adelino dias correia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

adelino dias correia

#82243 | eduardo5292 | 20 jan 2005 03:14

será que alguém conhece algum parente?ele é do outeiro de espinho,concelho de mangualde.

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82245 | jliberato | 20 jan 2005 06:29 | Em resposta a: #82243

Caro eduardo5292,
Não percebo porque insiste em pôr a mesma questão sob vários tópicos, assim "expulsando" da primeira página outros tantos tópicos.
Se pretende uma resposta, e há muita gente disposta a ajudar, deverá começar dizer qual é a época. Século XVI? XVII?
Ajuda se disser se se trata de seu antepassado e como chegou a ele. E mais informações da pessoa. Casou? Teve filhos?Sabe o nome dos pais?
O meu propósito é apenas ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82416 | eduardo5292 | 22 jan 2005 02:28 | Em resposta a: #82245

caro jliberato,
adelino foi meu avô.ele faleceu no século xx.os pais dele se chamavam josé dias correia e maria do nascimento.ele nasceu no outeiro do espinho no dia 22/05/1904 com o registro 22 folha 33 do mesmo ano.sua cédula pessoal era 364081 série b do dia 22/02/1927.casou pela primeira vez com maria danunciacão que morreu na hora do parto de minha tia.casou no brasil pla segunda vez com ana henrique de jesus correia.caro amigo,desculpe se estou confundindo vcs,mas recebi orientacões de alguns amigos para entrar com alguns tópicos pois talvez ajudasse.

aguardo ansiosamente, eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82422 | melisa | 22 jan 2005 03:35 | Em resposta a: #82416

Caro Eduardo
Ora vamos lá ver o que lhe posso arranjar.
Confirma que o seu avô é de Outeiro de Espinho?
Caso assim seja a localidade existe, só que é muito pequena e faz parte de uma freguesia que não sabemos qual é.
Pelo indicativo telefónico (232) Outeiro de Espinho fica no distrito de Viseu (um dos distritos da Beira Alta), mas onde?
porque não tenta telefonicamente saber qual a freguesia a que pertence?
Há um Sr. António Correia Borges em Outeiro de Espinho tel 232610594, claro que terá que colocar antes o indicativo de Portugal.
Boa sorte
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82423 | eduardo5292 | 22 jan 2005 03:53 | Em resposta a: #82422

oi melisa,
o documento que meu pai passou continha essas informacões.vou perguntar a ele se existe o nome de alguma freguesia.esse detalhe tentarei saber de manhã.mesmo assim,ainda não entendi bem como portugal é dividido,pois aqui no
brasil nós dividimos pela ordem:estados,municípios e bairros.
gostaria de entender melhor a divisão daí.
bjs
eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82425 | melisa | 22 jan 2005 04:22 | Em resposta a: #82423

Caro Eduardo
Portugal divide-se em distritos (que serão mais ou menos equiparados aos v/ estados,depois por concelhos e estes dividem-se em freguesias.
Por isso normalmente é necessário ter o concelho e a freguesia, pois só freguesias serão para cima de 4000, e muitas com o nome repetido.

Mas antigamente em vez de distritos (que são 18), a divisão era por províncias.
Por exemplo o distrito de Viseu bem como o da Guarda constituíam a Beira Alta.
Mas para alem destes o distrito de Coimbra , o de Aveiro (Beira Litoral) e o de Castelo Branco (Beira Baixa) faziam parte da grande região da Beira.
Compreende assim como é difícil para nós localizar uma pequena povoação, só com a indicação de que fica na Beira.

Eu, que resido mesmo no sul de Portugal, só cheguei ao distrito de Viseu pelo indicativo telefónico, mas que naquela zona engloba praticamente todo o distrito Posso-lhe dizer que não fica no concelho de Lamego ( norte do Distrito de Viseu) que tem outro indicativo.
Força
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82455 | eduardo5292 | 22 jan 2005 18:13 | Em resposta a: #82425

oi melisa,
agora compreendi.vou tentar melhorar de acordo com essa colocacão que voce me passou.distrito de viseu,conselho de mangualde,outeiro do espinho e freguesia do espinho.meu avô adelino tinha 3 irmãos chamados de manuel dias correia,joaquim dias correia e josé dias correia.manuel e joaquim vieram para o brasil e josé ficou em portugal.não sabemos se ele teve filhos e/ou netos.gostaria de saber se voces trabalham para este forum ou se voces são curiosos igual a mim.voce é do sul de portugal aonde?
um abraco,eduardo.

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82469 | melisa | 22 jan 2005 21:19 | Em resposta a: #82455

Caro Eduardo
Sou apenas uma interveniente (curiosa) no Fórum tal como o Eduardo, aliás como os outros participantes.
Fazemos as nossas pesquisas em arquivos e trocamos aqui impressões.

Estou no Algarve ( se clicar em Mapas e depois em Portugal o Algarve (Província) fica na ponta sul ( a azul no mapa), clicando sobre ele aparece o Distrito de Faro (neste caso o distrito coincide com a antiga província), clica sobre Faro e aparecem os concelhos. Clicando novamente sobre Portimão ( o meu concelho) aparecem as freguesias. Vivo na freguesia de Alvor.

Agora passemos ao que lhe interessa:

Os registos de nascimento casamento e óbito encontram-se até mais ou menos 100 anos para trás nas Conservatórias do Registo Civil do respectivo Concelho, depois as mais antigas vão para o Arquivo Distrital que no seu caso é o de Viseu.
Como 1904 é um ano cerca de 100 anos para trás, estou na dúvida sobre onde se encontra esse registo. Na Internet diz estar ainda na Conservatória, mas esta informação pode estar desactualizada.

Assim o que aconselho é que tente telefonar para a Conservatória de Registo Civil de Mangualde e lhes pergunte onde se encontram os registos de baptismo ou de nascimento da freguesia de Espinho relativamente ao ano de 1904 e caso lá esteja qual a forma que lhe indicam para pagamento de uma FOTOCÓPIA NÃO CERTIFICADA do referido registo e respectivo envio, não se esquecendo de os informar que se encontra no Brasil.

A melhor hora para telefonar será das 9h ás 12 h ou entre as 14h e as 15 h (porque há para as Conservatórias dois tipos de horários) hora de Portugal (não se esqueça da diferença horária).
O telefone é o seguinte: 232619470 antecedido do respectivo indicativo de Portugal.
Já agora indico-lhe a morada:

Conservatória do Registo Civil de Mangualde
Largo Dr Couto –Palácio da Justiça
3530 133 Mangualde

Caso os registos de 1904 já se encontrem no Arquivo Distrital então o telefone e a morada é a seguinte:
Telef: 232430380

Arquivo Distrital de Viseu
Á Atenção da Exª Srª Directora
Largo de Santa Catarina
3504 515 Viseu
Para pedir ao cópia não certificada do registo deverá indicar:
Adelino Dias Correia
Filho de José Dias Correia e de Maria do Nascimento nascido em 22/5/1904 em Outeiro de Espinho , freguesia de Espinho, concelho de Mangualde.

Nesta fotocópia deverá encontrará o nome dos avós do seu avô, bem como a freguesia onde os pais dele casaram.

Claro que por aqui apenas poderá chegar a antepassados do seu avô, se quiser saber de familiares vivos o melhor será mesmo tentar o contacto pelo telefone com alguém de Outeiro de Espinho (por exemplo aquele que lhe dei ontem) e tentar saber se conhece a sua família e eventualmente pô-lo em contacto com eles.

Boa Sorte e dê-nos noticias sobre o que conseguir.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82471 | jliberato | 22 jan 2005 21:50 | Em resposta a: #82416

Caro Eduardo,
Vejo que já recebeu boas e sensatas indicações da nossa confrade melisa.
Desejo que tenha o maior sucesso na sua busca. E não deixe de nos transmitir as suas conclusões.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#82711 | eduardo5292 | 25 jan 2005 16:36 | Em resposta a: #82469

oi melisa,
não sei como agradecer as informações que voces estão me passando.principalmente voce,m.elisa.depois de sábado,só hoje pude ler a tua resposta,pois meu carro foi furtado e eu estou agilizando documentos porque sou taxista e existe uma burocracia grande e preciso ir à duas delegacias de polícia e a tres orgãos para fazer a legalização de saída de um carro e entrada de outro.já passei por email isso que voce me passou para o meu pai e aí vamos ver por onde começamos.
darei notícias assim que as tiver e verei no mapa onde voce mora.


um grande beijo,felicidades,eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#83747 | eduardo5292 | 08 fev 2005 23:50 | Em resposta a: #82469

Oi M.Elisa,
Há muito não lhe escrevo,pois passei para o meu pai em São Paulo os dados que voce me passou.Ele não conseguiu.Agora estou enviando carta porque acho que dá para detalhar melhor.Enviarei dia 10 pois aqui é carnaval e nada funciona direito por ser feriado até amanhã às 12h.
Como vai voce.Vi aqui pelo site que voces estão em contacto direto e fiquei feliz em ver a troca de informacões entre várias pessoas.
Assim que tiver notícias informarei.

Beijos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#84144 | eduardo5292 | 13 fev 2005 01:33 | Em resposta a: #82243

Caro amigo Jliberato.
Estive observando o fórum e percebi que vc entra em vários temas para ajudar.Pergunto eu,vc é algum professor,pois tu conheces tudo?Estou admirado e impressionado com seus conhecimentos.À propósito,qual é o site do arquivo distrital de Viseu e se vc tiver o da conservatoria do registro civil de Mangualde também.
Um abraco do amigo,Eduardo.

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#84145 | eduardo5292 | 13 fev 2005 01:48 | Em resposta a: #84144

Caro amigo Jliberato.
Estive observando o fórum e percebi que vc entra em vários temas para ajudar.Pergunto eu,és algum professor,pois tu conheces tudo?Estou admirado e impressionado com seus conhecimentos.À propósito,qual é o site do Arquivo Distrital de Viseu e se vc tiver também,o da Conservatoria do Registro Civil de Mangualde.
Um abraco do amigo,Eduardo.

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#84157 | jliberato | 13 fev 2005 09:19 | Em resposta a: #84144

Caro Eduardo,
Sou economista. E sou um curioso de genealogia com alguma prática.
E fui forçado por razões de saúde a duas semanas de descanso. O que me permitiu dedicar muito tempo ao Forum. Normalmente é impossível, devido ao trabalho.
A indicação de sites é proibida pelas regras do Forum.
Mas em qualquer motor de busca se escrever o que procura obterá resultados.
Atenção que em português diz-se registo e não registro.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#84435 | eduardo5292 | 16 fev 2005 12:49 | Em resposta a: #84157

Caro JLiberato
Espero que tenha melhorado a sua saúde.Consegui o site e já entrei em contacto.Também estou de férias forçadas pois sou taxista e meu carro foi furtado.Estou esperando o pagamento do seguro que demora de 30 à 60 dias.E realmente essa curiosidade também estou adquirindo porque leio vários tópicos e observo o quanto é interessante esse "trabalho".Me divirto muito.
Um grande abraço do amigo,Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#85640 | melisa | 05 mar 2005 22:30 | Em resposta a: #84435

Caro Rduardo
Obrigado pela sua mensagem que só agora vi.
Então como vão as suas pesquisas?
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#85793 | eduardo5292 | 08 mar 2005 13:21 | Em resposta a: #85640

Oi M.Elisa

Ainda não recebi nenhuma comunicação de Portugal.Escrevi para a Junta da Freguesia do Espinho,mas não recebi resposta.Assim que tiver,te comunicarei.Estou também com problema no meu computador pois queimou a placa de modem e como ainda não voltei a trabalhar,não consertei.

Um abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: adelino dias correia

#100618 | acrfonseca | 16 set 2005 01:39 | Em resposta a: #82243

Rio, 05/09/2005
Sou neto de Augusto Rodrigues e Clementina do Amaral, já falecidos
e naturais de Outeiro de Espinho.
Vive no Outeiro dos dois aos sete anos.
Como todos os moradores do Outeiro eram, e são, no mínimo primos e compadres, há uma grande probabilidade de Adelino Dias Correia ser meu
parente.
Para maiores detalhes contatar:
antonio@dafonseca.no-ip.org ou acrfonseca@terra.com.br

Antonio C.R.da Fonseca

Resposta

Link directo:

Espinho, Gandufe e Água Levada

#100655 | victorferreira | 16 set 2005 16:41 | Em resposta a: #100618

Caro A.C.R. Fonseca,
Tenho uns poucos ancestrais da Freguesia de Espinho, em Gandufe, Espinho e Água Levada, e mais exactamente da Quinta do Fontelo, mas não recentes: são 'Loureiro' e 'Azevedo', e extendem-se de meados a fins do séc. XVIII.
Você fez pesquisa de ancestrais? Tem informações para partilhar?
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen