Pedrogao

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pedrogao

#84291 | Conceicao | 14 fev 2005 20:52

Bom Dia, alguem conhece familias de nome David na area de Pedrogao?
Obrigada. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Pedrogao

#84301 | FIGUEIRA | 14 fev 2005 22:25 | Em resposta a: #84291

Cara Conceição,

Vou responder à questão que me fez noutro tópico aqui, porque se prende com este.
Já havia dito que David é um apelido comum na região de Pedrógão. Se for à página: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=305955 lá encontra João António Roldão David das Neves, que além de ser meu tio por afinidade (sua mulher é irmã do meu pai) é meu padrinho de baptismo (católico). Garanto-lhe que se ele fosse judeu eu sabia; ele é natural de Pedrógão Grande. Em finais do século XIX o Presidente da Câmara de Pedrógão, que foi quem mandou costruir, do seu bolso, a actual Cãmara, era da família David.
Judeus foi coisa de que nunca se ouviu falar em Pedrógão, nem sequer há antigas judiarias ou mourarias, se bem que de mouros há muitas lendas!
Belmonte ainda fica longe!
Vi que criou um tópico com o nome Góis, Pedrógão faz fornteira com este concelho.
Os meus marques são de Cortes, Alvares (Góis).
Tem famílias por esses lados, minha é toda de lá (Pampilhosa da Serra, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Góis).
Em relação ao livro do Miguel Leitão de Andrada (n. 1553-m. 1630) ilustre representante da aristocracia pedroguense, é "Miscelânea do Sítio de Nossa Senhora de Pedrógão Grande", de 1629, que contém factos históricos e lendários, tradições e costumes populares, sendo notável pela viveza do colorido e pela objectividade a descrição da batalha de Alcácer Quibir (tirei esta descrição duma enciclopédia.
Posso ainda adiantar-lhe que Andrada diz que os t´póninos (pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno) vem duma batalha que houve entre os "Petróneos", sendo que uns ganharam e ficaram os grandes e os que perderam ficaram os pequenos!!!!!
Uma vez vi num jornal da região sobre casas ilustres da região, onde constava uma D. (?) da Vide (que pressupõe ser um toponímico).

Espero ter ajudado, pois conheço bem Pedrógão Grande,

Cumprimentos,

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

Cont.

#84303 | FIGUEIRA | 14 fev 2005 22:28 | Em resposta a: #84291

A Sra. da Vide que mencionei penso ser do Séc. XVI.

Resposta

Link directo:

RE: Pedrogao

#84579 | Conceicao | 17 fev 2005 22:27 | Em resposta a: #84301

Caro Nuno, obrigada pela informacao. Tenho uma pergunta; os seus antepassados sao David ou usam o nome de David desde quando? Seria muito importante essa sua resposta. Obrigada Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84580 | Conceicao | 17 fev 2005 22:30 | Em resposta a: #84303

Nuno, poderia dizer mais sobre essa Sra da Vide? e tambem de Pedrogao? Onde poderia eu obter mais informacao? bem Haja Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84584 | FIGUEIRA | 17 fev 2005 22:55 | Em resposta a: #84580

Cara Conceição,

Eu não descendo de Davids, pertenço à família por afinidade.
Da Sra. da Vide nada mais sei, sei que a notícia saiu no Jornal Notícias do Pinhal.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84586 | FIGUEIRA | 17 fev 2005 22:59 | Em resposta a: #84584

Sobre Pedrógão há o site da Câmara Municipal de Pedrógão
http://www.cm-pedrogaogrande.pt

Cumprimentos.

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedrogao

#84617 | aeiou2 | 18 fev 2005 13:00 | Em resposta a: #84291

Olá
Tenho um Manuel David,cc 1711? N.S.ra da Graça,Pedógão Grande,com Maria de Santo António e dos quais só ainda conheço uma filha Maria de Santo António n.1680? e cc 1712,mas foi o seu 2ºcasamento.
Quanto à dúvida de existir sangue judeu é bem possível,mas não tenho nada em concreto.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84896 | Conceicao | 21 fev 2005 21:14 | Em resposta a: #84584

Caro Nuno, por acaso sabe uma data arpximada do artigo onde apareceu o nome da Sra da Vide? Bem Haja. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84964 | FIGUEIRA | 22 fev 2005 16:44 | Em resposta a: #84896

Cara Conceição,

Não posso dar-lhe a certeza, mas o jornal será para aí do segundo trimestre de 2004.
Lamento não poder ajudar mais.
Já viu o tópico que eu criei «Barata, família judia?!».

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#84973 | FIGUEIRA | 22 fev 2005 17:22 | Em resposta a: #84896

Onde escrevi 2.º trimestre queria dizer semestre.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#85016 | Conceicao | 23 fev 2005 00:52 | Em resposta a: #84586

Caro Nuno, fui ao site de Pedrogao Grande que e muito interessante, mas nao consegui entrar. Diz brevemente disponivil. Talvez atravez do site possa chegar ao jornal? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Cont.

#85017 | Conceicao | 23 fev 2005 00:57 | Em resposta a: #84964

Nuno, entrei com Amaral mas nao vi nada. Em que classificacao esta? Bem Haja, Conceicao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 22:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen