Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#84194 | jpcmt | 13 fev 2005 18:06

Caros Confrades:

Procuro a ascendência do Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos; nasceu em Olhão a 13 de Novembro de 1868 e faleceu em Lisboa a 15 de Maio de 1917. Julgo que o nome da mãe seria Lucia Clara Brosselard Afonso Paes de Vasconcelos.
Foi médico em Olhão e ministro do Fomento do governo de João Chagas. Mais
tarde foi ainda nomeado administrador da Caixa Geral dos Depósitos.

Agradeço qualquer informação,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#84238 | Joman | 14 fev 2005 07:40 | Em resposta a: #84194

Caro confrade

Talvez seja parente ou mesmo filho de João Pais de Vasconcelos que foi governador de Cabo Verde de 02/07/1881 a 1886. Acho que bastará uma consulta ao processo deste governador no Arquivo Histórico Militar para confirmar isso. É um bocado vago mas, de imediato, é o que me ocorre.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#84246 | jpcmt | 14 fev 2005 08:53 | Em resposta a: #84238

Caro Confrade:

Agradeço a informação. Pode, realmente, ser uma boa pista.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#84253 | amtf | 14 fev 2005 10:31 | Em resposta a: #84246

Meu Caro João,

Uma minha tia-bisavó, Sara Cândida Caldeira de Queiroz, casou na Matriz de Borba, creio sem geração, em 29-4-1899, com Eduardo Paes de Vasconcelos, natural de Olhão, filho de José Paes de Vasconcelos, natural de Lisboa, St.ª Engrácia, e de Luísa Clara Afonso, de Olhão, N.ª Sr.ª do Rosário.

Estes dados foram-me cedidos por Nuno Borrego aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=38503#lista.

É tudo o que sei destas gentes, dando-se a coincidência de Eduardo e sua mãe serem de Olhão...

Grande abraço,
António Maria

PS: Muito obrigado pelas notas em "Gente d'Algo"!

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#84258 | jpcmt | 14 fev 2005 12:36 | Em resposta a: #84253

Meu caro António Maria:

É, portanto, certo que Eduardo é irmão do Dr. José Estevam, e assim fico a saber o nome do pai de ambos. Falta agora descobrir mais alguma coisa para trás, para conseguir entroncá-lo (talvez com a família Tavares Pais referida no livro de M. Corte-Real).

Muito obrigado pela informação.

Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#154414 | franciscopdv | 30 abr 2007 13:53 | Em resposta a: #84258

Caros Senhores,

O meu Trisavô, João Paes de Vasconcelos, era filho de José Paes de Vasconcelos. Foi baptizado a 19-IV-1785 em Santa Isabel, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (F.C.C.R.), casou em Lisboa (Anjos) em 1798 com D. Ana Hilária de almeida Paes, filha de António Gomes de Almeida e de D. Rosa Angélica Pereira Borges.

Sei que teve dois filhos:

- O meu Bisavô, João Paes de Vasconcelos, nascido em 1840, F.C.C.R. e do Conselho de Sua Majestade, casado pela segunda vez com D. Maria Eduarda Barjona de Freitas, filha do Conselheiro Augusto César Barjona de Freitas e de sua mulher, Maria Eduarda Seabra Couceiro. Foi Governador-Geral de Cabo Verde de 1881 a 1886 e não teve nenhum filho chamado José.

- A minha Tia-Bisavó, D. Maria Amélia Paes de Vasconcelos, nascida a 20/VI/1835, no Campo Grande e que casou com o Dr. Bernardo Francisco de Abranches.

Mas esta minha tia-Bisavó teve, tanto quanto sei, um filho chamado José:

Dr. José Paes de Vasconcelos Abranches, que nasceu em Lisboa a 12/VI/1863, foi Governador Civil do Distrito de Portalegre e casou com D. Joana Isabel da Cunha e Sá.

Será este o Dr. José Paes de Vasconcelos de quem estão à procura? Notem que ele nasceu em 1863. Mas, se for assim, e se ele for o pai do Eduardo Paes de Vasconcelos, ainda não teria 36 anos quando o “filho” casou; sei que, nessa altura se casava cedo e que se tinha filhos depressa, mas acho um pouco curto; ou será que o teve ainda muito novo, antes de casar? Nesses tempos acontecia.

Pois, que eu saiba, este Dr. José Paes de Vasconcelos Abranches só teve uma filha do seu casamento, D. Maria Amélia da Cunha e Sá Paes de Vasconcelos Abranches, que nasceu em 29/XII/1892 e que casou com Eurico de Oliveira e Costa, de Setúbal e que só tiveram (pelo que sei) uma filha, D. Maria Amélia de Vasconcelos da Cunha e Sá Abranches Costa, que casou com José Manuel Rosado de Sousa e Vasconcelos Vaz de Camões.

Aqui acaba o que eu sei.

Encontrei um Dr. José Paes de Vasconcelos Abranches, primo direito do meu avô e seu padrinho de baptismo, nascido em Lisboa e que poderá ser o Dr. José Paes de Vasconcelos procurado.

Espero que ajude.

Francisco Paes de Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#208468 | Palomix | 16 set 2008 19:29 | Em resposta a: #154414

Eu sou espanhola assim que o meu português não é perfeito.

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos é o avô de minha mãe.
Ele casou-se duas vezes: da sua primeira união teve um filho que morreu joven de um problema do coração, e da sua segunda união nasceu o meu avô Antonio.

O meu bisavô mudou "Pais de Vasconcelos" a somente "Vasconcelos".
Por isso a minha mãe é J. V. Vasconcelos.

Espero que ajude.

Paloma

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#208473 | Palomix | 16 set 2008 19:36 | Em resposta a: #84194

Esta a procurar a ascendência e eu fale da descendência...

Resposta

Link directo:

Familia Pais de Vasconcelos ou Paes de Vasconcellos

#441621 | Marina Vasconcellos | 22 jun 2022 16:37 | Em resposta a: #84194

Boa tarde,

Gostaria de obter transcrição ou cópia da informação sobre a origem desta família e que consta nas seguintes publicações:
Anuário da Nobreza de Portugal 2006 tomo III pag 189
Livro de Oiro da Nobreza tomo III pag 162
Descendência Portuguesa de El- rei D. João II, A vol III pag 363

Antecipadamente grata pela ajuda.
Com os meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441625 | alberto botelho | 22 jun 2022 17:46 | Em resposta a: #441621

Excerto de A DESCENDÊNCIA PORTUGUESA DE EL-REI D. JOÃO II:

*****

ALÍNEA A)
Pais de Vasconcelos

XV - D. MARIA DA CONCEIÇÃO PLÁCIDO DE MELO BREYNER, filha dos 5ºs Condes de Mafra, a quem nos referimos no § 1.°, nasceu em Cascais a 24-X-1919. Casou na freg. dos Mártires, na Igreja das Chagas, a 20-VII-1941, sendo o respectivo termo de registo canónico transcrito na 6ª Conservatória do Registo Civil, com João Pais de Vasconcelos, Engenheiro, que nasceu em S. João do Estoril, freg. de S.to António do Estoril, concelho de Cascais, a 25-XII-1910, sendo registado na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 5-VII-1911, filho de João Pais de Vasconcelos, Médico-Cirurgião, e de sua mulher D. Clotilde Mota.
FILHOS
16* JOÃO, que segue.
16 D. MARIA ISABEL PAIS DE VASCONCELOS, nasceu em S. João do Estoril, freg. de S.to António do Estoril, concelho de Cascais, a 11-VII-1943.
16 FRANCISCO PAIS DE VASCONCELOS, nasceu em S. João do Estoril a 23-X-1944.
16 PEDRO MANUEL DE MELO PAIS DE VASCONCELOS, nasceu em Lisboa, na freg. dos Mártires, a 1-III-1946.

16* JOSÉ PAIS DE VASCONCELOS, nasceu na freg. de S. Sebastião da Pedreira, na Maternidade Bensaúde, na Rua da Beneficência, n.º 7, a 18-IV-1942, sendo registado na 3.ª Conservatória do Registo Civil.

*****

A. Botelho

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441626 | alberto botelho | 22 jun 2022 17:54 | Em resposta a: #441621

Tenho a seguinte transcrição, supostamente de um dos 1ºs Anuários da Nobreza, mas foi-me enviada há muito tempo por outra pessoa (nem me recordo se foi via fórum Geneall), pelo que não lhe consigo confirmar se está correto:

PAES DE VASCONCELLOS - Família descendente de Francisco Paes de Vasconcelos, fidalgo da C. R., cavaleiro do Hábito de Cristo, familiar do Sto. Ofício, escrivão da Fazenda, etc., e de sua mulher D. Joana-Inês-Teresa d'Antas, que foram pais de João Paes de Vasconcelos, n. c. de 1716, fidalgo da C. R., cavaleiro da o. de Cristo, que sucedeu nos ofícios de seu pai, tendo c. com D. Brites-Severina-Bárbara da Silveira.
Deles foi filho Francisco Paes de Vasconcelos, sucessor, n. na freg. da Encarnação, em Lisboa, a 11.6.1753, fidalgo da C. R., marido de D. Elisária-dos-Mártires Borges.
O atual representante é 5º neto deste casal.

A. Botelho

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441631 | Marina Vasconcellos | 22 jun 2022 18:50 | Em resposta a: #441626

Muito obrigada pela informação indicada.

Pretendo conseguir chegar até às origens de D. Maria da Natividade Pais de Vasconcellos Nunes, minha antepassada o que certamente só conseguirei verificar no volume e pág anteriormente indicada.

É de facto uma grande família o que torna mais complicado de fazer a ligação correta, mas quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos pela amabilidade e gentileza com a prontidão na sua resposta.

M. Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441653 | alberto botelho | 23 jun 2022 09:00 | Em resposta a: #441631

Bom dia,

A sua antepassada D. Maria da Natividade foi casada com quem?
O Nunes é apelido do marido?

Cumprimentos,
A. Botelho

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441654 | Marina Vasconcellos | 23 jun 2022 09:22 | Em resposta a: #441653

Caro Alberto Botelho,
Sim, Cc Jacinto Nunes.

Obrigada
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441655 | alberto botelho | 23 jun 2022 09:54 | Em resposta a: #441654

Mas tem a certeza que D. Maria da Natividade é da família Paes de Vasconcelos que consta das informações que lhe enviei?

De facto, nesta base de dados consta a D. Maria da Natividade, c.c. Jacinto Nunes e consta uma remissão para o ANP, mas creio que será para outra família que não a família Paes Vasconcelos.

Em relação aos antepassados de D. M. Natividade, o geneall é omisso, pelo que poderá de facto tratar-se de uma coincidência de apelidos e não fazer parte dos mencionados Paes de Vasconcelos.

É uma mera suposição minha, claro.

Cumprimentos,
A. Botelho

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441656 | alberto botelho | 23 jun 2022 10:07 | Em resposta a: #441655

Estive a confirmar e as remissões para o ANP feitas na base de dados nos membros da família Paes de Vasconcelos são para o Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 79, e não o ANP que menciona na sua 1ª mensagem.

Resposta

Link directo:

Dr. José Estevam Pais de Vasconcelos

#441659 | Marina Vasconcellos | 23 jun 2022 10:43 | Em resposta a: #441656

De facto para o ramo da família por mim referida, existe remissão no ANP 2006 Tomo III pág. 189.

Muito obrigada
M. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 13:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen