familia roiz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia roiz

#829 | PINHO | 08 nov 2000 13:33

ALGUEM DISPÕE DE INFORMAÇÕES SOBRE ESTA FAMILIA?

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#831 | Maria | 08 nov 2000 13:38 | Em resposta a: #829

De onde?

Nas minhas pesquisas encontrei alguns registos com este nome.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#834 | PINHO | 08 nov 2000 15:03 | Em resposta a: #831

O registo que disponho deste meu antepassado é da zona da Maia(distrito do Porto)

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#894 | PINHO | 15 nov 2000 19:50 | Em resposta a: #831

Onde?
Pode por favor informar de que região são os seus registos?
Obrigado

Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#904 | António Forjó | 16 nov 2000 17:27 | Em resposta a: #829

O nome Roiz era frequentemente usado como abreviatura de Rodrigues, pelo menos no sec. XVIII.
António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1034 | PINHO | 27 nov 2000 19:30 | Em resposta a: #834

Cara Maria,

Pode por favor informar que tipo de informações tem sobre este apelido?
Obrigado
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1408 | Maria da Conceicao | 19 dez 2000 22:06 | Em resposta a: #904

Este nome tem varios descendentes no Novo Mundo.
Depois da Inquisicao, ha Roiz na Holanda e nas varias ilhas das Caraibas. Conheco descendentes na California, Estados unidos da America.
Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1414 | Maria | 20 dez 2000 09:26 | Em resposta a: #834

Peço desculpa mas só agora consegui ver as suas mensagens.

As informações que tenho sobre a família Roiz é da freguesia de Enxara do Bispo Concelho de Mafra.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1424 | PINHO | 22 dez 2000 18:25 | Em resposta a: #1408

É curioso que este meu antepassado é natural da mesma freguesia que eu, já consultei várias vezes os arquivos e nunca encontrei nem conheço mais ninguém com este nome.
Deduzo no entanto pelo seu comentário que, provávelmente Roiz é nome de origem judaica, existindo por isso muitos movimentos de pessoas com este nome no período da inquisição?
Tem conhecimento se algum desses descendentes é de origem da MAIA (distrito do Porto)?

Cumptos
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1425 | NISGM | 22 dez 2000 19:20 | Em resposta a: #1424

parece-me que não necessariamente.
diz António Forjó, umas mensagens acima, que roíz é abreviatura de Rodrigues.
Se Rodrigues é filho de Rodrigo ou de Rui, Roíz também o é.Rodrigues é um patronímico.
onde quer que (até determinada época que suponho ter sido a idade média) surgisse um Rui ou Rodrigo teria filhos a quem chamava qualquer coisa Rodrigues.
um Roíz descenderá, à partida, de um Rui ou Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1428 | Maria da Conceicao | 23 dez 2000 00:39 | Em resposta a: #1424

Pinho, voce e da Maia ou dos arredores? Como ja tinha dito, sairam de Portugal nos 1600's devido ha inquisicao e foram para varios sitios na Europa, depois para as Caraibas e Estados Unidos.veja a pagina Sephardim.com alem de ser muito bonita e ter musica, e de muito valor informativo sobre nomes. Nao nao creio que estas familias saibam precisamente a origem dos antepassados portugueses. Fala Ingles? Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1489 | PINHO | 30 dez 2000 16:22 | Em resposta a: #1428

Conceição,
Sou exactamente do Castelo da Maia.
Já visitei a página Sephardim.com, é verdade que é muito bonita.
Falo e escrevo Inglês razoávelmente bem.
Se tiver + alguma informação sobre alguém com apelido Roiz que tenha saído da região da Maia, agradeço que me informe.

Cumptos
Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA Heusch

#1491 | fsomr | 30 dez 2000 20:05 | Em resposta a: #1489

Gostava de entrar em contacto com quem tenha elementos desta família alemã.
O capitão Guilherme Heusch era consul da nação alemã em Portugal em 1640

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#1645 | zmcm | 11 jan 2001 12:01 | Em resposta a: #829

Roiz é tanto quanto tenho verificado nos registos paroquiais, a abreviatura de Rodrigues, normalmente estes registos tinham lateralmente o nome próprio seguido de Roiz e quandos se lê o registo, verifica-se ser Rodrigues o apelido. No entanto poderá haver famílias que adaptaram esta abreviatura como apelido.

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#2204 | migcald1 | 14 fev 2001 20:17 | Em resposta a: #829

Eu sou descendente da família Roiz Caldeira,ligada a Barbacena-Alentejo-Portugal.
Envia-me qq mensagem pra caldeiramiguel@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#2205 | migcald1 | 14 fev 2001 20:17 | Em resposta a: #829

Eu sou descendente da família Roiz Caldeira,ligada a Barbacena-Alentejo-Portugal.
Envia-me qq mensagem pra caldeiramiguel@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#2302 | jpinho | 22 fev 2001 23:59 | Em resposta a: #829

Os Roiz que procuro, eram da Maia.
Se alguém disposer de informações !!

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#2349 | Maria da Conceicao | 27 fev 2001 01:40 | Em resposta a: #2302

O Pinho, mas quando originaram na Maia?
a resposta ha sua pergunta dependera nas datas que estao envolvidas. Por exemplo, quando originaram os Roiz na Maia? de onde vieram e quando? Vi nos registos de Castelo branco, varios Roiz. Sei de familias que foram para varias partes do Mundo ainda hoje se encontram seus descendentes. Ja foi contactado por uma pessoa da California?

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#2405 | jpinho | 03 mar 2001 22:38 | Em resposta a: #2349

O unico registo de um Roiz que disponho, até ao momento, é de cerca de 1780, freguesia de S. Pedro de Avioso, Maia.

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#5580 | amaral | 06 jun 2001 15:48 | Em resposta a: #1489

É curioso o facto deste nome ter provável origem judaica. O meu 5º avô, Francisco Roíz Pais era natural de Alfaiates, Sabugal, distrito da Guarda, zona onde se refugiaram muitos judeus do tempo de D.Manuel.
Vera
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#17298 | macp | 16 fev 2002 17:14 | Em resposta a: #829

Se ainda lhe interessa, mas não é da Maia. Acabo de encontrar no concelho de Resende , freguesia de Cárquere uma JOANA Rodrigues no assento de baptismo de uma neta (ROSA)em 1829 , ROIZ, no assento do filho de 1798, filha de Manuel ROIZ e Maria ROIZ Gaspar. Interessante é que a nora também aparece como Rodrigues ( MARIA) no assento de baptismo da filha ROSA, sendo os avós maternos desta Manuel Pinto e Quitéria Maria. Não descobri ainda neste acso a origem do apelido Rodrigues.

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA ROIZ

#17300 | jnt | 16 fev 2002 20:16 | Em resposta a: #829

Caro J. Pinho

Como já foi dito, Roiz mais não é do que Rodrigues.
Existem Roiz por todo o país. Com efeito, é um patronímico bastante abundante, tanto quanto era o nome próprio Rodrigo ou Rui que o originou, pelo que, inúmeras são as famílas que o adoptaram por apelido sem existirem os menores laços de consanguinidade entre elas.
Por essa razão, é provável que nunca encontre relações de parentesco por essa via (o que seria uma grande coincidência se acontecesse). Poderão surgir irmãos do seu Roiz que nem tampouco tenham Roiz como sobrenome, ... ou que o tenham.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#364022 | belomarques4245 | 03 dez 2015 19:50 | Em resposta a: #829

Tenho familiares com esse apelido que datam de 1770 + ou - em Braga.

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#379573 | josefreiresilva | 04 abr 2017 19:00 | Em resposta a: #829

Boa tarde, caso ainda visitem este sítio. tenho encontrado com frequência o apelido Roiz em muitos registos das freguesias do concelho de Ansião como em Torre de Vale de Todos, Santiago da Guarda, Alvorge e outros. Muitos nascimentos e casamentos quer no séc. XIX quer no XVIII. E não me parece que sejam representações abreviadas de Rodrigues, são mesmo Roiz, nalguns casos é clara a assinatura Roiz no fim do registo. .

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#379581 | josefreiresilva | 04 abr 2017 20:36 | Em resposta a: #829

Continuando, cito um exemplo acabado de ver: Em 2 de Setembro de 1789, nascido doze dias antes, era baptizado Manoel, filho de Custódio Dias Freyre e de Angelica Maria Caettana, do lugar de Torre, freguesia de Torre de Vale de Todos (concelho de Ansião), netto paterno de Joam Roiz Alfaiate e de sua molher Josefina dos Santos, do lugar de Lindos, etc. (mesma freguesia). Aparece por vezes o nome Alfaiate como apelido, julgo que é sobretudo nome e não tanto a profissão, embora possa estar relacionada.
Aqui, o nome Roiz aparece associado a Freire que é o objecto da minha pesquisa.
E por vezes aparece, nos registos do séc. XVII, com a grafia Royz, tal como Freyre. Em abreviaturas aparece por vezes R.iz tal como Fr.e
É tudo
José Freire da Silva

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#379582 | josefreiresilva | 04 abr 2017 20:39 | Em resposta a: #829

Neste caso acima descrito, só não percebo é a não transmissaõ do apelido dos avós e, por outro lado, o aprecimento de um apelido diferente na geração. O pai de Custódio Dias Freyre é Joam Roiz Alfaiate... seguinte.

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#380055 | chardon | 19 abr 2017 19:18 | Em resposta a: #829

Caros Confrades,

Roiz é abreviatura de Rodrigues sem dúvida nenhuma. É muitíssimo abundante em todos os livros paroquiais. Espero não ter desiludido ninguém... mas temo que seja assim mesmo.

atentamente,

R.

Resposta

Link directo:

FAMILIA ROIZ

#380199 | inesrodrigues | 22 abr 2017 12:58 | Em resposta a: #829

Bom dia.
Este tópico foi muito importante para mim.
Sou Rodrigues e pesquisei a minha família até Galisteu, Guarda em 1703 e perdi o rasto aqui. A verdade é que procurava RODRIGUES e não encontrei as correspondências, não dando relevância ao apelido ROIZ, que me apareceu diversas vezes.
Vou voltar a procurar, com base nesta informação.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

familia roiz

#408553 | marezend@yahoo.com.b | 13 out 2018 16:50 | Em resposta a: #829

Encontrei um Roiz em Rio Grande, Rio Grande do SUl, Brasil, início do século XIX:
Domingos Roiz de Lima c.c. Ana Maria de Jesus, pais de Domingos Roiz de Lima batizado na Igreja do Povo Novo, comarca da vila de Rio Grande. Domingos Filho casava-se em novembro de 1824 na Igreja de São Francisco de Borja (atual cidade de São Borja), São Borja, Rio Grande do Sul. In: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-Y7D9-M?i=35&wc=M78F-123%3A371568401%2C371568402%2C371734701&cc=2177295 , página direita, canto superior.

Resposta

Link directo:

familia roiz

#416676 | ValeJaneiro1 | 29 jul 2019 12:48 | Em resposta a: #408553

Também eu procuro os meus ancestrais, entre eles RODRIGUES E DIEGUES
Se continua a ter interesse pelo tema, posso dizer-vos que no distrito de Bragança existem centenas de ROIZ EM 1700 E DEPOIS RODRIGUES .
Pedi ao Arquivo Distrital de Bragança informação e enviaram-me vários link.
Já fiz muita pesquisa e posso fornecer informação sobre as terras onde existem muitos Rodrigues

Se quiser contacte que posso ajudar

Resposta

Link directo:

familia roiz

#419522 | jrgsampaio | 20 nov 2019 23:26 | Em resposta a: #829

Ma minha árvrore genealógica tenho um ramo Roiz na freguesia de São Paio de Besteiross, concelho de Amares, Distrito de Braga. Pedro José Roiz, Manoel Roiz, Pedro Francisco e vários outros. Procure na Paróquia de Besteiros, por exemplo, Pedro Francisco, filho de José Roiz e Josefina Francisca, nascido em 9 de Outubro de 1672.

Resposta

Link directo:

familias Roiz, Miz, Frz ou Alz, entre outras

#419524 | joão reis | 20 nov 2019 23:45 | Em resposta a: #829

Boa noite

Não entendo esta fixação nos Roiz que é em 95%(ou mais) dos casos Rodrigues (em Portugal, claro). Trata-se apenas de uma abreviatura que os padres usavam e abusavam.

Já agora alguém conhece a família Miz ou então Frz, eu tenho muitos antepassados com este nome nos assentos, e provavelmente todos os confrades, mas nem por isso existe esta fixação (obviamente que falo dos Martins e Fernandes)

Para não falar nos primeiros nomes, como Jº, Pº ou Dº, ora ninguém se chamava Jo, Po ou Do.

Já vários confrades explicaram isso, no entanto muitos continuam a manter a teoria da família Roiz. Posso dizer que da minha experiência de centenas de Roiz com que me cruzei nos registos, nenhum era Roiz mas sim todos Rodrigues.

Cumprimentos

JRC

Resposta

Link directo:

familia roiz

#419526 | jrgsampaio | 20 nov 2019 23:56 | Em resposta a: #419522

Corrigindo, a mãe de Pedro Francisco chama-se Serafina Francisca, e não Josefina Francisca. Estou agora mesmo neste ramo. Concordo também que Roiz é abreviatura de Rodrigues. Isso pode ser visto em várias fontes como esta que segue:
https://genealogiafb.blogspot.com/2015/01/listas-de-abreviaturas-paleograficas-e.html

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen