familias de tomar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familias de tomar

#83879 | joao | 10 fev 2005 14:49

> manuel pinheiro, natural da vila do pereiro freguesia de tomar, casado com maria martins na vila de terena filha de inês lopes, soldado da companhia do capitão lourenço ferreira rocha, morto com uma estocada num confronto, foi sepultado a 5/12/1704 na igreja de s.joão baptista em alegrete

até à proxima

jm

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83893 | Paulo | 10 fev 2005 16:42 | Em resposta a: #83879

Caro João,

Aproveito para o informar que não existe qualquer Vila do Pereiro nas 16 freguesias de Tomar. Existe a aldeia do Pereiro, freguesia de Areias que em tempos foi da Prelazia de Tomar. Mais informo que com a designação de freguesia de Tomar tb não existe nenhuma freguesia.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83894 | joao | 10 fev 2005 16:49 | Em resposta a: #83893

caro paulo

agradeço a observação, mas transcrevo apenas a informação do pároco.
é o paulo da câmara de tomar?

sempre ao dispor

jm

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83919 | vbriteiros | 10 fev 2005 22:18 | Em resposta a: #83893

Caro Paulo
Poderá dizer-me quais eram as freguesias de Tomar nessa época de 1704? Constituiam a Prelazia de Tomar ? Num assento de casamento de 1793 encontrei a designação de Villa de Tomar do Patriarcado de Lisboa. Não dizia qual a freguesia.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83944 | Paulo | 11 fev 2005 12:32 | Em resposta a: #83919

Caro Vasco,

Em 1704 presumo que as freguesias de Tomar eram as seguintes: Santa Maria do Olival, S. João Baptista, Alviobeira, Beselga, Carregueiros, Casais, Junceira, Madalena, Olalhas, Paialvo, Pedreira, S. Pedro de Tomar, Sabacheira, Serra e Igreja Nova. A de Asseiceira seria sede de Concelho ainda nesta altura? Terei de confirmar. Igreja Nova pertence actualmente a Ferreira do Zêzere.

A designação de Vila de Tomar está correcta eera utilizada com frequência, freguesia de Tomar é que não. As freguesias acima descritas assim como as de Asseiceira, Areias, Chãos e Pias pertenciam à referida Pelazia que julgo terá tido jurisdição noutras a sul de Tomar.

Esperando ter sido útil despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83974 | anna | 11 fev 2005 15:43 | Em resposta a: #83879

Caro João,
Um destes dias tenho que consultar os arquivos paroquiais de Areias e Pias e verei se encontro o que menciona (Mel. Pinheiro).

Caro Vasco Briteiros,
Favor consultar a fabulosa Corografia Portuguesa (do padre Carvalho da Costa), onde se mencionam as freguesias de Tomar e não só... tem tudo!
aqui fica o site da Biblioteca Nacional, que dá acesso à Corografia (toda!):

http://purl.pt/434/

Se não conseguirem directamente através deste link, vejam no site www.bn.pt e busquem na biblioteca digital.

cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83978 | vbriteiros | 11 fev 2005 16:15 | Em resposta a: #83974

Caríssima Ana.
Muitissimo obrigado pela dica. Vou tentar.
Cumprimentos
vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#83980 | vbriteiros | 11 fev 2005 16:22 | Em resposta a: #83944

Caro Paulo
Muito obrigado pela sua resposta
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#84001 | anna | 11 fev 2005 17:33 | Em resposta a: #83879

Caro João,
Num outro tópico, o Paulo chamou a minha atenção quanto aos registos paroquiais das Areias (que foram destruídos num incêndio e só existem desde quase os finais do séc. XIX); todavia, o que eu encontrar, porei aqui neste tópico.
Aproveito para o aconselhar a consultar também a Corografia Portuguesa, conforme a minha anterior mensagem e veja em "Vila das Pias" quando se refere à freguesia das Areias, fala no lugar dos Pinheiros....... não tenho dúvida alguma que a sua família devia ter casa naquele lugar.

cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#84018 | joao | 11 fev 2005 19:55 | Em resposta a: #84001

Dona ana
obrigado pela informação, no entanto, quanto à freguesia de areias penso que não deve ser comigo.
quanto a ter familia no lugar de pinheiros, se for "pinheiro grande-chamusca" é verdade tenho ascendentes aí.

cumprimentos, sempre ao dispor

jm

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#84020 | joao | 11 fev 2005 20:16 | Em resposta a: #83893

caro paulo

se está interesado nos caldeiras de monforte, veja o tópico os caldeiras de alegrete, pode ser que encontre alguma coisa que lhe interesse visto as duas povoações estarem relativamente perto, quanto a zuzartes penso que também existe qualquer coisa no tópico de alegrete.

vou vêr a minha base de dados se encontrar alguma pista eu informo.

cumprimentos

jm

Resposta

Link directo:

RE: familias de tomar

#129600 | JTAQUINO | 27 set 2006 13:41 | Em resposta a: #83944

Caro Paulo,
De acordo com informação da Junta de Freguesia de Asseiceira/Tomar existe neste local uma casa brasonada.
Sabe-me dizer a que familia pertence ou pertenceu ?

Muito obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen