Guaratiba visconde e barão

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Brasil

Guaratiba visconde e barão

#83718 | anabcosta | 08 fev 2005 16:04

agradece-se a quem souber informações sobre as pessoas que detiveram estes títulos, que faça o favor de me contactar.
Ana Bela Costa Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: guaratiba visconde e barão

#83724 | jpcmt | 08 fev 2005 19:07 | Em resposta a: #83718

Minha Senhora,

Se procurar na "net":

"Archivo Nobiliarchico Brasileiro",

encontrará a seguinte notícia:

GUARATIBA
O 1º barão, barão com grandeza e visconde com grandeza de GUARATIBA foi Joaquim Antonio Ferreira que nasceu a 4 de Fevereiro de 1777, em Valença do Minho, Portugal. Faleceu no RJ em 11 de Março de 1859, solteiro. Era filho de Manuel Gonçalves Ferreira, natural de Braga e de Joana Francisca Ferreira, natural de Valença. Português de nascimento, muito amou o Brasil, onde chegou em 1726 e viveu toda a sua vida praticando atos de benemerência que fizeram seus nome querido dos pobre. Foi capitão de Ordenanças do Regimento de Minas Novas e depois Tenente-Quartel-Mestre graduado em Capitão do 2º regimento de Milícias da Corte. Negociante matriculado na Real Junta do Comercio, era senhor de avultadíssima fortuna. Foi pela Regência nomeado membro da Comissão liquidante das presas brasileiras pelo cruzeiro inglês, na Costa d’África e membro da Comissão de Superintendência das subscrições para o novo Banco da Corte. Era membro da Junta Administrativa da Caixa de Amortização, onde serviu desde a sua instalação em 27 de Fevereiro de 1828, até 28 de Junho de 1848. ; Provedor da Santa Casa de Misericórdia, no biênio de 1828-1829 e Irmão (em 1813) Grande Benemérito tendo exercido os cargos de Tesoureiro, durante 6 anos e de Definidor desde 1823 até a sua morte, etc. Grande do Império, Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, por alvará de 20 de Julho de 1841; Comendador da Imperial Ordem da Rosa, em 1858, e da de Cristo em 1829; Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, em 1826; Cavaleiro da Real Ordem de Cristo em 1821; Cavaleiro Professo na Imperial Ordem de Cristo em 1826 e Comendador de N. S. da Conceição de Vila Viçosa, de Portugal.

Brasão de Armas: De prata e azul cortado por uma faixa arqueada de ouro, carregada em chefe de uma águia estendida, de sable; e em ponta sobre um monte, uma peça de artilharia de prata e sobre ela uma pomba com um ramo de oliveira no bico.

GUARATIBA
O 2º barão de GUARATIBA foi Joaquim José Ferreira que nasceu em Valença do Minho em Portugal e faleceu no Rio de Janeiro em 21 de Abril de 1871. Era filho de Francisco Coelho de Figueiredo e de Ana Maria Ferreira, irmã do visconde de Guaratiba, e tia do 1º condessa de São Mamede, Joana Maria Ferreira, natural do Rio Grande do Sul. Foi herdeiro bem como o conde de S. Mamede da fortuna de seu tio o visconde de Guaratiba. Negociante abastado e proprietário no Rio de Janeiro, era Comendador da Imperial Ordem da Rosa, em 1868 e da Real Ordem de Cristo de Portugal. Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.


Cumprimentos,

jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#83758 | Gilson Nazareth | 09 fev 2005 01:46 | Em resposta a: #83718

Ana Bela
Tenho informações sobre este tiitular que possue descendentes em Portugal e,entre eles,o Manuel Noronha que é genealogista.
A senhora é descendente dos Ferreira-Guaratiba? Caso seja parente de Manuel Noronha eu repassei para ele tudo que encontrei...
Aguardo sua resposta
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: guaratiba visconde e barão

#85323 | anabcosta | 27 fev 2005 20:03 | Em resposta a: #83724

GRATA PELA INFORMAÇÃO PRESTADA.
ASCENDO, PELO LADO PATERNO DE PESSOAS ORIUNDAS DE VALENÇA DO MINHO E PELO LADO MATERNO (AVÔ = JOSÉ FILOMENO FERREIRA DA COSTA), CUJO AVÔ (PAI, TALVEZ??) SE CHAMAVA AVELINO FRANCISCO DA SILVA COSTA, GRANDE AGRICULTOR EM PARANHOS=PORTO, QUE, POR SUA VEZ, ERA FILHO DE D. MARIA FELÍCIO ROSA, DESCENDENTE DO 1º CONDE DE S. MAMEDE POR PORTUGAL - D. RODRIGO PEREIRA FELÍCIO -, TAL HERDEIRO QUE MENCIONA. A CASA EM PARANHOS AINDA EXISTE E MANTÉM-SE AINDA NA POSSE DE FAMILIARES. EXISTEM QUADROS A ÓLEO REPRESENTATIVOS DOS VISCONDES.
TB SEI QUE A IGREJA DE S. MAMEDE INFESTA FOI MANDADA CONSTRUIR POR ELE.
VOU TENTAR EXPLORAR UM POUCO MAIS O LADO DE VALENÇA DO MINHO, ATRAVÉS DA D. ANA FRANCISCA.
SERÁ QUE NO BRASIL AINDA EXISTEM FAMILIARES?
GATA MAIS UMA VEZ PELA INFORMAÇÃO.
CUMPRIMENTOS
ana bela costa gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#85324 | anabcosta | 27 fev 2005 20:16 | Em resposta a: #83758

OBRIGADA PELO SEU CONTACTO. DO MEU CONHECIMENTO, A LIGAÇÃO QUE EXISTE É ATRAVÉS DO LADO MEU AVÔ MATERNO - JOSÉ FILOMENO FERREIRA DA COSTA, QUE ERA FILHO OU NETO DE AVELINO FRANCISCO SILVA COSTA, GRANDE AGRICULTOR EM PARANHOS-PORTO, CUJA CASA AINDA EXISTE NA POSSE DE FAMILIARES, QUE, POR SUA VEZ ERA FILHO DE D. MARIA FELÍCIO ROSA - ESTA CASOU COM MANUEL FERREIRA SILVA COSTA - , DESCENDENTE DIRECTA DO 1º CONDE DE S. MAMEDE POR PORTUGAL - D RODRIGO PEREIRA FELÍCIO. ESTE ÚLTIMO FOI O HERDEIRO, NA QUALIDADE DE SOBRINHO DO BARÃO DE GUARATIBA, DA SUA FORTUNA, CONJUNTAMENTE COM O VISCONDE.
QUANTO AO SENHOR MANUEL NORONHA, NÃO CONHEÇO.
SERÁ QUE NO BRASIL, E APESAR DE TER A INDICAÇÃO DE QUE NÃO EXISTIRÃO NAQUELE PAÍS DESCENDENTES, HAVERÁ, CONTUDO, ALGUNS?
MUITO OBRIGADA.
CUMPRIMENTOS
ANA BELA COSTA GONÇALVES

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#89351 | anabcosta | 23 abr 2005 18:53 | Em resposta a: #85324

OLÁ
QUEM SABE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS "GUARATIBA"?
OBRIGADA
ANA COSTA

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#90479 | anabcosta | 10 mai 2005 22:23 | Em resposta a: #83718

reafirmo o interesse em obter mais informações àcerca dos viscondes guaratiba, quer no brasil, quer, no porto, quer em valença do minho, de onde eram originários.
obrigada
ana bela costa

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#90640 | freimac | 12 mai 2005 14:27 | Em resposta a: #89351

Sra. Ana Costa,
Joaquim Antonio Ferreira, 1o. Visconde de Gauratiba, faleceu sem deixar herdeiros legitimos , embora tenha tido muitos filhos naturais, os quais desconheço. O seu titulo de Visconde passou a seu sobrinho Joaquim José Ferreira.
Entretanto, tenho conhecimento, não confirmado, que Joaquim Antonio Ferreira era irmão de Jeronimo Antonio Ferreira. O filho deste ultimo, Paulo Antonio Ferreira, veio para o Rio de Janeiro por volta de 1875 onde se casou e deixou descendencia.
Tenho interesse em conhecer algo sobre Jeronimo Antonio Ferreira, de Braga e Vila Nova de Famalicão, porque ele era amigo de meu bisavô Ignacio José de Azevedo Machado, sobre o qual tenho poucos dados e desconheço sua origem em Portugal.
Atenciosamente,
Carlos Freire Machado - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#113076 | anabcosta | 28 fev 2006 18:48 | Em resposta a: #83758

CARO GILSON,
JULGO QUE SIM, ATENTO O QUE JÁ CONHEÇO EM TERMOS HISTÓRICOS. CONTUDO, DESCONHEÇO MANUEL NORONHA, O QUE NÃO SIGINFICA QUE ELE NÃO SEJA NOSSO PARENTE. SERÁ QUE ME PODE COLOCAR EM CONTACTO COM ELE OU FORNECER-ME AS SUAS COORDENADAS ? OBRIGADA
ANA COSTA

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#113091 | Gilson Nazareth | 28 fev 2006 19:58 | Em resposta a: #90479

Amiga,
Não pedí licença para passar-lhe o enderêço mas sei que o Manuel Noronha,na sua fidalguia,vai desculpar meus modos burgueses.
Dr.Manuel Farinha de Noronha e Andrade
Ed.Compave -Lote F-4º Drº-Miraflores
1495-Lisboa
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Guaratiba visconde e barão

#307228 | maryjane | 31 mai 2012 13:23 | Em resposta a: #83718

Boa tarde, minha mãe, Maria Amélia Gaspar Pereira Nunes Teixeira é viscondessa de guaratiba e condessa de são mamede, títulos que herdou do seu pai, meu avô, Carlos José Nunes Teixeira.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#386438 | anabcosta | 10 nov 2017 22:04 | Em resposta a: #307228

https://geneall.net/pt/nome/54802/joaquim-antonio-ferreira-1-visconde-de-guaratiba/

Boa Noite,
Fiquei curiosa com a sua mensagem pois, historicamente, os registos informam que quer o primeiro Visconde quer o segundo (Barão) não tinham casado. Ao ler no genea : https://geneall.net/pt/nome/54842/joaquim-jose-ferreira-2-barao-de-guaratiba/
venho perguntar se estão relacionados/residentes no Brasil ou em Portugal?
Se já visitaram Valença (intramuros) e conhecem descendentes daquela localidade?
Quem é ou foi a Condessa de S. Mamede? O Conde sei que foi Rodrigo Pereira Felício. E a Maria Benta Figueiredo com quem estava relacionada familiarmente? Li algures que foi casada com um irmão do visconde, de nome José Gonçalves Ferreira. Confirma essa informação?
Muito obrigada.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424738 | pb518181 | 06 jun 2020 22:17 | Em resposta a: #386438

Boa noite,

Sou descendente do Visconde de Guaratiba. O Sr.Gilson Nazareth teve a bondade de, no seu post 115093, de enumerar a descendência de Joaquim José Ferreira (2 Baraão de Guaratiba). Sou descendente de Virgínia Rosa Ferreira, que casou com José Nunes Teixeira. Ainda não sei, por agora, se o meu Avô Carlos Nunes Teixeira (1899-1963) era filho ou neto.

Não sei se tenho em Valença parentes. Planeio este Verão visitar de novo a vila e obter mais informações na Misericórdia.

Pergunta no seu post acerca da Condessa de São Mamede. Não lhe sei responder pois estou a tentar nesta fase juntar as peças do meu ramo.

Cumprimentos
Pedro Bazaliza

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424793 | Vasco Briteiros | 09 jun 2020 00:55 | Em resposta a: #424738

No volume III da Nobreza de Portugal (1961 ) pode ver os nomes dos titulares e a descrição das armas concedidas.
VB.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424800 | anabcosta | 09 jun 2020 09:53 | Em resposta a: #424793

Bom Dia,
No Porto, poderá dizer-me onde consultar esse Volume III?
Grata
Ana

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424806 | Vasco Briteiros | 09 jun 2020 19:14 | Em resposta a: #424800

Na Biblioteca Pública do Porto.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424963 | maryjane | 17 jun 2020 04:23 | Em resposta a: #83718

A minha mãe, Maria Amélia Gaspar Pereira Nunes Teixeira, é Viscondessa de Guaratiba e Condessa de São Mamede, herdou os dois títulos do meu avô, Carlos José Gaspar Nunes Teixeira.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424964 | maryjane | 17 jun 2020 04:30 | Em resposta a: #424963

Sou a filha mais velha, Maria Amélia Nunes Teixeira Côrte-Real, de minha mãe, Maria Amélia Gaspar Pereira Nunes Teixeira, sendo, portanto, a próxima a herdar os títulos.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424965 | maryjane | 17 jun 2020 04:55 | Em resposta a: #83718

Consigo fornecer datas de meu avô e de minha mãe, mais terei de procurar nos documentos que se salvaram do meu avô, em minha posse. Não garanto obter o nome completo de meus bisavós, apesar de saber que ambos os títulos foram herdados pelo meu avô, Carlos José Gaspar Nunes Teixeira, de seu pai. A minha bisavó por sua vez tinha origens da catalunha. Meu avô também teve uma irmã, também de nome Maria Amélia, por ser tradição na família, que, por sua vez, tem duas filhas gémeas com as quais não tenho contacto.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424966 | maryjane | 17 jun 2020 04:55 | Em resposta a: #83718

A actual Viscondessa de Guaratiba e Condessa de S. Mamede vive em Lisboa.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424967 | maryjane | 17 jun 2020 04:57 | Em resposta a: #83718

E tem duas filhas, eu, Maria Amélia Nunes Teixeira Côrte-Real, e a minha irmã, Teresa Nunes Teixeira Poppe de Seabra.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424968 | maryjane | 17 jun 2020 05:00 | Em resposta a: #424965

Sei de que a minha tia-avó Mamé, Maria Amélia, tem ligações com os Bazaliza.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#424969 | maryjane | 17 jun 2020 05:03 | Em resposta a: #83718

Quando tive acesso a toda a documentação enviei todos os dados certos para o geneall que não corrigiu. Inclusivé tem vários perfis duplicados de meu avô. Neste momento, é-me impossível voltar a ter acesso a tal documentação. Até porque meu avô nasceu no Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#426512 | pb518181 | 17 ago 2020 14:34 | Em resposta a: #386438

Boa tarde,

Fiquei curioso acerca da sua afirmação "... historicamente, os registos informam que quer o primeiro Visconde quer o segundo (Barão) não tinham casado."
Até ao momento sei que o segundo (Barão) terá casado. E que desse casamento teve, pelo menos, uma filha, de seu nome Virgínia Rosa Ferreira. Virgínia casou com José Nunes Teixeira, meus ascendentes.
Acaso tem/teve acesso a quaisquer registos relativamente ao Visconde e ao Barão?

Na Santa Casa da Misericórdia de Valença não obtive qualquer informação adicional sobre a descendência do Barão.

Já agora, se não for incómodo, qual a sua ligação ao Visconde e ao Barão?

Melhores cumprimentos
Pedro Bazaliza

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#426518 | anabcosta | 17 ago 2020 17:30 | Em resposta a: #426512

Boa tarde,
Nenhum incómodo, com todo o gosto.
Em 2005, aquando da minha primeira interpelação neste fórum, aquilo que fui lendo apontava para a inexistência comprovada de qualquer descendente de ambos. Entretanto, foi-se (ou fui...) descobrindo...ie foram aparecendo informações, registos e dados...
Gosto de História e de genealogia, pelo que a minha curiosidade pelo tema em apreço prende-se com detalhes já a acima expostos e também com a proveniência de tão avultada riqueza.
Resumidamente, a "minha" relação é colateral, com ambos. Assim, Joaquim António Ferreira, nascido em Valença do Minho em 1777 (conforme assento de nascimento) faleceu rico e solteiro no Rio de Janeiro. Ainda em vida terá chamado para o acompanhar e suceder nos negócios e património o seu sobrinho carnal Joaquim José Ferreira... de Figueiredo (filho da irmã de Joaquim António, a valenciana Ana Maria Ferreira e seu marido Francisco Coelho de Figueiredo) e mais tarde o seu sobrinho-neto Rodrigo Pereira Felício (futuro Conde de S. Mamede em Portugal);
Ora Ana Maria Ferreira e Francisco Coelho Figueiredo, residentes em Valença, tiveram 3 filhos: o já referido Joaquim José (mais novo) e 2 meninas, a Maria Benta que casou com José Pereira Felício, nascido e residente em de S. Mamede Infesta/antigo Concelho de Bouças e a Maria Perpétua (que terá ficado a viver em Valença). O casal Maria Benta e José P. Felício fixaram o lar em S. Mamede, tendo da união nascido 3 filhos: Rodrigo Pereira Felício (mais velho) (conforme já referi, chamado para o Brasil pelo seu tio-avô Joaquim António e falecido no Rio de janeiro em 1872, com geração), Margarida Rosa que sempre viveu em S. Mamede Infesta e MARIA ROSA (nascida em 1825) que casou com o também "mamedense" Manuel Francisco da Silva Costa, os quais tiveram uma prole de filhos, entre os quais Avelino Francisco da Silva Costa, meu bisavô materno.
A Santa Casa da Misericórdia de Valença, por onde também já passei, nada possui relativamente ao dados familiares. Apenas tem o registo dos valores pecuniários enviados do Brasil e os quadros dos dois "Ferreira" (expostos).
Melhores cumprimentos,
Ana Costa

Resposta

Link directo:

Guaratiba visconde e barão

#426558 | pb518181 | 19 ago 2020 10:19 | Em resposta a: #426518

Cara Ana Costa
Agradeço os seus esclarecimentos. São parcelas úteis para melhor perceber a história destes dois ascendentes, Joaquim António Ferreira, e Joaquim José Ferreira. Tenho uma ideia, ainda que muito vaga, de o nome Felício ser pronunciado pela minha avó materna cujo marido, Carlos Nunes Teixeira, era bisneto de Joaquim José Ferreira. Temos em nossa posse um quadro de Joaquim José Ferreira, que se tratará certamente de uma cópia do existente na SCM de Valença.
Fui informado na SCM de Valença que descendentes de Joaquim José (ou seriam de Rodrigo Pereira Felício?...) estiveram em Valença no ano passado, fazendo-se acompanhar de jornalista e televisão. Neste momento aguardo que me seja fornecido o contacto destas pessoas.
Melhores cumprimentos
Pedro Bazaliza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 13:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen