Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#84418 | Toneca | 16 fev 2005 10:44

Gostaria de conhecer as ligações existentes entre esta família e a de Joaquim José Freire do Cadaval.

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#84553 | Toneca | 17 fev 2005 18:55 | Em resposta a: #84418

Agradeço uma resposta caso alguem ja se tenha debruçado sobre o assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#84656 | dcorrea | 18 fev 2005 20:02 | Em resposta a: #84418

Tenho investigado desde há alguns anos esta família, da qual descendo.

Não tenho acesso de momento aos meus apontamentos, mas se quizer posso depois fornecer-lhe mais dados.

De momento posso adiantar-lhe que Joaquim José Freire não era do Cadaval, mas sim da Portela de Vila Verde dos Francos, onde casa com D. Bárbara Nobre Pereira de Almeida, também daí natural. Um seu irmão, meu 6º avô, é que casou de facto no Cadaval.

Ele era o filho mais velho, de quem herdou o Morgadio da Quinta da Portela, do Cap. João Pedro Freire, C. Cristo, cuja habilitação foi felizmente questionado devido ao facto de ter sido boticário na juventude, o que deu origem a um processo muito volumoso cheio de informações genealógicas preciosíssimas. Natural do Lumiar, foi um verdadeiro aventureiro do século XVIII, já que foi para a Colónia do Sacramento onde se bateu com valentia contra os espanhóis, recebendo por isso a patente de capitão como Comandante do Forte do Farilhão de São Gabriel. Para além disto existe muita documentação relativa ao morgadio, testamentos, etc., que espero vir a publicar em breve.

Tenho também grande parte da sua descendência e muitas informações sobre a família Nobre Pereira.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#84675 | Toneca | 18 fev 2005 23:01 | Em resposta a: #84656

Caro Sr. Diogo Corrêa,

Agradeço a sua resposta ao meu pedido.Verifico que há ligação das nossas famílias a nível de antepassados.A minha bisavó materna era filha de Manoel Agostinho Ribeiro Nobre de Mendonça,natural das Lamas,Cadaval,e neta de D. Constança Bárbara Nobre Pereira de Almeida,sendo esta irmã de D.Marianna Bárbara Nobre Pereira de Almeida,do Dr.Jacinto António Nobre Pereira de Almeida ,António Nobre Pereira de Almeida e Manoel Nobre Pereira de Almeida.
Os pais eram o Dr.Manoel Nobre Pereira e D.Maria Bárbara do Rozário e Almeida,que casaram em 20/06/1761 na Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição de Figueiros.O Dr.Manoel N.Pereira era filho de Jacinto Nobre Pereira ,Capp.Mór ,e de D.Sizélia Maria Pereira.Os pais de D.Maria Bárbara eram Manoel de Almeida de Faria e D.Marianna Jozefa de Almeida.
Não sei se já dispunha desta informação.
Cumprimentos
António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#85066 | Toneca | 23 fev 2005 20:45 | Em resposta a: #84675

Caro Sr.Diogo Corrêa,

Gostaria que me confirmasse se os dados que tenho sobre a Família Freire estão correctos.
Joaquim José Freire e D.Mariana Bárbara casaram em 09/09/1800 na Ermida de Sta.Bárbara de V.Verde dos Francos.Os pais de J.J.Freire eram João Pedro Freire e D.Anna Rosa Thereza.
Tiveram os seguintes filhos:
1. Maria , q.n. 16/12/1801
2.Jacinto , q.n.12/10/1803
3.João (Maria ?...), q. n. 09/07/1805
4.António Gaudêncio , q. n. ....
5.João (Eduardo ?...) bapt. em 13/10/1807 ?
Ignoro se houve mais filhos.
Quanto ao filho,Jacinto Freire Nobre ou Jacinto António Nobre Freire,casado em 20/02/1840 com a sua prima D.Maria Luisa Ribeiro Nobre,teve um filho,José,nascido em 17/07/1848 em V.Verde dos Francos.
António Gaudêncio Nobre Freire casou também com uma prima,D.Marianna José Ribeiro Nobre,mas não tenho a data do casamento.Tiveram : João , q. n.25/03/1833,Maria, q.n.20/05/1835,Jacinto,q.n.25/02/1839 e Joaquim , q.n.04/10/1843.
João Eduardo Nobre Freire casou na Freg.de S.Mamede,Lisboa , com D.Helena Adelaide de Amorim Nobre em 14/12/1842,tendo falecido em 17/02/1874.Tiveram 3 filhos :Jacinto,Marianna e Maria Adelaide.Dos 4 filhos de D.Maria Adelaide c.Joze Abreu C.Peixoto lembro-me em especial do Primo João ,q.n. em 09/06/1881 e fal.em 02/06/1953 e com quem privei em miúdo,no Vinagre perto de Colares,Sintra.
Tenho ainda mais umas coisas sobre as ligações à família Avelar Brotero Ramos e Ribeiro Gomes de Mendonça.
Aguardando as sua prezadas notícias,
Cumprimenta

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#85263 | dcorrea | 26 fev 2005 19:40 | Em resposta a: #85066

Caro Sr. António Carvalho

Penso que o nome correcto é José Joaquim Nobre Freire.
Dos seus filhos só tenho um João Eduardo. O 2º João não será um José nascido em 1805?

Sei que Jacinto casou com D. Mariana Luísa Ribeiro, de quem teve dois filhos: D. Mariana Bárbara Ribeiro Nobre e José Eduardo Ribeiro Nobre, desconhecendo a descendência deste ramo. Desconhecia também o casamento de António Gaudência com uma sua prima Ribeiro Nobre: é também filha de D. Constança Bárbara Nobre Pereira Almeida e de José Ribeiro Gomes de Mendonça? Este casal teve mais descendência, para além destas senhoras e do seu trisavô Manuel Agostinho Ribeiro Nobre de Mendonça?

Da descendência de João Eduardo Nobre Freire com D. Helena Adelaide O’Neill
d’Amorim Viana tenho mais informação, já que está publicada em parte no obra “Dados sobre a vida e obra de Amorim Viana”. Penso que tiveram não 3 mas 4 filhos- o 4º que não refere será João Eduardo, de que não conheço a descendência.

Sobre a Quinta do Vinagre tenho a indicação que pertenceu à família Nobre Freire e que tem mesmo as armas da família Nobre. Confirma esta informação?

Já que o tópico não tem merecido comentários e de modo a poder incluir ficheiros em anexo, sugiro que passemos a contactar-nos através de email pessoal.

Peço assim que me responda para diogocorreaarrobaclix.pt

Com os melhores cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#85264 | dcorrea | 26 fev 2005 19:45 | Em resposta a: #85263

Corrijo: o nome correcto é José Joaquim Freire.

O seu irmão mais novo é era Joaquim Pedro Freire.

DC

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#85548 | Toneca | 03 mar 2005 19:22 | Em resposta a: #85263

Caro Sr.Diogo Corrêa,

Boa noite!
Sobre os 2 filhos de José Joaquim Freire, parece-me que um é João Maria e o outro João Eduardo.Poderá de facto ser José mas não posso confirmar.

Confirmo que António Gaudêncio casou com a prima D.Marianna José Ribeiro Nobre,filha de José Ribeiro Gomes de Mendonça e de D.Constança Bárbara Nobre de Almeida.Vou-lhe mandar cópia do R.P.Baptismo do filho João,que é interessante pelo floreado da linguagem...

A descendência dos meus tetravós D.Bárbara e José R.G.Mendonça foi a seguinte:

1. Romão Avellino. Não encontrei a data do nascimento.Já existia em 1802 porque foi padrinho num baptizado nesse ano,com representação a outrém
2.José Maria,q.n.27/07/1802.
3.Maria Luisa,q.n.21/06/1808.
4.Marianna,q.n.27/08/1809.Penso que foi esta que casou com o António Gaudêncio.Como o meu Amigo sabe,naqueles tempos e na maioria dos casos,nos R.P.Baptismo havia so um nome próprio e depois acrescentava-se outro.Já a minha bisavó,em tempos mais recentes,tem no registo só Marianna e depois passou a ser Marianna Augusta e a irmã Anna,Anna Adelaide!
5.Jacinto,q.n.04/06/1812.
6.Constança Carlota,q.,n.04/11/1813
7.João Elias.q.n. ?
8.Manoel Agostinho,q.n.?É muito azar não ter encontrado a d.n. deste meu trisavô...Fartei-me de procurar!Sei que foi padrinho num baptizado em 1808,representado pelo seu pai.

A razão porque voltei ao forum foi por ter a esperança de que alguem mais se manifeste e tenha novas contribuições para o tema em questão.

Melhores cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#86169 | Toneca | 14 mar 2005 21:51 | Em resposta a: #85548

Caros Confrades,

Venho novamente solicitar quaisquer contributos que me ajudem a conhecer melhor os meus antepassados bem como os descendentes dos diversos ramos da família.
Náo haverá mais ninguém que conheça famílias do Cadaval e que possam estar ligadas à minha?...

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#87425 | Toneca | 01 abr 2005 20:13 | Em resposta a: #86169

Caros Confrades,

Venho repetir e relembrar o meu pedido anterior: Dos restantes 7 filhos de José Ribeiro Gomes de Mendonça e de D.Constânça Bárbara Nobre Pereira de Almeida G.de Mendonça,nascidos entre 1801 e 1812,não haverá descendência alguma que tenha chegado aos nossos dias?!...
Gostaria muito de saber.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#89822 | Toneca | 01 mai 2005 20:11 | Em resposta a: #87425

Caros Confrades,

Venho lançar um novo apelo sobre esta família que também se ligou aos Avelar Brotero/Ramos/Santa Bárbara através de Romão Avelino Ribeiro Gomes de Mendonça e de um tio deste,António Ribeiro Gomes.
Não haverá ninguem que tenha notícia dos seus descendentes?

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#90265 | Toneca | 08 mai 2005 13:00 | Em resposta a: #89822

Cara Carla Fonseca,

Acabo de ver que está interessada como eu na história e nas famílias de Vila Verde dos Francos.
Assim,sugiro que leia este tópico porque o meu ramo familiar está ligado aos Freires e penso que o Pedro Freire de que fala pode ser João Pedro Freire,sogro de uma irmã da minha tetravó.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#90524 | limad | 11 mai 2005 14:13 | Em resposta a: #90265

Caro António
Só depois de enviar a mensagem para o outro tópico é que reparei da existência deste.
Assim prece-me que alguns dados que lhe enviei vão complementar aquilo que já sabe sobre a descendência de José Joaquim Freire.

Cumprimentos
FDamil

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#105700 | Toneca | 20 nov 2005 12:02 | Em resposta a: #90524

Caros Confrades,

Não haverá entre vós algum descendente da família de José Ribeiro Gomes de Mendonça,natural das Lamas,Cadaval(fins do século XVIII/século XIX) que me possa ajudar a aprofundar este ramo da minha família?
Cumprimentos,
António M.M.S.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#120164 | Toneca | 06 jun 2006 10:08 | Em resposta a: #84418

Desde 20/11/2005 que não recebo nenhuma contribuição para esta pesquisa.Não haverá algum Confrade novo que me possa ajudar?

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#121649 | CarlaPF | 26 jun 2006 19:57 | Em resposta a: #90265

Caro Ant�nio Carvalho, pe�o desculpa por n�o ter visto esta sua mensagem h� mais tempo; de acordo com o que conta no mail, parece-me prov�vel porque de facto tenho ouvido falar de um bisav� meu com esse mesmo nome: Jo�o Pedro. Tamb�m me falam que esse meu bisav� n�o era Jo�o Pedro mas sim Jo�o "do Pedro", visto o seu pai chamar-se Pedro (na terra � normal as pessoas serem conhecidas por este la�o e designa��o). J� agora, qual o nome dessa sua tetrav� e que descendentes deixou?

Cumprimentos.

Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#123083 | Toneca | 18 jul 2006 22:14 | Em resposta a: #121649

Cara Carla,

As minhas desculpas por só agora vir responder à sua mensagem mas estive ausente cerca de um mês.Já nos tínhamos cruzado neste forum no tópico que iniciou "Vila Verde dos Francos-história" e no qual fiz algumas perguntas sobre os meus antepassados e também no tópico da minha autoria "Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos",no qual nos encontramos,de momento.Como pode verificar há uma ligação entre a minha família e os Freires visto a irmã da minha tetravó Constança Bárbara Nobre Pereira de Almeida Gomes de Mendonça,de nome Marianna Bárbara Nobre Pereira de Almeida ter casado com José Joaquim Freire,de quem teve a descendência que eu conheço e indiquei,e que aliás foi confirmada pelo n/confrade Diogo Corrêa,descendente de um irmão de José Joaquim Freire,segundo penso.E mais não sei.Contudo se lhe puder ser útil com qualquer outra informação complementar,queira dispor.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#144178 | Toneca | 15 fev 2007 11:48 | Em resposta a: #120164

Caros Confrades,

Renovo os meus anteriores pedidos.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#219732 | jomimota | 27 jan 2009 23:23 | Em resposta a: #144178

Boa Noite,

Julgo ter um antepassado que se cruza com os seus, de seu nome Napoleão Nobre Pereira natural de Ventosa (Alenquer) e morador no lugar de Penedos de Alenquer, que deve ter nascido por volta de 1845 (??) e faleceu em 11-04-1920, teve pelos menos dois filhos:
José Napoleão Pereira (1865-1952) e Joaquim Napoleão Pereira.
Caso se verifique agradecia que me confirma-se.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#219855 | Toneca | 29 jan 2009 13:29 | Em resposta a: #219732

Caro Confrade Jorge Mota,

Como pode verificar numa mensagem minha anterior , neste tópico , os meus antepassados Dr. Manoel Nobre Pereira (Cavaleiro Fidalgo da Casa Real) e D.Maria Bárbara do Rozário e Almeida casaram em 20/06/1761.Pelo que consegui apurar através de pesquisas que realizei na Torre do Tombo ,por não ter quaisquer documentos de família, aos 5 filhos daquele casal foi atribuido o apelido de Nobre Pereira de Almeida.A possível relação que existisse seria ,a meu ver, nos Nobres Pereiras em 1761 e para trás. No registo do casamento acima figura como testemunha o Dr.João Nobre Pereira, de Vila Nova,Freguesia de N.ª Sr.ª da Expectação do Lugar de Vilar.
Não me foi possível prosseguir com as minhas pesquisas sobre este meu ramo familiar,pelo que lamento não ter qualquer informação que o possa ajudar.Sei apenas que o Conselheiro Jacinto António Nobre Pereira , um dos 5 filhos acima referidos,deixou parte dos seus bens em testamento datado de 1840 ao sobrinho ,João Eduardo Nobre Freire,incluindo a Quinta da Labrugeira,sita na Ventosa (Alenquer).Creio que a quinta ainda se manteve na família durante bastantes anos e ali passavam férias,morando em Lisboa.É possível ter havido alguma relação familiar que desconheço. Mas talvez o meu Amigo possa investigar a filiação do seu antepassado Napoleão Nobre Pereira nos registos de nascimento existentes na T.Tombo ref.Ventosa uma vez que tem a data aproximada do nascimento.
Cumprimentos,
A.Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos

#289469 | jomimota | 18 out 2011 11:52 | Em resposta a: #90524

Caro Fernando Damil,

Suponho que tenha sido o caro Confrade a escrever o artigo que saiu no "Jornal Badaladas" do passado dia 14 de Outubro denominado "Família Freire, do Maxial", que muito apreciei, e que me susciptou o interesse nomeadamente pela ligação que consegue estabelecer entre os Freire do Maxial e os da Arruda dos Vinhos, objectivo que persigo à já algum tempo, vendo-me contudo limitado por falta de fontes. Ora o caro Confrade conseguiu determinar a data e local de casamento de Joaquim Freire de Andrade e Maria de S. José, como tendo ocorrido no Maxial a 7 de Julho de 1749, e provavelmente a respectiva ascendência, o que me tem sido impossível por julgar que só haveria livros de Assentos de Casamento com data posterior a 1838. O que eu vinha por este meio solicitar caso lhe seja possível, era a fonte que o levou a determinar a data e local do dito casamento.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 02:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen