Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#82587 | PauloDuarte | 24 jan 2005 10:20

Caríssimos Confrades,

Será que alguém me pode ajudar a localizar alguns assentos de baptismo referentes à freguesia de S. Vicente da Beira, Castelo Branco? Os dados são os seguintes:

a) José Nicolau nasceu em 1844 ou 1845, filho de Francisco Nicolau e de Joaquina Augusta.

b) Maria Umbelina nasceu em 1850 ou 1851, filha de João Lopes e de Umbelina Augusta.

c) Alexandre Cardoso nasceu em 1839 ou 1840, filho de Francisco Cardoso e de Ana Emília.

d) Maria Bernardina nasceu em 1845 ou 1846, filha de Agostinho Bernardo e de Bernardina Maria de Oliveira.

e) Basílio de Oliveira, exposto na roda da vila de S. Vicente da Beira, onde foi baptizado em 1840 ou 1841.

f) Antónia do Carmo dos Santos, natural do Casal dos Ramos ou do Casal da Fraga, freguesia de São Vicente da Beira, onde nasceu em 1841 ou 1842, filha de Domingos José Leitão e de Brites Feliscarda (ou Felizarda) dos Santos.

Agradeço bastante a quem me possa ajudar.

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#82597 | aivmc | 24 jan 2005 12:49 | Em resposta a: #82587

Bom dia!!

Se não tiver muita urgência, poderei ver os dados que pretende.

Tem a certeza de que estas datas estão no ADCB?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#82601 | PauloDuarte | 24 jan 2005 13:54 | Em resposta a: #82597

Caríssima Ana Morão Correia,

Não tenho muita urgência, portanto, se me pudesse ajudar, ficar-lhe-ia muito agradecido. É que moro em Coimbra e não tenho disponibilidade para me deslocar ao ADCB.

Sim, as datas estão no ADCB.
Fico à espera das suas notícias.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#87972 | aivmc | 07 abr 2005 21:26 | Em resposta a: #82601

Boa noite!!

Apesar da demora, não me esqueci do seu pedido, mas não tenho tido tempo para me deslocar ao ADCB.

Infelizmente, não tenho boas notícias: no Arquivo apenas estão os baptismos entre 1851 e 1899. Asseim, apenas Maria Umbelina se poderia enquadrar neste período. procurei o assento até Março de 1853 e não encontrei.

Suponho que estes assentos estejam já na Torre do Tombo.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#88002 | PauloDuarte | 08 abr 2005 12:32 | Em resposta a: #87972

Cara Ana Morão Correia,

Muito obrigado por não se ter esquecido do meu pedido e pelas informações que me deu. Apesar de tudo, conhecer o "paradeiro" dos registos já é meio caminho andado para as buscas e, para mim, o facto de já estarem na TT facilita a pesquisa. Sempre vou com mais facilidade e frequência a Lisboa do que a Castelo Branco.

Mais uma vez muito obrigado e cumprimentos,


Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#88007 | carlos luiz | 08 abr 2005 14:05 | Em resposta a: #88002

Cara Ana M. Correia
Pode ir de certeza à T.T de Lisboa, que encontra os Registos Paroquiais do Distrito de Castelo Branco, està tudo microfilmado!Os foncionàrios são muitos simpàticos, eles vos guiaram nas suas buscas!
Eu tambem tenho ramos deste Distrito, e vou là com frequençia!
Coragem e paciençia,é tudo o que precisa.
cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#114988 | Rui Jesuino | 24 mar 2006 21:35 | Em resposta a: #82597

Cara Ana Morão Correia,

Também eu venho por este meio pedir ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco. Tenho uma árvore genealógica a fazer até à segunda semana de Abril para oferecer a um colega e não me posso deslocar a Castelo Branco sendo que os funcionários do arquivo já me auxiliaram bastante.
Procuro o casamento de José Rondão com Ana de Jesus e os ascendentes até ao 4º grau. Sei que casaram em Póvoa da Atalaia, Fundão entre 1875 e 1883.
Agradecia imenso se me descobrisse mais informação e ficaria com total disponibilidade para pesquisar algo que lhe interesse no arquivo onde trabalho: Arquivo Histórico Municipal de Elvas onde temos toda a documentação do bispado desta cidade.
Obrigado,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#115049 | aivmc | 25 mar 2006 12:27 | Em resposta a: #114988

Boa tarde!

Segunda penso ir ao ADCB e poderei procurar o que me pediu. Para onde quer que lhe envie depois o que conseguir?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#115055 | Rui Jesuino | 25 mar 2006 13:34 | Em resposta a: #115049

Boa tarde!!

Muito obrigada pela sua ajuda. O que conseguir pode enviar para o meu e-mail: rui.jesuino@iol.pt

Uma funcionária do referido arquivo já me encontrou o assento de baptismo de José Rondão na Póvoa da Atalaia, Fundão em 19.02.1883. Os seus pais são José Rondão e Ana de Jesus. Os avós paternos José Rondão e Joana Mesquita e os avós maternos Manoel dos Santos e Maria Antónia. Se me conseguisse fazer a árvore deste nascido em 1883 ficaria-lhe bastante agradecido e como já disse estaria também à sua disposição no AHME.

Muito, mas mesmo muito obrigado,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#115222 | aivmc | 27 mar 2006 19:00 | Em resposta a: #115055

Boa tarde!

Enviei-lhe um mail para o endereço que me deu, mas veio devolvido por a caixa estar cheia...

Tem outro mail?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#115262 | Rui Jesuino | 28 mar 2006 12:47 | Em resposta a: #115222

Boa Tarde!!

Peço-lhe desculpa

Pode enviar novamente para rui.jesuino@iol.pt, a caixa agora está vazia!
Muito obrigado,

Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116861 | R.Miguel Nunes | 19 abr 2006 10:39 | Em resposta a: #82597

Cara Ana Morão Correia,

Perdoe-me a minha abordagem, mas não pude deixar de reparar que amávelmente auxiliou um nosso confrade nas suas pesquisas no ADCB, como tal teria o atrevimento de lhe pedir que numa ida ao ADCB me pudesse localizar o assento de baptismo de Aurélio Pinto Tavares Osório Castello Branco, na Paróquia de Vale de Prazeres, cerca de 1855, desconheço de momento o nome dos pais, mas pelos apelidos não será dificil tirar alguma conclusão.

Antecipadamente grato,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116892 | nutconcd | 19 abr 2006 13:08 | Em resposta a: #116861

Caro R. Miguel Nunes,

Como conheci alguns membros desta família e, se lhe servir de alguma ajuda, aqui fica esta pequena informação relativa aos pais de

Aurélio Pinto Tavares Osório Castelo Branco, proprietário, natural e morador em Vale de Prazeres, filho de João Pinto Tavares Castelo Branco, natural da Capinha, casou aos 22 anos, a 2-5-1877, em Medelim, com D. Antónia Pinto Taborda Ramos, de 22 anos, filha de António Maria Taborda Ramos, de Medelim e de D. Francisca Pinto Correia da Costa, da Sortelha.

Cumprimentos,

Mª da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116913 | aivmc | 19 abr 2006 19:01 | Em resposta a: #116861

Boa tarde!

Poderei procurar o que me pede, mas não devo ir ao ADCB antes de umas 2 ou 3 semanas. Se até lá tiver masis algum dado, agradeço-lhe que me informe.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116942 | R.Miguel Nunes | 20 abr 2006 00:21 | Em resposta a: #116892

Cara Mª da Conceição Moura,

Muito Obrigado pela sua achega... a minha busca pelos ascentes do Sr. Aurélio Pinto prende-se com o facto de que na tradição oral da minha familia se dizer que ele e os meus bisavós se davam como primos, daí a minha curiosidade em comprovar a veracidade de tal "facto"...

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116944 | R.Miguel Nunes | 20 abr 2006 00:27 | Em resposta a: #116913

Cara Ana Morão Correia,

Agradeço a sua pronta resposta, aguardarei o tempo que for necessário, pois eu de quase albicastrense só regressarei a essa terra que muito prezo lá para Junho ou Julho, e gostaria imenso de antes dessa data ter essa informação.
Outra Confreira eniou-me os seguintes ados que poderei acrescentar aos que já lhe adiantei:

Aurélio Pinto Tavares Osório Castello Branco, proprietário, natural e morador em Vale de Prazeres, filho de João Pinto Tavares Castelo Branco, natural da Capinha, casou aos 22 anos, a 2-5-1877, em Medelim, com D. Antónia Pinto Taborda Ramos, de 22 anos, filha de António Maria Taborda Ramos, de Medelim e de D. Francisca Pinto Correia da Costa, da Sortelha.

Antecipadamente grato,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116948 | nutconcd | 20 abr 2006 09:18 | Em resposta a: #116942

Caro R. Miguel Nunes,

Que curioso! Sabe que, na minha família (avó paterna - Sanches) corre a mesma versão? Haverá ligações entre as nossas famílias?

Cumprimentos,

Mª da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116952 | R.Miguel Nunes | 20 abr 2006 11:05 | Em resposta a: #116948

Cara M.ª da Conceição Moura,

Se tem anestrais na região de Vale de Prazeres (e arredores) certamente existirá alguma ligação por mais remota que seja... De memória e de todos nomes de parentes directos não de recordo de ninguém de apelido Sanches... apenas o recordo no marido da irmã mais velha de meu avô paterno, mas que faleceu (o tal Sanches) bastante novo num acidente em França,para onde teria emigrado nos anos 60, mas também digamos que estou "encalhado" nesse tal ramo (do meu avô paterno), que é o que mais me tem dado que fazer.
Eu desconfiei que a ligação ao Sr.Aurélio Pinto pudesse ser pelos Tabordas, dos quais também eu descendo, e inclusivé o mais recente se foi casar a Medelim.. mas sem comprovação ficará sempre a dúvida.. e como eu não sou e ficar com dúvidas na algibeira....

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116956 | nutconcd | 20 abr 2006 11:25 | Em resposta a: #116952

Caro R. Miguel Nunes,

Continuo a achar muito curioso! Grande parte dos meus ascendentes são, efectivamente, de Vale de Prazeres.

Com a ajuda do Confrade António Pereira - que me muito me tem ajudado nestas andanças - cheguei à nossa (minha e dele) penta-avó Domingas (ramo Sanches/Taborda) e que pode consultar na página:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=329434

Espero ter ajudado

Cumprimentos,

Mª Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116957 | R.Miguel Nunes | 20 abr 2006 11:40 | Em resposta a: #116956

Cara Mª da Conceição,

Ao Confrade António Pereira também lhe deve uma imensa ajuda que espero vir a poder retribuir assim, assim que consiga tirar um tempo para resperir, pois encontro-me em dívida para com ele.
Se possivel gostaria de manter contacto consigo para futuras trocas de impressões, pois eu ainda sou muito jovem, e "verde", nestas e noutras lides, e por vezes a minha "sede de saber" prega-me algumas partidas, e aí me valem os amigos que vou encontrando no caminho...

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116958 | R.Miguel Nunes | 20 abr 2006 11:45 | Em resposta a: #116956

Cara Mª da Conceição,

Já encontrei plo menos uma das nossas ligações ancestrais, a Mª da Conceição descende tal como eu de Manoel Rodrigues Taborda cc com Maria dos Santos ( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=311501 ), mas enquanto a Mª da Conceiçao descende do seu filho varão Francisco Rodrigues Taborda, eu descendo da filha Joana Maria dos Santos.. O mundo realmente foi e é pequeno.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#116959 | nutconcd | 20 abr 2006 11:53 | Em resposta a: #116958

Caro R. Miguel Nunes,

Há pouco, quando lhe respondi, apenas lhe indiquei os ascendentes de Domingas Taborda Sanches.

Para os seus descendentes queira ver, na minha página pessoal

http://genealogia.netopia.pt/0516/pessoas.php?id=1021227

Apesar de não estar completa, espero que o possa ajudar.

Um abraço,

Mª Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#123491 | aivmc | 24 jul 2006 14:14 | Em resposta a: #116944

Boa tarde!!

Antes de mais, as minhas desculpas por não lhe ter respondido mais cedo, mas só hoje tive oportunidade de ir ao Arquivo Distrital de Castelo Branco.

Procurei na freguesia de Vale de Prazeres, Fundão entre os anos de 1847 e 1858.
Apenas encontrei um Aurélio, que nasceu a 22 de Julho de 1857. Filho de António Taborda e de Anna Cordera[?], neto paterno de João Taborda e de Antónia Taborda. Noto materno de Joze Bonifácio e de Anna Condera[?].

Poderá ser esta pessoa que procura? Se for diga-me. Quando voltar ao ADCB poderei ver os restante elementos do Assento de Baptismo.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#123559 | R.Miguel Nunes | 25 jul 2006 02:23 | Em resposta a: #123491

Cara Ana Morão Correia,

Apesar de não ter completa certeza de se é realmente esse o Aurélio que procuro, gostaria, por via das dúvidas, de registar toda a informação possivel, respeitante ao dito Aurelio, que tão amávelmente me localizou, para futuras comparações. Sem querer abusar poderia ver-me ainda o suposto casamento dele, e comparar os dados? Segundo julgo saber, terá ocorrido a 2-5-1877, em Medelim/Idanha-a-Nova, com D. Antónia Pinto Taborda Ramos.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#123654 | aivmc | 26 jul 2006 14:25 | Em resposta a: #123559

Boa tarde!

Tem um mail para onde lhe possa enviar o que me pediu?

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#123659 | R.Miguel Nunes | 26 jul 2006 15:08 | Em resposta a: #123654

Cara Ana Morão Correia,

Agradeço mais uma vez a sua pronta disponibilidade, pode utilizar o seguinte endereço: abc_mafonso(arroba)yahoo(ponto)com.

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#134350 | Rui Jesuino | 16 nov 2006 18:20 | Em resposta a: #123654

Cara Ana Morão Correia,

Nunca mais tive notícias suas e penso ter uma procura nos meus cadernos feita para si sobre Olivença mas já não recordo o quê!
Mais uma vez lhe queria pedir ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco se fosse possível.
Procuro os registos de:

Póvoa de Atalaia (Fundão)

Casamento de José Rondão com Maria Bernarda Silvestre (entre 1800 e 1828)
Casamento de José Mesquita com Maria da Cunha (entre 1800 e 1828)
Casamento de António Pedro Gonçalves com Antónia Maria (entre 1800 e 1828)

Os melhores cumprimentos e o meu obrigado
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#142495 | Mar2006 | 31 jan 2007 13:57 | Em resposta a: #82597

Peço desculpa por também lhe pedir uma ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco, pois vejo que o frequenta com alguma frequencia e eu estar longe.
Seria possivel encontrar-me a ascendencia e outros dados pertinentes como datas, nomes exactos dos ascendentes e assentos existentes relativos a:
MARIA JOSÉ REIS PEREIRA , filha de ANTONIO VICENTE e MARIA REIS, nascida em TEIXOSO, concelho de COVILHÃ em 20/9/1891 ? Trata-se do Assento de nascimento numero 82 de 1891 de TEIXOSO.
Fico-lhe muito grato, mesmo que leve algum tempo
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#144767 | aivmc | 19 fev 2007 18:28 | Em resposta a: #142495

Boa tarde!
Antes de mais, as minhas desculpas por apenas agora estar a responder à sua mensagem.
Quanto ao pedido que me fez, não sei quando poderei deslocar-me ao ADCB, uma vez que ultimamente não tenho tido disponibilidade para lá ir. De qualquer maneira, se lá voltar entretanto, verei o que me pediu.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

Pedido Ajuda Arquivo Dist. Castelo Branco

#409355 | FLV | 06 nov 2018 13:59 | Em resposta a: #116942

Boa tarde
Com alguns anos de atraso deparei-me com este post, referente ao meu bisavô Aurélio Pinto Tavares Osorio de Castello Branco.
Gostaria de ajudar e também de saber se chegaram a alguma conclusão.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen