Duquesas de Cadaval

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Direito | Arquivos

Duquesas de Cadaval

#82746 | rardaf | 25 jan 2005 22:59

Boa noite,

Quem actual Duquesa de Cadaval? A Diana afirma-se como tal mas aqui no Genea a informação é diferente. Quem tem razão...?

os melhores cumprimentos
R

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#82780 | [Menezes] | 26 jan 2005 11:52 | Em resposta a: #82746

Caríssimo rardaf,

Grande mistério realmente, segundo consta no testamento, penso que ficou escrito que a Diana tornar-se-ia Duquesa de Cadaval aos 25 anos. Idade que já tem. Também achei estranho esse erro aqui no Genea, no entanto, possivelmente quando foi construido o site, ela ainda não o seria, já para não falar no tempo que por vezes demorarm as actualizações, já há largo tempo que enviei uma informação relativa ao Conde da Cunha e à descendência do Morgado de Águas Belas e no entanto a actualização não foi efectuada.

Respeitosamente,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#82785 | artur41 | 26 jan 2005 12:46 | Em resposta a: #82780

Caros Confrades,


Entristece-me ver como estão as coisas. Se me permitem, faço uma pergunta: como é que o falecido Duque poderia dispor de um título? É que um título não é propriedade de alguém, não sendo passível de ser renovado por mera vontade. Para além do mais, não é um título "de juro e herdade"!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#82788 | zepas | 26 jan 2005 13:36 | Em resposta a: #82785

Caro Confrade Artur Camisão Soares,

O assunto é confuso. E como quem de direito nunca se deu ao trabalho de esclarecer a questão, apenas vamos ouvindo uns palpites aqui e ali, provindos de pessoas supostamente bem informadas.

Não deixa de ser interessante que o Genea identifique a Sra. D. Rosalinda como sendo a 11ª Duquesa de Cadaval, o que contraria uma versão posta anteriormente a correr aqui no forum em como os títulos da casa teriam sido divididos pelas irmãs, cabendo, neste caso, o ducado de Cadaval a D. Diana.

Qual será a fonte em que o Genea se baseou para atribuir o título de Duquesa de Cadaval a D. Rosalinda?

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#82789 | artur41 | 26 jan 2005 14:04 | Em resposta a: #82788

Caro JP,


Para esclarecer a dúvida pode colocá-la a "quem de direito". Julgo que o I.N.P. estará habilitado para tanto.
Não me leve a mal a resposta. Por muito, ou pouco, que saiba: considero que não devo ser eu a dar a resposta!

Relativamente à fonte: sugiro que questione o "Genea", se assim achar por bem.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91895 | Marmello | 27 mai 2005 01:37 | Em resposta a: #82789

Mas não seria oportuno que se esclarecesse quem é realmente a Duquesa do Cadaval, uma vez que é uma das casas pretendentes ao trono? Dá um pouco falta de credibilidade há propria monarquia, mesmo estando esta casa um pouco afastada.

Penso o GENEA não esta enganado. Pelo menos omite que a Diana seja a 12ª Duquesa.

Melhores cumpriementos

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91899 | zamot | 27 mai 2005 08:02 | Em resposta a: #91895

Caros Amigos

Ao que sei existe foi celebrado um pacto de familia. Assim neste momento e enquanto for viva a Sra Dª Diana é a actual Duquesa de Cadaval, mas a sucessão passará após sua morte para os descendentes da Sra Dª Rosalinda, que ficou sendo Marquesa de Ferreira, e foi feita Duquesa de Cadaval Hermés. Não tenho a certeza que esta situação já esteja regularizada junto do INP.

Cumprimentos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91904 | luso | 27 mai 2005 10:32 | Em resposta a: #91899

Caros Confrades

Diria, sempre , que os pactos de família são meramente indicativos, pelo que a transmissão dos títulos da Casa Cadaval terão de ser sempre validados por SAR ou organismo com competências delegadas para o efeito.

Caro Zé será mesmo que foi criado um novo título?, é que sendo perfeitamente legítimo a criação de títulos pelo chefe da Casa Real , o Senhor D.Duarte , assim como o seu Pai, foram sempre da opinião que não deveriam ser criados títulos em répública mas somente manter ou autorizar a transmissão dos títulos existentes independentemente da sua natureza (de juro ou herdade ou por vidas, como aliás foi prática institucionalizada na Monarquia, absoluta ou Constitucional).

Cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91905 | zamot | 27 mai 2005 10:38 | Em resposta a: #91904

Caro Pedro

Penso que este pacto terá sido validado por SAR

Um abc

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91906 | luso | 27 mai 2005 10:54 | Em resposta a: #91905

Caro Zé

E o título de Duquesa de Cadaval Hermés , foi mesmo criado?

Abraço

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91921 | CarlaPF | 27 mai 2005 13:10 | Em resposta a: #82780

Caro Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes,

esclareça-me por favor sobre uma dúvida: a família Albuquerque e Menezes é descendente dos Senhores de Vila Verde dos Francos? Pergunto porque estou a fazer um levantamento sobre quem são actualmente os seus descendentes e todas as ajudas são preciosas.

Cumprimentos,

Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91929 | zamot | 27 mai 2005 14:21 | Em resposta a: #91906

Caro Pedro

Penso que sim, que o titulo terá sido criado.

Um abc

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91931 | luso | 27 mai 2005 14:34 | Em resposta a: #91929

Caro Zé

Tendo em conta o que reza nos estatutosda INP ou seja" 1º O âmbito do Instituto é restringido a títulos portugueses criados antes de 5 de Outubro de 1910, pelo que não serão reconhecidos títulos de outras proveniências, nem títulos criados depois da implantação da República", como pensa INP respeitar as decisões de SAR como Chefe e Criador da Nobreza Portuguesa .Penso que este País gosta de criar problemas insolúveis e fracturantes e muitas vezes perfeitamente evitáveis.Gostaria de ouvir a sua opinião sobre o assunto.

PTP

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91935 | zamot | 27 mai 2005 15:51 | Em resposta a: #91931

Caro Pedro

Penso que procedimento que o INP irá adoptar será o seguinte:

1 - Registar em vida o titulo de Duquesa de Cadaval em nome da Sra Dª Diana.

2 - O outro irá ser inserido no que se chama titulos privados de SAR, e que não são passiveis de registo no INP.

Mas esta minha suposição não passa de uma mera conjectura, pois não falei com ninguém ligado ao INP sobre este assunto. No entanto existem membros do INP que acompanham este forum pelo que caso possam ou queiram nos poderão esclarecer melhor.

Um abraço amigo


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91936 | luso | 27 mai 2005 16:03 | Em resposta a: #91935

Caro Zé

Perdoe-me a insistência e sem querer entrar , longe de mim, em polémica, não consigo imaginar o que sejam títulos privados de SAR , conheço sim os títulos privativos da casa Real, que são coisa completamene diferente.
É que os titulos eram sempre oficiais, concedidos nos termos das competências conferidas ao Soberano (carta Constitucional), sendo que em Portugal essas competências eram discricionárias, uma vez que não existia qualquer lei geral em vigoe na ordem jurídica no que concerne à sua criação e transmissão.

Longe de qualquer polémica e apenas com o prazer de conversar consigo , o meu abraço
PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91937 | zamot | 27 mai 2005 16:10 | Em resposta a: #91936

Caro Pedro

Titulos privados de SAR, é uma expressão minha, mas são titulos novos, criados por SAR e com que SAR entende distinguir pessoas que prestam serviço á Sua Causa.

Não são passiveis de registo no INP pois este Instituto apenas aceita como Sócios titulares cujo titulo tenham sido atribuidos antes de 5.10.1910.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91938 | luso | 27 mai 2005 16:21 | Em resposta a: #91937

Caro Zé

Pois esse é que é o problema, títulos de 1ª e de 2ª???.
Não será uma falta de respeito a SAR?
É esse o meu receio, de rebentar uma nova guerra e com ela mais discribilidade à nossa Augusta Causa?
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91939 | luso | 27 mai 2005 16:23 | Em resposta a: #91938

errata :describilidade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91940 | zamot | 27 mai 2005 16:27 | Em resposta a: #91938

Caro Pedro

Eu não vejo assim o problema. Ao contrário de muitas pessoas, cuja opinião respeito, acho que SAR, na sua qualidade de Chefe da Nobreza, tem todo o direito de conceder as mercês que muito bem entenda, e criar os titulos novos que queira.

Esta é a minha opinião, e não vejo que um titulo novo criado por SAR possa ser considerado de 1ª ou de 2ª. Sei que esta opinião é polémica, mas é a minha.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91941 | luso | 27 mai 2005 16:32 | Em resposta a: #91940

Caro Zé
Eu considero que SAR tem todo o direito de conceder títulos , só que os mesmos deveriam ser reconhecidos pelo INP sob risco destes se tornaraem de 2º -Se calhar fiz-me compreender mal .

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91942 | luso | 27 mai 2005 16:36 | Em resposta a: #91939

descredibilidade, perdão lolol

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91943 | zamot | 27 mai 2005 16:42 | Em resposta a: #91941

Caro Pedro

O INP tem os seus estatutos que só poderão ser mudados em AG. No entanto devem existir muitos Titulares que por alguma razão não são sócios do INP, e que por essa razão não deixam de ser os "donos" dos seus titulos, e não são de 2ª.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91944 | luso | 27 mai 2005 16:42 | Em resposta a: #91940

é que na minha modesta opinião o INP, ao validar títulos ou outras mercês, deveria estar em consonância com SAR e por isso mesmo funcionar como se tratasse de um organismo, embora autónomo , com competências delegadas pela Fonte de Direito, ou seja SAR.

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91946 | luso | 27 mai 2005 16:56 | Em resposta a: #91943

Caro Zé

Penso que estamos de acordo. A nossa diferença tem a ver com a "natureza jurídica" do INP.

É que se o INP não se limita a questões meramente históricas e tem competências para renovar o direito ao uso dos mesmos, (concedidas penso que por SAR)não pode ser considerado uma mera associação privada que só interessa aos seus sócios.Sendo os títulos bens de natureza pública, uma vez que a sua continuação depende de validação de SAR, o INP tém de respeitar, independentemente dos seus estatutos , todos os títulos concedidos por SAR ,de outra maneira será um organismo rebelde e ilegal pois não pode arrogar ou limitar competências que não lhe tenham sido concedidas .


aBRAÇO

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#91947 | luso | 27 mai 2005 17:02 | Em resposta a: #91946

Isto é, por outra palavras : se o INP tem competências concedidas por SAR para renovar ou conceder o direito ao uso de títulos , tem óbviamente E OBRIGATÓRIAMAENTE de reconhecer os títulos criados por quem de direito depois de 1910, especialmente os de SAR,pelo que a regra nesta matéria presente nos estatutos é nula.

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93440 | Bismark | 14 jun 2005 12:34 | Em resposta a: #91947

Carissimos amigos, tenho vindo a assistir a esta patética discução.
Na minha modesta opinião de Portuguez, que o sou, e de Cristão, o casamento de D. Jaime com D. Claudine é válido, tendo por direito a sua filha primogénita, D. Diana todo o direito de usar o titulo.
Saudações,
Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93442 | zamot | 14 jun 2005 13:17 | Em resposta a: #93440

Caro Filipe de Andrade

Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que não existe aqui nenhuma patética discussão mas apenas uma troca de opiniões entre participantes habituais deste espaço.

Quanto ao problema da sucessão no titulo quero recordar-lhe que existe uma ordem régia de SAR o Senhor D. Duarte Nuno que determina a equiparação do casamento civil ao casamento católico para efeitos de sucessão nos titulos. Ordem esta que foi confirmada por SAR o Senhor Dom Duarte Pio.

Assim esta sucessão não é tão simples como lhe pode parecer.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93444 | Bismark | 14 jun 2005 13:50 | Em resposta a: #93442

Carissimos Senhores,

Então sendo assim, o porquê da dupla opinião de Dom Duarte
Dando em primeira instância o título a D. Diana e depois voltando atrás.
Todos os Monarcas e Regentes Lusos de Portugal, foram Crstãos, sempre foram pela Lei Canónica.
Será que não existem interessses?

Saudações,
Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93445 | zamot | 14 jun 2005 13:54 | Em resposta a: #93444

"Então sendo assim, o porquê da dupla opinião de Dom Duarte
Dando em primeira instância o título a D. Diana e depois voltando atrás. "

Quem lhe disse que isto foi assim? Quem lhe disse que houve uma dupla opinião de SAR? Se ler bem toda a "patética discussão" verá que houve um pacto de familia. SAR limitou-se a sancionar esse pacto.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93446 | Bismark | 14 jun 2005 14:00 | Em resposta a: #93445

Carissimo zamot,

Sendo assim, se SAR sancionou esse pacto foi com o melhor interesse para o Bem de Portugal. Mantendo assim viva a nossa História. Não sei se concorda?

Saudações,
Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93451 | joão pombo | 14 jun 2005 14:28 | Em resposta a: #93442

Caro José Tomaz:

Desconhecia a Ordem Régia que cita, de SAR o Senhor D. Duarte Nuno, entretanto confirmada por SAR o Senhor D. Duarte Pio.
Mas se assim é, a mesma está em perfeita conformidade com o ordenamento jurídico português, onde se não distinguem entre filhos havidos de casamento católico ou civil, de resto nem se distinguindo entre filhos havidos de matrimónio e fora deste.
Estão, assim, todos equiparados para todos os efeitos.
Ora, assim sendo, confesso que não entendo toda a complexidade que rodeia esta questão.
Afastado o fº. natural, o único varão, não tinha forçosamente que suceder nos títulos a primogénita do falecido Duque?
Um abraço,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93452 | zamot | 14 jun 2005 14:42 | Em resposta a: #93446

Caro Filipe de Andrade

Não me compete a mim julgar ou comentar os actos de SAR, pois sou apenas o


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93453 | Bismark | 14 jun 2005 15:04 | Em resposta a: #93452

Carissimo José,

Como deve saber, toda a História Portugueza está repleta de decisões e actos mais ou menos correctos.
Como deve ter reparado e de certo também o deverá saber, o meu apelido de Familia e posição na Sociadade, obriga-me a que não julgue, mas sim aconselhe para certos factos que podem ser corriguidos.
Neste ponto, meu Caro José estamos de acordo.
Eu apenas sou um Leal servidor da Casa Real Portugueza, bem como da Restauração dos velhos costumes e que estes permaneçam em Nossas Terras, que foram e são abençoadas.
Saudações,
Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93526 | [Menezes] | 15 jun 2005 09:54 | Em resposta a: #91921

Cara Carla Fonseca

Peço lhe mil perdões pela demora nesta resposta, no entanto só ontem um amigo me informou que tinha aqui esta sua mensagem.
Informo-a de que o meu Albuquerque é de parte materna e o Menezes de parte paterna, portanto certamente não serão os mesmos. No entanto poderei verificar o que tenho acerca do assunto pois os Albuquerque tem realmente a ligação à Casa dos Senhores de Vila Verde dos Francos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93555 | luso | 15 jun 2005 15:01 | Em resposta a: #93440

Caro Chanceler

Se acha patética a discussão, porque se intrometeu nela?

Se o senhor é ou não Cristão é um problema que só a si diz respeito, sendo certo que a transmissão de títulos em Portugal depende uníca e exclusivamente da vontade discricionária de SAR o Duque de Bragança.

É que a partir da revogação expressa ou tácita das ordenações na matéria do direito nobiliárquico deixou de existir até a 1910 qualquer regime geral no que concerne à transmissão de títulos nobiliárquicos.

Contudo e especialmente a partir da Monarquia Constitucional o Rei, por norma constitucional, tinha a competência absoluta e descricionária, uma vez que não foi entretanto aprovada qualquer regime geral que regulamentasse o uso e transmissão dos tíulos e demais honras, de criar, conceder e autorizar o uso de títulos.(O Soberano servia-se contudo, como critério na transmissão do uso de títulos, das velhas regras que regiam a sucessão dos títulos nobiliárquios, regras essas não impostas na ordem jurídica portuguesa)

Dada esta particularidade que não existia em outros Reinos , a questão da transmissão dos títulos hoje é muito mal compreendida e dada a frequentes lapsos.
Daí a minha curiosidade em saber, uma vez que a única fonte de direitos nesta matéria é o Soberano, qual a legitimidade do INP poder reconhecer e autorizar o usio de títulos.

Nada mais de o que isso.

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93557 | luso | 15 jun 2005 15:07 | Em resposta a: #93555

discricionária

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93559 | luso | 15 jun 2005 15:11 | Em resposta a: #93555

A minha pergunta tem a ver , por outrss palavras , se o INP tem ou não competências delegadas por SAR , e se as tem, se essas competências só vão até 1910?

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93601 | José | 15 jun 2005 18:42 | Em resposta a: #91899

Esta do Cadaval-Hermés é nova para mim.
Nunca tinha ouvido.

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93602 | José | 15 jun 2005 18:43 | Em resposta a: #93601

Ooops. esqueci-me de assinar

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93614 | CarlaPF | 15 jun 2005 23:16 | Em resposta a: #93526

Caro Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes,

agradeço a sua resposta; quem sabe vai descobrir alguma descendência até então desconhecida.

Cumprimentos,

Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93729 | Bismark | 17 jun 2005 17:20 | Em resposta a: #93555

Carissimo Luso e Carissimos participantes,

Deixe-me que lhe responda, em primeiro luar, à sua pergunta. Estamos aqui a debater um assunto, sem chegar a alguma conclusão, daí a minha observação.

Sobre o facto de ser Cristão, julgo que não entendeu o significado da palavra.

Como deve saber meu caro, existem dois géneros de títulos , os que são transmissíveis e os que não o são, e.g. Duque de Bragança, SAR D. Duarte, Título transmissível e Duque da Beira, SAR D. Afonso, Título não transmissível que é atribuido ao Primogénito de SAR Duques de Bragança. Neste caso, o Título de Duque de Cadaval, foi atribuído ao Sr. D. Nuno Alvares Pereira, Condestável de Reino e foi transmitido aos seus sucessores.
A minha questão sobre este assunto, é de que o título é por direito de D. Diana, uma vez sua Mãe, D. Claudine, "abdicou" em favor da sua Filha Primogénita, D. Diana Alvares Pereira de Melo. Fundamento este meu parecer com o facto de D. Jaime, se ter divorcíado da sua primeira mulher, tudo depende do conteudo do respectivo acrodo.
Sobre a possível legitimidade do INP, mesmo tendo responsabilidades delegadas por SAR D. Duarte, para todos os efeitos o responsável máximo pelo reconhecimento e respectiva autorização pertencem a SAR D.Duarte.

Para que fique aqui presente, a minha lealdade pela Casa Real Portugueza é absoluta e incontestável, reispeito inteiramente toda e qualquer decisão de SAR, mesmo que não esteja de acordo, mas respeito.

Para concluir, gostava que tomassem uma decisão a quem pertence por direito o título de Duquesa de Cadaval e qual a decisão de SAR.

Saudações,

Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93732 | zamot | 17 jun 2005 17:34 | Em resposta a: #93729

Caro Filipe de Andrade

Não se esqueça da Ordem Regia de SAR o Senhor Dom Duarte Nuno, depois confirmada por SAR o Senhor Dom Duarte Pio que diz que para efeitos de sucessão nos titulos o casamento civil seja EQUIPARADO ao casamento Católico...


Um abraço


JTMB

Resposta

Link directo:

Ordem real

#93733 | José | 17 jun 2005 17:35 | Em resposta a: #93442

"...quero recordar-lhe que existe uma ordem régia de SAR o Senhor D. Duarte Nuno que determina a equiparação do casamento civil ao casamento católico para efeitos de sucessão nos titulos."

Nesse caso, que razões podem levar à "ratificação" (?) por SAR da decisão do duque D. Jaime de deserdar a sua primogénita D. Rosalinda ?

A ordem real de D. Duarte Nuno foi revogada por D. Duarte Pio ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Ordem real

#93734 | zamot | 17 jun 2005 17:36 | Em resposta a: #93733

foi

Resposta

Link directo:

RE: Ordem real

#93735 | José | 17 jun 2005 17:40 | Em resposta a: #93734

Caro Zé Tomaz

Em que ficamos ?
Perguntei se a ordem real de D.Duarte Nuno (relativa à equiparação dos casamentos civis aos católicos) tinha sido revogada por D.Duarte Pio e o Zé Tomaz responde que sim, mas ao confrade Bismarck responde o contrário:

"Não se esqueça da Ordem Regia de SAR o Senhor Dom Duarte Nuno, depois confirmada por SAR o Senhor Dom Duarte Pio que diz que para efeitos de sucessão nos titulos o casamento civil seja EQUIPARADO ao casamento Católico... "

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Ordem real

#93736 | zamot | 17 jun 2005 17:47 | Em resposta a: #93735

Não enganei-me, não foi revogada, foi CONFIRMADA. So Sorry

Resposta

Link directo:

RE: Ordem real

#93737 | José | 17 jun 2005 17:52 | Em resposta a: #93736

Nesse caso, como explicar que D. Duarte tenha aparentemente pactuado com D. Jaime para deserdar D. Rosalinda ?

O precedente pode ser perigoso...

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93762 | Bismark | 18 jun 2005 10:37 | Em resposta a: #93732

Carissimo Tomaz,

Não me esqueci da Ordem Régia e sua confirmação por SARs. Para todos os efeitos, existiu um DIVÓRCIO/SEPARAÇÃO. Também devemos ter em conta as datas da Ordem Régia e sua confirmação e a data do respectivo casamamento.
Julgo que a Ordem Régia e sua Confirmação não têm efeitos retroactivos, pois tendo esse efeito, por-se-ia em causa muitos valores tradicionais.

Saudações,

Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93763 | zamot | 18 jun 2005 10:42 | Em resposta a: #93762

Caro Filipe

Não sei neste momento qual a data da ordem de SAR o Senhor D. Duarte Nuno, mas se foi publicada após o 1º casamento do Duque de Cadaval, é capaz de ter razão e aqui tem então o motivo pelo qual teve de existir um pacto de familia.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93765 | Mavasc | 18 jun 2005 11:05 | Em resposta a: #93763

Caro Zé Tomaz

Parece-me haver alguma confusão no meio disto tudo. O casamento do Duque de Cadaval celebrou-se em 1936, tendo sido declarado nulo pela Santa Sé em 1966.
A sucessão tem que se aferir á data da morte do Duque e não á data do casamento. Assim, á data da morte, e declarado nulo o casamento católico, o Duque era divorciado da 1º mulher,no cível, ( a Concordata é de 40) e tinha casado católica e civilmente com a 2ª. A ordem do Senhor D. Duarte Nuno, corroborada porteriormente pelo seu filho, leva a que os filhos do 1º casamento se encontrem em pé de igualdade com os do 2º. A partir daqui, se há ou não pacto sucessório e quais os seus termos...não sei.
Isto salvo melhor opinião, é claro.
Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93766 | zamot | 18 jun 2005 11:07 | Em resposta a: #93765

Cara Benedita

Muito obrigado pelo seu "douto parecer". Por mim fiquei esclarecido. Pode mandar "a conta"


Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93868 | João Gaspar | 19 jun 2005 20:07 | Em resposta a: #93614

Estive a ler atentamente todos os comentarios sobre o Caso das Duquesas do Cadaval, e devo compartilhar convosco que fiquei muito confuso, não com o tema mas sim pelo modo como ele foi desenvolvido até a sua aparente conclusão.
Primeiro e para contextualizar os interessados em causas monarquicas, tenho 25 anos não sei se sou o mais novo ou o mais velho do genea mas os comment's que acabei de ler pareceram-me do seculo passado....incrivel! estamos em 2005 e não nos actualizamos?
1º acho que o INP e SAR deveriam estar em unisono, isto é se ambiciona chegar algum dia a Reinar.
2º Se são monarquicos e querem a restauração da moraquia na minha modesta e jovial opinião acho que estão fazer tudo errado , em relação a renovação e atribuição de titulos( entre outtras coisas...enfim) , ou seja se querem uma maior popularidade junto da população terão de ser mais populares , e renovarem-se bastantes titulos e criarem-se novos de pequena nobreza tal como Morgados, Senhores, Cavaleiros , Barões e Viscondes ( como no passado)... O INP com a sua politica de exclusividade e complicação vai acabar por se extinguir como um lume brando, é necessaria uma injecção de vitalidade e jovialidade na Monarquia Portuguesa e não é com base de Garraiadas e afins das associações jovenis monarquicas que nem tem sites a funcionar em condições( 2005) ,
3ºInfelismente assisto com alguma frequencia em Lisboa, por parte de alguns herdeiros de Titulos, a sua utilização de um modo errado e nada honrroso para as tão amadas tradições do grupo. A utilização de Titulos por Vaidade, e para se autovalorizarem é uma grave falha na nossa sociedade, não somos mais por termos um titulo, ou por o nosso 3º avô ter sido Conde, tal como não somos mais por possuir um titulo académico, tendo em conta que nos nossos dias os titulares academicos têm de trabalhar para possuir o desejado titulo enquando os titulos de nobreza, que por não se criarem novos! serão simplesmente renovados, muitas vezes esquecendo o humilde e virtuoso titular que mereceu receber o primeiro titulo. muitos descendentes possuidores de titulos hoje lutam pela patria e honram o seu titulo ou somente se dedicam a usar aneis de brasão em bailes ( ja nem temos bailes de debute) ?

Caros Confrades, devo vos confessar que ser Monarquico com 25 anos em Portugal não é nada facil

atenciosamente

joão gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93908 | joão pombo | 20 jun 2005 09:38 | Em resposta a: #93868

Caro João Gaspar:

Concordando, em parte, com o que diz, deixe-me apenas referir o seguinte:
É um erro crasso - ainda que muitos o cometam - confundir o ideário monárquico com títulos de nobreza, genealogia, etc...
Não será nunca com títulos de nobreza que se convencerão os portugueses a aderir à Causa Monárquica.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93916 | luso | 20 jun 2005 11:47 | Em resposta a: #93868

Caro João

Caro João
O senhor está a confundir tudo.

Os títulos sao um sub-produto da Instituição Real . Em muitas sociedades são aceites oficialmente ou por cortesia, sem qualquer problema de falsos igualitarismos tão "caros "aos portugueses que se deixam enganar há 80 anos por igualitarismos demagogos que são unicamente uma arma de combate politico, sendo certo que o Povo não se "alimenta" ou "come" da falsa triologia Francesa .

É certo que alguns titulares ou mais precisamente parentes dos titulares são vaidosos, mas qual é o problema numa democracia onde a lei é igual para todos????????

Com 25 anos deve saber com certeza o que interessa à sociedade, o que é acessório e o que não é. Todos temos direito ás diferenças "boas" ou "más", sendo certo e correcto que os valores espirituais familiares devem ser integralmente respeitados, no fundo qualquer um desde que não ponha em causa a integridade de terceiros.
Caro João liberte-se das "bandeiras" socialistas que só confundem as pessoas e não criam a riqueza e o bem estar que no fundo é o que interessa e que as Democracias Coroadas são as campeãs .

abraço
PTP

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93937 | Bismark | 20 jun 2005 16:16 | Em resposta a: #93765

Carissima Maria Benedita

Sobre a sucessão, concordo, mas deve concordar que a Ordem Régia de SARs não contemplam o primeiro Casamento de D.Jaime, Duque de Cadaval.
Também devemos ter em conta que D.Jaime, Divorciou-se/Separou-se. Para o facto de que a sua primeira mulher e respectivos desendentes, nunca se terem preocupado com a questão do Título até à sua morte. D.Diana, antes pelo contrário, teve uma educação e preparação para dever a que o respectivo Título obriga.

Saudações,

Filipe De Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93939 | rijo | 20 jun 2005 16:49 | Em resposta a: #93937

Caros confrades

Em minha opinião, apesar do muito que por aqui se tem discutido, não tenho dúvidas que D. Rosalinda é a actual Duquesa de Cadaval. Nasceu filha legítima primeira e fruto de um casamento católico; nasceu herdeira e assim será. Não é a anulação do casamento católico de seus pais que lhe retira um direito que adquiriu à nascença. Nem percebo como é que se pode anular um casamento com filhos. Mas enfim…

Melhores cumprimentos
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93943 | Mavasc | 20 jun 2005 17:31 | Em resposta a: #93937

Caro Filipe de Andrade

Tudo depende do teor da Ordem Régia. Se a mesma referir que os casamentos civis "que se celebrem a partir de tal data são equiparados aos católicos", talvez não contemple, não sei a data da mesma. Caso aquela refira apenas que os casamentos civis são equiparados aos católicos para efeitos, por exemplo, sucessórios, já abrange.
O divórcio de D.Jaime e posterior casamento e o facto de sua ex-mulher e filhos se terem ou não preocupado com o título são factores externos á questão, e o mesmo digo da preparação e educação de D. Diana. Dá jeito mas não dá direitos.

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93950 | manelsp | 20 jun 2005 20:29 | Em resposta a: #93939

Caro Confrade
apenas uma anotação de direito Canónico: um casamento não é anulado - o que se trataria de um processo à posteriori, tal como o pôr fim a um contrato - senão que é verificada a sua nulidade - ou seja, que a priori não havia condições (de diversa índole) que levassem a que essa união representasse verdadeiro casamento sacramental (como lhe digo são assuntos canónicos). Além disso, grande parte dos casamentos de hoje, na minha modesta opinião, são nulos quer pela ignorância do acto que se realiza e suas consequências e compromissos quer pela falta de maturidade dos que o contraem - duas das razões pelas quais um casamento pode ser declarado como inexistente pela Igreja. Resumindo, verifica-se canonicamente que o casamento nunca existiu, e não, como muitas vezes erradamente se pensa, se anula nenhum sacramento.
Quanto à questão, SAR o Senhor Dom Duarte é o responsável supremo pela decisão de acordo com as leis por ele mesmo e seu conselho estabelecidas. Cabe-lhes a eles a decisão no respeito das normativas legais previamente acordadas.
Cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93954 | Mavasc | 20 jun 2005 20:48 | Em resposta a: #93950

Caro Confrde Maanuel SP

A sua muito pertinente explicação sobre a verificação da nulidade do casamento católico não impede a subsistência do casamento civil do Duque de Cadaval e a legitimidade ,nos termos da lei civil, das duas filhas desse matrimónio. Tendo o Senhor D. Duarte Nuno equiparado, para efeitos nobiliárquicos, o casamento civil ao católico, estão, igualmente em termos de direito nobiliárquico, equiparadas as filhas dos dois casamentos. Resta agora a decisão do Sr D. Duarte Nuno sobre quem deverá herdar o título em questão.
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93958 | rijo | 20 jun 2005 21:31 | Em resposta a: #93950

Caro Manuel S. P.

Agradeço sua explicação muito oportuna; pensava que o casamento realmente se anulava. De qualquer forma não percebo como pode haver um processo deste tipo passados 30 anos e quando existem, fruto do casamento, filhos.
Mantenho a mesma opinião.

Melhores cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93979 | manelsp | 21 jun 2005 01:19 | Em resposta a: #93958

meu caro, os filhos podem existir e existem porque a nulidade é independente da sua existência: deriva da actitude tomada pelos "cônjuges" (termo jurídico horrivel, pior só mesmo "nubentes"), ou seja, das razões e circunstâncias nas quais se realiza o casamento. São factos complicados, é certo, mas enfim.
cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93980 | rijo | 21 jun 2005 01:22 | Em resposta a: #93979

Caro Manuel

É de facto “horrível”.
Obrigado

Melhores cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Duquesas de Cadaval

#93981 | manelsp | 21 jun 2005 01:22 | Em resposta a: #93954

Cara Maria Benedita
Não lhe tiro em nada a razão, estou plenamente de acordo. A nulidade tem apenas validade canónica e como se sabe esta não é determinada pelo direito civil nesta matéria, ainda que o casamento religioso nalguns casos como o português tenham que ser acompanhados pelo casamento civil. No caso concreto, após a separação total do Estado e da Igreja, creio que a igualdade de direitos das heranças se verifica até prova em contrario. Se o Senhor Duque (R.I.P.) determinou alguma variante à norma, ou expressou algum desejo dela, compete unica e simplesmente aos orgãos de direito decidir.
Com os melhores cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen