Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84046 | jliberato | 11 fev 2005 23:42

Caros confrades,

Em desenvolvimento do tópico “Famílias da Terrugem” apresento em seguida a minha linha Cristóvão, quase toda por via varonil.

1 Maria Cristovão
casou com Valentim Fernandes. Tiveram:

2 João Cristovão nascido aos 15-10-1623 em Pernigem, São João das Lampas, Sintra, casou com Brízida Miguel e teve:

3 João Cristóvão, natural da Terrugem, Sintra. Casou com Domingas Manuel e teve:

4 Domingos Cristóvão, natural de Faião,Terrugem. Casou com Maria João e teve:

5 Duarte Cristovão natural de Faião,Terrugem, casou com Maria Luís natural de Meã , Igreja Nova , Mafra. Casou antes com outra Maria Luís: aos 26/11/1741. Tiveram:

6 Manuel Cristovão natural de Godigana, Terrugem, casou com Páscoa Maria natural de Campo Raso, Santa Maria e São Miguel, Sintra. Tiveram:

7 João Cristóvão, natural de Godigana, Terrugem, casou com Josefa Maria, natural da Ribeira da Cabrela, Terrugem. Casou antes com Ana Maria. Padrinho de baptismo: o Ilustrissimo Senhor João Carlos de Saldanha e Sousa, filho do Morgado de Oliveira. Tiveram:

8 Augusto Cristóvão, nasceu aos 07-08-1835 em Terrugem, Sintra e faleceu aos. 18-09-1909 em Sintra, casou com Jacinta d'Assunção Pedroso aos 07-11-1866 natural de Nossa Senhora da Assunção, Cascais. Padrinho de baptismo: o conde de Almoster.

Ver tópico “Famílias da Terrugem, Sintra” http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=83570

Alguém conhece esta família? Alguém descende dela?
Agradeço qualquer observação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84063 | JCALD | 12 fev 2005 02:15 | Em resposta a: #84046

Caro JLiberato:

Sobre este tema, apenas posso informar que o apelido Cristóvão ainda é usado na freguesia de S. João das Lampas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84072 | Ricardo de Oliveira | 12 fev 2005 11:36 | Em resposta a: #84046

Caro Liberato

Obrigado pela mensagem anterior avisando do desenvolvimento do outro tópico. Percebo nesta e na outra mensagem sobre Terrugem que podemos ter algum parentesco na família "João". Eu tenho a minha 8ª avó Maria de Santo Amaro, batizada em São João das Lampas em 8/jan/1690, filha de Francisco Carrasco e de Maria João (esta última batizada em 1/9/1652 e casados na mesma S. João das Lampas em 8/10/1682), neta materna de Antonio João e de Antonia Duarte. os nomes "João" e "Duarte" também aparecem nas suas investigações, o que poderia indicar um parentesco na mesma região.

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84181 | jliberato | 13 fev 2005 14:04 | Em resposta a: #84063

Caro José Caldeira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Presumo que nenhum dos actuais Cristóvãos se interessa por genealogia.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terruge

#84209 | [Menezes] | 13 fev 2005 20:13 | Em resposta a: #84046

Caro JLiberato,

Eu vivo perto da zona da Terrugem, e do pouco contacto que tenho com os populares daqui, garanto-lhe que certamente ninguém se interessa por Genealogia, se é que sabem o que isso é... Respondo-lhe devido a dois motivos, o primeiro relaciona-se com o caso de se interessar com algum familiar, tenho um funcionário cá em casa chamado José Cristovão, que vive na Terrugem, possivelmente terá alguma ligação, suponho eu...
Uma outra questão, é caso tenha algum interesse em alguma espécie de biografia de algum dos nomes que expõem, posso dar-lhe algumas indicações para indiviuos que tenham vivido entre 1709 e 1813(aproximadamente), devido a dois códices de uma Confraria de uma vila (ou aldeia o que entender) chamada Montelavar que em tempos teve a "Confraria do Bom Jezus da Castroza". Se realmente lhe interessar poderei verificar a existência de algum deles.

Cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terruge

#84386 | jliberato | 15 fev 2005 20:00 | Em resposta a: #84209

Caro Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes,
Muito obrigado. Estou com efeito interessado em verificar se algum dos meus nomes constam do livro mencionado. Encontrará a lista na primeira mensagem deste tópico.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terruge

#84558 | [Menezes] | 17 fev 2005 20:56 | Em resposta a: #84386

Caro JLiberato,

Com efeito encontrei no dito livro um tal Domingos Cristóvão, que terá vivido entre o séc. XVII e XVIII, dado que o livro foi iniciado em 1709, certamente será o mesmo, e pelo que me pareceu, aquando da inscrição do seu nome (para o caso de se tratar da mesma pessoa) vivia numa localidade chamada Cabrela.
Se tiver possibilidade envie me o seu endereço de correio electrónico que envio-lhe 3 fotos correspondentes ao mesmo livro onde poderá encontrar o tal Domingos Cristóvão. No entanto, existe um outro manuscrito, posterior a este, iniciado no ano de 1743, mas este não verifiquei pois é bastante maior, mas logo que tenha tempo para o fazer, contactá-lo-ei.

Cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terruge

#84573 | jliberato | 17 fev 2005 22:05 | Em resposta a: #84558

Caro Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes,
Muito obrigado pela sua mensagem. Como imagina estou realmente muito interessado.
Pode contactar-me para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84688 | jliberato | 19 fev 2005 00:32 | Em resposta a: #84072

Caro Ricardo Oliveira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Efectivamente, existe alguma coincidência de nomes e lugares que permite pensar nalgum parentesco. Contudo, não consigo fazer a ligação com certeza.
Tenho o casamento na Terrugem de António João com Maria Duarte aos 01-11-1693.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#84700 | Ricardo de Oliveira | 19 fev 2005 10:33 | Em resposta a: #84688

Caro Liberato

Vou solicitar o microfilme de São João das Lampas. Não sei se conseguiremos algo de novo. O século XVII já é um período difícil de análise nos paroquiais. A minha informação vem de um processo de familiar do Santo Ofício.

Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#100272 | Filipe Reis | 12 set 2005 21:40 | Em resposta a: #84046

Caro JLiberato
Conheço uma Domingas Cristóvão c.c. Salvador Simões. Penso que viviam no Linhó, S. Pedro de Penaferrim. Tiveram Maria da Silva c.c. Alberto da Cruz dos Reis, do Linhó, em 27.09.1716 na Ig. de S. Pedro.
Cumprimentos
Filipe Reis
Malveira da Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#100789 | jliberato | 18 set 2005 13:38 | Em resposta a: #100272

Caro Filipe,
As pessoas que menciona não figuram na minha base de dados. Falta saber qual era a proveniência da Domingas Cristóvão.
Muito obrigado pela sua contribuição.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#109331 | jliberato | 11 jan 2006 11:51 | Em resposta a: #84063

Caro José Caldeira,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Famílias de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108884
Os tópicos passam cada vez mais velozmente pela primeira página.
Cumprimentos,
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#263876 | vcristovao | 13 out 2010 20:55 | Em resposta a: #84046

caro JLiberato,

sou natural de sao joao das lampas e so agora consegui ter algum tempo para me dedicar a genealogia da minha família.

sou Cristóvao da parte do meu pai e os meus bisavós viviam em alfaquiques no princípio do sec. XX. se puder eu agradecia que me enviasse toda a informação que tiver sobre esta família. caso necessite de algum dado diga-me.


cumprimentos,

Vera Cristóvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#263899 | jliberato | 14 out 2010 16:23 | Em resposta a: #263876

Cara Vera Cristóvão,
Muito obrigado pela mensagem.
O meu Cristóvão mais moderno é de 1835.
Terá de investigar para trás até poder ligar-se com os meus.
SErá interessante publicar aqui o que for encontrando.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#263977 | vcristovao | 16 out 2010 15:43 | Em resposta a: #263899

Caro JLiberato,

Muito agradecida pela sua resposta. Este Cristóvão de que tem referência, sabe dizer-me o nome???

Cumprimentos,

Vera Cristóvão

Resposta

Link directo:

RE: Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#264294 | jliberato | 24 out 2010 16:34 | Em resposta a: #263977

Cara Vera Cristóvão,
O meu mais recente foi Augusto Cristóvão nascido aos 07-08-1835 na Terrugem. Foi casar a Cascais.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Família Cristóvão- S. João das Lampas, Terrugem

#438656 | joaobaia | 18 jan 2022 11:32 | Em resposta a: #84181

Boa tarde. sei que este tema é antigo, mas estou agora a investigar as minhas origens maternas.

O meu avó chamava-se joão cristóvão, a mãe dele Maria joaquina Cristóvão nasceu em 1913, julgo que no ral.
os pais dela eram vicente Cristóvão e Joaquina Gertrudes.

Tem alguma informação sobre esta família?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 03:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen