Touros de Albufeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Touros do Algarve

#82535 | melisa | 23 jan 2005 18:37

Caros Confrades
Na base de dados do Genea existem vários individuos de apelido Touro alguns dos quais naturais ou moradores no Algarve.

Alguém tem conhecimento da sua origem e ascendência ou conhece outros índivíduos de apelido Touro no Algarve?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#83005 | rmfrp | 29 jan 2005 18:39 | Em resposta a: #82535

Cara M. Elisa:

Nunca investiguei especificamente a família Touro, mas tenho estes dados:

1. Pedro Anes, n. Lagos, oficial de tanoeiro que teria ascendência mourisca, c. c. Maria do Touro, n. Portimão, filha de um carpinteiro que teria parte de mourisco. Tiveram:
-- 2. Marcela, casada com um cristão-novo, de quem teve filhos.
-- 2. Isabel Fernandes, n. Portimão, c. c. Manuel Galvão Mimoso, b. Tânger 01.05.1641, já viúvo de Brites Pais, estanqueiro e durante alguns anos Feitor e Almoxarife da Gente de Tânger. Com geração.

Estimo que Pedro Anes e Maria do Touro tenham nascido cerca de 1630.

Recordo-me de ter visto nos processos da Inquisição alguns Touro do Algarve, que talvez sejam dos mesmos.

Existiu uma família Touro (exactamente com esta grafia), de judeus holandeses, de que um ramo passou à América no século XVIII ligando-se a famílias judias descendentes de cristãos-novos portugueses. Não sei se é apenas coincidência ou se estes holandeses seriam também de origem portuguesa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#83291 | melisa | 02 fev 2005 00:26 | Em resposta a: #83005

Caro Rui Pereira

Estive alguns dias ausente pelo que só hoje vi a sua resposta, que agradeço.

A minha curiosidade em relação aos Touro resulta de ter encontrado em Portimão o casamento de Luís do Touro a 4/2/1616, filho de Luís Vaz do Touro e de s/mer Simoa de Morais, ambos de Beringel.
A noiva é Maria Fernandes, filha de Domingos Fernandes Cascão(?) e de Maria de Paiva(?) de Portimão.

Ora embora ainda não tenha encontrado o elo de ligação, julgo que o casal em referência seriam talvez pais de Francisco de Morais cc Maria Morela(?) e consequentemente avós de Luís do Touro que casou em Portimão em 4/7/1709 com Maria de Santo André, filha de Gaspar Martins e de Gregória Fernandes.
Também filho de Francisco de Morais e Maria Morela (?) seria João do Touro cc Catarina Guerreira.
Esta minha convicção resulta da sequência de nomes Morais e Luís do Touro.

Agora com os dados que me traz, levanta-se uma nova questão: Maria do Touro seria também filha do mesmo casal?
A filha Isabel Fernandes poderia ter ido buscar o apelido à sua hipotética avó Maria Fernandes.
A data que o Rui presume para o nascimento de Maria do Touro cabe no dito matrimónio.

Que pensa destas hipóteses?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#83462 | rmfrp | 03 fev 2005 22:09 | Em resposta a: #83291

Cara M. Elisa:

Sobre a família Touro pouco posso dizer, pois nunca a estudei. De facto, cronologicamente, Maria do Touro poderia ser filha de Luís do Touro.

Manuel Galvão Mimoso e Isabel Fernandes tiveram pelo menos um filho chamado José de Almeida Mimoso. Não conheço ninguém de apelido Almeida na sua ascendência, e do lado paterno conheço-lhe todos os bisavós e metade dos trisavós. Virá o apelido Almeida de Isabel do Touro?

Maria do Touro devia ser bastante mais nova que o marido. Talvez tenha nascido ainda mais tarde, em 1640 ou 1650, pois José de Almeida Mimoso, para o qual não tenho referência temporal directa, tem filhos a nascer em 1747 e 1753.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#83740 | melisa | 08 fev 2005 22:12 | Em resposta a: #83462

Caro Rui Pereira

Até onde pesquisei não encontrei Almeidas ligados a este Touros ou aos Fernandes, mas Maria do Touro, pela data que indica para possivel nascimento poderia não ser filha mas sim neta do referido casal.

De qualquer forma ainda não encontrei Toiros anteriores a estes no Algarve.

O meu obrigada e dar-lhe-ei conta do que entretanto encontrar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85265 | josemariaferreira | 26 fev 2005 19:49 | Em resposta a: #82535

Cara M. Elisa

O apelido Touro já é assinalado em Évora no ano de 1280. Em 1460 nesta mesma cidade este apelido é conotado com indivíduos de raça árabe.
No Algarve, mais propriamente em Alte havia em 1610 uma Maria de Touro casada com Gaspar Afonso que baptizaram o seu filho Baltazar no dia 25 de Maio de 1610, tendo como madrinha Barbara Andreza. Na antiga vila de Panoyas do Campo de Ourique no casamento de Pêro Nunes com Inês Vaz, filha da anterior Barbara Andreza de Alte, realizado no ano de 1652, foi testemunha do mesmo um tal Sebastião Touro, possilvelmente ainda da família de Maria de Touro de Alte.
Portanto tudo parece indicar que esta Maria de Touro tenha nascido antes de 1590, o que faz dela o indivíduo mais antigo usando aquele apelido e registado aqui na BD do Genea.
Existem vários lugares em Portugal denominados de Touro, mas tudo leva a crêr que o apelido possa ter origem toponímica em Vila do Touro actual freguesia do concelho do Sabugal.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85273 | melisa | 26 fev 2005 21:57 | Em resposta a: #85265

Caro José Maria
Muito obrigada pela sua informação.

O meu Luis do Touro seria contemporâneo da Maria do Touro de Alte, dado ter casado em 1616.
A sua origem de acordo com o seu assento de casamento seria alentejana (Beringel) e o seu pai Luís VAZ do Touro poderia ter nascido entre 1530 e 1560, pelos dados acima , incluindo o apelido Vaz poderá haver relações entre estes Touros.

Conhece a origem da Maria do Touro de Alte?

Curioso que de acordo com a informação de Rui Pereira, os Touros de Lagos também teriam ascendência árabe.

Estou convencida que serão todos os mesmos, que talvez com origem no Alentejo descem ao Algarve. Só falta prová-lo.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85275 | rafael | 26 fev 2005 22:10 | Em resposta a: #85273

Cara M.Elisa e caro José Maria
Tenho uns bons apontamentos que referem os- Touro-de Albufeira-e suas ligações. Foi gente principal. Assim que tiver disposição e vagar, colocarei alguma coisa. Hoje estou um pouco cansado.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85277 | melisa | 26 fev 2005 22:14 | Em resposta a: #85275

Caro Rafael
Acabo de lhe enviar uma mensagem no outro tópico ;-)

Gostaria de conhecer o que tem sobre os Touros de Albufeira

Cumprimentos.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85545 | rafael | 03 mar 2005 17:21 | Em resposta a: #85277

Cara Melisa
Houve um Cap.ão Francisco de Touro, filho de Miguel Raposo Mexia e de Maria de Oliveira, de Lagoa e aí cas. aos 11.5.1655 (?).
Tiveram: o cap. acima e tb.além de outros: Simão Bentes Raposo c.c. Maria Adães Raposo ( nestas famílias encontram-se: Raposos, Afonso Santos, Bentes, Martins Cabritas, Neves, Botos, Alvares,Sardinhas,Lopes, Abreu, Dias Negrão,Porto, Arez, Freire,Oliveira, Neves, Sousa, Nunes Cabrita, etc. por cons. e afin. obv.).Tenho até algures o proc.º de um Cap. João Bentes Sardinha ( reinado de D.José ).
Houve tb. um Francisco de Touro Bentes c.c Branca das Neves ( Porches 1623 ) c. desc.
Tenho bastantes apontamentos desta gente, mas um ou outro precisa de ser sujeito a nova leitura. Interessa-me, sobretudo, pelos Bentes Raposo: os Adães, Dias Negrão, Vieira, Afonso Santos, Martins Cabrita, Neves, etc. da Guia e Albufeira.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#85636 | melisa | 05 mar 2005 22:01 | Em resposta a: #85545

Caro Rafael

Obrigado pelos seus dados.

Os meus Touros chegaram ao Algarve (Portimão) antes de 1616, altura em que casou Luís do Touro.
Por seu lado os seus pais: Luís VAZ TOURO e sua m.er Simoa de Morais eram oriundos de Beringel, com nascimento provável entre 1530 e 1560.
Também sei que à data na região acima , em Cuba e Ferreira do Alentejo (que dista cerca de 10km de Beringel) havia Morais, mas não sei se têm relação com a minha Simoa de Morais.

No Livro Genealógico desta Cidade de Portalegre (1740, de Manuel da Costa Juzarte de Brito e actualizado por Nuno Borrego, edição de 2002) são referidos dois Diogo VAZ TOURO, uma Maria Nunes da Silva VAZ TOURO e Ida Nunes da Silva VAZ TOURO nas páginas 199 e 645, mas como não possuo o livro, não sei a sua origem nem de que época são (certamente anteriores a 1740).
Os meus VAZ TOURO dão origem aos Morais de Alvor que se ligam aos Ataídes também de Alvor.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#86878 | melisa | 25 mar 2005 00:31 | Em resposta a: #83462

Caro Rui Pereira

Encontrei em Portimão o casamento de Pedro Annes e de Maria do Touro em ../Maio de 1653(?) sendo ele filho de Vicente Vaz e ...Fr.a e ela de Luis do Touroe de ........
A parte que falta ao nome da mãe do noivo está cortada no microfilme, bem como o nome da mãe da noiva.
No entanto e dado não ter encontrado outro casamento a Luís do Touro, ao facto de ter encontrado o casamento de seu irmão Francisco de Morais, em 1650 aliado ao apelido Fernandes da filha Isabel, não restam dúvidas que é a Maria Fernandes com quem Luís do Touro casou em 1616.
Encontrei também o baptismo de alguns outros filhos do casal.

Assim:
Luís Vaz do Touro cc Simoa de Morais (naturais de Beringel) foram pais de:

1-Luís do Touro que casa em Portimão aos 4/2/1616 com Maria Fernandes , filha de Domingos Fernandes Cascão e de Maria de Paiva(?) que por sua vez foram pais de:

2- Domingos, baptizado a 13/11/1616 (sendo padrinhos Luís Mendes Correa e D.Maria Nunes(?)

2- Luisa b. a 21(?)/3/1619 (padrinhos Francisco Martins e Catarina Dias)

2-Simoa baptizada a 7/3/1627 (Com.do João Martins Gramaxo).

2-Francisco de Morais que casa aos 10/1/1650 com Maria Fernandes filha de Domingos ..... e de Luzia Fernandes (sendo testemunhas Fran.co de Sousa e Manuel Marques)

2-Maria do Touro que casa em ...Maio de 1653 com Pedro Annes ( filho de Vicente Vaz e ..... Fr.ª.
Não sei se esta Maria do Touro será a mesma que já viuva casa 5/4/1676 (Portimão) com Manuel Pais, solteiro, filho de Gaspar ... e .... Santos (não consegui ler os nomes)

Confirmam-se assim as nossas suspeitas.

Entretanto há um João de Morais, viúvo de Luisa de Morais que casa 2º vez em Portimão aos 14/1/1664.
A defunta poderá ser a Luisa nascida em 1619. Terei de procurar o seu casamento.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#86879 | melisa | 25 mar 2005 00:32 | Em resposta a: #83462

Caro Rui Pereira

Encontrei em Portimão o casamento de Pedro Annes e de Maria do Touro em ../Maio de 1653(?) sendo ele filho de Vicente Vaz e ...Fr.a e ela de Luis do Touroe de ........
A parte que falta ao nome da mãe do noivo está cortada no microfilme, bem como o nome da mãe da noiva.
No entanto e dado não ter encontrado outro casamento a Luís do Touro, ao facto de ter encontrado o casamento de seu irmão Francisco de Morais, em 1650 aliado ao apelido Fernandes da filha Isabel, não restam dúvidas que é a Maria Fernandes com quem Luís do Touro casou em 1616.
Encontrei também o baptismo de alguns outros filhos do casal.

Assim:
Luís Vaz do Touro cc Simoa de Morais (naturais de Beringel) foram pais de:

1-Luís do Touro que casa em Portimão aos 4/2/1616 com Maria Fernandes , filha de Domingos Fernandes Cascão e de Maria de Paiva(?) que por sua vez foram pais de:

2- Domingos, baptizado a 13/11/1616 (sendo padrinhos Luís Mendes Correa e D.Maria Nunes(?)

2- Luisa b. a 21(?)/3/1619 (padrinhos Francisco Martins e Catarina Dias)

2-Simoa baptizada a 7/3/1627 (Com.do João Martins Gramaxo).

2-Francisco de Morais que casa aos 10/1/1650 com Maria Fernandes filha de Domingos ..... e de Luzia Fernandes (sendo testemunhas Fran.co de Sousa e Manuel Marques)

2-Maria do Touro que casa em ...Maio de 1653 com Pedro Annes ( filho de Vicente Vaz e ..... Fr.ª.
Não sei se esta Maria do Touro será a mesma que já viuva casa 5/4/1676 (Portimão) com Manuel Pais, solteiro, filho de Gaspar ... e .... Santos (não consegui ler os nomes)

Confirmam-se assim as nossas suspeitas.

Entretanto há um João de Morais, viúvo de Luisa de Morais que casa 2º vez em Portimão aos 14/1/1664.
A defunta poderá ser a Luisa nascida em 1619. Terei de procurar o seu casamento.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#86919 | coelho | 25 mar 2005 19:45 | Em resposta a: #83005

Caro Rui Pereira,

acrescento que a mais antiga sinagoga dos Estados Unidos da América se chama precisamente "sinagoga Touro" em homenagem ao seu principal fundador, o holandês Isaac Touro. Situada em Newport, tive a oportunidade de a visitar há já alguns anos. Outros personagens ligados aos primeiros tempos da sinagoga tinham também apelidos claramente de origem portuguesa. Recordo por exemplo o apelido Seixas.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87119 | rmfrp | 28 mar 2005 23:59 | Em resposta a: #82535

Cara M. Elisa:

Em primeiro lugar, os meus parabéns pelos progressos que vem realizando na investigação da família Touro.

Tive oportunidade de anotar os Touros algarvios que encontrei nos processos da Inquisição, e que são cinco:

- João do Touro, 30 anos, n. Vila Nova, mor. Albufeira, f. de Álvaro Pires Touro e Isabel Guterres, cas. com Francisca Duarte: preso em 1636, foi a auto de fé em 1637. Inqusição de Évora, proc. 2757.
- João do Touro, 33 anos, lavrador e alferes da ordenança, n./mor. Albufeira, f. de Rodrigo Agosto e Isabel do Touro, solteiro: preso em 1667, foi a auto de fé em 1669. Inquisição de Évora, proc. 5320.
- Francisco do Touro, 35 anos, trabalhador, n./mor. Albufeira, f. de Gaspar Rodrigues e Maria das Candeias, cas. com Maria Rodrigues: preso em 1669, foi a auto de fé em 1670. Inquisição de Évora, proc. 9153.
- Isabel do Touro, n. Albufeira, f. de Gaspar Estêvão e Fernando Dias (sic), casada: presa 1672, foi a auto de fé em 1673, presa de novo em 1682, segunda sentença em 1683. Inquisição de Évora, proc. 821.
- Isabel do Touro, 26 anos, n. Albufeira, f. de Gaspar Rodrigues e Maria das Candeias, solteira: presa em 1669, foi a auto de fé em 1670. Inquisição de Évora, proc. 3223.

Nestes processos as idades referem-se normalmente à época da prisão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87123 | rmfrp | 29 mar 2005 00:28 | Em resposta a: #86919

Caro Coelho:

Era exactamente essa a família Touro que eu tinha em mente quando referi a passagem aos Estados Unidos. Entrou nas minhas investigações dado que uma filha de Isaac, Rebecca Hays Touro, casou com um parente meu, Joshua Lopez. Visitar a sinagoga de Newport é algo que eu espero poder fazer um dia, uma vez que entre os fundadores se contam alguns familiares meus, nomeadamente o avô materno de Joshua. Aliás, estou neste momento a preparar para publicação um estudo que trará bastantes novidades sobre alguns destes judeus de origem portuguesa e espanhola.

A questão é se Isaac Touro teria ascendência portuguesa. Nunca encontrei qualquer indicação nesse sentido, mas pouco parece ser conhecido sobre a sua ascendência: na literatura apenas encontrei o nome do pai, Abraham Touro. Está fora do âmbito do meu estudo, mas não deixa de me suscitar curiosidade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87124 | melisa | 29 mar 2005 00:30 | Em resposta a: #87119

Caro Rui Pereira

Obrigada por estes novos dados.
Aparentemente estes Touros pertenceriam a outro ramo familiar, aliás pelo menos dois deles são irmãos, e parece provável serem todos de uma só família.

Fiquei no entante muito curiosa com o João do Touro nascido em Vila Nova (será Vila Nova de Portimão?).
Vou ver se encontro os pais nos Registos de Portimão, únicos a que tenho acesso para estas datas aqui no Algarve.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87126 | rmfrp | 29 mar 2005 00:46 | Em resposta a: #87124

Cara M. Elisa:

Talvez seja outro ramo, mas da mesma família. Vila Nova será, suponho, Vila Nova de Portimão. O Touro portimonense será, claro, o mais forte candidato a parente dos que já tem documentados.

É provável que pelo menos alguns dos processos em questão indiquem os avós dos réus, permitindo estabelecer mais ligações sem contar com as inúmeras referências cruzadas a outras pessoas que não os familiares próximos. Mas para obter esses dados já será necessário consultar os processos propriamente ditos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87148 | coelho | 29 mar 2005 13:57 | Em resposta a: #87123

Caro Rui Pereira,

encontrei uma separata de um artigo publicado no "Bulletin of the Newport Historical Society" precisamente dedicado à história da Touro synagogue.

Fala-se aqui de alguns nomes ibéricos:
- Aaron Lopez, conhecido em Portugal como Duarte Lopez onde casou católicamente com uma Ana.
- Jacob Rodriguez Rivera
- Abraham Rodriguez Reveira
- Moses Lopez
- Moses Seixas, fundador do Bank of Rhode Island
- Isaac Touro, primeiro rabbi da sinagoga, e os filhos, incluindo a Rebecca que c.c. Joshua Lopez, como referiu
- Abraham Lopez
- Aaron de Chavez, pintor, século XVII
- Abraham Pereira Mendes, rabbi da sinagoga em 1881-1893

Desconfio que alguns dos patronímicos (apesar da terminação em -ez) devem ser de origem portuguesa.

Com os melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87163 | melisa | 29 mar 2005 21:01 | Em resposta a: #87126

Caro Rui Pereira

Também é a minha impressão.

Agora diga-me onde poderei consultar os referidos processos?

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87182 | rmfrp | 30 mar 2005 00:38 | Em resposta a: #87163

Cara M. Elisa:

Na Torre do Tombo. É lá que estão todos os processos da Inquisição.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87187 | rmfrp | 30 mar 2005 01:06 | Em resposta a: #87148

Caro Coelho:

Muito obrigado pela sua mensagem. A separata que refere conterá seguramente informações muito interessantes para o meu estudo. Haveria alguma hipótese de eu ter acesso ao seu conteúdo?

As famílias Lopez e Rivera, que são as que o meu trabalho aborda, ligaram-se vezes sem conta. Aaron Lopez (pai de Joshua) foi, pelo seu segundo casamento, genro de Jacob Rodriguez Rivera (que era avô materno de Joshua Lopez). Abraham Rodriguez Rivera era pai de Jacob. Abraham Lopez era filho de Moses Lopez. E Moses Lopez era simultaneamente meio-irmão de Aaron Lopez, tio da Ana que foi a primeira mulher de Aaron, e simultaneamente primo direito e cunhado de Jacob Rodriguez Rivera...

Quis o destino que, após vários anos de investigação com avanços e recuos, por vias bastante tortuosas e bem distantes de Newport, eu me achasse descendente de três primos direitos de Abraham Rodriguez Rivera.

Quanto aos patronímicos, posso dizer-lhe que o Z está bem aplicado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87201 | coelho | 30 mar 2005 13:35 | Em resposta a: #87187

Caro Rui Pereira,

se me indicar o seu endereço, poderei com todo o gosto enviar-lhe fotocópia.

Como, nesta fonte, o apelido Rivera também aparece grafado "Reveira", achei que poderia ser corrupção do português "Ribeira". Como, alem disso, aparecem também os apelidos Pereira e Seixas, conjecturei logo que pelo menos alguns patronímicos seriam também portugueses apesar do -z. E há ainda o casamento do Duarte Lopez com uma portuguesa. Qual é, então, a origem destes Lopez e Rodriguez?

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87234 | josemariaferreira | 30 mar 2005 23:18 | Em resposta a: #85273

Cara M. Elisa

A sua convicção da origem dos Touro ser alentejana, tem a sua razão de ser, só falta prová-lo como você diz.
O Alentejo é fertil em alcunhas e apelidos, assim teremos da mesma família dos Touro; os Tourinho e os Tourregão.
Os Touro estarão ligados a Beringel, os Tourinhos a Viana e os Tourregões a Vila Ruiva, ora todas estas localidades encontram-se situadas num raio de 20 Km. As armas usadas pelos Touro e Tourinho são as mesmas.
Não serão nenhuma prova mas darão mais força à sua convicção!

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87235 | rmfrp | 30 mar 2005 23:20 | Em resposta a: #87201

Caro Coelho:

Muito obrigado pela sua oferta. Poderá encontrar o meu endereço postal numa das últimas edições da revista "Raízes e Memórias". Se não tiver acesso fácil à revista por favor informe-me. Cobrirei naturalmente a despesa das cópias e do envio.

Regressando à questão dos nomes portugueses e espanhóis: a situação destas famílias é tal que muitas vezes é difícil categorizar os seus membros em portugueses e espanhóis dadas as frequentes migrações. Duarte, depois Aaron Lopez, era português mas filho de um espanhol; Ana, sua mulher, era filha de portugueses mas sua mãe era filha de espanhóis; e assim sucessivamente. Seria completamente impossível traçar linhas destas famílias apenas com registos paroquiais.

A grafia "Reveira" é para mim novidade, e suponho mesmo que se trate de uma gralha. As grafias habituais que tenho encontrado para o apelido são Rivera e Ribera, o que não exclui naturalmente uma possível origem no apelido português Ribeiro. Os Lopez e Rodriguez transformavam-se em Lopes e Rodrigues, ou vice-versa, de cada vez que atravessavam a fronteira.

Várias dos restantes apelidos que referiu serão de facto indiscutivelmente portugueses.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87236 | melisa | 31 mar 2005 00:10 | Em resposta a: #87234

Caro José Maria Ferreira

Em relação aos Touro que pesquiso não é só convicção, está documentada no registo de casamento de Luís Vaz em que consta que seus pais Luís Vaz do Touro e Simoa de Morais são naturais de Beringel.
Relativamente à Maria do Touro casada com Pedro Anes já a entronquei por ter encontado o seu casamento (é filha de Luís do Touro).

O que falta documentar é a relação entre os vários ramos Touro, nomeadamente os de Albufeira e a Maria do Touro cc Gaspar Afonso (de Alte).

Não deixa de ser curiosa a repetição do nome Gaspar nestas família, nomeadamente no caso de Alte e de Albufeira.
Os meus cumprimentos.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87237 | melisa | 31 mar 2005 00:13 | Em resposta a: #87182

Caro Rui Pereira

Obrigada pela sua informação.

Logo que me seja possível irei à Torre do Tombo consultar esses processos, que espero que sejam reveladores.

Os meus cumprimentos.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87240 | melisa | 31 mar 2005 00:28 | Em resposta a: #87237

Caros Rui Pereira e José Maria Ferreira

Uma questão entretanto se me coloca.

Segundo o Rui Pereira escreve Pedro Anes seria casado com Maria do Touro , filha de um carpinteiro que teria parte de mourisco.

Por outro lado aparecem Touros com processos da Inquisição, provavelmente como judeus ou cristão-novos.
Fiquei um pouco confusa.

Haverá alguma explicação?

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87241 | rafael | 31 mar 2005 00:34 | Em resposta a: #87235

Caro Rui Pereira
Ao ler este tópico e prov. já ter sido aqui referido e do seu conhecimento, mas o vagar não abunda, e a memória tb. falha,; mas aí vai: lembrei-me do 2.º Barão de Brissos -Lopes de Gusmão, descendentes de António Lopez. nat. de Orense c.c Catarina Leonarda de Rivero, em Xerez de la Frontera.
Se interessar poderei enviar mais dados .

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87246 | rafael | 31 mar 2005 01:14 | Em resposta a: #87236

Cara M.Elisa

Sobre este Gaspar Afonso, de Alte, gostaria de saber alguma coisa. E sobre muitos da família de apelido-Touro-algarvios , quando tiver mais vagar e disposição enviar-lhe-ei por e-mail, alguma coisa.
O meu interesse por Gaspar Afonso prende-se por ter antepassados da freg. de Alte e por esta freg.ªnutro carinho-genealógico especial.

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87247 | melisa | 31 mar 2005 01:30 | Em resposta a: #87246

Caro Rafael

O Gaspar Afonso de Alte cc Maria do Touro é o referido pelo nosso confrade José Maria Ferreira.
Dele nada sei além do que o confrade José Maria Ferreira nos transmitiu neste tópico em 26/2 .

Talvez ele tenha mais dados.

Com amizade

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87254 | coelho | 31 mar 2005 10:59 | Em resposta a: #87235

Caro Rui Pereira,

não tenho acesso fácil à revista, no entanto pode enviar o seu endereço para lcoelho_ arroba hotmail ponto com. Logo que tiver o seu endereço, envio-lhe a fotocópia. Obviamente, não precisa de pagar nada!

"Reveira", se for gralha, é uma gralha com sabor induscutivelmente português ... No século XVII/XVIII, uma família remotamente aparentada comigo era alternadamente conhecida pelos apelidos "Ribeiro" e "da Ribeira" (ou seja, Ribeiro era adjectivo).

Os melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#87339 | rmfrp | 31 mar 2005 23:28 | Em resposta a: #87254

Caro Coelho:

Muito obrigado pela sua resposta. Irei então enviar a minha morada para o endereço que indicou.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87340 | rmfrp | 31 mar 2005 23:43 | Em resposta a: #87240

Cara M. Elisa:

Desde já esclareço que as informações que vi na base de dados da Inquisição sobre os Touros me pareceram enquadrar-se na categoria que é, de longe, a mais comum: judaizantes. Seriam, portanto, total ou parcialmente cristãos-novos de origem judaica (porque a designação de cristão-novo também se aplicava aos convertidos de outras religiões).

Em princípio, porém, não há qualquer contradição. Chamava-se muitas vezes cristão-novo a quem tinha, por exemplo, três dos quatro avós cristãos-velhos e apenas um cristão-novo. Portanto, alguém (parcialmente) judeu pode ser parente de alguém (parcialmente) mourisco por uma ascendência comum que não seja uma coisa nem outra.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87343 | melisa | 01 abr 2005 00:29 | Em resposta a: #87340

Caro Rui Pereira

Obrigada pelo esclarecimento.

Haveria certamente uma origem judaica ( nos Touros?) viria o lado mourisco pela via materna, (Morais) ? poderá ser esta a explicação.

Assim ainda me deixa com maior interesse para consultar os processos que referiu.

Por outro lado tentar algo mais em Beringel.

Melhores cumprimentos

M.Elisa


A minha questão prende-se essencialmente com a possível origem

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#87344 | melisa | 01 abr 2005 00:31 | Em resposta a: #87343

errata
Considerar sem efeito a última linha (por lapso não foi limpa).

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#88156 | rafael | 10 abr 2005 04:18 | Em resposta a: #85545

Cara M.Elisa

Até que enfim.! Vou pedir ao meu filho para pôr no correio os apontamentos que lhe fiquei de enviar, porque por estes dias devo ficar em casa e não os posso digitalizar. Escrevo aqui e não envio mail, porque desejo realçar a satisfação que sint por ver o interesse pelas famílias que nos interessam, aqui ,no Fórum ,tratadas, e lermos e aproveitarmos informações de confrades que há muito tempo não tínhamos a alegria de "ver"no Fórum, sempre com informações dignas de toda a confiança e que espero me ajudem também, com o saber e conhecimentos que têm.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros do Algarve

#88184 | melisa | 10 abr 2005 13:49 | Em resposta a: #88156

Caro Rafael

Vou sair por uns dias, pelo que se me enviar entretanto os seus apontamentos só os receberei quando regressar.
De qualquer modo muito obrigada e um bom resto de fim de semana.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#88202 | rmfrp | 10 abr 2005 18:01 | Em resposta a: #87254

Caro Coelho:

Enviei há cerca de uma semana uma mensagem para o endereço que me indicou. Terei escrito mal o endereço? Se existir algum problema, por favor contacte-me. O meu endereço de e-mail é:
rmfrp (at) hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#88272 | coelho | 11 abr 2005 11:03 | Em resposta a: #88202

Caro Rui Pereira,

recebi a sua mensagem com a morada e já enviei as fotocópias. Deve estar mesmo a receber, até porque enviei em correio azul.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Touros da Holanda e da América

#88334 | rmfrp | 11 abr 2005 20:29 | Em resposta a: #88272

Caro Coelho:

Muito obrigado pela sua resposta. Recebi hoje mesmo o artigo que me enviou, e já tive oportunidade de confirmar que é extremamente interessante.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Touros em São Clemente de Loulé

#89346 | jliberato | 23 abr 2005 17:11 | Em resposta a: #85265

Caros confrades,
Encontrei Touros em São Clemente de Loulé, vindos de Albufeira.
Ver tópico "Famílias de São Clemente de Loulé". Mensagem
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89345#lista
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#90091 | melisa | 05 mai 2005 20:15 | Em resposta a: #87340

Caro Rui Pereira e restantes Confrades

Afinal os Touros de Albufeira na sua origem eram cristãos velhos.

Consultei apenas dois processos, dado os outros não estarem acessíveis na Torre do Tombo.

O João do Touro preso em 1636, era natural de Portimão de onde se ausentou aos 6 anos para Albufeira.

O seu apelido Touro vem pelo seu pai Álvaro Pires do Touro (cristão velho) e filho de João do Touro e sua m.er Francisca Vieira ( todos de Albufeira).

A sua mãe Isabel Guterres provavelmente nascida em Portimão onde eram moradores os seus pais, Luís de Campos e Isabel Mendes. Seria destes que vinha a parte de cristã novice.

Relativamente ao 2º João do Touro (preso em 1667) seria neto de uma tia paterna de João do Touro nascido em Portimão.

Assim temos:
1-João do Touro cc Francisca Vieira (cristãos velhos) naturais e moradores em Albufeira, já falecidos em 1636. Pais de:

2-Álvaro Pires do Touro (X velho) cc Isabel Guterres , filha de Luís de Campos e Isabel Mendes (que foram moradores em Portimão), que segue.

2- Leonor Vieira (cristã-velha) cc Simão Machado (cristão-velho) lavrador e moradores em Albufeira. (que segue)

2-João do Touro Neto cc Brites Neta (ambos cristão - velhos). Foram pais de:

3-João do Touro (clérico)
3-Álvaro Fernandes nascido por volta de 1616
3-Pedro, nascido provavelmente em 1622
3-António (* c 1624)
3-José (* c 1629)
(todos estes filhos eram vivos em 1636).

Leonor Vieira cc Simão Machado foram pais de:

3- João do Touro Machado, nascido em 1606 e já falecido em 1667, cristão-velho, lavrador, foi morador em Albufeira cc (I) Margarida Andreza, (II) Eufa...(?) Fulana da Silva (ambas cristã-velhas).

3-Francisco Vieira Machado, nascido em 1621 lavrador e morador em Albufeira.

3- António Machado (*c 1621) e já falecido 1667, foi lavrador e morador em Albufeira. Foi casado com uma cristã-velha , de que não sabe o nome.

3-Leonor Vieira nascida provavelmente em 1603, solteira em 1636 e não referenciada em 1667.

3-Susana Netta
3-Estevania Afonso.
(Estas duas últimas apenas são referidas em 1667).

3-Isabel Vieira (cristã- velha) cc Rodrigo Agosto, lavrador e morador em Albufeira (parte de cristão-novo), filho de João Senio...(?) lavrador (parte de cristão novo) cc Maria Agosto (cristã velha). Este casal foi pai de:

4-JOÃO DO TOURO, lavrador e Alferes de Ordenanças, nascido provavelmente em 1631 em Albufeira e que é alvo do processo da Inquisição em 1667.

Alvaro Pires do Touro cc Isabel Guterres foram pais de:

3-JOÃO DO TOURO, (alvo do processo de 1636) nascido em Portimão em 1606, onde foi baptizado ( foi padrinho Francisco Rodrigues Camacho) e viveu até aos 6 anos indo viver para Albufeira onde foi crismado (sendo padrinho o sargento –mor Baltazar Rodrigues).
Mantinha negócios com Sanlucar (Castela) para onde vendia figos.

Casou com Francisca Jorge ou Duarte, filha de Luís Estevens e s/m.er Gracia Duarte.
Francisca Jorge era irmã de Manuel Estevens cc Mieira (?) de Sousa e que são provavelmente os pais de sua sobrinha Mariana dos Anjos de 16 anos à data de 1633, natural e moradora em Loulé, já casada com João Moreira Palença.
Esta sobrinha de sua mulher foi um dos denunciantes.

Como se pode concluir, na geração mais antiga, os Touros era cristão- velhos.
Existe no entanto propensão nos seus descendentes para o casamento com cristão- novos.

O mais antigo João do Touro (cc Francisca Vieira), com netos nascidos a partir de 1603, teria nascido provavelmente por volta de 1540/50, tornando-se assim o mais antigo Touro referenciado aqui no Genea.

Relativamente aos Touros de Portimão/Lagos, não encontrei relações, pois estes têm origem em Beringel, não encontrei também ligações familiares directas ou pelos colaterais com os Touro de Albufeira.
Embora mais ou menos contemporâneos com a 2º geração de Albufeira.

Quanto aos avós paternos de João do Touro * em Portimão (processo de 1633).

Luís de Campos cc Isabel Mendes (moradores em Portimão) , para além de Isabel Guterres, (mãe do referido) foram pais de :

2- Um filho estudante (de que ele desconhece o nome) já falecido.

2- Isabel Mendes (já falecida em 1636) cc Antonio Vaz Moreira e pais de:
3-Domingos * por volta de 1628
3-Manuel * por volta de 1631

2-Sebastiana Neta (já falecida 1636, sem filhos) cc Rodrigo Alves Calleça (meio cristão-novo) que viúvo casou com Francisca Duarte (cristã –nova)

Os meus cumprimemtos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#90204 | alcal | 06 mai 2005 23:37 | Em resposta a: #90091

Cara Maria Elisa,

Aqui está mais uma área onde parece que os paroquiais não deixam avançar muito mais. Vejo que dispõe de informações, colhidas noutras fontes, que talvez possam ajudar a aprofundar o conhecimento desta família Touro, que segundo o Miguel Corte-Real já no séc.XV detinha cargos na governança de Albufeira e Loulé.

Seria também interessante tentar encontrar possíveis ligações com outros ramos familiares de Albufeira : Azevedo, Alvalede, Barriga, Machado, Mesquita, Viveiros, etc.

Fazendo o ponto da situação da escassa documentação que conheço:

- casamento na Igreja de Pêra , 29.9.1710, na presença do cura Padre Francisco Rodrigues de Azevedo, de Teodoro de Azevedo Alvalede, solteiro, filho de Sebastião Gonçalves (Barriga) e Maria de Azevedo, já defuntos e moradores na Vila de Albufeira com Águeda de Jesus ( Montes), solteira, filha de João de Touro, já defunto, e Ana Montes, moradores no lugar de Pêra. Testemunhas: Padre Domingos dos Santos Vieira, de Pêra, Capitão Francisco Frz. de Moura , de Alcantarilha, e Alferes Lourenço da Fonseca da Silva, de Alagoa

-baptismo na Igreja de Lagoa, 17.11.1680, pelo Prior José de Figueiredo Mascarenhas, de Teodoro de Azevedo Alvalede, filho de Sebastião Gonçalves Barriga e Maria de Azevedo, moradores nesse lugar. Padrinhos: Padre João Roiz Alvalede, de Albufeira, e Isabel Gonçalves, viúva, desse lugar.

-nascimento em Pêra, 3.2.1685, de Águeda de Jesus Montes, filha de João de Touro, *c.1650,+30.4.1699,Pêra, e Ana Montes, *c.1665, moradores nesse lugar (não disponho do nome dos padrinhos)

-filiação de Maria de Azevedo, *c.1660, Albufeira: Francisco de Viveiros Machado, *c.1630 e Domingas de Mesquita, *c.1640. Esta muito provável filiação aparece quando na Guia em 7.7.1677, Maria, ainda donzela, moradora em Albufeira foi madrinha de baptismo, de Catarina, filha de Bartolomeu Afonso Santos e Maria de Mesquita, conjuntamente com Gonçalo Vaz de Mesquita, filho de João Rodrigues Alvalede e Isabel de Mesquita

Com os meus cumprimentos,
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#90213 | rafael | 07 mai 2005 02:25 | Em resposta a: #90204

E também : Mealhas, Fernandes Vieira, Roiz de Negreiros Cavaco, Sequeiras Preto,
Abreus, Guerreiros Afilhado.

Já agora a propósito da fam.ª TOURO, o F.S.O ( M-27-Dil.651) * cap.ão JOÃO ROD. DE NEGREIROS,
sobrinho do Com. S.O. Baltazar Rodrigues de Negreiros( são Negrões) filho do cap. Gaspar Roiz Negrão e de Francisca de Lima e neto pat.º do cap.ão Bartolomeu Dias Negrão e de Apolónia Dias , filha de João Vaz Pincho , da freg. de São Bartolomeu de Messines e neto mat.º de Franc.º Martins Calça e de Beatriz Vieira,de Albufeira, casou três vezes, a saber:
com Inez Vaz Cavaca, de Altea avó Mecia Vaz era irmã inteira do F.S.O.Antão Vaz Cava,casou com Catarina Gomes e tb. com Brites Neta, filha de Pedro do TOURO e de Maria do TOURO e neto pat.º de João do TOURO Neto e de Brites Neta e neto mat. de Francisco do TOURO e de Constança Nobre (?), todos de Albufeira.
Desculpem alguma falha pois a noite vai longa.
Melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#91001 | melisa | 15 mai 2005 19:26 | Em resposta a: #90204

Caro Alexandre Callado

Os dados que aqui coloquei relativamente aos Touro de Albufeira resultam da consulta dos processos da Inquisição indicados pelo nosso confrade Rui Pereira.

Infelizmente nem todos se encontram acessíveis na TT.

Sem qualquer base documental penso que Águeda de Jesus Montes poderia eventualmente ser filha de João do Touro lavrador e Alferes solteiro em 1667, aquando do seu processo.

Também seria bom confirmar se Francisco Viveiros Machado não seria na realidade o Francisco Vieira Machado nascido em 1621( tinha 15 anos em 1636 sendo gemeo de António).

Já agora indico as testemunhas do processo de 1667:

Mariana de Ataíde
Isidoro de Ataíde
Maria (?) Rodrigues
Maria de Ataíde
João Rodrigues Vieira
Brás Rodrigues
Vicente Rodrigues
Isabel Rodrigues Gramaxo
Grácia Nunes
Braz Dias
João de Veiga
Brites Gaspar
Domingos Adães.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Nota: Julgo ter novos dados em Alvor, logo que tenha tudo compilado colocá-los-ei no respectivo tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#91008 | melisa | 15 mai 2005 20:40 | Em resposta a: #90213

Caro Rafael

Obrigada pelos seus dados.

Também estes Touros pertencem aos Touros de Albufeira referidos nos processos de Inquisição dos dois João do Touro.

Assim e embora o Rafael não referira datas, Brites Neta seria filha de um primo direiro do João do Touro nascido em Portimão.( processo 1636).

Seu pai (cristão velho) será certamente o Pedro nascido em 1622, filho de João do Touro Neto e de Brites Neta (tb cristã velha) e neto paterno de João do Touro (lavrador) cc Francisca Vieira.

Quanto à mãe de Brites , Maria do Touro, não a consigo entroncar.

Já agora de que ano é o processo de candidatura a FSO do Capitão João Rodrigues Negreiros?
Seria à data casado com a Brites Neta?

De qualquer forma não haveria impedimento pelo menos pelo lado paterno, pois conforme se encontra documentado estes Touro seriam cristão velhos.

Os meus cumprimentos.
M.Elisa

PS
Relativamente aos apontamentos que me enviou parece-me que ainda me vão ser muito úteis, quando estudar um meu ramo de Pera, relativo a Josefa das Neves e Freitas.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#91009 | LSV | 15 mai 2005 20:51 | Em resposta a: #91001

Cara M.Elisa

Por acaso não tirou referências da testemunha Isabel Rodrigues Gramaxo? como idade, estado civil? nome do marido? ...?

Se os tiver agradecia se os pudesse fornecer.

Muito obrigado
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#91011 | melisa | 15 mai 2005 21:13 | Em resposta a: #91009

Caro Luís Soveral Varella

Ao que me parece não tinha mais dados.
Penso que caso os tivesse teria certamente tirado, segundo me lembro apenas referia esta lista de testemunhas sem mais dados.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

SANGUE AZUL

#91012 | sans_souci | 15 mai 2005 21:47 | Em resposta a: #82535

http://www.psipoint.com.br/familia017_as%20aparencias.htm

A IMPORTÂNCIA
Você já notou que, mais da metade de seus amigos têm alguma linhagem nobre? Fico impressionado com tanta nobreza, num país sem tradição nessa área. Às vezes, tenho a sensação de que havia mais nobres no mundo do que mortais comuns. Há aqueles que, talvez não tenham coragem de inventar títulos de nobreza, mas fazem a tal da regressão de vidas passadas e que, sempre são príncipes/princesas, reis/rainhas, duques(sas), imperadores/imperatrizes e, etc. Eu só não compreendo o que isso significa. Sangue azul é coisa que a gente sabe, não existe. A "pretensão azul" pode ser. É aquela em que o indivíduo se sente tão sem importância que precisa de um "aditivo", um título de nobreza ou, usar as realizações de seus antepassados, pode quebrar o galho. E o que é pior, ele fica tão empinado por causa da "importância de seus antepassados", que sequer respira e vai, dessa forma, ficando cianótico. Assim, fica azul. Quando você encontrar alguém que exibe seus tataravôs importantes, pode ter certeza de uma coisa: essa pessoa é problema, não gosta de si própria, não tem brilho próprio, nem existência própria. Estará sempre precisando de "aditivos", colhidos dos outros, evidentemente. Precisa da importância dos outros, para ter algum valor. Saia fora!
Quando não tem um "sangue azul" na família, tem aquela história de família riquíssima que perdeu tudo, mas deixou a "pose". Essa é uma tentativa de dizer: "eu tenho sangue nobre". Bobagem! Quem foi importante, foi a pessoa que lutou para isso. Aqueles que ficam vivendo das glórias dos outros, são os parasitas. Cuidado! Eles já estão te dando um currículo duvidoso.

http://super.abril.com.br/revista/superint/0501/1643.html
Depois que os mouros dominaram a Península Ibérica, no século VIII, os espanhóis – originalmente de pele bem branca – passaram a ter filhos mais morenos, como a maioria de sua população atual, devido à miscigenação com os invasores. A aristocracia, no entanto, orgulhava-se de não ter se misturado àquele povo de pele quase negra e apontava para as próprias veias, onde parecia correr sangue azul, como se
isso fosse prova de uma ascendência mais nobre. De fato, o sangue venoso tem aspecto azulado se visto através da superfície da pele, ainda mais se esta for clara, acentuando o contraste de cores. Daí em diante, a expressão “sangre azul” percorreu o planeta como sinônimo de nobreza. Essa, pelo menos, é a versão mais aceita, encontrada em World Wide Words, do inglês Michael Quinion, bíblia da etimologia mundial.

Resposta

Link directo:

Touros de Albufeira

#91014 | sans_souci | 15 mai 2005 21:52 | Em resposta a: #91011

Desculpe a minha ultima mensagem.Era para o geral e não continuação deste thread

Resposta

Link directo:

RE: Agradecimento

#91016 | melisa | 15 mai 2005 22:55 | Em resposta a: #91012

Aos moderadores do Genea

Apresento-vos os meus agradecimentos por terem introduzido na Base de Dados, os Vaz Touro referidos no "Livro Genealógico da cidade de Portalegre" e por mim citados em 5/3/2005.

Só assim me foi possível consultá-los.

Muito obrigada.
Desejo a continuação do vosso excelente trabalho.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#91027 | alcal | 16 mai 2005 01:45 | Em resposta a: #91001

Cara Maria Elisa,

Agradeço muito a sua resposta. Efectivamente Águeda de Jesus Montes, *3fev1685, Pêra, pode muito bem ser filha do Alferes João de Touro , embora no registo do baptismo não apareça a sua patente militar como era usual.

Estive a rever a fotocópia do assento de baptismo na Guia, que indico na anterior mensagem, onde figura a filiação da madrinha Maria de Azevedo e lá consta, sem qualquer dúvida, como seu pai Frco. de Viveyros Machado e sua mãe Domingas de Mesquita moradores na vila de Albufeira.

Fico a aguardar com todo o interesse novos dados de Alvor, outra área de difícil investigação.

Com os meus cumprimentos,

Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pires do Touro

#113365 | melisa | 03 mar 2006 22:12 | Em resposta a: #90091

Caros participantes

Álvaro Pires do Touro casado com Isabel Guterres foi feitor da lota de Portimão conforme consta do registo de baptismo de sua filha Sebastiana em Portimão aos 27/1/1612.

Os padrinhos de sua filha foram Sebastião Lopes e Ana Afonso.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Touros de Albufeira

#123459 | melisa | 23 jul 2006 23:48 | Em resposta a: #91027

Caro Alexandre Callado

Só agora reparei que neste tópico refere também João do Touro casado com Maria Montes, assim transcrevo o que acabei de lhe enviar no tópico Boto -Algarve, pois parece-me enquadrar-se melhor aqui.



"Caro Alexandre Callado

Na sua mensagem de 7/6/2005 pelas 12h 16m refere:

..."-casamento na Igreja de Pêra , 29.9.1710, na presença do cura Padre Francisco Rodrigues de Azevedo, de Teodoro de Azevedo Alvalede, solteiro, filho de Sebastião Gonçalves (Barriga) e Maria de Azevedo, já defuntos e moradores na Vila de Albufeira, com Águeda de Jesus ( Montes), solteira, filha de João de Touro, já defunto, e Ana Montes, moradores no lugar de Pêra. Testemunhas: Padre Domingos dos Santos Vieira, de Pêra, Capitão Francisco Frz. de Moura , de Alcantarilha, e Alferes Lourenço da Fonseca da Silva, de Alagoa".


Ora cheguei recentemente ao casal JOÃO DO TOURO e ANA MONTES foram também pais da "minha" Maria Montes que em 21/4/1699 casa em Pera com Francisco Fernandes (Nobre), viúvo de Vicência Neta.

Foram testemunhas deste casamento Manuel Gonçalves Guieiro e Braz Martins moradores em Pera.

Por acaso sabe mais alguma coisa desta gente?

Este João Touro tem alguma coisa a ver com os Touros de Albufeira? "



Nota:
Por acaso já adiantou mais algo sobre estes nossos comuns ascendentes?

Ao que parece e pelas suas ligações familiares que aqui indica poderão realmente estarem ligados aos Touros de Albufeira.

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Touros de Albufeira

#451210 | nunomeco | 27 nov 2023 09:28 | Em resposta a: #82535

Olá

Eu tenho um antepassado Francisco de Touro Bentes. Era de Porches, Lagoa, nascido por volta de 1600. É só o pouco que sei, pois daí para trás não há mais registos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen