informações sobre a familia pestana (madeira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

informações sobre a familia pestana (madeira)

#82973 | rudinei | 28 jan 2005 21:52

estou no Brasil e sou da familia pestana, pretendo construir a árvore genealógica da família e preciso das informações de Portugal
até onde sei, meu avô veio da ilha da madeira - seu nome era Fancisco Pestana e viveu em funchal e machico - teve um irmão chamado joão pestana
agradeço a todos que puderem me ajudar

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre a familia pestana (madeira)

#82974 | filipejardim | 28 jan 2005 22:38 | Em resposta a: #82973

A minha pequena contribuição vai para a origem dos Pestanas na Madeira.

" D. Mécia de Brito Pestnan, filha de Afonso de Brito Pestana e de Isabel de Barrameda, neta paterna de Afonso de Miranda e de Genebra Pereira, senhores do Morgado da Patameira, casada com Afonso Roiz Alardo, amo de D. Afonso V, descendente do cavaleiro Alardo que ajudou D. Afonso Henriques na tomada de Lisboa aos mouros, e que foi recompensado com o senhorio de Vila Verde, teve 5 filhos:

D. Mécia Pestana que casou com Pedro Teixeira, irmã do Chanceler-mor João Teixeira... outro Duarte de Brito Pestana, passou á Madeira, onde casou com Joana Cabral, filha de Rui de Sousa e de Constança Cabral, neta de Gonçalves Zarco. Um sobrinho do mesmo nome, Duarte de Brito Pestana, filho de Afonso Vaz Pestana, passou á Madeira e casou com Leonor Homem de Sousa, filha de Garcia Homem de Sousa e de Catarina Gonçalves da Camara, filha.... Destes, principalmente, escende a maioria dos Pestanas da Madeira.

Pouco depois chegaram também, Pedro de Oliveira Pestna e seu irmão João Mendes de Brito, parentes próximos dos anteriores. Tinham foros de fidalgos e foram fundadores de instituições vinculares. Alguns dos seus descendentes, parece que a partir de 1532, deixaram de usar o apelido.

Os Pestanas que pasaram á Madeira, multiplicando-se por varonia ou por femea, deram origem a muitas familias que se espalharam por toda a ilha...

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

informações sobre a familia pestana (madeira)

#422001 | Henriques256 | 24 fev 2020 15:33 | Em resposta a: #82973

Bom dia eu faço parte da familia Pestana de portugual e tambem descendo do funchal na madeira o minha avó era pestana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen