Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Teles da Silva / Silva Teles, de Pombeiro e Seia

#83759 | GML | 09 fev 2005 01:51

Gostaria de receber informações sobre a família do Reverendo Bento da Silva Teles, cónego da Sé de Braga, nascido em Pombeiro em 1669 e falecido em Braga em 1748.

Procuro especialmente uma prova de parentesco com Ana Ribeiro da Silva, natural de Pombeiro, que casou por volta de 1699 com João Dias da Fonseca, de Urgezes, de cujo casamento nasceu outro Bento da Silva Teles, capitão das ordenanças de São Martinho de Seia.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

#83769 | sapeca | 09 fev 2005 10:44 | Em resposta a: #83759

Bento Silva Teles
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
28419 1246 1695-07-05

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
POMBEIRO RIBAVIZELA,SANTA MARIA FELGUEIRAS PORTO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Henrique Sousa Teles Maria Silva

Outras observações relevantes
Fez Inquiricao para Conego da Se de Braga, em 1708/07/24. Ver TomoV, fls.430. Antonio Silva Teles, Joao Silva Teles, Manuel Sousa Teles e Matias Ribeiro,Irmaos. Proc.7984. Francisco Silva Teles,Sobrinho Paterno. Proc.28871.

Registos relacionados por relação de parentesco

Nome do parente Parentesco Processo
Antonio Silva Teles (+) Irmao 7984
Francisco Silva Teles (+) Tio Paterno 28871
Joao Silva Teles (+) Irmao 7984
Manuel Sousa Teles (+) Irmao 7984
Matias Ribeiro (+) Irmao 7984


Com os melhores cumprimentos
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#83771 | sapeca | 09 fev 2005 11:00 | Em resposta a: #83769

Creio, pelas datas, que o pai, Henrique de Sousa Teles, seja um dos filhos do casal Fernão Teles da Silva e Leonor Ribeiro de Sousa (ou da Silva, como também aparece), senhores da Casa de Barrimau, em Torrados (S. Pedro), e da de Valmelhorado, em Santa Maria de Pombeiro, hoje representados pelos Vaz Guedes de Sousa Bacelar.
Sei que esta gente vem tratada nos "Carvalhos de Basto", já não sei onde, mas quase de certeza quando são tratados os Ribeiros de Vizela e Felgueiras.
Um outro filho de Fernão Teles da Silva, Lourenço Ribeiro Homem, casou a 29.12.1665, em Santa Eulália de Barrosas, com Maria Borges do Couto (filha do capitão André Borges Barreto e mulher Maria do Couto, senhores da Casa de Ronfe, em Meinedo), ela já viúva sem filhos de Domingos da Costa e, anteriormente, de Baltazar Gonçalves de Sá, senhor da Casa de Sá, em Santa Eulália de Barrosas, de cujo casamento descendem todos os ramos da família Moreira de Sá, daquela casa.

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#83778 | GML | 09 fev 2005 13:16 | Em resposta a: #83771

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Agradeço-lhe muito a sua mensagem. Tenho todos os dados de que necessito sobre o Cónego Bento da Silva Teles e seus irmãos, que recolhi pessoalmente no Arquivo de Braga e no do Porto.

Encontrei nomeadamente o assento de casamento de Henrique de Sousa Teles com Maria Luís da Silva, celebrado na freguesia de Idães, bem como os baptismos de todos os seus oito filhos, incluindo o do Cónego.

O que procuro é estabelecer a relação de parentesco entre estes e uma senhora de nome Ana Ribeiro da Silva, natural de Pombeiro e que foi mãe de um outro Bento da Silva Teles.

Pelos meus cálculos, esta Ana deveria ser irmã ou prima direita do Cónego, mas não encontrei nenhuma Ana, filha de Henrique e Maria. Encontrei sim o baptismo de uma Maria, filha deste casal e de quem não há mais notícia.

Ponho por isso agora a hipótese de Ana Ribeiro da Silva ser filha de um dos irmão de Henrique, nomeadamente de Matias Ribeiro da Silva, Fernão de Sousa ou Lourenço Ribeiro. Será que me consegue tirar esta dúvida? Não tenho os Carvalhos de Basto, pelo que se torna mais difícil a consulta.

Agradeço uma vez mais a sua ajuda. Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

#132905 | Conde | 02 nov 2006 17:16 | Em resposta a: #83769

Querido Amigo:
O meu genro descende por varonia do Matias Ribeiro que deixou filhos em Caíde de Rei, desiganadamente um Manuel Telles de Menezes (casado em Caíde a 7.9.1697 com Josefa Teresa Moniz de Sousa) e um Manuel Ribeiro, tido de Domingas Jorge, casado a 20.5.1660 com Maria dos Reis. Sabe alguma coisa?
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#132924 | E. Osório | 02 nov 2006 19:17 | Em resposta a: #83778

Caro Gui Maia de Loureiro,

Tenho alguns elementos para si, relacionados com Seia. Aí vão:

BENTO DA SILVA TELES, capitão de Auxiliares, “pessoa de bem que era de Braga”, filho de João Dias da Fonseca, n. de Santo Estêvão, arcebispado de Braga, e de sua mulher Ana Rita da Silva, n. de Pombeiro, casou em São Martinho de Seia a 19-02-1723 com MARIA FRAGOSO, b. a 26-03-1686, filha de António Fragoso e de sua mulher Maria Ciria Massano. Viveram em São Martinho onde eram “das principais pessoas do lugar”, e tiveram pelo menos a Francisco da Silva Fragoso, b. a 05-02-1729, que fez inquirições “de genere” em 1753 e de “vita et moribus” em 1756 (AUC – Ordenações sacerdotais, cx. 523).

MARIA DA SILVA TELES, n. de São Martinho de Seia, filha de Bento da Silva Teles, n. de Pombeiro de Ribavizela, concelho de Felgueiras, capitão de ordenanças em São Martinho, e de sua mulher Maria Tavares (que não parece ser a Maria Fragoso acima, pois tenho pais e avós e não são Tavares), casou em São Martinho a 10-02-1762 com BERNARDO MENDES DE ABRANCHES, b. a 23-05-1728, filho de António Mendes de Abranches, capitão de ordenanças de Seia, e de sua mulher Maria Francisca. Não sei se houve geração.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#132946 | GML | 02 nov 2006 23:54 | Em resposta a: #132924

Caro Eduardo Osório,

Agradeço muito os dados que enviou e que complementam aquilo que tinha sobre estes Silva Teles. Já consegui encontrar a prova de parentesco a que me refiria na mensagem de abertura deste tópico e espero apresentá-la num pequeno artigo sobre a descendência alentejana do Capitão Bento da Silva Teles...quando tiver tempo!

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

#133000 | holstein | 03 nov 2006 19:35 | Em resposta a: #132905

Tenho indicação em Falcão, Figueiras, Penafiel de um Manuel Teles de Meneses cc. Josefa Bernardes de Meireles!
A mãe desta Josefa nasceu em 1659 em Penafiel.
Coincidência?
Se a memória não me falha, foram tratados em "Fonseca Coutinho de Fonte Arcada".
Cp.tos

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

#133242 | Conde | 06 nov 2006 10:19 | Em resposta a: #133000

Caro Parente:
Disse-me o Dr. Antonino que vem tudo no próximo livro dele sobre Ribeiros, a lançar no Porto no próximo dia 25.
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#133346 | MENDES | 07 nov 2006 01:49 | Em resposta a: #132924

Caro Confrade E. Osório

Seria possível dar me alguma informação(ascendentes) deste casal,João Dias da Fonseca e Ana Rita da Silva,pais do capitão Bento da Silva Teles.
Desde já os meus agradecimentos.

João d´Almeida Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teles da Silva/Silva Teles, de Pombeiro

#133401 | E. Osório | 07 nov 2006 17:44 | Em resposta a: #133346

Caro João de Almeida Mendes,

Não tenho infelizmente mais nada para trás, pois essa família não era de Seia, mas do Norte. Os elementos que transmiti constam do processo de ordenação de Francisco da Silva Fragoso, que para o caso contêm os seguintes registos:

* Baptismo de FRANCISCO (S. Martinho, Seia) – 05.02.1729, bap. FRANCISCO, filho de Bento da Silva Teles e de Maria Fragoso. Padrinhos: o Revº Bento da Silva Teles, cónego da Sé de Braga, tio do baptizado, e Maria Rosália, religiosa no convento de Vinhó.

* Casamento dos PAIS (S. Martinho, Seia) – 19.02.1723 – BENTO DA SILVA TELES, de Pombeiro, filho de João Dias da Fonseca e de Ana Ribeiro da Silva, «e avós não sabia», com MARIA FRAGOSO, filha de António Fragoso e de Maria Ciria, neta paterna de Domingos Madeira e de Maria Fragoso, «e avós maternos não sabia».

Julgo que o confrade Gui Maia de Loureiro lhe saberá responder melhor do que eu.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Teles da Sila/Silva Teles, de Pombeiro

#361612 | whrichter | 19 set 2015 22:04 | Em resposta a: #83759

Estou pesquisando o casal Matias de Sousa Teles casado com Serafina Ferreira , o filho deste casal Manoel de Sousa Teles casou no dia 11/12/1730 em Pombeiro de Ribavizela com Benta Ribeira filha de Toem Ferreira e Catarina Ribeira.

Seria este Matias neto de Henrique de Sousa Teles ???

Agradeço toda ajuda

At
William Horst Richter

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen