Freguesia em Braga

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Freguesia em Braga

#82137 | maribernardo | 18 jan 2005 18:57

Alguem sabe se existiu alguma freguesia em Braga q começa com Santa e a segunda palavra começa com um B? Estou procurando a freguesia de minha avo q nasceu em Braga (nao sei se Concelho ou soh distrito) e no livro de certidao aparece Freguesia de Santa B...e o resto nao da pra ler pq eh mto antigo. Nao sei mais aonde posso recorrer, ja tentei td possivel. O pai dela tinha o sobrenome Ferreira da Costa. Se alguem puder me ajudar, sabendo de alguma familia nas imediaçoes de Braga q tenha esse sobrenome, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82174 | LuLopes | 18 jan 2005 22:38 | Em resposta a: #82137

Olá Maribernardo!
Já entrou em contato com o Arquivo Distrital de Braga? Eles são ótimos! Consegui saber onde meu avô nasceu por intermédio deles.
O e-mail deles é adb@uminho.pt e o site é www.adb.pt

Abraços e boa sorte!

Luciana Lopes
Rio de Janeiro / Brasil

Pesquisando:
Moreira das Neves - Porto, Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82182 | Antoniomota | 18 jan 2005 23:18 | Em resposta a: #82137

Ola Maribernardo!
Frequento o ADB. Penso que pode haver muitas freguesias com Santa ..., ocorre-me agora uma que é Santa Lucrécia, concelho de Braga. Diga datas aproximadas do que pretende.
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82183 | maribernardo | 18 jan 2005 23:28 | Em resposta a: #82182

Muito obrigada por terem respondido, Luciana e Antonio!
Antonio, sera q vc poderia me ajudar? Nao entrei em contato ainda com o Arquivo Distrital em Braga, a unica informaçao q possuo eh q minha avo, Elvira Candida Rabello, nasceu em 30/09/1905, em Braga, Portugal, filha de Avelino Ferreira da Costa e Amelia Candida. A questao eh q ninguem dos filhos dela sabe a freguesia q ela nasceu, e tampouco temos algum documento que possa nos guiar. Eh possivel conseguir localizar a certidao dela pelo Arquivo Distrital de Braga?
Agradeço sua ajuda!
Marianne

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82272 | Antoniomota | 20 jan 2005 17:45 | Em resposta a: #82183

Olá Maribernardo!
Não encontrei o registo de nascimento da Elvira (30.9.1905), em freguesias com Santa (qualquer coisa) no concelho de Braga. Consultado o Registo Civil de Braga, também nada constava. Verificado o Arquivo de Passaportes, do Distrito de Braga, também não há vestígios.
A única hipótese é pedir uma certidão de casamento da Elvira, nessa certidão deve vir os elementos necessários para prosseguir a investigação. A partir daí disponha da minha oferta.
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82384 | maribernardo | 21 jan 2005 20:38 | Em resposta a: #82272

Ola, Antonio Mota! Primeiramente muito obrigada pela sua ajuda!!
No Registo Civil de Braga, vc tem acesso a pesquisas de registos de outros concelhos de Braga?
Nossa, esta tao dificil de achar essa certidao de minha avó, na certidao de casamento dela nao eh citado o nome da freguesia que ela nasceu, apenas esta escrito que eh natural de Braga. Os descendentes dela tambem nao sabem, ela veio para o Brasil em 1917 e se casou com meu avô, que tambem era portugues, e aqui ela nao possuia documentos, apenas o Registro de Estrangeiros, onde tambem nao consta a freguesia de origem. O pai dela, se chamava Avelino Ferreira da Costa, nao tenho a data de nascimento dele. Ele tinha outro filho alem de minha avó chamado Abílio Ferreira da Costa, o qual ficou em Portugal, e teve descendentes, mas creio que ele eh falecido.
Como funciona o processo de tentar localizar algum parente aí em Portugal, o Registo Civil de Braga abrange todos os Concelhos do Distrito de Braga ou existe algum local ao qual se pode recorrer para tentar localizar qualquer uma dessas pessoas que citei?
Agradeço pela sua ajuda e atençao.
Mari Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82413 | laurapimentel | 22 jan 2005 01:45 | Em resposta a: #82137

Poderá ser talvez a freguesia de Santa Eulália? Sendo que a leitura de Santa B...fosse Santa E...? Santa Eulália é uma freguesia do concelho de Barcelos, distrito de Braga. Terras de Rio Côvo (ainda hoje consta das placas de sinalização rodoviária: SANTA ELÁLIA-RIO CÔVO).
É uma pista.
O caso é problemático, porque o concelho de Barcelos (que poderá ser o de nascimento da sua Avó) é o concelho de Portugal com maior número de freguesias: salvo erro, perto de 60.
Uma hipótese é procurar em qualquer site relacionado com municípios (p. ex. a ANMP) ou mesmo o próprio site da CM de Braga ou da CM de Barcelos e aí procurar um link para as freguesias que os compõem. Todos os sites dos municípios referem no mínimo as freguesias.
Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82571 | laurapimentel | 24 jan 2005 00:29 | Em resposta a: #82137

No outro dia sugeri-lhe que a freguesia que tenta identificar talvez pudesse ser a de Santa Eulália, Barcelos. Embora não fosse a resposta exacta ao seu registo de ''Santa B''. Ora, eu estava bem mais perto da (possível) verdade, sem saber. De facto, curiosa com o assunto, consultei uma obra da biblioteca dos meus Pais «O Concelho de Barcelos, de Aquém e Além Cávado», de Teotónio da Fonseca, (Barcelos, 1948, Companhia Editora do Minho) e, na página 335 do Tomo II (que versa os concelhos do além-Cávado), no capítulo dedicado a Rio Côvo, diz-se:
''.......Rio Côvo, orago Santa Eulália, santa espanhola conhecida por Santa Olaia, Santa Ovaya OU SANTA BAIA''...!!!
Falando sobre o assunto com o meu Pai, barcelense de gema que migrou cá mais para sul do país, mas que mantém lá casa para estadias intermitentes, disse-me ele que a freguesia é hoje designada como Santa Eulália, mas muita gente ainda diz actualmente ''ele ou ela é de..ou ele ou ela vive em... Santa Baia''. Sendo do conhecimento comum que a pessoa se está a referir a Santa Eulália.
Portanto, se não encontrou nada parecido com ''Santa B...'', será provavelmente mesmo ''Santa Baia'' a freguesia que procura.
Sobretudo porque na época os registos não cultivariam o rigor das designações a que hoje se encontram vinculados, bastando lavrar o nome que os declarantes emitissem, desde que fosse um termo correspondente ao uso e costume da região.
Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82586 | aluizioalac | 24 jan 2005 10:10 | Em resposta a: #82571

Olá amigos do Fórum.
Tenho uma pesquisa da Família Lopes, Adaufe-Braga.
Gostaria de trocar informações com descendentes desta família.

um abraço,

Aluizio.
Rio de Janeiro-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82600 | maribernardo | 24 jan 2005 13:45 | Em resposta a: #82586

Olá, Laura!! Muito obrigada pela sua ajuda, realmente acho q essa freguesia de Santa Baia deve ser a mais parecida com o nome q eu estava procurando q existe em Braga, neh? Certamente vou pesquisar e tentar encontrar a certidao!!
Obrigada mesmo!!

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Braga

#82634 | vbriteiros | 24 jan 2005 20:25 | Em resposta a: #82571

Cara Laura Pimentel
Os meus sinceros parabéns pela sua intervenção. Realmente apresenta uma sugestão muito bem estruturada , que poderá ser uma boa pista para a colega interessada e difícil de encontrar nos livros. Assim se torna este Forum mais valioso.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen