resposta a: #82184

Caro João Fonseca Barata

Fico muito grato pela sua atenção. Vou tentar consultar o Anuário e, se o pretender, terei muito gosto em lhe disponibilizar toda a informação que recolher.

Com os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen