Familia Catorze/Quatorze

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Catorze/Quatorze

#82561 | Santiago | 23 jan 2005 21:40

Caros Confrades

Em breve vou começar a "contruir" a minha geneologia materna. Um dos apelidos é este "Catorze", alguns dos confrades poder-me-á dizer algo sobre ele.

Desde já grato pela atenção
Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#82564 | jliberato | 23 jan 2005 22:34 | Em resposta a: #82561

Caro Marco Santiago,
Tenho vários Catorzes. De onde são os seus?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#82565 | Santiago | 23 jan 2005 22:55 | Em resposta a: #82564

Caro JLiberato

Deixo-lhe então os Catorze de que tenho conhecimento até agora:

- Emilia de Almeida Catorze(minha Avó), filha de Manuel Francisco Catorze(1)(nasceu 1902 em Alhos Vedros, concelho da Moita) e de Emilia de Almeida Piedade(nasceu 1908 em Alhos Vedros, concelho da Moita)

- Manuel Francisco Catorze(2)casado com Emilia dos Anjos, teve como filho Manuel Francisco Catorze(1)

- Manuel Francisco Quatorze(3)casado com Anna dos Santos, teve como filho Manuel Francisco Catorze(2)

O que souber...
Bem haja
Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#82584 | jliberato | 24 jan 2005 08:39 | Em resposta a: #82565

Caro Marco Santiago,
Os meus são mais antigos.
Mas o Manuel Francisco Catorze (2) e o Manuel Francisco Catorze (3) eram de onde?
O Catorze mais moderno que tenho era Francisco Afonso Catorze, nascido em Peroviseu, Fundão, aos 15-07-1760, casou em Peroviseu aos 11-06-1789 com Maria Traquinas e teve aos 24-03-1794 José Afonso Traquinas, 4º avô da minha mulher.
Terá portanto de investigar ainda bastante para chegar com os seus Catorze até ao século XVIII e podermos comparar os nossos dados. Mas, neste caso, dada a invulgaridade do nome, a probabilidade de haver uma raíz comum existe.
Fico a aguardar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#82629 | Santiago | 24 jan 2005 19:30 | Em resposta a: #82584

Caro JLiberato

Assim o farei. A minha mãe merece-o. Dar-lhei-ei depois notícias.
Confesso no entanto um tanto ao quanto admirado por achar que o apelido ser raro, sempre pensei que todos que tivesssem uma familia grande...

Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#84175 | Santiago | 13 fev 2005 13:15 | Em resposta a: #82584

Caro JLiberato

Eu só tenho a certidão de Baptismo(certidão narrativa completa de registo de nascimento-como está lá escrito) de Manuel Francisco Catorze(1). Nela diz os nomes dos avós, mas não de onde são naturais!?.

Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#84177 | jliberato | 13 fev 2005 13:21 | Em resposta a: #84175

Caro Marco Santiago,
Então tem de ir à procura do casamento dos pais: Manuel Francisco Catorze (2) e Emília dos Anjos, segundo creio. Casaram nos Alhos Vedros?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#124970 | marfalan | 15 ago 2006 14:03 | Em resposta a: #82561

Na terra de meu pai no povoado do carvalho na freguesia de sedielos conselho de Peso da Régua, conheci uma senhora muito amiga da minha avó quando fui a Portugal, com o nome de Marquinhas Quatorze não sei se era nome ou apelido a data de nascimento por volta de 1900 a 1910 e conheço dois dos filhos ainda vivos aqui no Brasil José Quatorze e Margarida Quatorze.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#206202 | catorzesantiago | 24 ago 2008 12:44 | Em resposta a: #84177

Caro Jliberato

Escrevo-lhe para ver se me pode ajudar na ascêndencia dos Quatorze:

O que eu tenho até agora é o seguinte:

Manuel Francisco Quatorze(1) nasceu a 15/05/1906 em Palmela.

filho de:
Manuel Francisco Quatorze(2), natural de Alhos Vedros(nasceu a 14/05/1879), concelho da Moita e Emilia dos Anjos, natural de Palmela, casaram a 11/01/1901 em Palmela

neto paterno de:
Manuel Francisco Quatorze(3), natural da freguesia e concelho de Mira. Na certidão de casamento diz Diocese de Coimbra, mas na de baptismo de Manuel Francisco Quatorze(2) diz diocese de Aveiro?!!)
Anna dos Santos, natural da freguesia e concelho de Mira

neto materno de:
Thome Marques Valente, natural de Alhos Vedros
Mariana dos Anjos, natural de Palmela.


Sabe qual é a origem do apelido Quatorze?

Cpts
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#206220 | jliberato | 24 ago 2008 18:00 | Em resposta a: #206202

Caro Marco Santiago,
Como lhe escrevi, os Catorze que conheço são do concelho do Fundão.
A sua investigação não conduz aí. Depreendo, pois, que não têm relação.
Trata-se certamente de uma coincidência. Deve ser uma alcunha que depois se transformou em apelido. Família com catorze filhos?
Para prosseguir os seus trabalhos terá de procurar o casamento de Manuel Francisco Quatorze com Ana dos Santos em Mira. A diocese não é importante.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#271055 | kiprian0 | 21 fev 2011 12:24 | Em resposta a: #82584

Caro JLiberato

Fiquei curioso ao ler a sua mensagem, embora com todo este atraso. Isto porque o meu avô paterno, que já não conheci, era natural do Fundão e chamava-se José ou Joaquim Quatorze, não estou bem certo, e era casado com Bárbara Catarina, ou Catarino, presumo que também natural do Fundão. O meu pai, que também já faleceu, nasceu já em Lisboa, em 1914, e chamava-se Armando Quatorze. Quanto a mim, vivo há 45 anos em Moçambique.
Se por acaso ainda estiver activo neste forum, gostaria de trocar informações sobre a nossa família.
Aguardo eventuais notícias.

Cumprimentos

kiprian0

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#271142 | jliberato | 22 fev 2011 10:11 | Em resposta a: #271055

Caro kiprian0,
O Catorze mais moderno que tenho era Francisco Afonso Catorze, nascido em Peroviseu, Fundão, aos 15-07-1760, casou em Peroviseu aos 11-06-1789 com Maria Traquinas e teve aos 24-03-1794 José Afonso Traquinas, 4º avô da minha mulher.
Seria interessante procurar o casamento dos seus avós para depois recuar e chegar a 1789.
Alguma relação com Peroviseu?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#271261 | kiprian0 | 24 fev 2011 09:15 | Em resposta a: #271142

Caro JLiberato

Obrigado pela atenção. Tentarei obter alguns dados sobre a minha família embora não seja fácil, pois é pequena e está dispersa. Quanto à origem do nome, há uma lenda, ou anedota, familiar, que contarei noutro dia, com mais tempo.
Cumprimentos.

kiprian0

Resposta

Link directo:

RE: Familia Catorze/Quatorze

#346474 | jrtorga | 21 mai 2014 17:29 | Em resposta a: #124970

Nas minhas pesquisas nos assentos de óbito de Sanfins-do-Douro, descobri este registo que poderá ser do seu interesse...

Manuel Teixeira Quatorze
Falecido a 27 de Janeiro de 1897 em Sanfins-do-Douro;
Idade 83 anos;
Casado em segundas núpcias com Emilia Rosa;
Filho legitimo de Bernardo Fernandes Quatorze e Antonia Pinto;
Natural da freguesia de Favaios;
Fez testamento e deixou filhos;

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen