Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82627 | RCR | 24 jan 2005 19:17

Caros Confrades

Numa recente pesquisa aos tópicos do Genea localizei alguns que referem pessoas com o apelido Sintra, originárias de Vila do Bispo. Com receio de que a mensagem num tópico já antigo passe despercebida, recoloco-a aqui.

Gostaria de trocar informações sobre esta família(s) e localidade.

Agradeço também a colaboração de algum confrade que, por algum acaso, tenha localizado um Manuel de Sintra (n. c. 1642, Vila do Bispo) cc. com Francisca Dias, que tiveram Tomás Nunes (n.c. 1667, Vila do Bispo) que casa, em Santiago, Sesimbra, a 18.05.1692, com Maria da Conceição Alvares (fª de Domingos Fernandes e de Felipa Alvares).

Desde já obrigada pela v. atenção. Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82636 | JMSA | 24 jan 2005 20:38 | Em resposta a: #82627

A única coisa que posso acrescentar é que o Sr.Cintra, do football e grande empresário, é natural de Vila do Bispo logo também desses que refere.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82690 | josemssantos | 25 jan 2005 13:30 | Em resposta a: #82627

Cara Rita

Em Odemira ainda existiam duas pessoas da Família Serrão Cintra do Vale, que morreram sem geração - uma das quais, uma tia-avó minha por afinidade -, nos anos 70 do séc.XX.Penso que em Vila Nova de Milfontes ainda existem membros dessa Família.
Não tenho a Família estudada, mas possívelmente estarão ligados aos Cintra de Raposeira/Vila do Bispo, a 70 Km de Odemira. Admito também que o nome estará ligado a navegadores que exploraram a costa africana , no âmbito do projecto do Infante D.Henrique, em meados do séc. XV. Pelo menos Pedro de Cintra e Gonçalo de Cintra participaram em expedições, que então faziam de Lagos o seu porto.
Sabe concerteza mais do que eu sobre a origem dos Cintra do barlavento algarvio e sudoeste alentejano, mas aqui fica a nota que também os há, ainda, no concelho de Odemira. Se souber alguma coisa sobre como estes aparecem na região de Odemira, agradeço-lhe.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82692 | RCR | 25 jan 2005 13:57 | Em resposta a: #82636

Caro JMSA

O S. Cintra é de facto o único contemporâneo que "conheço" com este apelido. Desconhecia a sua naturalidade, informação que agradeço.
Com os meus melhores cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82693 | RCR | 25 jan 2005 13:58 | Em resposta a: #82692

Errata
Sr. e não S.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82694 | RCR | 25 jan 2005 14:04 | Em resposta a: #82690

Caro José Maria

Apesar de ter vários ascendentes da região (e bem mais próximos do que os Sintra) o Algarve é um território que, quer historicamente quer genealogicamente, quase desconheço. O meu objectivo para este tópico era precisamente começar a "tomar o pulso" à região, história e actividades locais, o que, graças a si, já começou a acontecer.
Muito obrigada. Os meus melhores cumrprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Sintra - Vila do Bispo, Algarve

#82720 | JMSA | 25 jan 2005 19:16 | Em resposta a: #82692

Peço-lhe desculpa mas enganei-me. O Sr. Cintra afinal parece que é natural da Raposeira que dista cerca de 2 Kms de Vila do Bispo.
Cumprim entos
JMSA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen