Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Brasil

Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#83782 | Luiz | 09 fev 2005 15:05

Caros,

Busco encontrar listas de embarques de açorianos que vieram para o Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.
No Arquivo Nacional do Rio de Janeiro há alguma coisa, mas há também um lapso que afeta o período visado.
Pergunto-me se não haveria similar acervo também nos Açores, e que corresponda ao período de 1850-1875 especificamente.
Alguém teria alguma pista ?
Antecipo agradecimentos.

Abraços

Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#132951 | Max67 | 03 nov 2006 00:22 | Em resposta a: #83782

Prezado Luiz,

Dê uma olhada nesta lista do forum

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=100487&fview=e

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#132978 | Luiz | 03 nov 2006 14:06 | Em resposta a: #132951

Caro Max

Obrigado pela indicação. Muitíssimo interessante a lista. Passarei a acompanhar o tópico, que não havia visto até então.
Forte abraço,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#135441 | abfigueiredo | 25 nov 2006 22:56 | Em resposta a: #83782

Caro Luiz
Através do google procure o " centro de conhecimentos dos açores" aí tem listas de passaportes e tb na próxima semana será acessivel a todos via net certidões de todo o género para procuras geneológicas.
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#135584 | Luiz | 27 nov 2006 11:57 | Em resposta a: #135441

Adriana,

Obrigado pela indicação. Em abril passado, estive na BPADPD na Ilha de São Miguel, e tive a oportunidade de conversar com o pessoal local, que me orientou a respeito das listas de embarcados. Parece que lá tampouco há listas nos períodos desejados. Pena! Mas é um caminho interessante aberto, que poderá trazer outras informações úteis.
Cumprimentos,
Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#135670 | abfigueiredo | 27 nov 2006 20:07 | Em resposta a: #135584

Luis Medeiros
O Centro de Conhecimento dos Açores tem listas do séc. que refere, e também aproveito para lhe informar que possivelmente esta semana está disponivel na net assentos de nascimento e outros no mesmo site.
Também eu sou Medeiros de S.Miguel , meu avô materno era do Porto Formoso, Ribeira Grande, Smiguel, se me disser o nome da familia que procura pode ser que eu encontro.
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#135921 | Luiz | 29 nov 2006 12:13 | Em resposta a: #135670

Adriana,
Alegra-me saber que também tem o nome Medeiros, e que está familiarizada com a pesquisa em São Miguel.

Meu trisavô chamava-se Amâncio Marianno de Medeiros. Nascido aos 4 de agosto de 1842, na Povoação, Ilha de São Miguel, casou-se aos 20 mai 1867 em Petrópolis, Rio de Janeiro, com Claudina Rosa de Jesus, povoacense também, nascida por volta de 1852.

Amâncio era filho de Antonio de Medeiros e Anna Jacintha do Amaral. Ele, nascido circa 1817, na freguesia de São Pedro, Nordestinho, Ilha de São Miguel; e ela, nascida circa 1820, na Povoação, Ilha de São Miguel. Casaram-se aos 15 de novembro de 1841, na Povoação.

Claudina era filha de João da Motta junior e Rosário Pacheco da Conceição. Ele, nascido circa 1822, na Povoação, Ilha de São Miguel; e ela, nascida circa 1825, também na Povoação; Casaram em 9 de outubro de 1843, na Povoação.

Minha expectativa é definir os dados da viagem de cada um (se juntos ou separados, com os pais ou outros familiares, data, nome da embarcação, etc), que deve haver ocorrido pouco antes de 1867 (presumidamente), mas que pode estar em um período de até 15 anos antes (possibilidade relacionada a idade de Claudina).

Seguindo os passos de Amâncio, um irmão mais novo dele, chamado João Amâncio de Medeiros, imigrou para o Brasil com a família após 1881, e faleceu no caminho aparentemente, pois só a família tem registros de falecimento e casamento na região de Petrópolis. No registro de óbito da esposa, em 1893, diz-se que o marido faleceu na Cidade da Bahia (Salvador, presume-se). Quando estive na Biblioteca de Ponta Delgada, localizei dados de seu pedido de passaporte, ocorrido pouco depois de um terremoto, ou erupção vulcânica que ocorreu na ilha, mas não os tenho comigo neste momento. No pedido constava o nome da esposa e dos filhos.

Qualquer pista que possa dar-me, ajudará bastante.

Obrigado,

Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136029 | aniset | 30 nov 2006 01:18 | Em resposta a: #83782

Eu também procuro o mesmo:
Clemente Eleuterio que foi para o rio de Janeiro.partindo dos Açores , ilha Terceira, cerca de 1860.
Pode dar-me uma ajuda?

Antecipadamente grata
Melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136031 | aniset | 30 nov 2006 01:22 | Em resposta a: #135670

Pode dizer-me o site?
obrigada
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136054 | abfigueiredo | 30 nov 2006 10:44 | Em resposta a: #136031

normalmente procuro através do google em "centro de conhecimento dos açores"
ou pelo site http://pg.azores.gov.pt/drac/cca

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136060 | Luiz | 30 nov 2006 11:30 | Em resposta a: #136029

M.Cristina,
Será um prazer contribuir onde possível. Contudo, o Arquivo Nacional não dispõe da lista de desembarques no Rio de Janeiro neste período (década de 1860). Há um lapso entre os livros disponíveis para pesquisa a partir de meados da década de 1840 que vai até a década de 1870, e isso impede a identificação precisa da chegada dos imigrantes.
Se você dispuser de informações do destino (cidade), talvez possamos encontrar algumas pistas nas paróquias.
O Arquivo do Estado do Rio de Janeiro, situado na Praia de Botafogo, pode dispor de algumas informações. Há um vasto acervo com o título Terras de Colonização. Nele, encontrei passaportes usados por alemães que vieram para Petrópolis, em 1845. Eventualmente poderá ser encontrado algum elemento de ajuda. Os dois órgãos têm sites na Internet, e podem trocar algumas informações com você, mas para pesquisa à distância, exigem dados mais precisos.
Cumprimentos,
Luiz Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136117 | aniset | 30 nov 2006 20:54 | Em resposta a: #136060

Caro Luis Medeiros

Muito obrigada pela sua disponibilidade.

O Clemente Eleutério Gomes da Siva ( irmão do meu bisavô) foi da ilha terceira Açores, para o Rio de Janeiro, casou no Rio , S.João Baptista de Niteroi , com sua prima direita Eulália Candida Gomes da Silva, a 4.7.1863. Deve ter chegado ao Rio 2 ou 3 anos antes do casamento.Seu sogro e tio ,António Candido Gomes da Silva, foi brigadeiro do exercito brasileiro, tendo chegado ao Brasil pouco depois da independencia, tendo-se naturalizado brasileiro.

Se conseguir alguma informação suplementar ficar-lhe-ei muito grata.
melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136813 | luikebr | 09 dez 2006 10:13 | Em resposta a: #83782

Oi Luiz, lembro que no Centro de Conhecimentod e ACores, no site q vi em 2004, havia sim, uma lista enorme por sinal. Agora, voce sabe que o que voce rpecisa na verdade he descobriri de q fregueisa eles vieram nos acores....tente achar algo sobre isto...pois eh o q interessa.
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136915 | abfigueiredo | 10 dez 2006 23:21 | Em resposta a: #136117

Aniset
Na lista de passaportes do Centro de Conhecimentos dos Açores há um Clemente Euletério Gomes da Silva de 16 anos natural de Braga, filho de Clemente Euletério Gomes da Silva que embarcou para Londre Inglaterra em 4/4/1857.
Com os melhores cumprimentos
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136931 | aniset | 11 dez 2006 11:34 | Em resposta a: #136915

Cara Adriana ;
É ESSE MESMO.Muitissimo obrigada.
Como será possivel encontrar os descendentes dele que ficaram no Rio de Janeiro.
Alguns estarão em S.Paulo.
Cordiais saudações
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136933 | abfigueiredo | 11 dez 2006 11:38 | Em resposta a: #136931

Cristina
Não sei onde vive se em Portugal se no Brasil, mas em relação aos descendentes nascidos no Brasil terá que fazer uma busca por lá, eu só tenho algum acesso e limitado aqui aos Açores.
Bom trabalho de busca.
Um abraço
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Listas de embarcados Açores-Rio de Janeiro

#136934 | aniset | 11 dez 2006 12:05 | Em resposta a: #136933

Cara Adriana
Vivo em Lisboa . Vou tentar encontrar.
Estamos a organizar um encontro da família Gomes da Silva, mas é dificil localizar todos.
Este Clemente era o 2º de 14 irmãos.
Com 16 anos emigrou para o Rio de Janeiro,fi quei agora a saber , via Londres, e lá casou com uma prima direita.
Triste! com 16 anos precisar de emigrar!
Mais uma vez muitissimo obrigada
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen