O conde de Margaride em Ronfe

Este tópico está classificado nas salas: Património | Títulos | Famílias

O conde de Margaride em Ronfe

#8367 | Carlos Silva | 29 ago 2001 08:29

Procuro estudar a casa de Riba d’Ave, na freguesia de Ronfe (Conc. De Guimaràes), que pertenceu no séc. 19 aos Condes de Margaride. Sabe alguem por que via entrou na posse dos Condes de Margaride ?

Obrigado

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#8395 | JPL | 29 ago 2001 20:39 | Em resposta a: #8367

Caro Carlos Silva,

O meu maior amigo e de quem fui padrinho de casamento, é único filho do dono da dita casa de Riba d'Ave. Vou perguntar qual a via pela qual aquela entrou na posse de Luis José de Macedo de Magalhães de Cardoso de Meneses.

Julgo que estejamos a falar da mesma casa.

Um abraço,

José Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#8411 | Carlos Silva | 30 ago 2001 08:54 | Em resposta a: #8395

Caro José Pedro Leào,

Muito embora me pese de o encomodar (assim como a seu amigo), duas perguntas me queimam os labios.
De que epoca data globalmente o aspecto actual da bela Casa de Riba d'Ave?
Existe alguma trace, algum rasto da familia Teive (Teyve, ou Soares de Teyve) que là viveu penso até principios do séc. 18?
Duvido no entanto, pois penso que a transmissào nào se fez por herança, ja que a pessima gestào desses Teives lhes valeu em certa altura serem rematados.

Desde ja obrigado,
e desde ja desculpe pelo incomodo.

Um abraço

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#8419 | JPL | 30 ago 2001 15:56 | Em resposta a: #8411

Caro Carlos Silva,

Acabei agora mesmo de falar com o meu amigo Luis José que me disse nada saber acerca desse assunto. No entanto, ele assegurou-me que amanhã perguntará ao pai. Dar-lhe-ei notícias.

Um abraço,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#8508 | JCouceiro | 01 set 2001 23:24 | Em resposta a: #8367

Caro Carlos Silva:

A casa de Riba d`Ave, a que se refere, foi comprada por Luis Cardoso de Macedo Martins de Menezes, 3º filho do 1º Conde de Margaride, não tendo a certeza de o mesmo o ter feito durante o sec. XIX.

Cumprimentos,

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#8522 | magalp | 02 set 2001 19:41 | Em resposta a: #8508

Caro Carlos Silva

Assim foi de facto, como diz JCouceiro. O poderio económico dos seus parentes no último quartel do séc.19 era muito.
Creio que para bom esclarecimento convem consultar Ma.Adelaide Pereira de Morais, tb. Margaride. Excelente investigadora. é uma referencia do mais alto valor. Tem muitos títulos publicados (género separatas) do maior interesse p. si. Entre outros, recomendaria mais atenção a "Estes são os Dias de Meneses, de Guimarães" - Lx.1984
Creio poderá encontra-lo na aí na "Férin".
Um abraço.

Continuo "às voltas" com os Tremelicosos...

M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#22914 | canivari | 14 jun 2002 23:27 | Em resposta a: #8367

Caro Carlos Silva,

Ao consultar a obra "Familias, Formas de União e Reprodução Social do Noroeste Português (Sec.XVIII e XIX) da autoria de Ana Silvia Volpi Scott, obtive as seguintes informações genealógicas acerca da Quinta de Riba D`Ave em Ronfe, que passo a citar :

Luis Machado e Catarina de Teive, proprietários da Quinta de Riba d`Ave tiveram 10 filhos : Jerónimo (1688); João (1690); José (1693); Bento (1696); Domingos (1699); Maria (1702); Jerónima (1704); Manuel (1707); Jerónima (1709) e António (1711). A primeira filha baptizada como Jerónima faleceu ainda criança, bem como os seus irmãos Jerónimo, Domingos e Manuel. Bento ou emigrou ou casou fora da freguesia, no ano de 1716.O filho mais novo seguiu o sacerdócio tendo falecido com 30 anos de idade, em 1741.

....

José Machado Souto, foi o herdeiro favorecido na sucessão da Casa de Luis Machado e de Catarina de Teive. José Machado, nascido a 28 de Março de 1723 na sua casa de Riba d`Ave, nunca se casou, vindo a falecer em 10 de Agosto de 1802 com 79 anos de idade.


Melhores Cumprimentos
Carlos Pinto Machado
E-Mail: canivari@mail.pt

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#22923 | Carlos Silva | 15 jun 2002 00:56 | Em resposta a: #22914

Caro Carlos Pinto Machado,

Agradeço a informaçào, e vejo com prazer citar a obra da Dra Volpi Scott.

De facto tento estudar um pouco a ascendência de Catarina de Teive, ligada à casa de Riba d'Ave, que devia ser natural da mesma, filha de Joào de Teive, neta do Padre Ildefonso de Teive, bisneta de Gabriel Soares e Isabel de Teive.

A quinta de Riba d'Ave devia pertencer à familia materna de Catarina de Teive, enào a propriamente falar aos Teives. A pessima gestào de Joào de Teive fez com que fosse "arrematada".

Luis Machado era um dos numerosos ilegitimos do capitào Joào Machado, que nunca casou, mas teve nào poucos filhos.

Nota bene : O Presidente da Republica Bernardino Machado era descendente do casal Luis Machado / Catarina de Teive, pelo filho José.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: o conde de Margaride em Ronfe

#23104 | canivari | 18 jun 2002 15:19 | Em resposta a: #22923

Caro Carlos Silva

Referiu que o Cap.João Machado teve inúmeros filhos ilegitimos, entre os quais se inclui Luis Machado, marido de Catarina de Teive.
Poderia-me informar os nomes desses filhos bastardos, bem como a ascendência do referido capitão ????

Tenho particular interesse pelos Machados que residiram em S.João da Ponte e que deixaram por lá descendência (na Casa da Freiria).Refiro-me a Jerónimo Machado, natural de Outeiro de Bacorim, filho de Esperança Machado de Miranda e de Simão Francisco.

Por acaso tem conhecimento de alguma ligação directa destes "Machados" com o atrás citado capitão João Machado ?? Será que Esperança Machado de Miranda é filha ou irmã do dito Capitão ???

Antecipadamente grato, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
CARLOS PINTO MACHADO

E-Mail: canivari@mail.pt

Resposta

Link directo:

os Machados

#23129 | Carlos Silva | 19 jun 2002 10:19 | Em resposta a: #23104

Caro Carlos Pinto Machado,

O cap. Joào Machado (m. 1710) teve pelo menos os filhos seguintes :

- em N... : Joào Machado (m. 1699), Alferes na companhia do pai, e seu herdeiro, mas morreu em vida do pai

- em Maria Luis : Francisca Machado, mulher do cap. José de Araujo, de S. Maria de Airào (suc. do cunhado como Alferes na companhia do sogro, e depois sucessor como capitào)

- em Maria de Oliveira : Luis Machado, ja referido (e creio que sucessor do anterior como alferes da referida companhia de ordenanças)

- em Catarina da Trindade : Manuel Machado, casado em Joane

- em Ana Ribeiro : José Machado, Familiar do santo Oficio, casado com Maria Alvares de Sampaio (filha de Antonio Nogueira e Maria Alvares de Sampaio), de S. Miguel de Caldas

- em N... : Domingos Machado

- em N... : Jeronima Machado, solteira

A ascendência do cap. Joào Machado é por enquanto um misterio.

Na inq. de genere dos netos que foram padres no séc. 18 nào se tira nada concreto. Paulo de Sà Peixoto, testemunha, diz entào que era "homem nobre" e que conhece os "troncos dessa familia", mas nào diz mais.

A unica soluçào para saber mais, e ganhar mais uma geraçào na ascendência dos Machados de Ronfe, portanto na ascendência do Presidente Bernardino Machado é achar o Inquerito genealogico que foi certamente feito (antes de 1703) sobre o filho do capitào, o Familiar do Santo Oficio José Machado, acima referido. Deve conter o nome dos pais e dos avôs.

Deve estar na Torre do Tombo. Nào tenho acesso.

Se o Carlos Pinto Machado, ou algum colega tiver acesso (e vontade) pode ser que acabe com o misterio.

Portanto nào sabemos se era dos Machados de Miranda, dos Machados de Faria, ambos presentes naquela area, ou de outros Machados vimaranenses, o que deve ser o mais provavel.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: os Machados

#23131 | canivari | 19 jun 2002 10:40 | Em resposta a: #23129

Caro Carlos Silva,

Agradeço imenso as informações que me facultou.
Irei logo que puder á Torre do Tombo para tentar esclarecer a filiação do dito Cap.João Machado, através da consulta do processo do Santo Oficio de José Machado, e logo o informarei.

Muito Obrigado
Melhores Cumprimentos,
CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: os Machados

#25976 | Carlos Silva | 04 set 2002 12:53 | Em resposta a: #23131

Caro Carlos Pinto Machado,

Tive ocasiào de ir à Torre do Tombo, e vi o processo de José Machado.
Os machados de Ronfe nào tinham ligaçào aos Machados de Miranda por si pesquisados.
Afinal eram de Barcelos (S. Pedro Fins de Tamel, Quinta da Estrada).

Melhores cumprimentos


Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: a casa de Riba d'Ave

#43422 | Carlos Silva | 15 jun 2003 09:54 | Em resposta a: #8367

Caros colegas,

Aproveitando a dica sobre o site ANAFRE (freguesias de Portugal), deixada no forum por alguns colegas (o que muito agradeço), vejo na pagina dedicada a Ronfe, no descritivo historico, uma fotografia da casa de Riba d’Ave em ilustraçào.

O endereço :

.anafre.pt/template/frames.php?intNivelID=645&MINHA-TERRA=1a9ff3d551915fda0f07350f3ebf20c7
(precedido http://www)

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: a casa de Riba d'Ave

#43435 | sapeca | 15 jun 2003 13:50 | Em resposta a: #43422

Caros Amigos:
Tive a informação, pelo meu tio Dr. Nuno Pereira Marramaque, de que vai ser publicada, muito em breve, uma obra dedicada a todas as Habilitações do Santo Ofício, baseada nos processos existentes do ANTT.
É obra preciosa e indispensável. Pena não ter sido publicada há muitos mais anos. Teria evitado muito tempo dispendido em buscas na Torre do Tombo, de há 30 anos a esta parte.Lol
Um abraço para todos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 01:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen