Família Leque

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Cargos

Família Leque

#83945 | barbados | 11 fev 2005 12:50

José da Silva Leque de ascendência rural de Braga, nascido em Lisboa em 1718 e falecido por volta de 1798, homem de negócio, mestre de Nau, Deputado da Junta do Comércio, deputado da Companhia de Pernambuco, Acionista da Companhia do Grão-Pará, cavaleiro da Ordem de Cristo. Estou interessado em saber mais sobre esta personalidade, nomeadamente se deixou descendentes. Alguém me pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Família Leque

#285139 | rgmatos | 20 ago 2011 00:53 | Em resposta a: #83945

Caro Barbados,

Tenho um antepassado aqui um antepassado chamado Manoel Domingues Leque e seu irmão João Domigues Leque da freguesia de Igreja Nova, em Barcelos. Haveria alguma coincidência?

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Leque

#285172 | barbados | 20 ago 2011 16:57 | Em resposta a: #285139

Tudo o que conseguir averiguar sobre o José da Silva Leque consta do artigo que escrevi na revista brasileira Politeia:
[PDF] Mobilidade social ascendente no antigo RegiMe. José da silva leque ...
periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/view/271/304
Se colocar estas referências no Google via lá chegar.
Se conseguir estabelecer a ligação do José da Silva Leque com o Manuel e o João seria interessante. Os ascendentes do José eram naturais da freguesia de Igreja Nova.
Aguardo as suas notícias.
Cumprimentos,
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Leque

#285191 | rgmatos | 20 ago 2011 18:47 | Em resposta a: #285172

Caro Carlos Alberto,

Encontrei seu seu artigo, amanhã vou ler tudo com calma. Acredito que não vamos conseguir estabelecer a relação entre os nossos Leques. Tudo pela falta dos assento de casamento do meu Manoel Domingues Leque (de Paredes) cc. Catharina Francisca.

Imagino, contudo, que o meu Manoel Domingues Leque (de Paredes) vem a ser irmão da sua Isabel Domingues Leque ou do seu João Gonçalves Leque (da fonte).

Para qualquer comentário: matos ponto gonzaga arroba gmail ponto com Vamos ver se nos entendemos por aqui.

Manoel Domingues Leque (de Paredes) d. 03/06/1705
cc.
Catharina Francisca d. 09/02/1722

Filhos do casal:
- Mathias (?) b. 15/02/1682
- João b. 22/02/1684; m. 03/01/1712 com Domingas Rodrigues filha de João Rodrigues e de Ana Pires;
- Mariana Francisca b. 07/10/1685; m. 01/11/1708 com Frutuoso Fernandes ;
- Teodósio b. 20/01/1688; m 12/07/1711 com Isabel Domingues (sou descendente deste casal); e
- Constantino b. 26/04/1690

É o que eu tenho aqui.

Nos assentos de António e Manoel, o pai, João Gonçalves, aparece como sendo do lugar de Paredes...

Se você encontrou o casamento do João Gonçalves Leque (da fonte) cc. Isabel Domingues Leque, avisa que eu devo achar o meu também.

Mantenha contacto!

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Leque

#314275 | hteixeira | 25 set 2012 21:52 | Em resposta a: #285191

Caro Ricardo Matos,

Parece que temos antepassados em comum, também eu descendo de Teodósio Domingues (Igreja Nova, Barcelos) e Isabel Domingues (Alheira, Barcelos). Tenho todo o interesse nesta família, a minha pesquisa até agora levou-me ao baptismo de Teodósio, daí a minha certeza que se trata do mesmo, caso tenha disponibilidade de partilhar os seus estudos agradecia.

Porém, tenho outros antepassados com o apelido “Domingues Leque”. Trata-se de Pedro Domingues Leques filho de Manuel Domingues Leque e Domingas Gonçalves casado com Maria Domingues filha de João Domingues e Maria Domingues todos de Alheira. Tera alguma relação com os pais de Teodósio. Neste momento tenho sete filhos de Pedro Domingues Leque todos nascidos em Alheira.
Agradecia a ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Herculano Daniel de Andrade Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen