Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Formação

Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#82888 | Sílvio Mendes | 27 jan 2005 21:25

Prezados Senhores,

Meu Avô, Manoel Mendes, nasceu em Vila Flor, Miranda do Corvo, Coimbra, no dia 13/06/1893. Seu pai (meu bisavô) chamava-se João Mendes do Terreiro e sua mãe (minha bisavó) Guiomar da Piedade.
Minha avó chamava-se Maria dos Prazeres Mendes, nasceu em Senhor da Serra no dia 23/04/1902.

Gostaria de saber como é possível:

1 - Achar a certidão de casamento deles (devem ter se casado entre 1915 - 1919)
2 - Achar a certidão de nascimento da primeira filha, Ludovina Mendes, que nasceu em Outubro de 1919 (não sei o dia)

Muito obrigado pela atenção.
Sílvio Fernandes Mendes
São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#82924 | Pedro França | 28 jan 2005 09:52 | Em resposta a: #82888

Caro Sílvio:

Esses assentos ainda se encontram na:
Conservatória do Registo Civil de Miranda do Corvo - Cartório Notarial de Miranda do Corvo
Praceta Luís de Camões
3220-208 Miranda do Corvo

telef.: 239532101

Ainda ontem estive a trabalhar com paroquiais dessa vila no Arquivo da Universidade de Coimbra, mas é tudo anterior a 1900...
Escreva para o Conservador da dita conservatória, envie-lhe os dados que tem em carta registada e se possível com aviso de recepção. Quanto ao telefone, aqui apenas lhe dou o prefixo da zona de rede distrito de Coimbra e localidade/concelho de Miranda do Corvo; não tem o número do País.
Bos sorte e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#83249 | Sílvio Mendes | 01 fev 2005 15:26 | Em resposta a: #82924

Sr. Pedro França. Muito obrigado pela dica. Descobri o dia em que Ludovina Mendes nasceu: 15/Outubro/1919, em Vila Nova - Miranda do Corvo. Estou com uma dúvida:
Quais os procedimentos para:
a) Escrever ao Conservador? Explico: Existe algum modelo próprio de carta? Há algum lugar na Internet onde eu possa copiar o modelo?
b) Como faço para registar a carta?
c) Como faço para obter o aviso de recepção?

Desculpe-me o incômodo e agradeço.
Cordialmente,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#83371 | Pedro França | 02 fev 2005 22:40 | Em resposta a: #83249

Caro Sílvio:

Para lá das as instruções que lhe dei há que dizer o seguinte:
- Envie uma carta normal como qualquer outra carta que fosse enviar para fins comerciais, por exemplo, embora sempre dirigida ao Ex:mo Sr. Conservador da Conservatória do Registo Civil de Miranda do Corvo. Não há modelos prévios.
Peça para o informarem dos custos de reprodução dos documentos e dos portes de correio.
Quanto ao registo e aviso de recepção, pelo seu lado, terá de perguntar num posto dos correios do Brasil para saber como se procede para com correspondência a enviar para o estrangeiro.
Creio que o Sílvio já veio parar às minhas mãos através do Sr. Aldo Aveiro da Carapinheira/Coimbra, ou estarei enganado?
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#83423 | Sílvio Mendes | 03 fev 2005 15:34 | Em resposta a: #83371

Sr. Pedro França.

Muito obrigado pela orientação. Abaixo fiz um rascunho da referida carta e peço mais uma vez a sua gentileza de verificar se a carta está apropriada ou se falta mais alguma coisa:

"Ex:mo Sr. Conservador da Conservatória do Registo Civil de Miranda do Corvo.
Endereço
Cidade / País

Ex:mo Sr. Conservador,

Peço a gentileza de V.Sa. enviar-me os documentos abaixo relacionados:

1) Certidão de casamento de inteiro teor de Manoel Mendes e Maria dos Prazeres, ocorrido entre 1915 e 1920. Ele nascido em Vila Flor, Miranda do Corvo em 13/Junho/1893 e ela nascida em Senhor da Serra, em 26/Abril/1902.

2) Certidão de nascimento de inteiro teor de Ludovina Mendes. Nascida em 15/Outubro/1919 em Vila Nova (ou Vila Flor), Miranda do Corvo, Coimbra, Portugal. Filha de Manoel Mendes e Maria dos Prazeres.

Peço que informem os custos de reprodução dos documentos acima, bem como das despesas de envio via correio.

Cordialmente,
Sílvio Mendes
Endereço
Cidade/País"

Quanto ao sr. Aldo, eu o conheço sim. Foi através do sr. Aldo que consegui as certidões de nascimento de meus avós portugueses. Sou eternamente grato a ele por este bondoso gesto. Pena que perdemos contacto. Caso o senhor fale com ele, de alguma forma, diga que mandei-lhe um abraço.

Uma curiosidade: Na época em que o conheci, ele trabalhava com uma moça chamada Isabel Mendes, cujo bisavô chamava-se Paulino Mendes e que acredito ter sido padrinho de nascimento de meu avô Manoel, pois consta o nome "Paulino Mendes" em seu registro de nascimento.

Muito obrigado pela atenção.
Cordialmente,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#83467 | Pedro França | 03 fev 2005 22:52 | Em resposta a: #83423

Caro Sílvio:

Está tudo bem. Apenas isto: se dá a referência do seu endereço no início da carta, não precisa de a indicar de novo no fim.
Então, boa sorte e tudo de bom. Não me esquecerei das lembranças para o Sr. Aldo Aveiro.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#84394 | Sílvio Mendes | 15 fev 2005 21:27 | Em resposta a: #83467

Olá Sr. Pedro. Já enviei a solicitação de informações. Enviei via fax achando ser mais rápido. Até o momento não responderam. Será que demora muito para eles apenas verificarem? O fax que eu enviei contém: meu telefone e fax comercial. Meu endereço e telefone residencial, bem como o meu email.

Obrigado.
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#84410 | Pedro França | 16 fev 2005 02:07 | Em resposta a: #84394

Caro Sílvio:

Tudo depende dos afazeres das Conservatórias. Por experiência própria, já tive de tudo um pouco: desde a pedidos que demoram uns três dias a outros que levavam duas semanas. Pior quando se trata de pedidos vindos do estrangeiro, e, além do mais, são serviços que recebem o $$ primeiro e respondem depois. Nunca ficam a perder.
Terá de ir aguardando, para já.
Um abraço e um pouco de paciência...trata-se de repartições públicas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#85379 | Sílvio Mendes | 28 fev 2005 21:42 | Em resposta a: #84410

Olá Sr. Pedro França. Muito obrigado por sua ajuda. A Conservatória achou o registo (aqui no Brasil falamos "registro") de nascimento de Ludovina Mendes. O número do registo é 237. O custo é de 15 euros.

Eles não acharam a certidão de casamento de meus avós (ocorrido entre 1915 - 1920).

Eles também não mencionaram como faço para pagar este registo de inteiro teor. Você poderia me esclarecer como faço o pagamento?

Cordialmente,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#85401 | Pedro França | 01 mar 2005 10:25 | Em resposta a: #85379

Olá Sílvio:

Estou a escrever-lhe da minha escola. Tropecei no seu tópico por acaso.
Então é assim: se a Conservatória menciona o custo da certidão (é fotocópia autenticada), então é porque ela espera que essa despesa seja liquidada. OSílvio só terá que ir a uma instituição bancária para ser emitido um cheque ou então ir à estação de correios para se emitir um vale postal, num ou noutro caso, com o valor da importância declarada, passado em nome da Conservatória do Registo Civil de Miranda do Corvo.
Foi pena quanto ao resultado das buscas relativas ao casamento. Será que este aconteceu entre 1915-20? Ou foi antes? Ou foi depois?
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#85418 | Sílvio Mendes | 01 mar 2005 13:27 | Em resposta a: #85401

Sr. Pedro. Obrigado pela dica, porém não há como fazer um depósito bancário na conta da Conservatória, visto eu não ter os dados da referida conta (banco, nº da conta, etc.). Quanto ao vale postal, eu não sei como funciona no Brasil, porém verificarei nos correios.

Quanto ao casamento, acreditava ter ocorrido entre 1915-1920, pois veja: meu avô nasceu em 13/06/1893 e minha avó em 26/04/1902. A Ludovina Mendes (1a. filha deles) nasceu em Outubro/1919, ou seja, meu avô tinha 26 anos e minha avó 17.

Pensei, então, como é lógico, que houve um casamento antes do nascimento, entre 1915 (ele:22 e ela:13) e 1920: (ele:27 e ela:18)

Como não há registro de casamento em Miranda do Corvo, então confirma uma suspeita minha de que eles podem ter se casado depois que chegaram ao Brasil, pois na lista de passageiros do navio que vieram, o "Limburgia", consta que eram solteiros. MAS EU PRECISO VER, COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS, A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA LUDOVINA PARA CONSTATAR ISSO.

Ao desembarcarem no Brasil, no Rio de Janeiro, em 07/06/1920, a Ludovina, então com 8 meses de idade, ficou em Portugal.

Em meus estudos em relação à saída do "Limburgia" do porto de Amsterdam em Março/1920, com parada em Lisboa, em Abril ou Maio/1920 com destino à América do Sul, conclui que meus avós deixaram a filha em Portugal com 5 ou 6 meses de idade.

Meu pai conta que a Ludovina ficou com seus avós maternos em Vila Nova, Miranda do Corvo. Sei através de outras fontes que ela chegou ao Brasil, no porto de Santos, com 19 anos (esta idade não está exata). Se for o caso, a Ludovina, chegou aqui em 1938.

Não sei o que aconteceu com meus avós após o desembarque no Rio de Janeiro. No entanto, em 1921, nasceu o Manoel Mendes Júnior (2º filho), na cidade de Petrópolis no interior do Brasil.

Por isso, acho que, após estabelecerem-se em Petrópolis, se casaram no Brasil. Em 1925 nasceu a Wanda Mendes (3º filho) em Petrópolis.

Em 1927, nasceu o Nelson Mendes (4º filho) na cidade litorânea de Santos.
Em 1935, nasceu o Miguel Mendes (5º filho) e meu pai, na cidade de Santos.

Bem, muito obrigado novamente pela ajuda. Vou tentar agora pegar esta certidão.

O senhor está trabalhando em sua genealogia pessoal. Qual geração o sr. conseguiu chegar?

Cordialmente,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#86083 | ermiranda2003 | 13 mar 2005 04:05 | Em resposta a: #85418

Silvio,
Vi que você tem sobrenome Piedade em seus antepassados. Nos meus constam Joaquina da Piedade e Rita da Piedade como nascidas em Miranda do Corvo, entre 1840 e 1860.
Haveria algo relacionado a isto em seu trabalho?
Saudações,
Emilio Rodrigues Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96391 | Sílvio Mendes | 21 jul 2005 22:13 | Em resposta a: #86083

Guiomar da Piedade (minha bisavó e mãe do meu avô, Manoel Mendes) era filha de Antonio Carvalho e Maria da Piedade e vivia no lugar de Vila Flor - Miranda do Corvo, em 1893

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96393 | Pedro França | 21 jul 2005 22:25 | Em resposta a: #85418

Caro Sílvio:

Espero que tenha conseguido localizar o assento de nascimento de sua tia Ludovina Mendes.
Só agora reparei no final da sua mensagem para mim: eu cheguei a resultados muito variados. Em muitos casos cheguei aos sécs. XVI-XVII e noutros entrei na Alta Idade Média.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96408 | ermiranda2003 | 22 jul 2005 01:50 | Em resposta a: #96391

Caro Silvio,
Somente agora recebi ingorme do Genea dando retorno de seu e-mail. Realmente Guiomar é da mesma época de Joaquina da Piedade, filha de Rita da Piedade.
De sua família você não tem mais nenhuma informação (tias-avós, etc.?)
Dê-me notícias,
Emílio R Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96437 | Sílvio Mendes | 22 jul 2005 18:49 | Em resposta a: #96393

Olá Sr. Pedro. Sim, a Conservatória achou o registo de Ludovina Mendes, nascida em 19/10/1919. Só não pedi a certidão ainda porque naõ sei como proceder para depósito. Não lembro quanto custa (acho que é 50 euros, não tenho certeza). Preciso de mais um tempinho para pagar..

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96438 | Sílvio Mendes | 22 jul 2005 18:53 | Em resposta a: #96408

Não possuo informações da minha bisavó, Guiomar da Piedade. Somente sei que ela é mãe de meu avô: Manuel Mendes. Foi casada com João Mendes do Terreiro. Os nomes dos pais dela eram: António Carvalho e Maria da Piedade.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96439 | Pedro França | 22 jul 2005 19:30 | Em resposta a: #96437

Caro Sílvio:

Um registo de nascimento/casamento fica entre 0.50 Euros e 1.00 Euro se for fotocópia simples. Para efeitos de certidão anda pelos 15.00 Euros.
Pode pagar com avale postal mas tem de dizer se é fotocópia simples ou certidão.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#96440 | Pedro França | 22 jul 2005 19:32 | Em resposta a: #96439

Caro Sílvio:

Onde se lê "avale" leia-se vale.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#102917 | Sílvio Mendes | 13 out 2005 20:41 | Em resposta a: #96440

Sr. Pedro França. Há como localizar o registro de casamento de meus bisavós João Mendes do Terreiro e Guiomar da Piedade? Como meu avô nasceu em 1893, acredito que o casamento possa ter ocorrido entre 1887-1892, um pouco difícil saber.... poderia me ajudar? Moro no Brasil e é impossível eu ir a Portugal verificar estes dados na Un. de Coimbra.
Meu muito obrigado antecipado pela ajuda.
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#102936 | Pedro França | 14 out 2005 02:30 | Em resposta a: #102917

Caro Sílvio:

Agora só para a próxima semana, 'tá? Lá para 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#103523 | Sílvio Mendes | 20 out 2005 21:08 | Em resposta a: #102936

Olá Sr. Pedro França. Como tem passado. Eu escrevi para a Un. Coimbra e eles não acharam nada. Meu avô nasceu em Vila Flor e foi batizado na Igreja de Salvador em Miranda do Corvo. Como o AUC não achou casamento de João Mendes do Terreiro e Guiomar da Piedade entre 1887 - 1892. Então podem ter se casado entre 1882 - 1886. Está muito dificil para eu conseguir alguma informação. Não sei mais o que fazer. Bem, um abraço e fique com Deus.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#103535 | Pedro França | 20 out 2005 22:58 | Em resposta a: #103523

Oi Sílvio:

Como tem passado?
Olhe: eu já sei como essas coisas são, de cor. Posso chamar a mim essa sua preocupação? Se quiser, como é um caso que eu já conheço faz tempo, para a semana que vem, posso averiguar-lhe isso, 'tá?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#103557 | Sílvio Mendes | 21 out 2005 12:19 | Em resposta a: #103535

Olá Sr. Pedro, Obrigado pela atenção. Gostaria muito que o senhor me ajudasse. Isso é desanimador. Se eu fosse rico, já teria pegado o avião e ido aí pesquisar... pena que eu não sou. Bem, aguardarei seu retorno na semana que vem. Que dia podemos conversar e que dados o senhor precisa?
Silvio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104100 | Pedro França | 29 out 2005 22:43 | Em resposta a: #103557

Caro Sílvio:

Cá estou, conforme o prometido.
Então é assim:
- Peguei no assento de baptismo de seu avô, tomei nota dos nomes dos pais e dos avós paternos e maternos, dos seus lugares de origem, e pus-me à procura do assento de casamento de João Mendes do Terreiro e de Guiomar da Piedade em Miranda do Corvo.
Fui avançando até que dei com o assento de João Mendes, de Vila Flor, com Maria da Piedade, dos Caseiros, tudo freguesia de Miranda do Corvo, para 13.01.1874/f. 3-3v., nº 2. Ele tinha 40 anos, serrador, ela 33 anos. Ele era viúvo de Maria Jacinta, dos Favais, Miranda do Corvo. Ela era solteira, filha de Luís Dias, dos Casados, e ela de Barbães, tudo Miranda do Corvo.
Este assento está no Lº de Casamentos nº 6 (1872-81) de Miranda do Corvo.

Enfim, vi logo que esta Maria da Piedade não era Guiomar da Piedade porque os pais de ambas não condiziam. Os pais da Guiomar são António Carvalho e Maria da Piedade, de Vila Flor.
Voltei a andar para a frente e localizei o João Mendes a casar em 02.08.1887/f. 15, nº 27 - Lº de Casamentos de Miranda do Corvo nº 7 (1882-91), com Lucinda da Piedade, sendo viúvo da Maria da Piedade. Ele com 53 anos, proprietário, ela com 32, e natural de Vila Flor, filha de António Carvalho e Maria da Piedade.
Os pais de João Mendes continuam a ser Manuel Joaquim e Ana Maria, de Vila Flor.

Ora está resolvido o mistério: Guiomar da Piedade vem, no seu casamento, como Lucinda da Piedade. Daí que o AUC não tivesse localizado o assento.
O Sílvio pode então pedir fotocópia deste assento.
Não fui atrás do assento de casamento do João Mendes com Maria Jacinta porque pensei que não lhe interessava já que o seu avô vem do 3º casamento.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104197 | Sílvio Mendes | 31 out 2005 14:52 | Em resposta a: #104100

Sr. Pedro, Muitíssimo obrigado pela atenção. Pode ser que eu precise de seus valiosos serviços. Pelo que eu vejo meu bisavô teve 3 casamentos. Só não entendo de onde surgiu a Guiomar da Piedade. Veja só que coisa estranha: nos registros originais de nascimento (13/06/1893, Vila Flor) e casamento (Castelo Viegas, 07/08/1918) do meu avô constam que a mãe dele chamava-se GUIOMAR. Nos registros de nascimento da 1a. filha de meu avô (19/10/1919, em Vila Flor) e dos filhos nascidos no Brasil, ele menciona que a mãe dele se chamava LUCINDA. Mas existem alguns documentos assinados por ele no Brasil que informam que o nome era Lucinda e outros documentos que o nome era Guiomar. Mas acho que pode ter sido Lucinda mesmo.
No entanto, uma vez que o Sr. França anotou o casamento do meu bisavô como Lucinda, acho que deve ter ocorrido algum engano no registro de nascimento de meu avô. Ele foi batizado na Igreja de Salvador. Meu avô tinha uma irmã (que veio para o Brasil) e era mais velha que ele e pode ter nascido entre 1887/1888 e 1892 (meu avô nasceu em 13/6/1893). É possível, por gentileza, verificar um possível nascimento de uma irmã ocorrido neste período? Assim poderiamos nos certificar do verdadeiro nome de minha bisavó. Muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104227 | Pedro França | 31 out 2005 19:01 | Em resposta a: #104197

Caro Sílvio:

Tudo bem. Posso ver-lhe isso por esta semana. Não é muita coisa.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104838 | Sílvio Mendes | 08 nov 2005 15:10 | Em resposta a: #104227

Olá Sr. Pedro França. Como tem passado? Espero que tudo bem. Foi possível o sr. verificar sobre uma possível irmã do meu avô? Muito obrigado e tenha uma boa semana.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104880 | Pedro França | 08 nov 2005 23:10 | Em resposta a: #104838

Caro Sílvio:

Quer explicar-se melhor? Não estou a entendê-lo quando me fala de uma irmã de seu avô.
É possível que seu avô (paterno?, materno?) tenha tida uma irmã ou mais até, mas o Sílvio terá de me situar nessa empreitada, não?
Um abraço e diga coisas, urgente.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104921 | Sílvio Mendes | 09 nov 2005 17:12 | Em resposta a: #104100

Sr. Pedro, Muitíssimo obrigado pela atenção. Pode ser que eu precise de seus valiosos serviços. Pela mensagem acima meu bisavô paterno teve 3 casamentos. Só não entendo de onde surgiu a Guiomar da Piedade. Veja só que coisa estranha: nos registros originais de nascimento (13/06/1893, Vila Flor) e casamento (Castelo Viegas, 07/08/1918) do meu avô paterno constam que a mãe dele chamava-se GUIOMAR. Nos registros de nascimento da 1a. filha de meu avô paterno (19/10/1919, em Vila Flor) e dos filhos nascidos depois no Brasil, é mencionado que a mãe dele se chamava LUCINDA. No entanto, uma vez que o Sr. França anotou o casamento do meu bisavô como Lucinda, acho que deve ter ocorrido algum engano no registro de nascimento de meu avô paterno. Ele foi batizado na Igreja de Salvador. Meu avô paterno tinha uma irmã (que veio para o Brasil) e era mais velha que ele e pode ter nascido entre 1887-1888 e 1892 (meu avô paterno nasceu em 13/6/1893). É possível, por gentileza, verificar um possível nascimento de uma irmã de meu avô paterno ocorrido neste período? Assim poderíamos nos certificar do verdadeiro nome de minha bisavó paterna. Muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#104950 | Pedro França | 09 nov 2005 23:25 | Em resposta a: #104921

Caro Sílvio:

Posso ver isso amanhã mesmo.
Um abraço e aguarde-me aqui, 'tá?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#105024 | Pedro França | 10 nov 2005 23:24 | Em resposta a: #104950

Caro Sílvio:

Então é assim:
- Andei a pesquisar entre 1887 e 1892 e encontrei a:
- Maria da Anunciação, baptª a 26.06.1888/f. 28, nº 79, nascida a 18.06;
- Maria José, baptª a 27.01.1891/f. 8-8v., nº 21, nascida a 19.01.

Procurei depois do nascimento de seu avô Manuel em 1893 e fui até 1897 mas não encontrei mais nada.
Isto é tudo relativo ao lugar de Vila Flor/Miranda do Corvo.
No 1º caso, o avô paterno aparece-me como Manuel Mendes do Terreiro, e no 2º como Manuel Joaquim, tal como para seu avô Manuel.
O problema está que, para as duas irmãs de seu avô, a mãe é sempre Lucinda da Piedade.
Andei a ver se havia algum óbito entre 1891 e 1892 de Lucinda mas nada.
Encontrei uns irmãos de Lucinda da Piedade, casados e com filhos em Vila Flor: Pedro Carvalho e António Carvalho. Não creio que lhe interessem estes colaterais.
E pronto, isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#105806 | Sílvio Mendes | 21 nov 2005 14:23 | Em resposta a: #96408

Olá Miranda,
Descobri que o nome de minha bisavó era LUCINDA DA PIEDADE, sendo este o 3o. casamento do meu bisavô JOÃO MENDES DO TERREIRO. Os pais dela chamavam-se António Carvalho e Maria da Piedade... Este meu bisavô, casou-se, no segundo casamento, com MARIA DA PIEDADE, dos Caseiros (acho que era filha de Luis Dias).

Vai de encontro com suas pesquisas?
Sílvio

Resposta

Link directo:

Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#112287 | Sílvio Mendes | 17 fev 2006 15:34 | Em resposta a: #105024

Olá Sr. Pedro França,
Primeiramente gostaria de sinceramente agradecer sua ajuda nas pesquisas genealógicas que estive fazendo o ano passado, em relação ao meu bisavô e irmãs de meus avós.
Espero que este ano de 2006 seja de muitas realizações e sucesso para você e seus entes queridos.

Gostaria de, mais uma vez, pedir o seu auxílio a fim de aprimorar minhas pesquisas genealógicas.

Já possuo as certidões de casamento de meu bisavô (Vila Flor - Vila Nova - Miranda do Corvo) e nascimento de meu avô (Vila Flor - Vila Nova - Miranda do Corvo).

Gostaria que o senhor me orientasse. Como eu poderia achar o local aonde meus bisavós moravam (ou seja, onde meu avô nasceu). Existem hoje guardado em algum órgão governamental os registros do local onde eles moravam? Onde encontrá-los? A quem pedir? Quais os requisitos para as pesquisas? Este documento é acessível para qualquer interessado? Minha intenção não é reclamar direito algum, apenas gostaria de saber aonde eles residiam naquela época.

No aguardo de uma resposta.
Com os melhores cumprimentos
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#112373 | Pedro França | 19 fev 2006 00:46 | Em resposta a: #112287

Caro Sílvio:

Ora bem. O melhor seria pegar nos nomes das pessoas e falar directa e pessoalmente com as pessoas mais antigas da terra sobre os seus avós ou bisavós, tal como se fazia antigamente com as inquirições. Pode ser que encontre na terra ainda alguns parentes próximos... Fora isso, só se pegar nos nomes deles e ir à Conservatória do Registo Predial e ver se localiza a matriz das casas que habitaram.
Isso obrigaria, talvez, a uma viagem até aqui. Coisas destas à distância ficariam esquecidas na secretária de alguma repartição ou então entrariam numa lista de espera sem fim, simplesmente porque a pessoa está longe e não consegue fazer sentir a sua presença e urgência. Eu sei como isso é.
Um abraço e boa sorte.
Sempre,
Pedro França
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#112482 | Sílvio Mendes | 20 fev 2006 14:53 | Em resposta a: #112373

Ola Sr. Pedro França,
Obrigado pela resposta. Não há como eu ir a Portugal. Terei que escrever a este órgão público e tentar alguma coisa. Quanto aos antigos da terra, não sei se lembram do meu bisavô. Este meu bisavô nasceu em 1834. Casou-se 3x e meu avô foi o caçula do 3º casamento (nasceu quando ele já tinha 59 anos). Meu avô teve 2 irmãs mais velhas. Uma delas veio para o Brasil e a outra eu não sei, acho que ficou em Portugal. Meu avô casou-se em 1918, morou em Castelo Viegas e veio para o Brasil em 1920. Meu pai foi o "caçula" e nasceu em 1935 e eu sou o caçula de meu pai. As irmãs de meu pai que poderiam me dar informações já não estão mais neste mundo.
Obrigado mais uma vez e boa semana.
Com os melhores cumprimentos,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#129448 | Sílvio Mendes | 25 set 2006 17:40 | Em resposta a: #112482

Prezado Sr. Pedro França,
Espero que esteja tudo bem. Venho por meio desta pedir uma orientação: estou ainda às voltas com meu bisavô João Mendes do Terreiro. Com base na idade que ele tinha nos 2 últimos casamentos, ele nasceu em 1834/1835. Concluo então que ele já tinha idade avançada (58 ou 59 anos) quando meu avô Manuel nasceu, em 13/06/1893 (não sei se ele foi o último). No entanto gostaria de sua especial gentileza em verificar se o óbito do meu bisavô já se encontra na AUC? Muito obrigado mais uma vez.
Sílvio Mendes - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor e V. Nova

#129533 | Sílvio Mendes | 26 set 2006 21:23 | Em resposta a: #112373

Prezado Sr. Pedro França,
Espero que esteja tudo bem. Venho por meio desta pedir uma orientação: estou ainda às voltas com meu bisavô João Mendes do Terreiro. Com base na idade que ele tinha nos 2 últimos casamentos, ele nasceu em 1834/1835. Concluo então que ele já tinha idade avançada (58 ou 59 anos) quando meu avô Manuel nasceu, em 13/06/1893 (não sei se ele foi o último). No entanto gostaria de sua especial gentileza em verificar se o óbito do meu bisavô já se encontra na AUC? Muito obrigado mais uma vez.
Sílvio Mendes - Brasil

Resposta

Link directo:

Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#130007 | Sílvio Mendes | 03 out 2006 13:48 | Em resposta a: #112373

Prezado Sr. Pedro França,
Espero que esteja tudo bem. Venho por meio desta pedir uma orientação: estou ainda às voltas com meu bisavô João Mendes do Terreiro. Com base na idade que ele tinha nos 2 últimos casamentos, ele nasceu em 1834/1835. Concluo então que ele já tinha idade avançada (58 ou 59 anos) quando meu avô Manuel nasceu, em 13/06/1893 (não sei se ele foi o último). No entanto gostaria de sua especial gentileza em verificar se o óbito do meu bisavô já se encontra na AUC? Muito obrigado mais uma vez.
Sílvio Mendes - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#130036 | Pedro França | 03 out 2006 18:57 | Em resposta a: #130007

Caro Sílvio:

Isto é assim:
- Eu já tinha lido a sua mensagem anterior, mas olhe, vai ser difícil eu verificar se o seu bisavô já tem o assento de óbito no AUC porque ele tanto pode ter falecido com sessenta como setenta ou oitenta anos e aí eu estaria a percorrer assentos já incorporados no AUC como ainda remanescentes na Conservatória do Registo Civil. Já viu a diferença e para uma freguesia tão vasta?
Trata-se de um trabalho que pode dar ou não dar frutos e eu tenho outras prioridades. Teria de lhe pedir para entrar em contacto comigo através do meu e-mail e acertarmos a maneira melhor de levar adiante esta busca. Até porque o óbito não é aqui essencial para o Sílvio prosseguir com o levantamento dos seus ascendentes e, nessa matéria, já foi feita alguma coisa, por sinal.
Percebeu aonde eu quis chegar?
Pense e diga-me alguma coisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#130104 | Sílvio Mendes | 04 out 2006 13:34 | Em resposta a: #130036

Prezado Sr. Pedro França. Desculpe ter repetido a mensagem várias vezes, é que o programa aqui não permite saber se V.Sa. leu ou não a mensagem. Muito obrigado pela resposta. E quanto ao assunto: tudo bem. Entendi que pode estar ou não na AUC. Seria muito interessante para eu saber quando ele faleceu, pois isso determinaria um perfil psicológico de meu avô, no entanto, isso pode ser feito em outra oportunidade. Estou a pesquisar o seu nascimento, ocorrido entre 1834 ou 1835. Assim que eu tiver acesso a informação, poderei verificar com detalhes a discrepância encontrada no local de nascimento do meu trisavô. O local onde meu trisavô era natural está diferente nas duas certidões.
Obrigado pela informação e agradeceria se enviasse seu e-mail.
Saudações,
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#130136 | Pedro França | 04 out 2006 19:26 | Em resposta a: #130104

Caro Sílvio:

Encontrar o nascimento/baptismo de seu trisavô, isso ainda posso fazer mas vou levar alguns dias para o fazer. O óbito é que é mais complicado.
Para todos os efeitos, o meu e-mail é como segue:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#130193 | Sílvio Mendes | 05 out 2006 16:23 | Em resposta a: #130136

Olá Pedro,
Acho que, em relação ao nascimento/baptismo do meu bisavô, devo informar que acabo de receber os microfilmes com a relação de nascimentos/baptismos da região entre 1834/1835 da Igreja Mórmom. Vou pesquisar por lá, caso eu não ache algo, eu posso pedir ajuda ao senhor. Em relação ao óbito do meu bisavô, podemos falar através do seu e-mail. Muito obrigado pela atenção.
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#131029 | Pedro França | 13 out 2006 00:25 | Em resposta a: #130193

Caro Sílvio:

Lamento informá-lo mas a freguesia de Miranda do Corvo está desfalcada em baptismos entre 1817-1860 e a data que referiu para o baptismo/nascimento de seu bisavô está inserida neste intervalo. Pelo que toca ao AUC aí não há nada a procurar. Ter-se-á de dar outro jeito.
Quanto a uma irmã mais velha de Manuel, nascido a 13.06.1893, encontrei de facto uma Maria da Anunciação, baptizada a 26.06.1888, nascida a 18.06 desse ano (nº 79, fl. 28), para Vila Flor/Miranda do Corvo. Já sabia desta irmã? Aí a mãe é Lucinda e não Guiomar.
No entanto, para se tirar de dúvidas, a Lucinda é filha de António Carvalho e de Maria da Piedade, de Vila Flor. Se estes são os pais também da Guiomar então Lucinda e Guiomar deverão ser uma e a mesma pessoa; não esrtou a ver outro casamento em tão curto espaço de tempo mesmo que elas sejam irmãs.
Aliás, ainda é possível que tenha nascido mais um(a) irmão/irmã de Manuel entre 1889-92...
Veja lá nos apontamentos e reproduções que já possui.
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes em Miranda do Corvo - V.Flor

#131333 | Sílvio Mendes | 16 out 2006 15:47 | Em resposta a: #131029

Acho que dá para descobrir algo em torno do meu trisavô, verificando os três casamentos do meu bisavô:

1º casamento com Maria Jacinta eu não tenho dados;

2º casamento:
João Mendes, de Vila Flor, com Maria da Piedade, dos Caseiros, freguesia de Miranda do Corvo, para 13.01.1874/f. 3-3v., nº 2. Ele tinha 40 anos, serrador, ela 33 anos. Ele era viúvo de Maria Jacinta, dos Favais, Miranda do Corvo. Ela era solteira, filha de Luís Dias, dos Casados, e ela de Barbães, tudo Miranda do Corvo.
Este assento está no Lº de Casamentos nº 6 (1872-81) de Miranda do Corvo. Pais de João Mendes: Manuel Joaquim e Ana Maria, de Vila Flor.

3º casamento (quando meu avô nasceu):
João Mendes a casou em 02.08.1887/f. 15, nº 27 - Lº de Casamentos de Miranda do Corvo nº 7 (1882-91), com Lucinda da Piedade, sendo viúvo da Maria da Piedade. Ele com 53 anos, proprietário, ela com 32, e natural de Vila Flor, filha de António Carvalho e Maria da Piedade.
Os pais de João Mendes continuam a ser Manuel Joaquim e Ana Maria, de Vila Flor.

Acho que no registro do segundo casamento consta que meu trisavô (Manuel Joaquim) nasceu em outro lugar e não Vila Flor. Eu teria que confirmar no 1º casamento.... é possível verificar as informações do 1º casamento? Principalmente se há algo relacionado aos meus trisavós?

Outra coisa:
SE meu bisavô nasceu entre 1833/1834 e FOI O FILHO MAIS VELHO, então o meu trisavô possivelmente casou-se em 1831/1832. Concluo que:

Se o trisavô Manuel estava casando pela 1a. vez:
a) Casamento em 1832: nasceu 20 ou 30 anos antes (1812-1802);
b) Casamento em 1831: nasceu entre 1811 - 1801.

Se estava casando pela 2a. vez:
a) Casamento em 1832: nasceu 25 ou 50 anos antes (1807-1782);
b) Casamento em 1831: nasceu entre 1806 - 1781.

No caso de minha trisavó Anna:
Se estava casando pela 1a. vez:
a) Casamento em 1832: nasceu 15 ou 22 anos antes (1817-1810);
b) Casamento em 1831: Nasceu entre 1816 - 1809.

Se estava casando pela 2a. vez:
a) Casamento em 1832: nasceu 20 ou 30 anos antes (1812-1802);
b) Casamento em 1831: nasceu entre 1811 - 1801.

Então a 1a. triagem que devo fazer para o nascimento do meu trisavô será entre 1801 - 1812 e minha trisavó será entre 1809-1817.

Será que consigo? Acho que sim.

Obrigado pela ajuda.
Sílvio Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 15:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen