Família Giesta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Giesta

#82261 | Nani-Rio | 20 jan 2005 14:00

Pesquiso origem e antepassados da família Giesta. Segundo relatos de meus parentes (boatos?) meu tataravô (Cristóvão Barbosa Giesta) teria vindo de Portugal para o Rio de Janeiro na companhia de um irmão e aqui se separaram. Meu tataravô erradicou-se em Valença-RJ e não sabemos nem o nome nem o local onde se fixou o irmão dele. Pensamos que no Rio.
Deixo aqui registrado que através de pesquisa feita por mim junto aos arquivos da Igreja, consegui localizar o registro de nascimento de meu bisavô (1883), mas nele não há menção aos nomes de antepassados daí a dificuldade de eu prosseguir na investigação.
Se alguem puder me ajudar nessa busca, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#82318 | texmel | 20 jan 2005 23:43 | Em resposta a: #82261

Cara NiNI

Diz muito pouco para poder ser auxiliada,diga pelo menos onde nasceu seu
avô,se viu o registo de nascimento aí vem indicado o lolcal. e diga também
a data.Ha aqui em portugal familias com o nome Giesta que é nome corrente.
Cumprimentos
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#82358 | Nani-Rio | 21 jan 2005 16:34 | Em resposta a: #82318

Olá,
Meu avô nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 14/12/1910, meu bisavô também nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 05/09/1883, meu tataravô é que veio de Portugal (verdadeiro ou falso?). Seu nome era Cristóvão Barbosa Giesta.
Não sei a data de nascimento, muito menos os nomes dos pais. Penso que casou-se aqui, mas também não tenho certeza.
Se as informações não ferem suficietntes, entre em contato de novo.
Grata pela atenção,
Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#82474 | texmel | 22 jan 2005 22:34 | Em resposta a: #82358

Olá Fernanda,
Veja em Valrença.No registo de nascimento do seu avô é provável que conste o
nome e naturalidade dos avós dele,assim como no do seu bisavô o dos pais e naturalidade deles.Se for só a indicação de naturalidade portuguesa não chega.
Cumprimentos e muita sorte para o que procura.
José Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#82477 | Gilson Nazareth | 22 jan 2005 23:52 | Em resposta a: #82261

Nani
Valença tem um centro histórico com dados computorizados.Seria de bom alvitre começar pesquisando em Valença.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#82478 | Gilson Nazareth | 22 jan 2005 23:54 | Em resposta a: #82261

Nani
Valença tem um centro histórico com dados computorizados.Seria de bom alvitre começar pesquisando em Valença.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#83942 | Nani-Rio | 11 fev 2005 12:19 | Em resposta a: #82478

Olá para todos!
Gilson, a que Valença você se referiu? Em Portugal ou no Brasil?
Recebí via e-mail um brasão da Família "GIEST" oriunda da Alemanha.
Será que alguem sabe me dizer se meu nome é uma corruptela daquele GIEST?
Grata pela atenção!

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#83956 | jliberato | 11 fev 2005 13:32 | Em resposta a: #83942

Cara Nani,
Em princípio não. Giesta é uma planta. Tem toda a lógica que o nome provenha de Portugal.
Só há uma maneira de saber. É investigar. A partir do assento de baptismo ou casamento mais antigo de que disponha. E ir investigando para trás.
Quanto a brasões, nunca ouvi falar de um brasão da família Giesta. E se houvesse, faltaria saber se teria direito a usá-lo.
Bom trabalho
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#84081 | Nani-Rio | 12 fev 2005 12:53 | Em resposta a: #83956

Bom dia, JLiberato!
Obrigada pela atenção.
Como já havia mencionado nos tópicos acima, a única informação de que disponho pela análise de registros é de que meu bisavô nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro, Brasil em 1883 e é filho de Cristóvão Barbosa Giesta que teria vindo de Portugal. Não tenho qualquer informação sobre meu tataravô, a não ser seu nome! Daí a dificuldade de ir investigando para trás, como você sugeriu.
Em conversa com minha tia, ela mencionou qua na infância dela os mais velhos diziam para as crianças, quando estas se recusavam a fazer alguma terefa doméstica, que elas eram parentes da "Baroneza de Aveiros/Ouveiros" e por essa razão poderiam se dar ao luxo de não fazerem nada. Talvez tenha sido de uma dessas regiões que meu tataravô saiu.
Preciso de alguma ajuda vinda daí, pois por aqui fica muito difícil pesquisar.
Antecipadamente, grata pela atenção,
Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#84083 | Nani-Rio | 12 fev 2005 13:07 | Em resposta a: #84081

Olá,
Voltei para dizer que errei ao me referir ao meu "taratavô".
Na verdade trata-se de meu TRISAVÔ!
Desculpem a minha falha.
Obrigada.
Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#84099 | jliberato | 12 fev 2005 17:11 | Em resposta a: #84081

Cara Fernanda,
Lamento muito desiludi-la.
Mas com os elementos de que dispõe, encontrar o seu trisavô é quase impossível. Já viu o que é pesquisar quase 4500 paróquias de Portugal. Se alguém dispusesse de um dia por paróquia isso representaria um investigador dedicar quinze anos interruptos de trabalho! Sem saber o nome dos pais, pelo que podia passar pelo nome Cristóvão e os pais não terem usado os nomes Barbosa nem Giesta.
A única solução é investigar mais no Brasil. O casamento do seu bisavô não tem mais informação?
Já investigou se o Cristóvão casou no Brasil? Tem o nome da mulher dele?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#84419 | Nani-Rio | 16 fev 2005 10:54 | Em resposta a: #84099

Olá, JLiberato, tudo bem?
Valeu pela dica, mas eu tenho que partir de algum lugar.
Como mencionei, as pessoas mais velhas de minha família falavam em Aveiros. Será que meu trisavô não veio de lá?
Não custa pesquisar, só que não tenho nenhum contato para isso.
Onde fica Aveiros? Próximo a alguma cidade mais conhecida de nós brasileiros? Será que pelo Guia Telefônico não se consegue localizar algum Giesta naquela região?
Grata por qualquer ajuda ou informação.
Fernanda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Giesta

#84439 | jliberato | 16 fev 2005 13:49 | Em resposta a: #84419

Cara Fernanda,
Talvez exista Aveiros. Eu não conheço. Conheço o concelho de Aveiro, que terá uma vintena de freguesias, e o distrito de Aveiro que terá umas duas centenas.
Existe também Aveiras.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Família Giesta

#385945 | FernandoGiesta | 28 out 2017 03:54 | Em resposta a: #82261

Prezados, percebi que a última mensagem neste grupo é de 2005. Não conhecia este blog, pelo que dele não participava. Meu nome é Luiz Fernando Giesta. Nascido no Rio de Janeiro, filho de Luiz Paulo de Barros e Vasconcellos Giesta e Maristella da Silva Giesta. Neto de Carlos Barbosa Giesta Filho. Procuro minha árvore genealógica. Já ouvi que há uma parte da família do meu avô que foi para Valença (RJ). Não os conheço. De toda sorte, caso alguém tenha alguma informação para que possamos construir uma árvore da família Giesta, eu agradeceria muito. Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Giesta

#451050 | Nani-Rio | 19 nov 2023 11:13 | Em resposta a: #385945

Bom dia Luiz Fernando. Somente agora vi sua mensagem. Passei muito tempo tentando pesquisar minha (nossa) árvore genealógica, e acabei desiludida, pois não consegui sequer saber a origem do meu (nosso) nome, dai porque abandonei o estudo. As informações que você deu aqui são muito mais do que consegui no tempo que pesquisei. Observei que seu avô, certamente é o neto do irmão de meu trisavô CRISTÓVÃO BARBOSA GIESTA. Como mencionei acima, meu bisavô era Cristóvão Barbosa Giesta Junior e meu avô Edson Figueira Giesta. Talvez nós possamos trocar algumas informações sobre a família, para que cheguemos a algum lugar. Estou à disposição. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Giesta

#451055 | mila1000 | 19 nov 2023 15:54 | Em resposta a: #82261

Nani,

Christovão casou em 4/6/1881 com Francisca Lucia da Silva na igreja do Santissimo Sacramento.
Ele com 40 anos, filho de Antonio Barbosa Giesta e Gertrudes Guilhermina do Sacramento
Ela com 3 anos, filha de Lucio José aCrdoso e Fortunata Angélica da Silva Cardoso

Solicite na Curia do RJ a Dispensa Matrimonial do Casamento, pois, Crist[ovao deve ter informado onde foi seu batismo.



No Cepese consta o ID 193048 em nome de Cristovão Barbosa Giesta , 15 anos, natural de Lousada, destino RJ
Pode ser ou não o seu familiar.

Lousada é Concelho e Freguesia - Distrito do Porto


Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Família Giesta

#451069 | mila1000 | 20 nov 2023 01:11 | Em resposta a: #82261

Nina,

batismo Christovão
filho de Antonio Barbosa e Gertrudes Guilhermina do Sacramento do lugar de São Mamede de Infesta (??) nascido 19/02/1840
19.tif Vilar Torno, Lousada
Neto paterno de Custodio Barbosa e Clara Luiza
Neto materno Zeferino Jose Pinto e Anna Maria Leal
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1226964


Emilia filha de antonio barbosa e gertrudes guilhermina (natural são mamede??)
5 de junho de 1845, vilar de torno,lousada
Imagem 20.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1226964


Batismo Antonio, filho de Custódio Barbosa e Clara Luiza
31/01/1814
Freguesia Baltar, Paredes,Porto
Imagem 877.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=486437


Boas pesquisas!

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 01:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen