Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#82472 | czlfvmeu | 22 jan 2005 22:25

Prezados confrades

Tenho muito interesse em estudar a ascendência de António Pereira de Sousa que foi tabelião em Avis de 1676 a 1679 e avaliador dos órfãos na mesma Vila (era-o quando faleceu), além de membro da mesa da Misericórdia local. Casou na mesma vila a 26/IV/1652, tendo aí falecido a 12/IV/1682. O assento de casamento omite os nomes dos pais dos contraentes. Foi por outra fonte, consultada no Arquivo Distrital de Évora, que pude saber que nasceu e foi baptizado na freguesia de Pias, prelazia de Tomar.

Essa fonte (o processo para ordens menores de um neto, Clemente Luís Lobo Mascarenhas, que nasceu em Vila Viçosa) revelou-se muito interessante no que se refere aos Pereira de Souza. Esclarece que António Pereira de Souza foi para Avis porque queria ser freire da Ordem, mas que, em Avis, preferiu casar com Dona Violante Mascarenhas. Confirma que foi escrivão do judicial e notas. Deixou em Pias pelo menos dois irmãos inteiros, Manuel Pereira de Souza e Luiz Pereira de Souza. O primeiro veio a ser capitão (de milícias, penso). O segundo foi pai de um sacerdote, o Padre Manuel Pereira de Souza. Informa, por outro lado que um filho de António, chamado Manuel Pereira de Souza Mascarenhas, foi viver também para Pias.

Encontrei nos livros paroquiais mistos da freguesia de Pias, que estão em mau estado pelo que foram retirados da consulta e só podem ser consultados com autorização especial que consegui obter, três assentos interessantes (além de vários baptismos em que Manuel Pereira de Souza e um Simão Pereira de Souza, possível irmão daquele, foram padrinhos):
- o assento de óbito de um António Pereira de Souza que morreu a 21/VII/1644, sendo enterrado no dia seguinte numa cova feita ainda em sua vida, acompanhado por 20 padres;
- o assento de baptismo, datado de 16/III/1653, de Manuel, filho de Luiz Pereira (que julgo ser Luiz Pereira de Souza);
- o assento de casamento, datado de 23/VIII/1705 de Juliana Pereira, filha natural do Padre Manuel Pereira de Souza; casou com Manuel da Fonseca (filho de Manuel Mendes e de Páscoa Ferreira), sendo dispensados em 4º grau de consanguinidade.

O António Pereira de Souza falecido em 1644 parece-me ser da geração anterior à dos três irmãos António, Manuel e Luiz. Quero crer que foi o pai deles. Admito que seja o António Pereira de Souza ligado à Ordem de Cristo que vem nas "Ementas da Casa Real" e que foi feito escudeiro da Casa Real a 16/III/1613, mas será preciso prová-lo. Não consegui ainda encontrar a necessária habilitação "de genere" do Padre Manuel Pereira de Souza e o sumário matrimonial de Juliana Pereira.

Onde estarão as habilitações e sumários matrimoniais da Prelazia de Tomar? Entre estes deve estar também o sumário matrimonial de António Pereira de Souza.

Ficaria muito grato se algum dos confrades pudesse esclarecer-me sobre se o António Pereira de Souza falecido em Pias em 1644 foi de facto o pai do que foi viver para Avis.

Terá sido ele o escudeiro da Casa Real que vem mencionado do seguinte modo nas Ementas da Casa Real, Livro 11, fª. 38:
"António Pereira de Souza, fº. de Pero Rebello de Souza.....escudeiro fidalgo a que foi acrescentado de moço de câmara por ter 450 reis de moradia por mês com o dito foro, em Lisboa a 16/III/1620"?

Muito grato ficaria se pudesse receber qualquer conselho ou informação.

Agradecendo desde já,

Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#82701 | Paulo | 25 jan 2005 14:41 | Em resposta a: #82472

Caro Eduardo Arantes de Oliveira,

Ainda que eu não possua dados concretos acerca da família que refere gostava de lhe sugerir a leitura do livro "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere" onde poderá encontrar um capítulo inteiramente dedicado à Vila das Pias no período em que ali habitaram as pessoas que refere. Por outro lado na Corografia Portuguesa do Padre Carvalho da Costa encontrará uma descrição muito completa da Vila de Pias com a menção ás famílias mais importantes daquele Termo. Sendo esta obra de 1712 é possível que lhe possa ser útil.

O primeiro livro pode ser adquirido por pedido postal à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Rua João da Costa, 2240 Ferreira do Zêzere. penso que o preço é 7,5 Euros. O segundo, como sabe é consultável na B.N. entre outros locais.

Esperando ser-lhe ítul, despeço-me com amizade,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#82709 | czlfvmeu | 25 jan 2005 16:00 | Em resposta a: #82701

Caro Paulo Alcobia Neves
Agradeço-lhe as sua informações. Fiquei com esperança de nessas fontes encontrar alguma coisa.
Com amigos e gratos cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83270 | czlfvmeu | 01 fev 2005 18:50 | Em resposta a: #82709

Caro Paulo Alcobia
Seguindo o seu conselho, pelo qual lhe estou muito grato, entrei em contacto com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, pedindo para me fazerem chegar às mãos a magnífica monografia de António Baião intitulada "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere". Ontem mesmo recebi o livro. O Município não podia ser mais eficiente. Trata-se de uma obra magnífica que deu reposta a algumas das minhas questões.
Apresso-me a colocar no Forum o que consegui saber.
Neste momento, já não tenho dúvidas de que o António Pereira de Sousa que morreu nas Pias em 1644 foi o pai do António Pereira de Sousa que foi viver para Avis e lá casou com Dona Violante Mascarenhas, bem como dos que ficaram nas Pias: o Capitão Manuel Pereira de Sousa e Luís Pereira de Sousa que foi o pai do Padre Manuel Pereira de Sousa nascido em 1653.
A referência mais antiga feita a António Pereira de Sousa data de Dezembro de 1594, tinha ele 26 anos de idade (terá nascido pois por volta de 1568) e morava na Vila das Pias, casado com Maria de Vila Lobos. Aparece de facto num processo da Inquisição de que foi réu um tal Gaspar João que ele não hesitou em vir a Lisboa acusar (p. 203).
Em 1620, instituiu uma capela (prova-o uma inscrição que foi encontrada), onde certamente o enterraram (na "cova feita ainda em sua vida", como refere o assento de óbito respectivo). No carneiro dessa capela seria enterrado também o Cap. Manuel Pereira de Sousa (o que elimina qualquer dúvida sobre o facto de ser seu filho) em 1682, bem como a viúva deste, Margarida de Almeida, em 1690. Por esta altura era administrador da capela o Padre Manuel Pereira de Sousa, falecido em 1693, que já não teve lugar na capela da família (p. 199), neto de António Pereira de Sousa por ser filho de Luís Pereira de Sousa.
Em 1623, António Pereira de Sousa, ainda morador nas Pias, foi juiz ordinário do Concelho, um dos poucos de que se tem notícia (p. 192). Teria cerca de 76 anos quando, em 1644, foi a enterrar acompanhado por 20 padres, como refere o assento de óbito.
Quanto a seu filho Cap. Manuel Pereira de Sousa, sabe-se que servia de padrinho de baptismos na freguesia em 1649 (p. 210), o que levou António Baião a apontá-lo como uma das "primeiras pessoas da terra".
Só nada pude concluir sobre se António Pereira de Sousa seria o filho com o mesmo nome de Pero Rebelo de Sousa que, como consta das "Ementas da Casa Real", foi acrescentado a escudeiro fidalgo em 1620, o mesmo ano em que foi instituída a capela dos Pereira de Sousa nas Pias. Será que a coincidência de datas significa alguma coisa? A dificuldade está em que se ignora onde viveram estes últimos.
Agradecendo mais uma vez, envia-lhe amigos cumprimentos, e pede-lhe que lhe envie qualquer outra informação que considere pertinente, o
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83754 | czlfvmeu | 09 fev 2005 01:02 | Em resposta a: #83270

Caro Paulo Alcobia
Consultei hoje, finalmente, a "Corografia Portuguesa" (pela Internet) cuja leitura me aconselhou juntamente com a obra de António Baião sobre Ferreira do Zêzere.
A propósito de Pias, encontrei lá o seguinte:

"A Igreja de S. Luís de Tolosa, além do altar-mor e colaterais, tem 4 capelas com obrigação de missas. A 1ª capela da mão direita é de S. Mateus, e foi instituida pelo Lic. Mateus de Sousa Coelho, Provisor e Vigário-geral do Estado do Maranhão & Grão Pará, de que é administrador Salvador Soares Cotrim, Sargento-mor da Vila de Pias. A 2ª capela é a das Almas, e foi instituida por António Pereira de Sousa, tio do dito Vigário-geral. A 1ª capela da mão direita é de N. Srª. da Paz, cujo fundador foi o Lic. Manuel Godinho, e hoje o administrador é o Capitão-mor Manuel Godinho. A 2ª junto dela fundou-a o Cap. António Ferreira, e a administra hoje o Cap. João Ferreira Soares: é da invocação de N. Srª. dos Mártires. Tem vigário e coadjutor, ambos freires da Ordem de Cristo, de cuja jurisdição é esta Vila, de que é Senhor El-rei, como Grão-mestre.
Os apelidos nobres da Vila são os seguintes: Albergaria, Preto, Cunha, Silva Cabral, Figueiredo, Froes, Carvalho, Andrade, Mendonça, Matos, Araujo, Cotrim, Correa, Coelho, Fonseca, Franco, Freitas, Ferreira, Sá, Silva, Sousa, Soares, Pereira, e Veloso. Assistem o seu governo civil dois juizes ordinários, que conhecem do Cível e Crime, e deles se apela para a Casa da Suplicação, e há provisão na Câmara para que não possam servir no governo desta Vila mecânicos, senão os homens de primeira nobreza da terra".

Vou tentar investigar agora a relação de família entre António Pereira de Sousa e o Lic. Padre Mateus de Sousa Coelho, que é apontado como sobrinho do primeiro.
O Padre Mateus morreu em 1655 ou antes, já que, em 1655, lhe rezaram por alma 3 ofícios. Penso neste momento que o António Pereira de Sousa que nasceu em 1568, fundou a capela em 1620, e casou com D. Maria de Vila Lobos, era pai de outro do mesmo nome, e avô do António Pereira de Sousa que foi para Avis.
Não querendo deixar de vir informá-lo destes progressos, que em grande parte se lhe devem, envia-lhe amigos e gratos cumprimentos o
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83804 | Paulo | 09 fev 2005 17:31 | Em resposta a: #83754

Caro Eduardo Arantes e Oliveira,

Muito me apraz registar as evoluções que as minhas "dicas" lhe proporcionaram. Como complemento de investigação e por via das informações que extraiu das obras supracitadas ocorre-me sugerir-lhe que consulte o índice de ordenações sacerdotais do Arquivo Distrital de Coimbra onde, quem sabe, poderá encontrar os processos relativos aos dois sacerdotes mencionados nos referidos textos.

Chamo a sua atenção para o facto de, relativamente a estes processos, existirem dois indices no referido arquivo sendo que o da sala contígua à sala de leitura do referido arquivo é mais completo que o da sala de leitura.

Na eventualidade de não lhe ser possível uma deslocação a Coimbra atrevo-me a sugerir-lhe que recorra à prestabilidade do nosso confrade Pedro França que ao longo dos últimos meses tem extremamente prestável e expedito para com inúmeros frequentadores deste Forum.

Aproveito igualmente para o convidar a visitar a Vila de Pias.

Despeço-me com os melhores cumprimentos


Paulo Alcobia Neves
(Director do Núcleo Museológico da Vila de Pias)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83923 | czlfvmeu | 10 fev 2005 22:44 | Em resposta a: #83804

Caro Paulo Alcobia
Muito obrigado pelo convite para visitar a Vila de Pias, que aceitarei com muito prazer dentro de aqui a poucas semanas, em data a combinar.
Peço-lhe que me dê a conhecer a sua morada electrónica para esse efeito. A minha é eraolarrobaclixponto pt .
Escrevi ao Pedro França que foi, como sempre, muito simpático. Estou à espera do resultado das buscas.
Um amigo abraço do
Eduardo Arantes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83926 | Paulo | 10 fev 2005 23:51 | Em resposta a: #83923

Caro Eduardo Arantes,

Terei muito gosto em levá-lo a conhecer a terra dos seus antepassados.

A Vila das Pias guarda alguns dos mais importantes tesouros do património edificado do Concelho de Ferreira do Zêzere. A Quinta do Desterro, casa dos Sá e Mendonça onde casaram os pais do Marquês de Sá da Bandeira, o Solar dos Morgados de Fontão casa que foi anteriormente da família Godinho Cabral, as Quintas do Mato, da Boucha e da Barcouça, o Pelourinho classificado como imóvel de interesse público, a Igreja de São Luís com a capela instituída pela Sua família, enfim um rol de atractivos que estou certo constituirão um aprazível roteiro.

Esperando poder ser-lhe útil despeço-me com os melhores cumprimentos.

Paulo Alcobia Neves (jpan@clix.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83930 | Pedro França | 11 fev 2005 01:54 | Em resposta a: #83926

Caros Eduardo e Paulo:

Infelizmente, por razões várias, não consegui levar a bom termo a intenção de averiguar esses processos de ordenação. Terá de ficar para meados da semana que vem. Espero que isso não venha a causar algum transtorno de maior ou um acréscimo de ansiedade. Está prometido, para a semana, doa a quem doer.
Peço desde já as devidas desculpas. Por ora, nada está perdido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83936 | Paulo | 11 fev 2005 09:29 | Em resposta a: #83930

Caro Pedro França,

Agradecendo a sua disponibilidade e participação neste tópico gostaria de lhe perguntar se sabe por que razão a Pedra de Armas do Solar dos Morgados do Fontão, na Vila de Pias, sobre a qual escreveu um artigo extremamente interessante, se encontra na Câmara Municipal de Pombal.

Em tempos a referida Pedra de Armas foi vendida pela ainda hoje proprietária da Casa a um antiquário de Tomar, mais tarde soube por informação do Arq.º Segismundo Pinto que a mesma se encontrava no referido edifício. Complementando esta informação o Dr. Miguel Mora forneceu-me alguns elementos de entre os quais o seu artigo.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#83949 | czlfvmeu | 11 fev 2005 12:57 | Em resposta a: #83930

Caro Pedro
Muito lhe agradeço o seu cuidado em fazer-me saber que teve que adiar as sua pesquizas em Coimbra. Não se preocupe com a minha ansiedade.
No entanto, aproveito a oportunidade para lhe pedir uma investigação relativa a outro eclesiástico chamado Daniel Pereira de Souza, que foi Prior (apresentado pela Ordem de Cristo) da freguesia de Pias (S. Luís de Tolosa) nos fins do século XVII. Seria um membro da família Pereira de Souza? No caso de ser, podia ter interesse estudá-lo.
Até à próxima semana, e muito obrigado!
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#84045 | Pedro França | 11 fev 2005 23:29 | Em resposta a: #83936

Ó Paulo:

Há-de desculpar-me a franqueza mas por favor, ajude-me a situar-me:
- Eu sei que fiz um trabalho sobre Brasonária de Pombal a partir das pedras de armas existentes no claustro que era da igreja conventual do Cardal e hoje pertence à Câmara Municipal de Pombal mas, pelo facto de esse artigo não estar à minha mão, estranho um tanto a relação entre a vila das Pias e as ditas pedras de armas, e muito a sua relação com os morgados do Fontão. Se o Paulo me dissesse que era alguma ligação entre os Cabrais Silvas, de Condeixa-a-Nova e os Godinhos das Pias, ainda vá que não vá, mas, não cheguei a acordo com a Câmara Municipal de Condeixa para a publicação desse tema heráldico e de outros da vila, daí que a este respeito não haja artigo algum,...ainda...
Bem, mas se o Miguel - que conheço muito bem - lhe fez referência ao meu artigo, então, é porque de facto escrevi algo a respeito. Olhe, Paulo: vou procurar o tal artigo e daqui a pouco já cá volto, 'tá?
Entretanto, fique com o meu abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#84060 | Paulo | 12 fev 2005 01:50 | Em resposta a: #84045

Caro Pedro França,

As armas a que me refiro são as seguintes: Entre adornos escudo francês, esquartelado; no primeiro as armas dos Godinhos no segundo as dos Gonçalves, no terceiro as dos Araújo e no quarto as dos Azevedo. Elmo de grades, paquife, timbre o da família Godinho e presumo que por diferença uma brica com um trifólio.

Julgo que estas armas foram atribuídas a Luis Godinho Gonçalves Cabral de Araújo e Azevedo, n.3.5.1763 e baptizado em Lisboa na Igreja de Santa Justa, filho de Manuel Godinho Gonçalves e de Dona Maria Inácia da Silva e Melo Godinho Gonçalves, n.p. de Luis Godinho Gonçalves e de Dona Mariana de Araújo Frois de Azevedo e Andrade.

Uma neta do supracitado Luís, D. Candida Emília de Sá Godinho casou a 6 de Setembro de 1849, em Pias, com André Ferreira da Cunha, filho de André Ferreira da Cunha e Mota de Almeida Cardoso Pereira de Gouveia, natural de Sernancelhe e Morgado de Fontão sendo que após o casamento esta casa passou a designar-se por Casa dos Senhores do Morgado de Fontão. Essa é a designação que surge em diversas obras nomeadamente no Inventário Artístico do Distrito de Santarém.

A Pedra de Armas que durante décadas existiu nesta Casa encontra-se hoje em Pombal. A ligação dos Godinhos Cabrais de Pias ás famílias de Condeixa é conhecida mas é um facto anterior à questão que levantei.

Esperando poder contar com a sua colaboração despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#84086 | Pedro França | 12 fev 2005 13:56 | Em resposta a: #84060

Caro Paulo:

Lancei um tópico para o Miguel Mora mas o GP suprimio-o.
Uma vez que eo Paulo está a par dessa comunicação sobre os brasões na CMPombal - de que eu apenas tenho o recorte do artigo jornalístico lembrando o evento -, gostaria, se não fosse pedir-lhe muito, que me indicasse a referência bibliográfica onde saiu publicado esse meu trabalho.
Recordo que, na altura, eu cedi os meus direitos sobre o trabalho à Associação de Defesa do Património de Pombal, ao tempo do Dr. Fernando Cruz. Não me lembro de ter ficado com cópia dese trabalho. Depois, só tenho as fotografias dos ditos brasões que também teria de procurar em arquivo morto.
Um abraço e tudo de bom. Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Souza, de Pias (Tomar)

#84087 | Pedro França | 12 fev 2005 14:33 | Em resposta a: #84086

Caro Paulo:

Caso o outro meu tópico venha a ser suprimido, deixo-lhe o meu contacto por e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 13:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen