familia de antonio luiz Fernandes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

familia de antonio luiz Fernandes

#83887 | RACHELLEGHCOOKIE | 10 fev 2005 16:03

Antonio Luiz Fernandes e Maria de Jesus
Estou em busca de informações sobre essas pessoas, eles são de Viseu, tiveram dois filhos chamados Alfredo Luiz Fernandes e Antonio Augusto no começo do século. Descobri que um irmão morou em São Paulo (Brasil), acredito que deve haver descendentes por lá.

Resposta

Link directo:

O Século e a Freguesia davam jeito

#83890 | victorferreira | 10 fev 2005 16:34 | Em resposta a: #83887

Cara rachelleghcookie,
(você já deve saber isto ou já lhe devem ter dito, mas aqui vai)
Veja se descobre pelo menos o Concelho a que pertenciam e uma data aproximada.
Viseu é um Concelho, mas também é a sede de um Distrito. Se for aos "Mapas" aqui na barra principal do Forum (entre "Índices" e "Guarda-Mor") vai ver que Viseu tem muitos Concelhos, com muitas Freguesias cada um.
Acresce que disse "no começo do século" ... mas não disse o século.
Por último, eu também tenho uma ou duas Marias de Jesus e Antónios nos meus avós, e se calhar todos os portugueses. Eram de facto nomes muito usados e seria uma sorte incrível se alguém conhecesse um casal (ou os filhos) que fosse o que procura.
Com essa(s) data(s) (ou intervalo de, digamos, três anos) e pelo menos a suspeita mais ou menos fundamentada de uma Freguesia já facilita a busca, e poderá dirigir-se ao Arquivo Distrital de Viseu (endereço no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo), e pagando os emolumentos respectivos, requisitar a busca e a fotocópia simples do registo.
Boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: O Século e a Freguesia davam jeito

#83993 | RACHELLEGHCOOKIE | 11 fev 2005 17:07 | Em resposta a: #83890

Carissímo victorferreira,

vamos dizer que eu estou a procura de uma agulha em um palheiro, também sei que é no escuro e com luvas de boxe...
Por favor sei que você pode me ajudar de alguma maneira, deixe-me explicar que
eu estou no Brasil, na cidade de Caçapava que fica no estado de São Paulo, logo para mim é dificilimoooo... entende ? Obter informações mais concretas, certo ?
Eu realmente estou num mato sem cachorro... As únicas informações que possuo são histórias e uma certidão de casamento de meus avós.

Nela diz que Alfredo Luiz Fernandes é filho de Antonio Luiz Fernandes e Maria de Jesus, ele nasceu em 30 de Julho de 1896, diz também que sua profissão era lavrador e somente que nasceu em Portugal, e depois descobri em um outro documento que era do Concelho de Viseu. Sei que ele veio com os pais para o Brasil em 1910.
Ele se casou com minha avó, que é filha de portugueses também, seu nome Maria das Dores dos Santos, filha de Joaquim dos Santos e Maria Virginia de Abreu.
Logo, estou tentando encontrar informações para constituir minha genealogia.
Aqui no Brasil, na cidade de Santos existe um setor de registro de imigrantes, já requisitei informações, estou aguardando uma resposta, talvez consiga algo em relação a eles.
Obrigado por responder... e até mais... que sabe...

Resposta

Link directo:

RE: O Século e a Freguesia davam jeito

#83994 | RACHELLEGHCOOKIE | 11 fev 2005 17:08 | Em resposta a: #83890

Carissímo victorferreira,

vamos dizer que eu estou a procura de uma agulha em um palheiro, também sei que é no escuro e com luvas de boxe...
Por favor sei que você pode me ajudar de alguma maneira, deixe-me explicar que
eu estou no Brasil, na cidade de Caçapava que fica no estado de São Paulo, logo para mim é dificilimoooo... entende ? Obter informações mais concretas, certo ?
Eu realmente estou num mato sem cachorro... As únicas informações que possuo são histórias e uma certidão de casamento de meus avós.

Nela diz que Alfredo Luiz Fernandes é filho de Antonio Luiz Fernandes e Maria de Jesus, ele nasceu em 30 de Julho de 1896, diz também que sua profissão era lavrador e somente que nasceu em Portugal, e depois descobri em um outro documento que era do Concelho de Viseu. Sei que ele veio com os pais para o Brasil em 1910.
Ele se casou com minha avó, que é filha de portugueses também, seu nome Maria das Dores dos Santos, filha de Joaquim dos Santos e Maria Virginia de Abreu.
Logo, estou tentando encontrar informações para constituir minha genealogia.
Aqui no Brasil, na cidade de Santos existe um setor de registro de imigrantes, já requisitei informações, estou aguardando uma resposta, talvez consiga algo em relação a eles.
Obrigado por responder... e até mais... que sabe...

Resposta

Link directo:

Afinal, já não falta tudo ...

#84023 | victorferreira | 11 fev 2005 20:47 | Em resposta a: #83994

Cara RACHELLEGHCOOKIE,

Foi para si que eu falei nas luvas de boxe? Desculpe, mas não me lembrava.
É claaaaro que eu enteeendo que voce está looonge, certo?
Mas é precisamente por isso que a informação que você recolher, AÍ NO BRASIL, é crucial.

Quanto ao facto de só dispor de "histórias e uma certidão de casamento" e de "um outro documento", bom, há quem comece com menos. Não desespere. Sinta-se é duplamente estimulada.
Nada disso invalida de entrar em contacto com familiares para obter os tais elementos auxiliares mas que podem revelar-se as chaves desse cofre que é o passado familiar!
(já agora, das "histórias" que ouviu, tem a certeza de que nenhuma é relevante para esta pesquisa? Por exemplo, alguma fala de festas locais características onde acontecia alguma coisa marcante; de alguma romaria a que os seus avós fossem com regularidade; algum santuário religioso a que os seus avós fizessem referência? alguma comemoração por alguma batalha qualquer? Tudo isso pode valer ouro em caso de o resto falhar).

Não sei se é a primeira vez que você põe esses dados no Forum. Mas é um bom começo. É mesmo um começo excelente! Você tinha na mão a chave e não estava a usá-la.
Então vamos lá:
- Pelo lado do avô:
1. Alfredo Luiz Fernandes, nascido em 30 de Julho de 1896 no Concelho de Viseu (tem mesmo a certeza que é "Concelho" e não "Distrito", não tem?); viajou com os pais para o Brasil em 1910. Não é certo que 1910 tenha sido o ano da saída de Portugal ou da chegada ao Brasil (tem que confirmar isto). Teria portanto entre entre 13 e 14 anos, conforme tenha chegado, ou partido, antes ou depois de 30 de Julho;
2. (Pai) Antonio Luiz Fernandes;
3. (Mãe) Maria de Jesus;

- Pelo lado da avó:
1. Maria das Dores dos Santos, brasileira;
2. Joaquim dos Santos, português de origem desconhecida;
3. Maria Virginia de Abreu, portuguêsa de origem desconhecida.

Pela sua avó, vai ter que pesquisar mais um bocadinho sobre os seus bisavós. Definitivamente são necessárias referências a locais e datas.
Pelo seu avô, pode ter-lhe saído a sorte na loteria.
Pegue naqueles dados e envie para o Arquivo Distrital de Viseu (já viu o enderêço no site da do Inst. dos Arquivos?). Eles procurarão primeiro o documento de viagem (passaporte) do seu avô ou dos seus bisavós em 1909 e 1910, e com a referência à Freguesia que lá virem, vão ao livro de Baptismo dessa Freguesia e com a data de nascimento, confirmam os pais e descobrem logo mais uma geração (os seus 4 trisavós por essa linha, dos 16 que você tem). Isso pode custar alguma coisa ou, se conseguirem fazer isso em meia hora, pode ser grátis (pelo menos era assim até dois meses atrás).
Bom, mas quando vier a resposta, vai ficar a querer saber quem eram os seus 8 tetravós por essa linha ... e a coisa não acaba enquanto não acabarem os livros paroquiais mais antigos ou algum estudo genealógico eventualmente existente que inclua algum dos seus ancestrais.
Aqui é que o Forum poderá de facto ajudar, se ao expôr os ancestrais que descobrir, com datas e nomes de terras, alguém também tiver pesquisado na zona (... no sentido de "região", claro está ... é preciso ter cuidado com os termos quando se escreve ou fala com o outro lado do Atlântico ...).
Boa sorte.
VF
(a expressão "mato sem cachorro" é mesmo tipicamente brasileira, já não me lembrava dela; em português dir-se-ia "sem cão" uma vez que cachorro é um termo genérico para qualquer cria; mas isso é outra conversa)

Resposta

Link directo:

RE: Afinal, já não falta tudo ...

#84066 | RACHELLEGHCOOKIE | 12 fev 2005 10:20 | Em resposta a: #84023

Caro, victorferreira

Sinto muito pelo cachorro... quando a sua resposta fiquei muito feliz, obrigado !
Espero poder sempre contar com sua ajuda, estarei procurando mais informações durante a semana. Eu devo ir até o cartório da minha cidade para tentar encontrar algo mais concreto.

Foi muito bom ter encontrado alguém do outro lado do "Atlântico", novamente obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Afinal, já não falta tudo ...

#84421 | RACHELLEGHCOOKIE | 16 fev 2005 10:56 | Em resposta a: #84023

Caro Victorferreira,

Por favor, na última vez que você me enviou uma resposta, você perguntou acerca de ser Concelho de Viseu ou Distrito, qual a diferença entre eles ?
Outra coisa, você conhece "Las Telhas" ? Não tenho certeza se realmente é isso mesmo, minha tia disse que meu avó era desse lugar. Será que você pode me ajudar sobre isso ?

Desde já agradeço sua atenção,

Rachel

Resposta

Link directo:

RE: Afinal, já não falta tudo ...

#84440 | jliberato | 16 fev 2005 13:53 | Em resposta a: #84421

Cara Rachel,
Trata-se da organização administrativa de Portugal.
Portugal tem na sua parte continental 278 concelhos e 18 distritos. Ouseja distrito é uma unidade maior que o concelho.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Concelhos, Distritos e Freguesias

#84450 | victorferreira | 16 fev 2005 15:35 | Em resposta a: #84421

(em anexo à explicação bastante do confrade Liberato)
Vá à barra principal deste Forum (a Verde) e clique em Mapas, entre Índices e Guarda-Mor.
No écran que aparecer, entre os países da Europa escolha Portugal.
Aparece-lhe o Mapa cá da terra dividido em Regiões. Escolha as Beiras.
O próximo mapa é o das Beiras dividido em Distritos. Carregue em Viseu, no mapa ou em Viseu na lista.
O próximo mapa é o Distrito de Viseu dividido nos seus Concelhos. Escolha o Concelho de Viseu.
A sede - a cidade de Viseu - é simultaneamente onde fica a sede do Distrito (o mesmo acontece com as outras sedes de Distrito, que também são sedes de Concelho).
Já carregou em Viseu?
O próximo mapa é o das Freguesias que compõem esse Concelho.
Fácil, não?

Equivalentes no Brasil (mais ou menos):
Região - Região
Distrito - Estado
Concelho - Prefeitura (ambos são Municípios)
Freguesia - (não sei exactamente se há essa instância de poder local no Brasil)

Dê uma vista de olhos no site do Genea. Experimente os menus.
Ele tem informação suficiente para os primeiros passos (e não só) numa pesquisa desse género.
Os melhores cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

Afinal, já não falta tanto...

#88315 | RACHELLEGHCOOKIE | 11 abr 2005 17:21 | Em resposta a: #84023

Olá Victor,
a última vez que recebi uma resposta sua foi em 16/02/2005, desde então consegui algumas informações que podem ajudar.
Veja...
Descobri que do casamento entre José Luiz Fernandes e Josefá da Conceição
nasceu meu bisavô Antonio Luiz Fernandes (no ano de 1861 - Local ainda desconhecido - Portugal) e seu irmão Antonio Augusto (no ano de 1870 - São João da Pesqueira - Portugal).
meu bisavô casou-se com Maria de Jesus Pereira ( ela nasceu no 1865 - Oliveira do Conde - Portugal/ filha de Julio Pereira e Maria de Jesus), desse enlace nasceu meu avô Alfredo Luiz Fernandes - Fiais (?) Freguesia de Oliveira do Conde - Portugal no dia 30/07/1896, e seu irmão Antonio Augusto Luiz - Villa do Conde - Portugal no dia 18/06/1893.
Descobrir também que o irmão de meu bisavô veio para o Brasil no ano 1893, quero dizer que ele chegou no porto de Santos no dia 26/04/1893.
Que tal ?
Ainda tenho muito o que pesquisa, sim eu sei...
Agora vou tentar descobrir informações da minha avó.
Se você puder me dizer algo sobre o que descobri...
com os melhores cumprimentos,
Rachel - Brasil

Resposta

Link directo:

A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#88319 | victorferreira | 11 abr 2005 18:06 | Em resposta a: #88315

Grande Raquel!
That's my girl!

Assim é que é: um pouco de transpiração (salvo seja) para coroar a inspiração!

Já foi ver aos "Mapas" aqui no site (barra verde) onde é que isso fica? S.J.Pesqueira (Concelho e Freguesia) fica no extremo Nordeste do Distrito de Viseu (Portugal>Beiras). Oliveira do Conde (Freguesia) é no extremo Sul (Concelho do Carregal).

O seu bisavô terá muito provavelmente nascido na Pesqueira, onde nasceu o irmão dele, e onde provavelmente moravam os pais. Mas moraria provavelmente em Fiais, perto da terra da sua esposa, onde nasceu o seu avô Alfredo.
O que parece um êrro de transcrição ou de outro tipo qualquer, ou pelo menos uma 'improbabilidade', é o seu tio-avô António Augusto ter nascido em "Vila" do Conde. Se os seus bisavós não andaram a passear-se até ao Minho (veja nos 'Mapas') é mais provável que ele tenha mas é nascido em "Oliveira" do Conde ou Villa de Oliveira do Conde
(que não sei se é ou foi Vila, mas isso é o de menos: à chegada dizia-se uma coisa ao registo de imigrantes e eles anotavam o que lhes parecia que tinham ouvido - reveja o filme 'The Godfather' II, salvo êrro, quando DeNiro diz o nome ao funcionário)

Duas coisas:
- SJPesqueira - na zona de produção do Vinho do Douro, e por decorrência do Vinho do Porto - chama-se assim precisamente porque por ali, no Rio Douro que limita o Concelho a Norte, sempre houve, e ainda hoje uma zona de pesca muito abundante;
- os próximos passos são pesquisar (ou ver se consegue que alguém lhe pesquise) em Viseu, nos livros da Pesqueira o casamento de José Luis e Josefa da Conceição e nos de Oliveira os de Júlio Pereira e Maria de Jesus.

Óptimas pesquisas e volte sempre.
Vf

Resposta

Link directo:

RE: A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#88406 | RACHELLEGHCOOKIE | 12 abr 2005 19:55 | Em resposta a: #88319

Olá Victor,
Thanks!

Cá estou novamente !

Veja o que acabo de receber do meu primo, essas informações podem ser preciosas !
São dados que constam no passaporte do irmão do meu bisavô, look that !
Reino de Portugal
Governo Civil do Districto do Porto
3a. repartição
No. 922
Registrado no livro 99
a fl. 150 (?? algo indecifrável)
Concedo o passaporte a Antonio Augusto, solteiro, trabalhador, natural de S. João da Pesqueira, para Santos (Brasil)
Dado em Porto aos vinte e seis de abril de 1893.
Signaes (Vc pode me dizer o que isto significa ?)
Idade 23 anos
Altura 1,70
Rosto (indecifrável)
Cabellos (indecifrável)
Olhos azuis
Bocca (indecifrável)
Cor (indecifrável)
Signaes particulares
Cicatriz na testa, dedo mínimo esq. e falta de um dente (??)
Assinatura do portador, (não escreve)

Será que vc poderia me ajudar. Como posso utilizar essas informações ?
Por favor não pense: "Elementar minha cara !" Pois eu realmente não tenho ninguém ai para me ajudar, eu não conheço nínguém além de vc, e ainda conversamos através do forum.
Será que vc entendeu ? Por favor se escrevi algo veio, me perdoe. Estou cá ! No Brasil ! Longe... longe...

com meus cumprimentos,
rachelronofre@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#88497 | RACHELLEGHCOOKIE | 13 abr 2005 18:29 | Em resposta a: #88406

Ei Victor !
Vc recebeu meu último e-mail ?

Resposta

Link directo:

Recebi ...

#88537 | victorferreira | 14 abr 2005 10:09 | Em resposta a: #88406

... mas não este último: você mandou-o para si própria ... Acontece.

Por partes:
- 'signaes' é uma grafia da época para 'sinais', sinais perticulares (uma cicatriz, um olho vesgo, uma orelha torta ...). Não se ria, que era mesmo assim! O facto de aparecer duas vezes é à partida irrelevante, a não ser que uma análise em presença do documento revelasse algum objectivo éspecial;
- o que você ou o seu primo consideram indecifrável pode não o ser. Ou o documento poderá estar em muito mau estado ou eventualmente voces poderão não estar é familiarizados com grafia e caligrafia antigas;
- não é nosso tom usar o 'elementar minha cara' com sobranceria. Se alguém o usa é com humor e com um sorriso amigo a 'abençoar' as teclas;
- o que consta nesse passaporte, não acrescentando muito mais (falta a data de nascimento, o que é estranho) vale como testemunho documental. É claro que os sinais estão lá precisamente para elementos de caracterização. Para nós a esta distância, não muito mais do que indicar a hipótese de ter levado uma vida dura até aos 23 anos, provavelmente na lavoura.
É continuar!
VF

Resposta

Link directo:

RE: Recebi ...

#88630 | RACHELLEGHCOOKIE | 15 abr 2005 17:37 | Em resposta a: #88537

Caro Victor,

Desculpe-me, mas quando usei 'elementar minha cara', estava fazendo uma referência à Sherlok, o detetive. Não sei se vc conhece esse personagem.

Quando as signaes, eu também acredito que ele trabalhava na lavoura, pois em um documento que possuo sobre meu avô, diz que ele era lavrador.

Agora será que é possivél encontrar pessoas da família de meu avô com essas informações que possuo ?

Desculpe perguntar, mas... está tudo bem com vc ?...

Se acaso não nos escrevermos mais, obrigado pela ajuda até aqui.
Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Recebi ...

#88631 | RACHELLEGHCOOKIE | 15 abr 2005 17:39 | Em resposta a: #88537

Caro Victor,

Desculpe-me, mas quando usei 'elementar minha cara', estava fazendo uma referência à Sherlok, o detetive. Não sei se vc conhece esse personagem.

Quando as signaes, eu também acredito que ele trabalhava na lavoura, pois em um documento que possuo sobre meu avô, diz que ele era lavrador.

Agora será que é possivél encontrar pessoas da família de meu avô com essas informações que possuo ?

Desculpe perguntar, mas... está tudo bem com vc ?...

Se acaso não nos escrevermos mais, obrigado pela ajuda até aqui.
Raquel

Resposta

Link directo:

... e porque não havia de estar? Tudo óptimo!

#88669 | victorferreira | 16 abr 2005 00:06 | Em resposta a: #88630

Minha caríssima confreira,

Ponto um: Raqueeel! Hellooo! Is there anybody out there? E você, sabe quem foi Sir Arthur Connan Doyle?... E sabe que o Sr. Holmes tinha um amigo médico?... E que fumava umas cachimbadas maluquinhas?... E que não há e parece que nunca houve uma Baker Street em Londres ?...

Ponto dois: é claro que com esses elementos todos que já reuniu se pode escrever (carta ou e-mail) para o Arquivo Distrital da zona de nascimento das pessoas e pedir que façam pesquisas. E é claro que essas pesquisas são pagas. É perguntar também quanto custa quando enviar a mensagem com os dados que possui. A outra opção é visitar o Arquivo e pesquisar de graça. Mas para você fica um pouco contra-mão, não é ...

Ponto três: encontrar pessoas da família pode ser muito simples se os apelidos não forem muito usuais ou se ficaram outros irmãos nas aldeias de onde os seus ancestrais saíram. Ou pode ser muito difícil se os apelidos forem muito comuns ou se o grupo familiar se 'desfêz' por emigração e os que ficaram forem muito colaterais, e já tiverem perdido a 'memória' familiar dos seus ancestrais.
Aqui convém introduzir os conceitos de árvores ascendentes e descendentes. A que você está a tentar começar é uma ascendente: começando em si, anda para trás e descobre "dois elevado a ene" (em linguagem matemática) ancestrais de cada vez. A cada geração que se avança (para trás) o número de pessoas duplica em relação à anterior (cada pessoa tem pai e mãe desde que o mundo é mundo ...). As árvores descendentes em contrapartida, começam em uma pessoa ou num casal (p.ex., os seus trisavós por parte de pai ou mãe) e vão contabilizando todos os descendentes dessa pessoa/casal, dando origem a uma 'árvore' irregular, mas onde se 'apanham' todos os parentescos que têm origem nessa pessoa/casal.

Ponto quatro: infelizmente, como você já deve ter percebido, não há nem registos on-line de toda a gente, nem todas as famílias do reino já terão sido estudadas por dedicados descendentes ... Daí que é melhor voltar a ler as recomendações da página introdutória do site, das achegas deste tópico e de outros do mesmo género (do tipo "Ajuda!", "Socorro!", "Oh da guarda, quem me acode nesta aflição genealógica!" e quejandos), e fazer essas coisas simples que são:
- organizar a informação de que se dispõe;
- dirigir-se aos Arquivos respectivos, dar essa informação e fazer ou pedir para fazer a pesquisa, pagando os respectivos emolumentos no segundo caso.

Ponto cinco: quando acabarem os livros paroquiais, ou se entronca numa genealogia conhecida ou não. A partir daí, no segundo caso minha cara, só há lugar à imaginação ... ou a alguma pesquisa colateral na História do país

Ponto seis: e porque não nos escrevermos mais? O Forum está aqui para a partilha do sucesso e para o desabafo na falta dele. E vai havendo sempre uma palavra de ânimo para dar e uma sugestão a fazer.

Escreva sempre que a 'nuvenzinha cinzenta' começar a puxá-la para 'dentro de casa' na sua vontade de descobrir tudo o que for possível sobre a sua ancestralidade portuguesa.

Dê notícias, e não se esqueça: that's my girl!
VF

Resposta

Link directo:

RE: A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#88734 | recio | 16 abr 2005 21:52 | Em resposta a: #88406

Raquel

Podes contar comigo eu vou ao Porto Brevemente, 26 de Abril e com os dados que deste é facil encontrar, eu vou mandar-te em privado uma folha do livro de registos de passaporte para veres como é, tem esses sinais todos. estes foram tirados em Aveiro.
Vou prucurar o passaporte de meu Bisa que foi para o Brasil entre 1894 e 1897 .com os dados tiro logo a fotocopia do nascimento

Abraços
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: ... e porque não havia de estar? Tudo óptimo!

#155901 | rakelfernandes | 12 mai 2007 13:47 | Em resposta a: #88669

16-04-2005, está foi a última data que estive a busca de informações, talvez vc nem se lembre mais da minha pessoa, mas vou lembrar que vc sempre dizia "That's my girl". Como vc está? Espero que bem!
Tenho novidades, encontrei algumas informações que estarei passando assim que tiver uma resposta sua.

Resposta

Link directo:

RE: A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#155902 | rakelfernandes | 12 mai 2007 13:50 | Em resposta a: #88734

Olá Ana!
Já faz algum tempo que estou fora das pesquisas, como vc está? Espero que esteja tudo bem com vc.
Tenho muitas informações para passar.
Espero resposta sua para conversamos sobre o assunto.

Resposta

Link directo:

Ora viva! Seja bem aparecida ...

#155941 | salen | 12 mai 2007 20:36 | Em resposta a: #155901

[... Aparecida, mas não a do Norte: essa já tem gente a mais por estes dias ...]

Como vai Raquel?
Então, tem pesquisado muito?
Victor

Resposta

Link directo:

RE: A caminhada de mil passos já deu uns tantos..

#155959 | recio | 13 mai 2007 00:21 | Em resposta a: #155902

Ólá Raquel
Sim há muito que não nos falamos quase 2 anos mas conta as novidades que são sempre bem vindas, eu tenho tido o PC avariado e não consigo enviar mensagens vamos a ver se esta é entregue.
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen