Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas | Cargos | Heráldica

Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

#82712 | Carlos Silva | 25 jan 2005 17:11

Caros colegas,

A casa da Cuqueira (conc. Vieira do Minho), casa de Turismo rural, tem em linha um pequeno site nada desprovido de interesse para genealogia e turismo genealogico.

Para achar o site. Chaves de pesquisa :
« Casa da Cuqueira - Turismo rural - Vieira do Minho »

Contem paginas como :

A carta de brazão de armas de nobreza e fidalguia de 1775, passada a António Luis de Miranda e Menezes (em imagem e em texto)

A Casa de Lamas, pelo Padre José Carlos Alves Vieira ("Vieira do Minho", 1923), com dados interessantes sobre a Casa de Lamas, a familia, e com uma bela iconografia.

O último Capitão-Mor de Ruivães, José Maria de Miranda Magalhães e Meneses (1777-1832)

Galeria de fotos do Dr. Álvaro de Magalhães e familia, (o que torna o site mais caloroso).

Passeios da Cuqueira (as belas casas dos arredores).

Etc…

Pareceu-me que o esforço merecia referencia.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

#165189 | FBrito | 17 ago 2007 18:52 | Em resposta a: #82712

Caro Carlos Silva,

Sabe dizer-me se os Lemos (Vieira de Lemos) que são referidos no site que indicou têm alguma relação com os Lemos de Garfe (Jerónimo Vieira de Lemos)?


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

#165252 | Carlos Silva | 18 ago 2007 18:27 | Em resposta a: #165189

Caro Francisco Brito,

Tinha ja esquecido o topico sobre a Casa da Cuqueira, a proposito afinal de uma area geografica (e genealogica) que nào conheço bem.
Contudo como a genealogia tem suas voltas e surpresas começo precisamente a estudar os Vieiras de Vieira (mas nào os Vieiras Lemos).

Pode dizer algo mais sobre Vieiras Lemos de Garfe ou época em que vivia Jeronimo Vieira de Lemos?

Cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

#165260 | FBrito | 18 ago 2007 19:10 | Em resposta a: #165252

Caro Carlos Silva,

Para já sei pouco sobre os Vieira de Lemos de Garfe...Na busca que ando a fazer de alguns dos meus antepassados encontrei este Jerónimo Vieira de Lemos sobre o qual só tenho a informação que era natural de Garfe e que em 1788 teve um filho chamado Domingos António de Lemos(natural de Garfe e morador em Guimarães).
O que me levou a fazer-lhe a pergunta que fiz foi a semelhança dos apelidos e a proximidade de Garfe (Povoa de Lanhoso) com Vieira do Minho...
Brevemente vou consultar o assento de baptismo de Jerónimo Vieira de Lemos e caso descubra que ele é natural ou tem alguma relação com os Vieiras de Vieira do Minho dou-lhe as informações que tiver caso lhe interessem.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lamas)

#165264 | Carlos Silva | 18 ago 2007 19:36 | Em resposta a: #165260

Caro Francisco Brito,

Vejo no site do Neps (Base da paroquia de S. Paio de Guimaraes) que se trata de
Domingos António Lemos

Nascido - Grafos (sic) - ou seja Garfe
Falecido a 6 de Janeiro de 1870
Casado a 28 de Abril de 1822 com Ana Joaquina S. José (1803-1851),
tiveram :
Rosa Augusta 1823-1823
Joana 1824
Catarina 1826
José Joaquim 1832

Votos de muito exito na sua investigaçào.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Cuqueira - Vieira do M. (e casa de Lam

#165269 | FBrito | 18 ago 2007 20:18 | Em resposta a: #165264

Caro Carlos Silva,

Obrigado pela ajuda. Eu já tinha consultado o Neps e foi a partir daí que, no Arquivo de Guimarães cheguei ao Jerónimo Vieira de Lemos.
Vou ver se no Arquivo Distrital de Braga descubro mais alguma coisa. Se houver relação com os Vieiras de Vieira do Minho comunico-lhe.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 02:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen