Pedido ao Pedro França

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Pedido ao Pedro França

#83042 | Maggie | 30 jan 2005 10:48

Bom Dia,

Não tenho acesso a microfilmes na época que pretendo investigar e precisava dos seguintes dados para poder continuar a pesquisa:

Os nascimentos de Viriato Gomes, filho de Pai incógnito e Ana Gomes, na Freguesia de Nossa Senhora do Ó, Conc.Montemor-o-Velho, Coimbra e,
Íria de Jesus Moreira, filha de Manuel Moreira e Joaquina da Cruz na Freguesia de São Bartolomeu, Conc. Coimbra, Coimbra, devem ter nascido entre 1860 e 1886.

Viriato Gomes e Iría de Jesus Moreira casaram antes de 1900 na Freguesia de Bervelles(?), Conc. Montemor-o-Velho, Coimbra, talvez aí indique uma data mais precisa do nascimento de ambos.


Cumprimentos,

Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#83047 | Pedro França | 30 jan 2005 13:18 | Em resposta a: #83042

Cara Maggie:

Tomei nota do seu pedido. Vou ver se Reveles (concº de Montemor-o-Velho) tem paroquiais até 1900.
Por acaso não sabe qual é a localidade/fregª de baptismo de Viriato? É que N. Sra. do Ó é o orago de uma freguesia e não a localidade. Seria mais fácil para mim.
De toda a maneira, em princípio, aguarde-me aqui lá para 4ª, 5ª Feira, 'tá?
Um abraço e continuação de bom Domingo.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#83055 | Maggie | 30 jan 2005 14:22 | Em resposta a: #83047

Caro Pedro França,

N. Sra do Ó era o que aparecia no registo, não tenho mais nada. Talvez pela certidão de casamento dele haja alguma informação adicional.

Um bom Domingo e ficarei a aguardar.

Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#83481 | Pedro França | 04 fev 2005 00:00 | Em resposta a: #83055

Cara Maggie:

Então é o seguinte:
- Localizei o casamento de Viriato Gomes e de Iria de Jesus em Reveles, a 31.05.1897/f. 83-83v., nº 3 (livro de recebimentos de Reveles/Montemor-o-Velho, ano de 1897). Ele tinha 24 anos, de Abrunheira, Verride/Montemor-o-Vº; ela tinha 31 anos, de Comparca/Soure.
Viriato foi baptº em Verride a 07.06.1873/f. 8-8v., nº 20, nascido a 30.05 desse ano. Era fº de pai incógnito e de Ana Gomes, natural de Ferreira-a-Nova/Figueira da Foz, moradora na Abrunheira, Verride. Era neto matº de Manuel Marques e de Eulália Gomes para a dita Ferreira-a-Nova.
Iria foi baptª em Soure a 07.10.1866/f. 46, nº 123, nascida a 28.09 desse ano. Era fª de Manuel Moreira e de Joaquina da Cruz (dos Casalinhos/Soure) moradores na Comparca. Neta patª de João Moreira, de Vª Nova do Outil/Cantanhede, e de Maria da Maia, de Lemede, Cantanhede. Era neta matª de José Francisco, do Livramento, S. Pedro de Grilhões (é Azueira/Mafra), e de Ana da Cruz, dos Casalinhos/Soure.
E isto é o que se me oferece dizer a respeito. É favor corrigir os seus apontamentos. Não há nada referente a Coimbra nem S. Bartolomeu nem N. Sra do Ó. Não foi nada difícil para mim localizar este pessoal.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#84277 | Maggie | 14 fev 2005 15:55 | Em resposta a: #83481

Caro Pedro França,

Só agora é que foi possível vir aqui ao site do Genea. Muito obrigada pelas informações e ainda bem que não foi difícil para localizá-los.
Vou corrigir os meus apontamentos e introduzir os novos dados.

Tenho um outro caso ao qual também não tenho acesso a microfilmes, que é o seguinte:

Manuel Antunes, filho de João Antunes e Engrácia de Jesus, terá nascido entre 1816 e 1836, uma vez que casou em 1856 na Freguesia de São Martinho da Cortiça, Concelho Arganil, Coimbra.

Se fosse possível encontrar o nascimento de Manuel Antunes e o casamento dos pais, agradecia imenso.

Cumprimentos

Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#84300 | Pedro França | 14 fev 2005 22:17 | Em resposta a: #84277

Cara Maggie:

Julguei que este tópico tivesse sido suprimido por ser de carácter pessoal...
Tudo bem. Fica anotado. Não será difícil localizar os ditos assentos se as suas coordenadas estiverem certas.
Aguarde-me aqui lá para 4ª, 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
PedroFrança

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#84501 | Pedro França | 17 fev 2005 01:26 | Em resposta a: #84277

Cara Maggie:

Para S. Martinho da Cortiça estive a percorrer os baptismos entre 1820 e 1839 e nda do Manuel Antunes. Será que ele foi baptº nesta freguesia?
Só encontrei nos casamentos um Manuel de Carvalho Antunes mas não leva por pai o que indicou aqui no site.
Terá de reformular o seu pedido. Onde é que ele casou?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#84702 | Maggie | 19 fev 2005 10:57 | Em resposta a: #84501

Caro Pedro França,

Manuel Antunes casou com Maria da Costa a 22 Setembro 1856 em Espariz, Coimbra. Se não conseguiu encontrá-lo é porque se calhar ele nasceu na Freguesia de Carvalhal Mouraz, Concelho de Tondela e não em São Martinho da Cortiça. Mas pelos filhos dele tinha indicação na maioria deles que ele era natural de São Martinho da Cortiça. Os pais do Manuel Antunes tenho indicação que são naturais de São Martinho da Cortiça.

Cumprimentos
Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#84751 | Pedro França | 19 fev 2005 20:01 | Em resposta a: #84702

Cara Maggie:

Creio que o melhor será rever o assento de casamento em Espariz/Tábua, que está no AUC. Poderei assim confirmar a origem dos pais e do próprio Manuel Antunes.
Um abraço. Espere-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85171 | Joman | 25 fev 2005 08:35 | Em resposta a: #84751

Caro Pedro França

Tenho a seguinte informação: António Manuel Álvares, bacharel, filho de João Gomes Álvares e de Maria Rodrigues. Este bacharel viveu na primeira metade do século XVIII. Será possível saber o que existe sobre ele nos registos da Universidade de Coimbra?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85185 | Pedro França | 25 fev 2005 12:09 | Em resposta a: #84702

Cara Maggie:

Para já tenho a confirmação de que esse seu avô Manuel Antunes é de S. Martinho da Cortiça/Arganil. Consultei o assento de casamento em Espariz/Tábua e lá está essa informação. Terei de fazer outra incursão nestes paroquiais para a semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85186 | Pedro França | 25 fev 2005 12:12 | Em resposta a: #85171

Caro João:

Não tem a naturalidade dele? Isso ajudava mais um pouco embora assim já seja bom. É que pode haver homónimos e muitas vezes eles não se assinavam com o nome todo: a entrada tanto pode estar em Álvares como em Manuel.
Um abraço e aguarde-me aqui para a semana, 'tá?
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85260 | Joman | 26 fev 2005 19:10 | Em resposta a: #85186

Caro Pedro França

Infelizmente não tenho mais nada. Sei que um neto deste bacharel nasceu em Nelas (mas isso não deve ajudar muito). Como o neto nasceu cerca de 1740, o avó, deve ter nascido cerca de 1680/90.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85272 | Maggie | 26 fev 2005 21:52 | Em resposta a: #85185

Caro Pedro França,

Ficarei a aguardar. Obrigada

Cumprimentos,

Maggie

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85597 | Pedro França | 05 mar 2005 00:43 | Em resposta a: #85260

Caro João:

Para já, posso adiantar-lhe que apenas localizei nos verbetes um António Manuel, de Lisboa para 1723 em Instituta ou Cânones (o verbete não é explícito). Apenas aparece o ano lectivo de 1723/24 e este é o único que encaixa no âmbito cronológico que me deu - 1ª metade do séc. XVIII.
O verbete não tem o nome do pai pelo que terei de o confirmar no livro de matrículas.
Havia um António Manuel Álvares - o nome completo -, mas para o século XIX, de Agrobom.
Um abraço, para já.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#85707 | Joman | 07 mar 2005 01:39 | Em resposta a: #85597

Obrigado

Mas se não for muito incómodo veja também as duas últimas décadas do século XVII, pois sempre é avô de um nascido cerca de 1740 (e cerca pode ser 1730).
O do século XIX, evidentemente, é outro.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#227336 | Manfredogoes | 24 abr 2009 07:03 | Em resposta a: #85272

Caro Sr. Pedro França,


Ando em busca de informações de um meu ancesstral chamado Bento de Mello Pereira Botto. Escrevi para para o Arquivo da Ilha da Madeira e o pessoal enviou-me a certidão de obito dele. Nada mais consegui, principalmente em saber o que estaria ele fazendo por lá. Em minhas pesquisas descobri que ele era medico de ciencias naturais e provavelmente teria se formado em Coimbra. Poderia o Sr.ajudar-em neste sentido?
Há referencias sobre ele no livro: Brasilia - Por Universidade de Coimbra.Instituto de Estudos Brasileiros - 1949 - pg. 545.

Com meus agradecimentos,

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#227347 | roz | 24 abr 2009 09:25 | Em resposta a: #85597

Caro Pedro Franca,

Tambem eu sou descendente de Antonio Manuel Alvares e tenho as datas correctas. Nasceu em 1721 em Oliveira do Conde, Viseu e casou-se em 1750. Assim ja seria talvez mais facil encontra-lo. Muito agradecia se pudesse dar uma ajuda.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#227349 | Pedro França | 24 abr 2009 09:40 | Em resposta a: #227347

Cara Rosário:

Se já possui as datas correctas, não sei como poderei ser-lhe útil uma vez que para a época em questão não há certidões de idade para se fazer genealogia. O que apenas se encontra é o percurso académico.
Por outro lado, Oliveira do Conde é ADViseu e não AUC o que complica mais as coisas.

Bem, tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#227351 | roz | 24 abr 2009 10:07 | Em resposta a: #227349

Caro Pedro Franca,

Obrigada pela rapidissima resposta. O que eu gostava de confirmar era se ele tinha realmente sido bacharel. Ha' a possibilidade de o titulo ter sido "inventado" e se o encontrasse na Universidade entao ficariamos a saber que era verdadeiro.
Uma vez mais muito obrigada e cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#227382 | aeiou2 | 24 abr 2009 18:36 | Em resposta a: #85185

Caro Pedro França,
Há um pedido para si mas aparece como resposta à Maggie 26.02.2005 21h52 e é um pedido do Manfredogoes 24.04.2009 07h03,veja sff.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Para o Manfredo Goes Martins

#228184 | Pedro França | 02 mai 2009 14:26 | Em resposta a: #227336

Caro Manfredo:

Estive a percorrer os verbetes dos estudantes da UC em Bento...Boto e Bento...Melo Pereira e não encontrei ninguém com esse nome. Não sei se terá frequentado a UC ou a escola médico-cirúrgica do Porto.
Boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Manfredo Goes Martins

#228529 | Manfredogoes | 06 mai 2009 02:39 | Em resposta a: #228184

Caro Sr. Pedro,

Agradeço sua ajuda, mas como nada tenho sobre ele, peço-lhe se for possivel, veirificar no livro de que falo na mensagem anterior, o que é dito sobre ele, pois não consegui este livro aqui no Brasil.

Saudações,

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

Penela

#228618 | Lourval | 07 mai 2009 06:57 | Em resposta a: #228184

Caríssimo Pedro França,

Manuel Gomes e Antónia Luís (ou Mendes) tiveram filhos na Cumeeira entre 1668 e 1688. Muito provavelmente se casaram em 1667. Mas não encontrei o casamento na Cumeeira. Como Manuel Gomes é dito ser de Santa Eufêmia, gostaria que você desse uma olhada entre 1666 e 1668 em Santa Eufêmia para ver se o casamento está lá.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#228640 | clau_filipe | 07 mai 2009 13:01 | Em resposta a: #83047

Bom dia,

Caro Pedro

Será possivel tentar localizar do assento de baptismo de Manoel Lopes, filho de José Lopes e de Tomásia Maria, nascido em Coimbra em 08/11/1895.

E o assento de nascimento de Joaquim da Costa Torres, natural de Coimbra, tendo nascido +/- entre 1864 e 1868, filho de José Torres Póvoa e Mariana da Costa Torres. Chegou ao Brasil por volta dos 30 anos de idade no navio Thames.

De ambos os assentos não tenho dados da freguesia.

Desde ja, agradeço a atenção dispensada. Obrigada

Cumprimentos,
Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao Pedro França

#228645 | Pedro França | 07 mai 2009 13:47 | Em resposta a: #228640

Cara Patrícia:

Essas pesquisas, assim tão incertas, só as faço mediante orçamento e terá de me dar as datas o mais aproximadas possível, ou da saída de Portugal ou da chegada ao Brasil, ou as duas.
Sem isso, nada feito, porque quanto ao registo de passaportes são pesquisas muito demoradas, cada livro contando com um número de folhas que ronda as quinhentas.
Quanto a Coimbra (?), o nome de Coimbra tem as "costas muito largas" porquanto alomba com o número de freguesias da cidade, do concelho, do distrito, para não falar da diocese.
O problema - um megaproblema - é que as autoridades no Brasil, quem estivesse ligado a repartições públicas ou cartórios eclesiásticos, têm tido por hábito, entre os sécs. XIX-XX, de colar a proveniência geográfica dos imigrantes portugueses ao núcleo urbano dominante e que de certa forma tutela ou superintende as localidades ou lugares de onde eles partiram.
Ora, neste caso concreto não interessam propriamente os grandes aglomerados urbanos mas sim os pequenos povoados, urbanos ou rurais...
...Veja se esses seus antepassados mantiveram correspondência com a família de cá, se sobrou alguma carta, algum telegrama...Haverá aí o nome e lugar do remetente?

Espero que tenha muita sorte porque vai precisar dela. Ainda hoje, no AUC, desapontei um conterrâneo seu que também só trazia o nome do bisavô, a filiação deste, a data com que casou no Brasil, a data de nascimento e...a naturalidade - Coimbra - que pode ser tudo e quase nada...

Boa sorte, então.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Pedido ao Pedro França

#228665 | Saba | 07 mai 2009 16:18 | Em resposta a: #228640

Cara Patrícia,

Você já tem o prontuário de estrangeiro de Manuel Lopes? Se ele era vivo após 1938 há grandes chances deste prontuário existir e deverá estar no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. No prontuário poderão estar detalhes relevantes e às vezes até foto.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Penela

#228696 | Pedro França | 07 mai 2009 22:57 | Em resposta a: #228618

Caro Lourval:

Então, é assim:
- Eu não fui confirmar os assentos de baptismo dos filhos de Manuel Gomes e de Antónia Luís (Mendes) entre 1668-88 na Cumeeira.
Parti do princípio que os nomes e datas que me deu estão certos e fui procurar o tão almejado assento de casamento de ambos.
Ora, em Santa Eufémia de Penela não encontrei nada que se ajustasse aos nomes que refere.
Na Cumeeira localizei um casal curioso: Manuel Gomes, de Povoral (hoje Pobral), da fregª de Pousaflores/Ansião a casar com Antónia Rodrigues a 19.09.1660/f. 75v.. Ele era fº de João Gomes e Isabel Rodrigues.
Ela também traz pais mas nenhum vai nem a Luís nem a Mendes, de apelido (não os registei porque o Lourval disse que não havia encontrado o casamento dos ditos na Cumeeira...Ora, estes são os que mais se identificam com o caso concreto. Por outro lado, para Manuel Gomes, se é dado por natural de Santa Eufémia de Penela, não pode ser Pobral de Pousaflores...
Em que ficamos?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Calaça

#228759 | Lourval | 08 mai 2009 19:55 | Em resposta a: #228696

Caro Pedro França,

Obrigado. O problema é que há um salto nos casamentos na Cumeeira entre abril de 1667 e setembro de 1668, justamente o período em que Manuel Gomes e Antónia Luís devem ter se casado.

Há um casal na Cumeeira, Mateus Luís e Madalena Mendes que casaram seus filhos na Cumeeira mas não os tiveram lá. Talvez Antónia Luís seja filha deste casal. Mas não tenho palpite de onde eles sejam ou se tiveram filha Antónia. Vou ter de esperar.

Por outro lado recebi a seguinte mensagem do Manuel Rolão:

Manuel de Calaça.
Filho de Domingos Rodrigues

Med. 13-X-1612--7-X-1613--............17-XII-1621
1ª tentativa 06-III-1617. 2ª tentativa 10-III-1617.
Aprovação 09-VI-1618.
Formatura 28-V-1619.


Gostaria de saber se você tem mais detalhes sobre este Manuel de Calaça. Por exemplo: de onde eram naturais? Sei que ele era de Castelo Branco (distrito?, concelho?)

Tenho uma antepassada Maria Gonçalves Calaça a qual teve filhos em Alcains na década de 1640 e um de seus filhos foi batizado por Simão Rodrigues de Calaça.

Abraços e obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

Penela

#228903 | Lourval | 10 mai 2009 18:29 | Em resposta a: #228696

Caro Pedro França,

Acabo de descobrir que Mateus Luís e Madalena Mendes são de São Miguel (lugar do Sobral) e devem ter tido todos os seus filhos lá embora se casem na Cumeeira.

Antónia Luís (ou Mendes) pode ter se casado com Manuel Gomes em São Miguel e exatamente em 1667 ou no início de 1668, posto que tem filhos entre 1668 e 1688 e mais um em 1692!

Caso este casamento tenha ocorrido na Cumeeira, nós não o vemos por causa daquele salto em 1667. Neste caso bastaria localizar o batismo de Antónia cerca de 1649 ou 1650 em São Miguel, filha de Mateus Luís e Madalena Mendes.

Agradeço desde já
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 17:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen