S. Paulo - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

S. Paulo - Brasil

#83886 | Antoniomota | 10 fev 2005 15:52

Saudações fraternas para S. Paulo!

Apelo a quem, por ser conhecedor ou prestável, me informar do que for possível sobre:
I - Francisca Rosa de Abreu, natural e residente em Barra de S. João, S. Paulo.
filha de:
II - José Antonio de Abreu e Generosa Rosa de Jesus.

Como datas, apenas posso referir que a Francisca Rosa regressou a Portugal e teve a primeira filha em 29.12.1853.

O meu agradecimento pelo apoio que poderem prestar...
AntonioMota
O meu muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#84073 | Ricardo de Oliveira | 12 fev 2005 11:45 | Em resposta a: #83886

Caro Amigo

Barra de São João é uma localidade do Estado do Rio de Janeiro. Seria bom verificar a informação sobre a localidade.

Boa Sorte

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#84146 | eduardo5292 | 13 fev 2005 02:10 | Em resposta a: #84073

Caro Antonio
O amigo Ricardo está certo.Barra de São João é aqui no Rio perto de Rio das Ostras.Existe também,São João da Barra que é proximo de Campos.
Verifique
Um abraco,Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#84208 | Antoniomota | 13 fev 2005 20:03 | Em resposta a: #84073

Olá Eduardo5292 e Ricardo Oliveira

Obrigado pela informação prestada. No entanto, confirmo que no registo paroquial do nascimento da minha bisavó, diz que a mãe era natural e residente (antes de vir para Portugal com o marido) de Barra de São João, São Paulo, Império do Brasil. Confio na vossa versão e nesse caso mantenho o pedido de qualquer informação sobre estes meus ancestrais, em Barra de São João, Rio de Janeiro.

1 abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#85387 | Antoniomota | 28 fev 2005 23:11 | Em resposta a: #84146

Volto ao assunto da freguesia de Barra de São João...

Após consultar, de novo, os registos de nascimento em causa, confirmo que está escrito (e bem legível) ser natural:

da freguesia da Barra de São João, província de São Paulo, império do Brasil.

Contra factos não há argumentos e só uma ajuda poderá desvendar este mistério que me acompanha no desvendar desta minha avózinha brasileira...

Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#85421 | eduardo5292 | 01 mar 2005 14:14 | Em resposta a: #84208

Caro Antonio

Estou com problema em meu computador mas não deixei de procurar a sua solicitação.Assim que obtiver resposta,passo a voce.Não conheço essa cidade em São Paulo,mas vou verificar,inclusive se houve mudança de nome.


Um abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#85426 | eduardo5292 | 01 mar 2005 15:29 | Em resposta a: #83886

Caro Antonio

Consultei a relação de municipios do estado de São Paulo e não existe nenhum municipio com este nome.O mais proximo é São Joaquim da Barra.Verifique se não há alguma localização proxima para que eu tente achar.Veja se há alguma cidade próxima,pois essa localidade pode ser um bairro ou distrito de alguma cidade.

Um abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#85432 | Antoniomota | 01 mar 2005 16:49 | Em resposta a: #85421

Caro Eduardo!

Obrigado por tudo o que conseguir. Estou, também, ao seu inteiro dispor para algo junto do AD Braga.

Os melhores cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#85433 | Antoniomota | 01 mar 2005 16:54 | Em resposta a: #85426

Caro Eduardo!

Ao estar no Minho (Braga) - Portugal, os elementos sobre o Brasil ao meu dispor são escassos, por isso recorri ao pedido....

Com os melhor cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

Abreus no Brasil...

#86967 | Antoniomota | 26 mar 2005 19:14 | Em resposta a: #83886

Apelo a quem me puder dar informações sobre estes meus antepassados. Principalmente aqueles que já trabalharam ou têm Abreus na sua genealogia:

I - Francisca Rosa de Abreu, natural e residente em Barra de S. João, S. Paulo.
filha de:
II - José Antonio de Abreu e Generosa Rosa de Jesus.

Como datas, apenas posso referir que a Francisca Rosa regressou a Portugal e teve a primeira filha em 29.12.1853.

O meu agradecimento pelo apoio que poderem prestar...
Uma Santa Páscoa para Todos!
AntonioMota

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#86978 | carlos luiz | 26 mar 2005 20:58 | Em resposta a: #86967

Apelo tambem, a quem possa-me por favor dar-me informaçoes, sobre as familias ,Eduardo Dourado, e sua esposa Herminia Simôes Dourado! Propriatàrios com o senhor Guedes, do Hotel Magalhães.
Na Rua G. Couto Magalhaes,127 em São Paulo-Brasil
Com uma Pàscoa feliz, para todos
carlos (frança)

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94182 | GPC40 | 23 jun 2005 17:21 | Em resposta a: #86967

Olá Antonio Mota,

No documento que refere Francisca Rosa de Abreu como natural de "Barra de São João, província de São Paulo, Império do Brasil" deve ter havido engano, pois a província, ao que tudo indica, é a do Rio de Janeiro.

Esta localidade é distrito do atual município de Casimiro de Abreu, assim denominado em homenagem ao escritor brasileiro Casimiro José Marques de Abreu, que nasceu em Barra de São João. As informações de interesse que obtive em pesquisa na Internet sobre ele são as seguintes:

Casimiro José Marques de Abreu, era filho de José Marques de Abreu, comerciante português, e Luísa Joaquina das Neves. Nasceu na Fazenda Indaiaçu, Barra de São João, atual estado do Rio de Janeiro, aos 4 de janeiro de 1839. O pai reconheceu a paternidade dos filhos, Casimiro, Albino e Maria em 1850. Em 1853, Casimiro mudou-se para Lisboa, Portugal, onde permaneceu até 1857. Sua peça “Camões e o Jau” foi apresentada, em 1856, no teatro D. Fernando. Manteve contactos com Alexandre Herculano, Mendes Leal e Camilo Castelo Branco.

Pelas coincidências do apelido Abreu, a localidade (pequena) de Barra de São João, o ano em que Casimiro foi para Portugal (1853), levam-me a suspeitar que Casimiro de Abreu era parente da Francisca Rosa de Abreu que procura. Talvez José Antonio de Abreu (pai de Francisca Rosa) e José Marques de Abreu (pai de Casimiro) fossem parentes?

Gostaria de poder ajudar, colocando sua pergunta em listas de genealogia brasileiras nas quais participo, tentando esclarecer as dúvidas.

Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: S. Paulo - Brasil

#94322 | jussara | 25 jun 2005 02:14 | Em resposta a: #84208

Existe uma cidade com o nome de barra [ são João] a uns 5 ou 10 kl de Poços de Caldas sul de Minas,Esse São João fica no estado de São Paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94345 | Antoniomota | 25 jun 2005 13:44 | Em resposta a: #94182

Olá Geraldo Caldas!

Agradeço imenso os dados fornecidos, pois, os mesmos de certo modo contribuem para o esclarecimento deste ramo familiar.

Assim, pedia o seu empenho, no sentido de obter mais alguns dados, que possam ajudar a uma conclusão sobre a origem de Portugal e permanência no Brasil.

Cumprimentos,
António Mota

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94381 | Jurema | 25 jun 2005 22:15 | Em resposta a: #86978

Olá Carlos.

Dei uma verificada na lista telefonica, e com tem algumas pessoas com este nome, porém o endereço é outro.

O que vc procurar seria na capital de S.Paulo, ou no estado ??

abço

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94524 | carlos luiz | 27 jun 2005 22:06 | Em resposta a: #94381

Olã Jurema
Como vai voçe, eu agora estou em Portugal! Quando escrever, faça para(carlos.reis-luiz@sapo.pt)
Quanto au topico que leu, sobre o pedido destas familias, é tudo o que tenho sobre a morada! Estou fazendo tambem um favor aos meus padrinhos de casamento, que procuram estes amigos! Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94525 | jliberato | 27 jun 2005 22:16 | Em resposta a: #94524

Caro Carlos,
Escrevi-lhe hoje a agradecer os elementos que me enviou e que foram muito úteis.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94559 | carlos luiz | 28 jun 2005 10:52 | Em resposta a: #94525

Caro José
Eu no fim deste mez, fico sem o forniçedor wanadoo, queira por favor escrever para a nova morada Email carlos.reis-luiz@sapo.pt, como tem feito!Espero que possa fazer a trancriçao completa!Eu não fui capaz!
Cumprimentos Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Abreus no Brasil...

#94597 | GPC40 | 28 jun 2005 16:39 | Em resposta a: #94345

Caro Antonio Mota,

Obtive na Internet mais algumas informações biográficas sobre a família Abreu, que mencionei na anterior mensagem:

1802 - Casam-se em Portugal Manuel José Marques de Abreu e Teresa Maria (não se indica o nome de solteira), os quais teriam entre outros filhos (não mencionados), José Joaquim Marques de Abreu. Este viria a ser o pai do poeta Casimiro de Abreu. (É referido mais adiante um irmão Manoel José Joaquim Marques de Abreu).
1807 - Nasce em Portugal (no Minho, não consegui saber exatamente onde) José Joaquim Marques de Abreu.
1829 - José Joaquim Marques de Abreu chega ao Rio de Janeiro vindo de Portugal e trabalha no comércio de madeiras.
1834 - José Joaquim Marques de Abreu vai morar no Vale do São João, região rica em madeira de lei, estabelecendo propriedades às margens do rio São João, em Correntezas, Lontra e no Arraial de Barra de São João.
1835 - Luíza Joaquina Neves uniu-se a José Joaquim Marques de Abreu. Viúva de um amigo português, já era mãe de um filho daquele casamento. No mesmo ano nasce Maria Joaquina (16 de dezembro), e vão morar na casa do Arraial de Barra de São João, a qual era um trapiche de onde José Joaquim comercializava e exportava diversos produtos para o Rio de Janeiro, tendo seu irmão Manoel José Joaquim Marques de Abreu como sócio.
1839 – Neste ano nascem os irmãos Casimiro José Marques de Abreu (04 de janeiro) e Albina Tereza (03 de dezembro) no Arraial de Barra de São João.
1845 - O pai de Casimiro de Abreu era o 13º fazendeiro mais importante da região. Tal posição social media-se pela quantidade de escravos que se possuía.
1848 - Casimiro de Abreu e Albina Tereza são batizados na Capela de São João Batista.
1850 – José Joaquim Marques de Abreu compra a Fazenda Indaiaçú. Naquele mesmo ano separa-se de Luíza Joaquina Neves, mãe de Casimiro de Abreu, e ela volta a morar em Correntezas.
1853 - Casimiro de Abreu vai para Portugal para trabalhar, por vontade do pai para torná-lo comerciante.
1853-1857 - Casimiro de Abreu visitou o Minho, terra de seu pai, tendo-lhe servido de inspiração para escrever a obra inacabada “Camila”.
1857 - Por ordem do pai Casimiro retorna ao trapiche em Barra de São João e logo depois vai trabalhar no escritório de Cabral & Costa, amigos do pai no Rio de Janeiro.
1860 - Falece o pai de Casimiro de Abreu e este no final do mesmo ano, vítima de tuberculose com 21 anos. Ambos sepultados no cemitério da Capela de São João Batista.

Por enquanto é isto.

Com meus cumprimentos,
Geraldo Caldas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 06:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen