Pessoas (perdidos e achados)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pessoas (perdidos e achados)

#83807 | joao | 09 fev 2005 18:10

quem se interessa por genealogia, quantas vezes não anda à procura de alguém e não encontra, tenho deparado com muitos individuos que são naturais de outras localidades e que devido a circunstâncias várias aparecem em outros lugares onde casam e morrem, por este motivo muitas vezes é dificil ou impossivel encontrar a informação que se procura ficando a investigação por acabar, sugiro que o pessoal destas lides se organize e se abra um tópico para estes casos, será muito útil para todos.

para terminar, se o nome do tópico que menciono não interessar escolham outro.

até à próxima

jm

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas (perdidos e achados)

#83842 | jaboo | 09 fev 2005 23:00 | Em resposta a: #83807

Caro Joao,

Nao sei se percebi a sua proposicao... no entanto aqui vai a minha a minha participacao a esse topico.

Tambem eu tenho muitas pessoas na minha arvore genealogica das quais nunca encontrei assento de casamento ou de obitos e por isso nada tenho sobre elas senao o nome. Por isso, se alguem desse forum encontrar qualquer pessoa natural da freguesia de Penela da Beira, concelho de Penedono (no distrito de Viseu), por favor digam.

Na pequena aldeia de Penela da Beira, a consanguinidade foi muito elevada, e por isso todos me interessam pois os Penelenses sao todos primos uns dos outros.

Muito obrigado e melhores cumprimentos

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Acho que percebi ...

#83863 | victorferreira | 10 fev 2005 11:27 | Em resposta a: #83807

Meu caro jm,

Eu cá pelo meu lado acho que percebi a sua irritação ... com a resposta dada por um outro confrade ("Perdidos e Achados"), em outro tópico, à sua exposição sobre alguém de quem não tinha informação nenhuma senão o nome ou qualquer coisa de muito incipiente e perguntava onde podia encontrá-lo ...

Veja lá se compreende:
- em primeiro lugar, fique assente, o nosso confrade não precisa de defensores oficiosos, nem é esse o meu objectivo (ele se quizer que intervenha);
- a resposta pôde parecer-lhe "irónica a puxar ao sarcasmo", mas no fundo não é nada disso;
- chama-lhe apenas a atenção para a necessidade de fazer um pouco de pesquisa pessoal, ou pelo menos expôr qualquer coisa que tenha feito, mesmo que sem resultados, antes de apresentar um caso.

Já deu uma volta pelo site para perceber o que pode fazer para descobrir coisas sobre os seus ancestrais?
Já falou com as pessoas mais velhas da família para recolher informações, histórias, retratos e cartas (de preferência com envelopes) antigos?
Já passeou pelos tópicos do género:
."Socorro!",
."Ajuda!",
."Família!",
."Procuro parentes em Portugal!",
."Valha-me meu pad'inho Pad'Cíço, que não sei dos meus bisavós!"
."Ó'chente, my God! Cadê minha família?"
e leu as intervenções dos confrades que intervieram?
Não? Então vá lá e veja.

Procure referências, mesmo que ténues, a datas ou intervalos de datas (de tudo: viagens, chegadas, partidas, constantes em cartas, documentos antigos), a lugares (citados nas histórias de família, nas cartas e envelopes antigos, em documentos), cargos, pessoas (parentes mais afastados) e, como é óbvio, comece sempre pelas certidões de casamento, baptizado/nascimento e óbito.

Este espaço é de facto aberto a quem quer perguntar fazê-lo sem vergonha (salvo seja!) de parecer pouco versado, e é de elementar obrigação a quem quer responder ajudar. Alguns fa-lo-ão com a arma do choque. Também não está mau, e às vezes é pertinente, desde que o humor seja acessível e não ofensivo. Foi o caso.

Por isso confrade, não se sinta afastado, mas apenas "espicaçado", estimulado a continuar, ou a recomeçar ... ou a começar! a pesquisar. Use as dicas acima e ... não leve a mal o estilo.
Como vê, isto do Forum não é de todo um bando de ratos de biblioteca, sorumbáticos e meditabundos, a usar uma linguagem rebuscada de propósito, a cheirar a bolor e a cria traças como bichos de estimação. Há muitas formas de estar em qualquer actividade, mas seriedade e respeito não são necessariamente sinónimos de falta de alegria e de desafio sadio.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Perdidos em Elvas

#83872 | fxcosta | 10 fev 2005 14:06 | Em resposta a: #83807

Caro JM,

Acho que teve uma excelente ideia, que eu gostaria desde já de pôr em prática.

Tenho umas pessoas perdidas lá para a zona de Elvas, que não há modo de encontrar.

São nomeadamente José da Costa Melo, nascido e b. na freguesia de São Pedro, Elvas, filho de Manuel (?Fr.?) Galvão e de Joana da Costa.

Este José da Costa Melo casou a 8.2.1732 em Santos, Lisboa, pelo que deve ter nascido entre 1702 – 1712. mais coisa menos coisa. A verdade é que nunca o consegui encontrar.

Porventura alguém já deparou com esta gente ou com alguém de apelidos MELO, COSTA E GALVÃO em Elvas?

Grato,

Francisco Costa

Resposta

Link directo:

RE: Acho que percebi ...

#83877 | joao | 10 fev 2005 14:36 | Em resposta a: #83863

Sr. victor ferreira, não fique nervoso,cuidado com o coração!
eu só estava a tentar ser útil, quero partilhar as informações com outros pesquisadores de uma maneira mais rapida e organizada, se lhe faz confusão peço desculpa.
eu sou muito prático, quando quero obter uma informação tenho por hábito ir ao local investigar, para mim a treta das palavras bonitas só para mostrar que se é um "expert" na matéria não me interessa.
tenho muita informação de individuos de outras localidades que para mim não tem interesse mas que poderão ser no futuro interessar para outros.

por exemplo, esta informação que irá ser colocada na integra no tópico de tomar.

> manuel pinheiro "natural de terena-tomar" foi "SEPULTADO" em alegrete a 5/12/1704.

esta e outras informações deste género serão de grande valia se forem colocadas no tópico respectivo, como vê é só tentar simplificar as coisas e ajudar quem gosta de genealogia, que é o meu caso.

até à próxima, sempre ao seu dispor!

jm

Resposta

Link directo:

RE: Perdidos em Elvas

#83881 | joao | 10 fev 2005 15:02 | Em resposta a: #83872

Sr costa

nas minhas investigações o mais próximo de elvas é alegrete e monforte, no entanto, se eu deparar com alguns destes apelidos informarei.

até à próxima

jm

Resposta

Link directo:

... acho que não percebeu.

#83885 | victorferreira | 10 fev 2005 15:39 | Em resposta a: #83877

???!!!
(grande sorriso)

Aguente lá os cavais meu caro João! Isto é um espaço de paz e descontração.

É curioso como, tendo escrito o que lhe escrevi com um sorriso no rosto, na maior descontração (e intenção positiva e prática e essa coisa toda), parece que lhe dei uma impressão - pelas suas palavras - tão diametralmente oposta ...
Não terá sido da maneira como leu?
E não se preocupe que o meu coração vai bem, obrigado, bem treinadinho para a próxima Maratona da Ponte. (E o seu?)

Bom, se quizer continuar a ler por favor faça-o, mas com calma e boa disposição.

Ainda não sei o que é isso de ser expert na matéria: ir atrás da informação, coligí-la e se for o caso, partilhá-la? Não é isso que todos fazemos aqui? Não é isso que você quer fazer participando no Forum com essa ideia? Parece-me que é. E ainda bem. Ser expert em inquirir, partilhar, ajudar, enganar-se, pedir desculpa e corrigir, seguir em frente com boa disposição? Nisso talvez.
Quanto a pesquisar, tudo o que consegui, consegui igualmente pelo meu pé.
Nenhuma razão para polemizar.
E como não sou moderador, não me faz confusão nenhuma ter - neste Forum aberto a ideias - essa espécie de bolsa de gente desgarrada a que se acede para descobrir alguém já encontrado por outro (bom, pensando bem é isso que quase todos fazemos por aqui ... ou estarei a ver mal? adiante).

Finalmente, ser rápidos e organizados queremos ser todos. O que falta às vezes é agir com essa eficácia e eficiência tão apregoadas. De acordo aqui também. Sugira o modelo. Se for bom, vamos todos atrás.
Crie o tópico, dê-lhe um nome esclarecedor, e bom sucesso!
Eu por mim vou lá pôr uns tantos que já ando a pôr em outros tópicos, sem grande avanço. Pode ser que pegue.

Os melhores e mais caaalmos e descontraííídos cumprimeeentos,
VF

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas (perdidos e achados)

#83892 | joao | 10 fev 2005 16:40 | Em resposta a: #83807

deixo aqui uma pequena lista de pessoas que sendo naturais de outros lugares foram sepultadas na vila de alegrete-portalegre.

I- óbitos

as informações estão conforme o pároco as escreveu.
- roque pires nat. de santarém alfrage,sargento, filho de joãoalvares, morreu quando o exército foi a s.vicente, sepultado na igreja de s.joão baptista-óbito /9/1644

- manuel ca... , natural de santarém, morreu quando o exército foi a s.vicente, sep.na igreja de s.joão baptista-óbito /6/1644

- joão domingues, da louriceira, morreu quando o exército foi a s.vicente, sep.na igreja de s.joão baptista- óbito /9/1644

- gerónimo, natural de pernes, filho de familias de lançarote de freitas, soldado, enfermeiro, da companhia do capitão pedro camelo, sep.na igreja de s.joão baptista- óbito 16/8/1651

- francisco gonçalves, filho de francisco gonlaves/m.... gonçalves, naturais da espedada-pinhel, veio doente de castela, sep.na igreja do espirito santo- óbito
10/5/1654

- antónio fernandes, solteiro, natural e morador na aldeia de santa olaia quando esta foi tomada pelos castelhanos, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 20/11/1658

- antónio rodrigues, solteiro, natural de arronches e que de presente estava na vila de fronteira, sep.igreja esp.santo- óbito 27/12/1662

-simão dias, soldado da companhia do capitão diogo campelo, dizia ser natural de mendros, não recebeu os sacramentos por não chamarem a tempo o pároco- óbito 18/3/1663

- antónio fernandes, do termo da sertã, soldado da companhia do capitão matias pinheiro, sep.igreja s.joão baptista- óbito 27/6/1663

- antónio joão, natural de castelo mendo, filho de manuel joão, soldado da companhia do capitão matias pinheiro, morreu afogado, não receu os sacramentos, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 24/7/1664

- domingos aires, natural da freguesia de piade-bisp.braga, não recebeu os sacramentos por negligência sua, begreiro que assistia nesta terra, sep.igrega de s.pedro- óbito /1/1665

- manuel, disse ser naturao de pedrogão grande ou do seu termo, filho de uma viúva, era criado de manuel gonçalves(moleiro), conforme a sua estatura deveria ter 14anos+/-, morreu de um acidente, sep.igreja e s.joão baptista- óbito 25/5/1673

- francisco alvares, filho de pedro gonçalves, natural do coito de capareiros-bisp.braga, solteiro, pedreiro, sep.na ermida do espirito santo- óbito 16/10/1678

- domingos martins, natural da freguesia de s.tiago dos feitos-barcelos, moço solteiro, era criado de manuel cabreira, filho de um homem que estava cativo em terras de mouros, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 14/7/1679

- antónio, disse ser natural de cardigos, morreu de um acidente, sem sacramentos, sep.ermida de s.pedro- óbito2/7/1683

- joão gonçalves, natural de arronches, pobre,sep.igreja de s.joão baptista- óbito 23/4/1684

- joão santos, natural de estremoz, frei da ordem de s.joão de Deus, morreu de um acidente, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 18/11/1685

- antónio afonso, natural de viana feguesia de s.miguel, solteiro, pedreiro, sep.ermida do espirito santo- óbito 20/11/1688

- pedro dias, natural de alagoa, viúvo, vaqueiro do longo de arronches, morreu de doença, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 6/11/1690

- catarina rodrigues, natural de janeira formosa-bisp.guarda, viúva de domingos lourenço, pobre, sep.igreja de s.joão baptista- óbito 25/7/1693

- manuel barreto, disse ser do termo de coimbra, sem sacramentos por morrer de morte súbita no campo, não tinha bens, sep.ermida do espirito santo- óbito 1/8/1695

- joão fernandes, natural da pampilhosa, pobre, não recebeu os sacramentos por que morreu subitamente, sep.ermida do espirito santo- óbito 7/10/1695


espero que no futuro venha a ser útil a alguém.
em breve coloco aqui a 2ª parte em relação à vila de alegrete, depois seque-se os casamentos, quando terminar começo com "malpartida" e depois com "pomares"

até à próxima, sempre ao dispor.

jm
-

Resposta

Link directo:

RE: ... acho que não percebeu.

#83907 | joao | 10 fev 2005 19:45 | Em resposta a: #83885

Sr. victor ferreira

estou de acordo consigo, não vale a pena fazer guerra num espaço onde se pretende aprender alguma coisa, apenas respondi, espero que não tenha ficado aborrecido. peço desculpa se disse algo não adequado.

sempre ao seu dispor e se puder ser útil estou ao seu dispor.
já reparou na lista que coloquei neste tópico? são coisas deste género que andam espalhadas por este Portugal e que interessa reunir.

cumprimentos

jm

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas (perdidos e achados)

#138325 | diogopp | 27 dez 2006 21:57 | Em resposta a: #83807

Caro Jm,

Acabo de passar o dia no Arquivo Distrital de Portalegre, tive algumas surpresas e receio nao ter tempo para lá voltar muito em breve.

Deparei ao longo da minha pesquisa com diversas pessoas de Alegrete e de S.Tiago Caiola, hoje Urra, ainda tentei descobrir o mais possivel sobre eles mas o arquivo fechou e fiquei a meio!

Passo a dizer-lhe o que encontrei, pode ser que já tenha visto algum deles:

JOÃO GONÇALVES NIZA nascido por volta de 1830-1840 em S. Tiago Caiola, filho de Francisco António Rodrigues Niza e de Vitória Maria Gonçalves.

ViTORIA MARIA GONÇALVES nesceu por volta de 1800-1810 (calculo eu) também em S. Tiago Caiola.

MARIA FELICIA PEREIRA MARTINS (que casou com João Gonçalves Niza, acima mencionado), natural de São João Batista, Alegrete, terá nascido por volta de 1830-1840. Filha de António José Martins e de Ana do Carmo Pereira, ambos também naturais de Alegrete.

Fico-lhe grato por qualquer ajuda que me possa dar.
Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Pessoas (perdidos e achados)

#138967 | diogopp | 03 jan 2007 12:02 | Em resposta a: #83807

Renovo o pedido.

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen