Descendência legítima de Casamento de Consciência?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Formação

Descendência legítima de Casamento de Consciência?

#84260 | dmvasconcelos | 14 fev 2005 13:00

Caros Confrades.

Há alguns anos deparei com um casamento de consciência, supostamente registado numa Câmara Eclesiástica Episcopal em 1844 e transcrito para o registo paroquial por determinação do Bispo da respectiva Diocese em 1857.

Os motivos aludidos para a celebração do casamento em 1844, eram verdadeiros à data do registo em 1857, mas não o eram comprovadamente em 1844, data em que são referidos.

Entre 1844 e 1857 foram baptizados como filhos de pais incógnitos 6 filhos, que são dados como legítimos em anexo ao registo do casamento em 1857.

O livro de registo dos casamentos de consciência, terá sido mandado queimar à data do falecimento do Bispo, pelo que não existe na Câmara Episcopal.

Da análise dos factos, resulta a evidência de nunca ter sido celebrado qualquer casamento, nem o secreto em 1844, nem tão pouco em 1857, quando apenas é lançado o registo do 1º.

Como genealogista é evidente que me limito a referir os documentos encontrados, e a seguir a sucessão nobiliárquica, que veio a recair oficialmente na descendência "legítima" deste casamento.

No entanto as minhas dúvidas são mais do que muitas, sobre a validade deste casamento de consciência, e gostava de saber a opinião dos entendidos, sobre a capacidade de tal casamento (nunca efectuado) produzir descendência "legítima".

Se tivesse ocorrido um casamento em 1857, não teria dúvidas sobre descendência legitimada!

A minha curiosidade é tão grande que não resisto a abrir este tópico... mesmo sabendo do "batalhão de cavalaria pesada" que virá atrás de mim...

Saudações cordiais,

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Descendência legítima de Casamento de Consciência?

#84373 | dmvasconcelos | 15 fev 2005 17:56 | Em resposta a: #84260

Agradeço reconhecido os pareceres dos que me responderam em privado, e volto a colocar esta questão.
Quanto ao parecer dos que me telefonaram, já aguardava a "cavalaria"!
Melhores cumprimentos
duarte.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen